Boas pessoal, sera que me podem ajudar


Paulo Andre

Recommended Posts

Isto é assim, eu comprei um aquário panorâmico tem 1 metro de cumprimento, 50 cm de altura, e 40 cm de largura. Estou a começar com isto agora, nunca tinha tido um aquário de aguá quente . Já tenho algumas plantas vivas e alguns peixes . Fiz o tratamento há água em antes de os colocar vi o ph que neste momento esta a 7. Tenho 2 escalares, 2 plattys, 3 mollys, 1 limpa fundos, 2 limpa vidros, 6 neons e tenho bastantes guppys (mais fêmeas que machos) e tenho 6 crias . Sempre me disseram que tinha que ter mais fêmeas que machos em todas as raças de peixes . Eu já entendo um pouco sobre isto, mas não tudo . Quando comece a iniciar a compra dos peixes para coloca-los no aquário obtei por comprar 3 plattys, duas fêmeas e um macho, foram os primeiros peixes que meti . Depois comecei por comprar guppys, e por ai fora . Há dias que andava a reparar no comportamento estranho da minha platty estava muito quieta e tinha um pouco do rabo comido, mas uma coisa minima mesmo . Ela comia normalmente , agora ultimamente estava sempre quietinha no fundo do aquário ate ficou um pouco mais clara mas nao tinha mais mordidas. E acabou por morrer depois . Hoje reparei que o macho também fica muitas vezes quieto no fundo, pois os neons e uma guppy fêmea andavam a ataca-lo mas não entendo porque . Não sei se fiz bem ou mal mas coloquei o platty macho e a fêmea na maternidade pois tenho medo que sejam mortos, pois eu também não sei qual foi a causa da morte da minha outra platty. É estranho pois já tenho o aquário há duas semanas e os primeiros habitantes foram os plattys e sempre estiveram bem de saúde . Sera que me podem dizer algo sobre isto ?

vby8.jpg[/img]Uploaded with ImageShack.com
4hnf.jpg[/img]Uploaded with ImageShack.com
ldfm.jpg[/img]Uploaded with ImageShack.com
9jcl.jpg[/img]Uploaded with ImageShack.com
1abk.jpg[/img]Uploaded with ImageShack.com
ywly.jpg[/img]Uploaded with ImageShack.com
Editado por Paulo Andre
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

Qual o tamanho dos escalares que tens?

Não é um ideia muito boa ideia mante-los juntos com guppys e platys, os neons entao .

Antes de comprar os peixes para os nossos aquarios convem verificarmos primeiro se os podemos manter juntos.

 

Cumprimentos

 

José Rocha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Tarde, um tem cerca de 10cm e o outro tem 8cm por ai .
Mas esses nem são o grande problema pois eles andam sempre sossegados, pelo menos em quanto tenho a luz acesa do aquário depois não sei .Eu até estava preocupado com um escalar meu, pois ele gosta muito de estar no seu cantinho nem chateia ninguém nada de vez em quando e vai para a sua toca de novo. Agora o maior já anda mais a frente do aquário, mas mesmo assim nunca vi eles a ter brigas com ninguém, antes pelo contrário as guppys com o rabo florescente é que atacam alguns peixes que tenho. Os platis são os que sao mais atacados .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que queres que a gente diga...?

 

Tens o aquario há 2 semanas e já lá tens esses peixes todos...

 

Pesquisa sobre o Ciclo do Azoto e as compatibilidades entre espécies...

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso agora é engordar bem os escalares que eles depois tratam do resto. Lol

O que vale é que muitos lojistas são pessoas conscientes e explicam bem as coisas aos clientes. Ciclo de azoto? Pra que? Peixes querem todos a mesma agua. E a minha preferida porque não por um escalar ou mesmo um oscar com peixes pequenos? Fica giro.

Epá desculpa la não é nada pessoal. Mas os erros são sempre os mesmos. Antes que faças mais pesquisa primeiros. Vai vendo o forum e vai fazendo tpas no teu aquario frequentes pra isso não dar mais raia.

  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Infelizmente é isto o mais comum,

vá lá, que o aquário é grande, se fosse um como o meu, era bem pior!

 

Lê bastante, este mundo aquático não é para preguiçosos ou aqueles que pensam que é só olhar e o resto aparece por magia lol

 

A primeira coisa que pensava antes de tudo era abrir os cordoes á bolsa e comprar um filtro externo, ir á loja e pedir que te dessem media biologica madura para o ciclo de azoto ser rápido e fazer TPA constantes até os testes indicarem valores estáveis,

 

E depois disto ia á igreja arrepender-me por ter causado tanta dor a seres vivos,

Mas isto sou eu :)

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

(...)pra isso não dar mais raia.

