El Morichal Pequeño


gervas

Recommended Posts

Ola a todos!
Há uns meses muito valentes que nada posto por estas bandas, exceptoando as caroladas educativas que de tempos a tempos venho dar ao pessoal na secção plantas...

Alguns porventura pensam que desisti, outros que me retirei, no entanto outros porventura pensarão que me mantive activo em "segredo" uma vez que continuo a fazer compras de tempos a tempos, em especial de plantas para a minha colecção. No entanto, não...Não desapareci, continuo bastante activo, embora ultimamente não tenha tido grande coisa que tivesse vontade de partilhar grande coisa... No fundo seria na realidade mais do mesmo, mais um tanque como tantos outros aqui no forum.
Há coisa de 1 ano desmontei o já defunto "Der gestalt der planzen II" e Iniciei um novo projecto...

O meu objectivo era de criar o meu plantado mais denso até á data.

No entanto este tem sido um caminho longo e cheio de problemas, recomeços, acertos, erros, azares etc, uma aventura daquelas.

 

10482372345_4e96c8292a_c.jpg

 

 

Não tenho mantido um step by step que tanta gente aqui gosta. Porventura terei por aqui algumas fotos do inicio, mas da evolução lamento, mas depois do plantio inicial estas serão as mais recentes.

Tudo começou há aproximadamente 1 ano. Como disse anteriormente a minha ideia era de criar um plantado extremamente denso, daqueles como aqui no forum há poucos.

 

Usei um aquario 80x40x30, aprox 96L. As dimensões para alguns serão pessimas para o dito "Aquascaping" (ao fim de tanto tempo ainda não engolo o termo), mas não era esse o meu intento, muito pelo contrário, não há cá chinesice, nem olho em biquice. Faço para mim, ao meu gosto, e isso significa Holandês XD. Por isso se procuram "Serious" Stones, "Ya-Gomes!", "Calcario caro" Stones, e essas coisas de gente com mais dinheiro que juizo, podem voltar para trás, pois não verão nada disso...

 

Substrato...

SUBSTRATO FERTIL

- Substrato Numero 3 para germinação de plantas de estufa. Não foi nem filtrado, nem limpo, nem sequer foi fervido. Directamente da saca para o tanque, e seguidamente humidificado e posteriormente alagado (com calma, muita calma!) WALSTAD BABY!=)
- Laterita q.b.

- uns restos de Elos Bottom Mineral já com uns 3 anos...
Uma camada de aproximadamente 1cm de areia neutra por cima.

SUBSTRATO INERTE
Substrato para plantados da aquantlantis, da cor de argila.

Ao todo o substrato tem aproximadamente 15cm na parte posterior e uns 7cm na parte anterior.

Água:

Água do poço do pomar.

Parametros

pH 6.9
gH 10

KH 6

Fe: 0.1

Luz:
39Wx3 com 3 espectros diferentes como manda a lei para as plantas. Não tenho actualmente presentes as temperaturas, mas são as cores da praxe, o azulado, o vermelhão, e o amarelado. As lampadas estão dispostas para favorecer crescimento horizontal á frente, e crescimento em altura atrás... São mudadas conforme dá jeito.

 

Fotoperiodo - 12 HORAS! (Afinal de contas estou a usar plantas de dias pequenos, por isso, usar dias de 8h de fotoperiodo é contranatura) (PS: Para quem não sabe o que é isto dos dias pequenos, aconselho a ler o capitulo da Kasselman acerca do fotoperiodo dias de 8h é considerado dia grande)

 

CO2

CO2 pressurizado a 3-4 bolhas por segundo (pode parecer muito...Acreditem, estou sempre no azul!)

Filtragem-

Hydor Prime 20

 

Plantas!!!!!
Alternanthera reinicki var "Rosaefolia"

Pogostemon helferi

Cyperus helferi

Rotala sp. "Green"

Rotala rotundifolia

Ludwigia arcuata

Bucephalandra sp "Motleyana Sintang 2"

Anubias barteri var barteri

Anubias barteri var petite

Hygrophila pinatifida

Staurogyne repens

Microsorum pteropus

Hardscape-

Seixos rolados

Videiras

 

Sistema de Fertilização

KNO3 DIY

KPO4 DIY

KSO4 DIY

 

JBL Ferropol+JBL Ferropol 24

 

Bem sei que sou grande partidário dos fertilizantes da ELOS mas por indisponibilidade e não fornecimento dos fertilizantes ELOS das lojas onde me abasteço...Ora um tipo tem que se desenrascar.
FAAO se conseguires indicar-me uma loja aqui nas imediações do Cartaxo/VilaFranca que me forneça os fertilizantes diarios sem que ande a mendigar-lhes para que mo mandem vir...Diz que terei todo o gosto em voltar ao rebanho ELOS... Desde que a Dido's Farm fechou ao publico tive cada vez maior dificuldade em abastecer-me até que simplesmente desisti...

