''The Colour Within''


Vasco Matos

Recommended Posts

 

Obrigado Jorge, retribuo os elogios! Tens grandes montagens no teu blog! De facto há grandes aquapaisagistas em Portugal, cada vez mais vemos boas montagens. Talvez falte mais lojas, de modo a haver mais diversidade e facilidade de arranjar materiais e Fauna/Flora.

 

Já agora, alguém me indica uma máquina fotográfica que seja boa na qualidade/preço? Nada muito caro mas que se consiga tirar boas fotos.

a minha experiência é basicamente com dslr´s.

dentro destas, em específico com full trames mas também como todos iniciei com as crops.

Nos dias de hoje, independentemente do que se lê por aí, qualquer canon ou nikon de entrada de linha já traz muito potencial e aproveitando aí alguma promo de natal e se comprares um pack, aproveita que não te arrependes.

 

Por vezes até fico espantando com a evolução destas máquinas de entrada de linha, já testei a nikon 3200 e a canon 1100d e fiquei admirado.

 

Se optares pelo pack, e como gostas de aquariofilia, sei que vais querer tirar uma fotos de pormenor, apenas tem atenção a adquirires uma lente com opção macro que por vezes não vem em todos os packs.

Não será uma macro de topo, mas mesmo assim já testei a 18-55 IS com macro e mais uma vez bastante suficiente para o dia-a-dia.

 

Noutro tipo de máquinas que não estas, não tenho grande experiência nelas.

Se puder ajudar em mais alguma coisa, apita (que é como quem diz, envia PM :)

com tanta conversa sobre a máquina até me esqueci...parabéns pela montagem, está muito agradável.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:) Epá, tou com um problema...a bateria carrega mas não liga a máquina...parece que é desta que compro a Nikon.

 

 

Nikon???????? Pensei que querias uma máquina de jeito :P

 

Será necessário fazer uma demonstração ao vivo das qualidades das Canon? :naughty:

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

''...qualquer canon ou nikon de entrada de linha já traz muito potencial e aproveitando aí alguma promo de natal e se comprares um pack, aproveita que não te arrependes.''

 

''...Se puder ajudar em mais alguma coisa, apita (que é como quem diz, envia PM '' :)

 

 

Obrigado Manuel! Vou então dar um pulinho à FNAC ver se acho algo dentro dessa linha. Alguma dúvida não vou hesitar em enviar mp!

 

 

 

Nikon???????? Pensei que querias uma máquina de jeito :P

 

Será necessário fazer uma demonstração ao vivo das qualidades das Canon? :naughty:

 

Estou a ver que a Canon tá por cima! Mas essa demonstração ao vivo calhava bem, principalmente porque as moitas lá atrás estão a aparecer! :)

 

Já agora, outra questão que não tem nada a ver: tenho pesquisado na net e nas minhas notas, mas não encontro o nome científico de uns caracóis que quase todos nós temos nos nossos aquas, são minúsculos, têm uns 3mm, achatados. Alguém sabe?

 

É que no setup do aquário tenho de passar a pôr o nome dos Caracóis que lá habitam, eles que são tão injustiçados...

Editado por Vasco Matos

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Obrigado Jorge, retribuo os elogios! Tens grandes montagens no teu blog! De facto há grandes aquapaisagistas em Portugal, cada vez mais vemos boas montagens. Talvez falte mais lojas, de modo a haver mais diversidade e facilidade de arranjar materiais e Fauna/Flora.

 

Já agora, alguém me indica uma máquina fotográfica que seja boa na qualidade/preço? Nada muito caro mas que se consiga tirar boas fotos.

muito obrigado, por acaso concordo, e a nível de preços então!

 

maquina tudo depende dos € disponiveis

Editado por jorge_
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

''...maquina tudo depende dos € disponiveis''

 

Pois...ainda por cima já ''ofereci'' a prenda de Natal que ofereci a mim mesmo, um aqua 115x50x40, com os gastos inerentes a um plantado assim para o grande. É que se formos a ver, contando com o aquário, os substratos fértil e estéril, o sistema de CO2 com todos os acessórios, a iluminação, a Flora e os etc's (os eteceteras são tramados), ainda sai do bolso uma soma mais ou menos... (é melhor não falar em números concretos para as nossas Marias não desmaiarem...). :)

 

Mas para retratar com veracidade um aqua, uma boa máquina é essencial.