 

Com uma raia é que ficava à maneira...

 

Estão a ser um pouco duros com o rapaz, mas por outro lado, compreendo, pois são muitos utilizadores com as mesmas questões/dúvidas/problemas.

 

Vamos ver se ele compreende e tudo se resolve pelo melhor.

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Opá eu só vos fiz uma questão vocês começam a falar de alhos e bugalhos estou a dizer que sou novo nisto já me estão a falar de coisas que nem sei o que significam. Antes de andarem a dar risadas, davam eram conselhos tipo não faças assim, faz antes desta maneira . Mas não gostam de gozar os iniciantes como se tivesse alguma piada ou crlho -.-
Se eu tenho escalares com mollys, guppys etc.. é porque me disseram que não tinha mal nenhum . E até agora não vi nenhum problema pois os escalares nao atacam ninguém . Só mesmo quando vão comer . Por isso é que criei isto para alguém me ajudar nao para gozar ;)

Editado por Paulo Andre
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Infelizmente é isto o mais comum,

vá lá, que o aquário é grande, se fosse um como o meu, era bem pior!

 

Lê bastante, este mundo aquático não é para preguiçosos ou aqueles que pensam que é só olhar e o resto aparece por magia lol

 

A primeira coisa que pensava antes de tudo era abrir os cordoes á bolsa e comprar um filtro externo, ir á loja e pedir que te dessem media biologica madura para o ciclo de azoto ser rápido e fazer TPA constantes até os testes indicarem valores estáveis,

 

E depois disto ia á igreja arrepender-me por ter causado tanta dor a seres vivos,

Mas isto sou eu :)

E porque que eu causei dor a seres vivos podes.me dizer ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tem calma também, jovem...

 

Pesquisa aqui no forum pelo que te disse e vais ver que tudo corre pelo melhor.

 

Segue os conselhos de quem aqui escreveu, apesar de poderes não gostar do "tom" com que foi escrito...mas tenta compreender, é muita gente a cometer os erros (eu tambem os cometi e não foi há muito tempo!)

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

diz especificamente o que hei-de fazer , pois o que eu recebi aqui não foi ajuda foi gozo e por gozo eu não vou lá . Eu entendo que sejam mais experientes do que eu ,mas eu disse que era novo nisto logo não entendo muito bem . E como novato vou por o que as pessoas das lojas de peixes me dizem já dai ter escalares com molly's e neons e assim entendes ? Opá mas pronto .. Agradeço na mesma toda a ajuda ..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais uma vez te digo, pesquisa no forum sobre o que te disse, ou esperas a papinha toda feita? Não sou muito experiente, mas a maior parte das (poucas) coisas que sei foi através de pesquisa, e bastante...

 

Ajudava pores aqui mais informação sobre o aquario, como o filtro (estou a assumir que o tens pois não o vejo nas fotos), a temperatura a que está a água (vejo termómetro, mas não um termostato) e parâmetros de testes da água, mas acho que não os fizestes (excepto ph). O equipamento mencionado poderá estar escondido, pois vejo uma biobox, mas não sei. Essa bomba de ar não substitui um filtro.

 

Manual de Inicio

 

Vou tentar ajudar mais especificamente:

- O ciclo do azoto deve ser feito no inicio (durante cerca de um mês) da montagem do aqua, de preferencia sem peixes, de modo a proporcionar as melhores condições para os receber. Este ciclo permite que a amónia gerada pelos vivos seja "consumida" e transformada em nitritos e posteriormente em nitratos por bacterias que se vão fixando em certas partes do aqua. Estes nitritos são os resíduos menos tóxicos e inevitáveis.

Este tipo de filtragem biológica é importante e falhou no arranque do teu aqua e principalmente pela inserção de tanto peixe em apenas 2 semanas.

 

DEVES tentar minimizar isto adquirindo um produto de aceleração de arranque do ciclo ou "bacterias em pacote" ou de preferencia pedir a um conhecido que te dispense um filtro de um aqua já mais antigo, ou apenas as matérias filtrantes.

Isto pode explicar as mortes e o sofrimento causado aos peixes.

 

-Compatibilidade entre especies: Simplesmente há especies que não podem conviver, devido a necessitarem de diferentes parametros de água ou até por poderem se comer uns aos outros.

Esses escalares devem estar a atacar os plattys...

 

Mais uma vez...PESQUISA e bos sorte para os peixes! (bem que precisam)

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então é assim. Fizeste a pior asneira que se podia fazer. Metes-te peixes num aquario que não estava nem ciclado nem estabilizado. Se tiveres sorte não te morre tudo. Se tiveres azar podes ficar sem nada.