Fauna-

Paracheirodon axelrodi - 23
Hyphessobrycon eques - 7 (teria mais se os encontrasse á venda)

Ottocinclus sp. (provavelmente vitattus) - 5

SAE - 3

Microgeophagus ramirezi - 2

 

Tive transitoriamente neste tanque ainda

Iriterina werneri

Hyphessobrycon herbertaxelrodi (mas a coisa não funcionou e foram para outro tanque).

***************************************************************************************

Ora bem. Como anteriormente referi, esta tem sido uma viagem interessante e com bastantes curvas e contracurvas.
Inicialmente tudo correu sobre rodas, as plantas estavam a preencher bem. Tudo corria sobre rodas. Então o azar atacou. Parti o meu difusor de CO2 da ELOS. Demorei umas 4 semanas a retomar injecção de CO2...Resultado? BLOOM DE ALGAS. Tive de tudo, Staghorn foi a primeira a surgir, depois filamentosas, depois, rhodophytas, Euglena, Green Dust e até Spot algae pelo meio. Tudo me passou por aqui. Foram meses de terror, frustração e raiva. Várias vezes pensei em deitar as plantas todas fora, ferver tudo e recomeçar.

Mas como tipo teimoso e de ideias fixa que sou..."Não! Não serão mais teimosas que eu!" E continuei por carolice, demorei, mas dei cabo delas todas á excepção das staghorn que de tempos a tempos lá teimam em voltar.

Desde então suplemento a minha fertilização liquida e gasosa, com Seachem Flourish Excel pelo sim pelo não...

A composição de plantas também teve alterações.
Como os que me conhecem devem saber, sou grande adepto da Hemianthus glomeratus (ex micranthemoides). A ideia inicial era de fazer o plano posterior apenas dessa planta com Althernanthera reinickii no ponto focal á esquerda. Parvoice das parvoices! Após duas semanas de crescimento vigoroso, o raio da micranthemoides teimava em desenvolver uma cor branca no meristema apical e dias depois morria. Duas vezes tentei, sempre com os mesmos resultados. Mal me tinha eu esquecido que tinha usado linhas de nylon para fixar as Anubias... Para quem não sabe, a H. micranthemoides não gosta de nylon.... Fiz a experiencia em dois tanques..Um com Nylon igual resultado, um sem nylon e com as mesmas condições, crescimento saudavel.
Resultado, a Hemianthus vai para a piscina de criação de viviparos...Ao fim de uma semana, tinha novos meristemas apicais saudaveis...Agora tenho a Hemianthus em crescimento em barricas no exterior da casa.

Tive também a minha amada Hottonia palustris...Tudo correu bem, mas o Bloom de algas, e as temperaturas altas do verão, mas principalmente o bloom de algas ditaram a morte desta minha planta.... (Mas não se fica a rir de mim...Para o ano vou comprar uns vasos para meter no lago exterior, pois ela resiste ao frio da nossa area).
Tive também Ranunculus inundatus mas a coisa não pegou durante o bloom de algas.

Com a baixa das 3 plantas acima referidas, acabei por substituir a coisa por Rotala Sp. Green, e por Ludwigia arcuata, e o ranunculus por Pogostemon helferi - Downoi.

 

A Staurogyne também esteve á porta de virar a caçoleta, especialmente nas semanas seguintes ao bloom. Tinha a parte central e lateral toda preenchida de Staurogyne. Durante o e depois do bloom todas perderam a folha, ficando somente o caule. A maioria acabou por aprodrecer. Mas esta planta resistiu no centro do tanque.

Iniciei então uma fertilização agressiva, e uma injecção de CO2 perto do amarelo, e ao fim de umas 4 semanas a planta voltou a dar sinais de vida. A pouco e pouco, e de 3 caules que restaram, ela está novamente a recolonizar o espaço que lhe estava destinado.

Entretanto chegou o Verão, e as temperaturas no meu tanque que normalmente rondam os 26ºC, subiram para os 30ºC. Como disse a Hottonia, já debilitada, foi para o maneta, e a maioria das plantas ressentiram-se, reduzindo o seu crescimento consideravelmente. Novo Bloom!

Desta vez foi um bloom de Green Dust. Ao fim dos 20-26 dias da praxe a coisa lá se foi embora, mas doeu olhar para aquilo durante semanas.
Então lembrei-me de comprar Rotala Sp. Green. para substituri a Hemianthus Micranthemoides...Adivinhem o que veio agarrado e que resistiu á desinfecção? Urtricularia gibba! Mais uma para me moer a cabeça. Inicialmente a coisa passou despercebida, mas ao fim de umas semas a sua presença estava bem patente. Há quem goste desta planta, mas nao a quero no meu tanque. Tem sido uma batalha constante todas as semanas desde então, mas esse até é um não problema.