 

Bem, mas enquanto compro e não compro... António, prepara a ''machine''! Já vi que percebes de fotos (eu sou um zero à esquerda) e adorava que me tirasses umas quantas ao aqua, assim que se vislumbre as moitas,o que não falta muito. :)

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

32º dia

 

Caros amigos! O facto de não ter colocado fotos até podia residir no nosso maior inimigo... as algas...por vezes não gostamos de mostrar esta fase menos boa. Neste caso específico, foi mesmo por não ter uma máquina disponível, que valha a pena...

 

E também pensei que em vez de comprar uma máquina fotográfica fixe, estou a juntar uns trocos e vou comprar uma máquina muito fixe, que ficará para a vida. Mas a crise faz com que tenha prioridades (psiiiuuu! não é a crise é a Maria...)

 

Como tal o António já me disse que virá (com sua mestria) tirar fotos a este plantado, que de longe é o que me está a correr melhor. As algas não querem nada com as superfícies, muito devido ao Estimative Index (estou a comprovar a sua real eficácia) e também a um filtro UV que adicionei. Por norma diria que um filtro UV é contra-natura. Mas ajuda de facto.

 

O plantado cresceu e mudou de figura. Já se vêem as moitas a crescer por detrás das pedras, o ambiente transforma-se a cada dia que passa, e é um prazer. Um prazer como só nós compreendemos.

  • Votar + 1

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Vasco

 

A fertilização é DIY?

 

Parabéns pelo aqua!

 

(Ops, já vi, está mesmo no post em cima)

Editado por Ricardo Gil
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois...

 

Vamos aguardar pelo António :tapfoot:

 

Com que então filtro UV, mais um a render-se às novas tecnologias, hehe

 

Também ando a ver preços, lol

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ricardo!

 

Anteriormente usava um método de fertilização que consistia em adicionar apenas o suficiente para as plantas terem +- 5 a 10 ppm de NO3 e +- 0,5 a 1 ppm de PO4. Passados alguns testes no fim da semana, fazia as contas e já sabia quanto adicionar diariamente de modo a que as plantas tivessem sempre esta meta, pensando sempre no crescimento da flora.

 

Porém, hoje vejo que o Estimative Index é melhor, pois, agora vejo que fazer esse tipo de matemática com testes é muito dificil, e pode faltar sempre algo. É muito mais simples partir do pressuposto que nunca falta nada, e no fim da semana fazer uma tpa generosa, com tudo o que de bom uma boa tpa, para a flora e fauna.

 

Como sou curioso devo dizer que tenho feito testes periodicamente (tenho de dar uso aos que ainda tenho) e o NO3 situa-se nos +- 20ppm, o PO4 nos +- 2ppm, e algas nem vê-las, o que nas minhas anteriores montagens era habitual pelo menos nos primeiros tempos.

 

Outra coisa que percebi é que a luz não é necessário estar muito forte. (tenho uma calha de 110w pll a 40cm da superficie para um aqua de 130 litros brutos). E o CO2 deve estar estável, de dia a bombar e de noite fechado, e aqui deve haver agitação superficial de modo a oxigenar o aquário, o que é imprescindível para o dia que vem a seguir...


Pois...

 

Vamos aguardar pelo António :tapfoot:

 

Com que então filtro UV, mais um a render-se às novas tecnologias, hehe

 

Também ando a ver preços, lol

 

Abraço,

 

Epá...fui apanhado...:) Acredita que sempre fui daqueles que dizia que um filtro UV fazia pior que ajudava, mas parece que até ajuda... se bem que coloquei o filtro UV à coisa de duas semanas.

 

A luta contra as algas até é interessante, e se for feita de modo ''natura'', ou seja, sem filtros UV, é mais justa e a vitória sabe melhor. Mas já me estou a marimbar: quero é ver o layout que tenho em mente sem algas pelo meio. :)

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epá obrigado Ricardo, tinha colocado um post nos classificados e estava intrigado porque não havia mp nenhuma...

 

Quanto ao filtro UV, basicamente era por desconhecimento. Não gostava da ideia da água passar por raios ultra-violeta e matar tanto coisas boas como coisas más... Era mais apologista de um plantado mais natura, e lutar contra as algas com meios mais naturais, o que de inicio é bom para qualquer aquariofilista, de modo a adquirir experiência.