O que tu vais fazer é seguir os conselhos que ja te dizeram aqui.

 

Fazer muitas trocas de agua.

Arranjares agua de outro aquario ja maturado para te dar um arranque mais rapido no teu.

Manteres os escalares sobre olho porque se eles nao te atacam os peixes mais pequenos, quando tiverem tamanha vao faze-lo.

Não comprar mais peixe nenhum tão cedo.

Comprares mais plantas.

Pesquisar na internete sobre ciclo de azoto, compatibilidade de peixes e tipos de agua que cada especie das que tu tens ou queres ter precisa.

Se tiveres duvidas pergunta a vontade, ok?

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então é assim. Fizeste a pior asneira que se podia fazer. Metes-te peixes num aquario que não estava nem ciclado nem estabilizado. Se tiveres sorte não te morre tudo. Se tiveres azar podes ficar sem nada.

O que tu vais fazer é seguir os conselhos que ja te dizeram aqui.

 

Fazer muitas trocas de agua.

Arranjares agua de outro aquario ja maturado para te dar um arranque mais rapido no teu.

Manteres os escalares sobre olho porque se eles nao te atacam os peixes mais pequenos, quando tiverem tamanha vao faze-lo.

Não comprar mais peixe nenhum tão cedo.

Comprares mais plantas.

Pesquisar na internete sobre ciclo de azoto, compatibilidade de peixes e tipos de agua que cada especie das que tu tens ou queres ter precisa.

Se tiveres duvidas pergunta a vontade, ok?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais uma vez te digo, pesquisa no forum sobre o que te disse, ou esperas a papinha toda feita? Não sou muito experiente, mas a maior parte das (poucas) coisas que sei foi através de pesquisa, e bastante...

 

Ajudava pores aqui mais informação sobre o aquario, como o filtro (estou a assumir que o tens pois não o vejo nas fotos), a temperatura a que está a água (vejo termómetro, mas não um termostato) e parâmetros de testes da água, mas acho que não os fizestes (excepto ph). O equipamento mencionado poderá estar escondido, pois vejo uma biobox, mas não sei. Essa bomba de ar não substitui um filtro.

 

Manual de Inicio

 

Vou tentar ajudar mais especificamente:

- O ciclo do azoto deve ser feito no inicio (durante cerca de um mês) da montagem do aqua, de preferencia sem peixes, de modo a proporcionar as melhores condições para os receber. Este ciclo permite que a amónia gerada pelos vivos seja "consumida" e transformada em nitritos e posteriormente em nitratos por bacterias que se vão fixando em certas partes do aqua. Estes nitritos são os resíduos menos tóxicos e inevitáveis.

Este tipo de filtragem biológica é importante e falhou no arranque do teu aqua e principalmente pela inserção de tanto peixe em apenas 2 semanas.

 

DEVES tentar minimizar isto adquirindo um produto de aceleração de arranque do ciclo ou "bacterias em pacote" ou de preferencia pedir a um conhecido que te dispense um filtro de um aqua já mais antigo, ou apenas as matérias filtrantes.

Isto pode explicar as mortes e o sofrimento causado aos peixes.

 

-Compatibilidade entre especies: Simplesmente há especies que não podem conviver, devido a necessitarem de diferentes parametros de água ou até por poderem se comer uns aos outros.

Esses escalares devem estar a atacar os plattys...

 

Mais uma vez...PESQUISA e bos sorte para os peixes! (bem que precisam)

Sobre a filtragem, eu tenho tudo dentro de uma bio box, motor de circular a água, termostato a (26g) tenho carvão no aquário, ae duas especies de filtros . Sobre isso para terminar o tratamento da agua mais cedo onde posso comprar ? numa lloja de peixes ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então é assim. Fizeste a pior asneira que se podia fazer. Metes-te peixes num aquario que não estava nem ciclado nem estabilizado. Se tiveres sorte não te morre tudo. Se tiveres azar podes ficar sem nada.

O que tu vais fazer é seguir os conselhos que ja te dizeram aqui.

 

Fazer muitas trocas de agua.

Arranjares agua de outro aquario ja maturado para te dar um arranque mais rapido no teu.

Manteres os escalares sobre olho porque se eles nao te atacam os peixes mais pequenos, quando tiverem tamanha vao faze-lo.

Não comprar mais peixe nenhum tão cedo.

Comprares mais plantas.

Pesquisar na internete sobre ciclo de azoto, compatibilidade de peixes e tipos de agua que cada especie das que tu tens ou queres ter precisa.

Se tiveres duvidas pergunta a vontade, ok?