No fim da historia até é uma aventura que dava para escrever um livro, mas não me arrependo de nada.

Actualmente penso ter os problemas controlados, e em fase de resolução. De tempos a tempos e quando faço turnos muito seguidos, pode aparecer as carencias esperadas, especialmente de macros (como tenho a coisa, não posso falhar uma semana de fertilização, que elas queixam-se logo).

Tenho ainda algumas greenspot nas anubias do bloom original, mas ainda não arranjei umas neritinas para limpar isso. E surge alguma greenspot no vidro traseiro das zonas de maior consumo.

Estou a podar entre 1 a 2 vezes por semana, fazendo podas desencontradas, para manter a coisa sob controlo.

Qualquer duvida, e ou critica, reparo ou o que queiram. Mandem que estou cá para vos responder...

Seguidamente as fotografias...

10482978696_821c21757c_c.jpg

 

Esta já tem uns 3 meses e é referente a uma poda mais drastica que fiz á Althernanthera=P Semanas depois, o canto da Althernanthera estava outra vez completamente preenchido como se vê nas fotos actuais.

9566799398_e6c475a0e7_c.jpg

 

Um dos meus meninos...

9563994461_d3cd7547cf_c.jpg

 

Para efeitos de identificação... Se alguém das Locarideas mo conseguir identificar agradeço.

9542660978_fd5284b84a_c.jpg

 

Um dos meus pilantras

10483142505_dd01b9e33e_c.jpg

 

10483075895_901d550979_c.jpg

 

Os putos Mimados...
10483176094_bc0b7219a9_c.jpg

A mesma zona da althernanthera mostrada anteriormente:

10483231415_c8c5555a45_c.jpg

 

Isto é o que tem no aquario á data deste poste... Tenho umas carencias aqui e ali, mas no geral as plantas estão fantásticas... Gostava que as fotografias que aqui posto mostrassem o pearling que isto faz....Parece uma Seven-Up!

10483309314_d913c0ddfd_b.jpg

E eis que me retiro com este grande plano...

 

Irei deixar fotos nos dias que seguem...

PS: Sei que tenho algas no aquario e que não tirei os equipamentos da fotografia, mas não é para isso que se presta esse topico. Quando for para tirar a fotografia para eventual fotografia mais seria, tirarei tudo, mas até lá ainda tenho muitos buracos por tapar=P Logo ainda não "Vale"=))))

Editado por gervas
  • Votar + 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas gervas, é bom ter-te de volta,aos posts, venham de lá algumas fotos, eu adoro aquários tipo Holandeses, e gostei muito dos teus tópicos anteriores, vá lá dá-nos setup do que estás a utilizar de plantas e ferts.

Vou Acompanhar este tópico.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vede o post anterior...Estou ainda a redigir=P Vou fazendo updates de tantos em tantos minutos.. Primeira Fotografia UP.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

MUITO OBRIGADO!!! gervas.

Há que tempos não via um Holandês(vá um pouco de exagero).

Gostei bastante, quando cliquei em seguir o tópico sabia que não me ias desiludir.Gosto da misturas que fazes com as diversas texturas das plantas se é que me estou a fazer entender.

Se não Conseguires arranjar a Elos eu vivo em Santarém e trabalho em benfica bem pertinho de uma grande loja de aquariofilia que tem muita coisa da ELOS.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Gervas, wellcome back. Que pena não teres esta montagem documentada para vermos esse crescimento.

 

Essas helferi tem muito bom aspecto, gosto do aspecto despenteado da ludwigia :P não vejo é a pinatifida!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A Pinatifida está atrás da arcuata...Vai levar poda segunda feira...Depois da poda posto novas fotos onde será visivel... A arcuata é muito rebelde...Tendo Luz e fertilização, isto até faz barulho a crescer...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando fizeres updates ao tópico inicial convém avisares , por acaso lembrei-me de ir ver o inicio senão não tinha visto as fotos muito boas dos pilantras biggrin.png' alt=':biggn:'>.

 

O pearling consegue-se ver muito bem num video :naughty:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola bom dia gostei muito do teu aquário ta muito bom, eu nas minhas montagens anteriores também usei muito fertilizantes da ellos e alias tanto o kit de co2 como a calha de luz que tenho são da ellos tive sempre bons resultados, mas eu abastecia-me no Cartaxo na didos farm que era o representante da ellos em pt. mas como fechou tive que me desenrascar. parabéns pelo aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Aquário muito bonito e as plantas respiram saúde.

 

Tudo muito bem explicado mas mesmo assim fiquei com uma dúvida...

 

Tens as 3 lâmpadas ligadas durante as 12 horas ou fazes variar a intensidade da luz?

 

Com uma máquina dessas tens o dever de nos mostrares mais fotos e maiores biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.