 

Mas hoje vejo os grandes benefícios de um filtro UV, e de futuro será uma ferramenta que usarei sempre em aquários de alto metabolismo.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vasco, faz uma pesquisa sobre UV e os seus efeitos em alguns fertilizantes ;)

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vasco, faz uma pesquisa sobre UV e os seus efeitos em alguns fertilizantes ;)

 

Sim, já pesquisei sobre este assunto, e hoje em dia ainda não foi provado que afecte de forma significativa o efeito dos fertilizantes nas plantas, pelo menos não li nada nesse sentido. De qualquer modo, eu acho que o filtro UV não deve ser usado 24h por dia, apenas no periodo diurno, no meu caso 10h. Mas é ver e registar! Como tenho o filtro há pouco tempo ainda não vi diferença nas plantas que continuam saudáveis.

 

Quanto às bactérias, as que estão no filtro não passam pelo filtro UV e também não mata as que estão alojadas pelo substrato.

 

O filtro UV pode no entanto, e em aquários específicos ser prejudicial. Imaginemos um aquário de criação de peixes com um filtro UV ligado 24h. Os peixes vão ficar ''flores de estufa'', e quando forem vendidos para um aquário sem filtro UV com todos os microorganismos causadores de doenças a flutuar na água, os peixes adoecem pois não têm resistência...É o mesmo que lavar um bebé com certos sabonetes...e não deixar as crianças brincar livremente na terra.

 

Mas seria bom saber mais sobre este assunto, links com informação por exemplo.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sou apologista dos filtros UV :)

 

Alguma coisa altera de certeza e já vi várias vezes o efeito do UV nos fertilizantes.

Numa manutenção que tenho, em que vou de 15 em 15 dias, e que tem o UV sempre ligado e quando faço a fertilização a água fica sempre com uma cor esbranquiçada esquesita passado um bocado.

Também já vi essa coloração, quando coloquei os fertilizantes todos ao mesmo tempo, sem os deixar misturar na coluna de água. Calculo que provoque alguma precipitação em alguns compostos e os deixe menos acessiveis para as plantas. Mas também deve depender do tipo de fertilizantes que se usa...

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É verdade que o uv cria precipitação de alguns compostos e isso nota-se no aquário quando se fertiliza, com a cor esbranquiçada após colocar micros. Mas eu tenho o filtro uv ligado a uns 8 meses, fertilizo diy, o uv esta ligado 24h por dia e as plantas crescem normalmente e não vejo qualquer tipo de sinal de falta de fertilização :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É verdade que o uv cria precipitação de alguns compostos e isso nota-se no aquário quando se fertiliza, com a cor esbranquiçada após colocar micros. Mas eu tenho o filtro uv ligado a uns 8 meses, fertilizo diy, o uv esta ligado 24h por dia e as plantas crescem normalmente e não vejo qualquer tipo de sinal de falta de fertilização :)

 

Sim, também não, e a falta de fertilização nota-se bem.

 

Porém, Alvarenga, penso que o UV 24h é demais. O aquário deve ter no período nocturno o UV e o CO2 desligado.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sinceramente não vejo qualquer vantagem de ter o uv desligado, sem ser económico. As bacterias multiplicam-se em muito pouco tempo logo prefiro ter sempre o uv ligado :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sinceramente não vejo qualquer vantagem de ter o uv desligado, sem ser económico. As bacterias multiplicam-se em muito pouco tempo logo prefiro ter sempre o uv ligado :)

 

As bactérias não queremos que morram, queremos é que os esporos das algas morram quando passam pela luz UV, de modo a que não andem de um lado para o outro e infestem o aquário, principalmente aquelas algas que ''nem quero dizer o nome''...(dá azar) :)

 

Para fazer o trabalho que tem a fazer, penso que não é necessário 24h de utilização. Poupas energia, poupas a lâmpada UV (duplicas o tempo de vida), e em termos biológicos dás descanso ao aquário.

 

Para além disso, o filtro UV é apenas uma ajuda contra a propagação de algas. É necessário a par desta ferramenta, um sistema de fertilização que providencie todos os nutrientes, luz adequada ao tamanho do aquário, equipa de limpeza, boa manutenção do aqua, etc,etc.