Eu tenho estado a tomar conta dos meus escalares e eles nem se portam assim tão mal, tanto que na loja eles estavam juntos com neons e por ai . Mas mesmo assim vou andar de olho aberto. Os peixes parecem estar com boa saúde agora só me faleceu uma platy de resto esta tudo com ótimo aspecto . Vou comprar mais plantas então .Vou pesquisar sobre isso do ciclo ozoto e etc .. Obrigado

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então põe aqui as especificações desse material, marcas, capacidade (em l/h) para podermos tambem ajudar melhor.

 

26g??? 26ºC...

 

Estamos a falar de aquariofilia, peixes, aquario e tal...onde pensas que podes comprar um acelerador de ciclo? Claro que numa "loja de peixes"!!!

 

O carvão pode sair...

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então põe aqui as especificações desse material, marcas, capacidade (em l/h) para podermos tambem ajudar melhor.

 

26g??? 26ºC...

 

Estamos a falar de aquariofilia, peixes, aquario e tal...onde pensas que podes comprar um acelerador de ciclo? Claro que numa "loja de peixes"!!!

 

O carvão pode sair...

não sei a marca do meu material pois já vinham com o aquário . Ok vou retirar o carvão .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, Paulo Andre

Com muita calma,vais ler o que e o ciclo do azoto,Sobre o carvão activado retiram

não te faz falta,só se coloca carvão activado nos aquários quando depois de um

tratamento aos peixes,para se retirar todo os quimicos dos remedios,de outra

forma não faz falta lá,so está a ocupar espaço,e tu a gastares €uros,outra coisa

tu tens ai peixes que devem ter ph diferentes,e tirias de ver qual deles mais se

adecua ao PH que tens no teu aquário.

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, Paulo Andre

Com muita calma,vais ler o que e o ciclo do azoto,Sobre o carvão activado retiram

não te faz falta,só se coloca carvão activado nos aquários quando depois de um

tratamento aos peixes,para se retirar todo os quimicos dos remedios,de outra

forma não faz falta lá,so está a ocupar espaço,e tu a gastares €uros,outra coisa

tu tens ai peixes que devem ter ph diferentes,e tirias de ver qual deles mais se

adecua ao PH que tens no teu aquário.

Cump: Álvaro Silva

Boa noite, eu já li o que é o clico do azoto aqui na aquariofilia. Ao longo do tempo vou aprendo mais, também estou informado através das lojas e as vezes ele querem é vender peixes e perguntasse se x peixe se da bem com este e ele dizem que sim só para ganha dinheiro . Comprei dois escalares e só agora é que estou a ver que um esta a ser agressivo com o resto dos outros peixes .Não sei mesmo o que fazer pois não vou meter os escalares fora, são peixes agressivos mas são seres vivos e não têm culpa que eu tenha sido mal informado obvio que não os vou meter fora . Esclarece-se uma coisa compre plantas numa loja de peixes em ramalde e elas estão a ganhar tipo uma raiz por a planta toda isso pode significar alguma coisa, ou é mesmo a própria raiz ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

 

Paulo, acho que para te ajudar na filtragem da água do aquário que não está ainda maturado poderias arranjar plantas, como te foi já dito, mas eu recomendaria Fetos de Java, Musgo de java, e/ou Anúbias em doses generosas. Assim como plantas flutuantes tipo Salvínia, Limnobium, etc. Penso que vai ajudar bastante, pois têm grande poder de "absorção" da amónia, pelo menos em parte devido ao sistema de raízes bem desenvolvido e directamente em contacto com a água.

 

Em relação ao tipo de peixes, como já parece teres-te apercebido, há que ter em conta as compatibilidades entre espécies, pelas razões que já te foram indicadas. Os escalares quando crescem comem neóns. A regra geral é não misturar peixes em que uns cabem na boca de outros. Há excepções claro, mas se seguires essa regra não tens dissabores.

 

Se optares por manter os guppies e platys, podes pedir uma troca dos escalares na loja onde os compraste por plantas, por exemplo as que te sugeri. Podes tentar trocá-los noutra loja de animais, mas talvez seja mais fácil na loja onde os compraste pois eles têm obrigação moral de aceitá-los de volta... "Esqueceram-se" de te dizer que os Escalares crescem, e a boca deles também, proporcionalmente.

Podes também vendê-los aqui no fórum (na secção dos Classificados), pode haver quem os queira. Outra opção seria tentar trocá-los, também aqui no fórum por exemplo (na secção dos Classificados), por algumas das plantas que te sugeri, há sempre alguém com excesso dessas plantas.

 

Boa sorte

Editado por tdmatos

Cumprimentos

 

Tiago Matos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.