Editado por Vasco Matos

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não uso o filtro UV para as algas, nem nunca o achei necessário para isso ajuda, mas as algas dá para controlar de outra forma. Eu uso o filtro UV principalmente para estar protegido de bactérias e fungos, de maneira a ter a minha fauna protegida :). Quando o instalei livrei-me de uma doença bacteriana nas minhas corys e ainda não voltei a ter qualquer problema bacteriano ou de parasitas no tanque.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu li num site de aquariofilia acerca do uso de filtros UV em aquários de criação, que se ele estiver sempre ligado, as novas crias podem ficar desprotegidas contra certas doenças, pois como nascem e vivem num ambiente 100% esterilizado, se passarem para um aquário sem UV e com todos os microorganismos, parasitas, fungos e afins, ficam mais desprotegidos, pois o ''sistema imunitário'' desconhece os potenciais perigos. É semelhante a falar das vacinas que nós tomamos, que não são mais que a própria doença em pequena escala, de modo a que o sistema imunitário conheça o ''inimigo'', e assim consiga naturalmente arranjar formas de o combater se ficarmos doentes.

 

Epá, mas eu tenho filtro UV há poucas semanas, nunca usei, e como tal isto é o que li, mas parece-me plausível. Mas Alvarenga, isto é mesmo assim, se conseguiste dar-te bem com ele 24h ligado tens a experiência do teu lado né? :)

 

Mas era bom saber mais sobre este assunto, quais as vantagens e desvantagens do filtro UV num plantado e em aquas de criação.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu li num site de aquariofilia acerca do uso de filtros UV em aquários de criação, que se ele estiver sempre ligado, as novas crias podem ficar desprotegidas contra certas doenças, pois como nascem e vivem num ambiente 100% esterilizado, se passarem para um aquário sem UV e com todos os microorganismos, parasitas, fungos e afins, ficam mais desprotegidos, pois o ''sistema imunitário'' desconhece os potenciais perigos. É semelhante a falar das vacinas que nós tomamos, que não são mais que a própria doença em pequena escala, de modo a que o sistema imunitário conheça o ''inimigo'', e assim consiga naturalmente arranjar formas de o combater se ficarmos doentes.

 

Epá, mas eu tenho filtro UV há poucas semanas, nunca usei, e como tal isto é o que li, mas parece-me plausível. Mas Alvarenga, isto é mesmo assim, se conseguiste dar-te bem com ele 24h ligado tens a experiência do teu lado né? :)

 

Mas era bom saber mais sobre este assunto, quais as vantagens e desvantagens do filtro UV num plantado e em aquas de criação.

o que falas sobre a criação é verdade e é um risco real. No meu caso não tenho criação, não vou vender peixes e os que meto não são para sair :). Logo não é uma desvantagem para mim, nem para os aquários normais, se fores vender peixes de um aquário com uv, se calhar estarão mais susceptíveis apanhar doenças noutro aquário nem sequer ponho em causa isso, mas lá esta não faz diferença para o comum aquariofilista.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, é um facto. Olha os meus camarões estão a adorar a nova água esterilizada... as fêmeas Red Cherry daestirpe normal parecem ter vermelhos dos Red Sakura! :)

 

E depois de tanto tempo sem fotos, amanhã já vou buscar a minha máquina que estava estragada e já dá para se ver o aspecto do aqua.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Fixe. Quero ver o aspecto disso, deve ter tido uma evolução brutal.

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos!

 

50º dia...

 

Deixo aqui o 50º dia deste plantado. A Rotola rotundifolia ainda não apresenta o vermelho alaranjado característico, muito porque foi acabada de podar e a luz ainda não está na quantidade definitiva. No lado esquerdo a Micranthemum umbrosum e a Limnophila sessiflora ainda têm muito a crescer de modo a conseguir moldar as moitas, o mesmo se aplica no meio com a Hemianthus micranthemoides. O tapete de glosso também ainda não fechou... Mas com tempo penso que está no bom caminho.

 

a44327a6-0190-4d2a-a934-f08c9641d2b2_zps

 

bbc8f315-220a-457e-b7c8-795afbdbcabc_zps

Editado por Vasco Matos
  • Votar + 2

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.