O meu 1º projeto


ruben02

Recommended Posts

Viva,

 

Este é o meu 1º projeto de aquário plantado que espero que sirva para aprender grande parte dos segredos dos verdadeiros plantados e me permita evoluir para montagens mais elaboradas.

Depois de há uns anos ter feito uma passagem fugaz pela aquariofilia, a vontade de ter um aquário deste tipo surgiu depois de o bichinho ter sido novamente despertado pelo meu cunhado e membro aqui do fórum.

Também sou adepto incondicional do DIY e nesta área há imensas oportunidades para o realizar. Neste caso fui eu que fiz o aquário, a calha de leds e a árvore.

Assim, partilho aqui o meu novo aquário, acabado ontem às 2:30 da manhã. :)

 

Estudos:

 

k7i0.jpg

 

 

 

Setup:

 

Data de montagem: 24/10/2013

Aquário: DIY com vidro de 8mm de 100Cx25Lx45A (112L) (medidas algo "estranhas" mas foi adaptado para um lugar específico da sala com móvel especial feito à medida)

Filtro: Externo Eheim 2213

Termostato: Não tem

Substratos: Sera Floredepot, JBL Proflora, JBL Manado, areão

Iluminação: Calha DIY de 5 Leds de 10w, 20.000k, 1100lm + 2 fitas leds smd 5050 6500k + moonlight

Hardscape: Troncos Redwood em forma de árvore DIY ( http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=221041 )

e pedras de xisto apanhadas no rio

CO2: Mistura caseira com difusor Boyu

Flora:

Limnophila Aromatica

Pogostemon Stellata

Limnophila sensiflora

Echinodorus Tenelus

Heteranthera Zosterifolia

Anubia Nana

Blyxa Japonica

Musgo de Java

Ludwigia Repens Rubin

Egeria densa

Fauna:

O candidato é o nosso ryukin de estimação há já 5 anos. Mas... acho que me vai destruir o plantado.

u7nl.jpg

a9gh.jpg

Se assim for vou ter que o retirar e pensar noutra fauna. Algo pequenino em cardume de preferência.


Aqui ficam as fotos:

i477.jpg

9w0r.jpg

Alguns detalhes:

rkl.JPG

36p9.jpg

Espero que gostem.

Eu vou atualizando o post com a evolução das algas, quero dizer, do plantado. :)

Cumprimentos,

Ruben

  • Votar + 1

Cumprimentos,

Ruben Vasconcelos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ruben,

 

Gosto muito do layout. Está espetacular. Os meus parabéns.

Acho é que o peixe vai destoar nesse layout já que é do tamanho da árvore :)

Se fosse meu, trocava-o por um cardume de peixes pequenos.

 

Vai atualizando com fotos do crescimento dos verdes.

 

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está muito bem composto, apesar da "confusão" do lado direito...a árvore está espectacular!

Essa sala deve estar um mimo!

Espero ver aí um cardume em breve! (ou mais)

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Obrigado a todos pelas vossas palavras !

 

Ao fim de 3 dias parece estar tudo bem e noto um bom desenvolvimento em praticamente todas as plantas.

É interessante observar o efeito de "pearling":

mfhf.jpg

 

Estou com dificuldades em manter a Limnophila Aromatica plantada no substrato. Ainda não consegui perceber se simplesmente se solta ou se o caule quebra. Ela parece estar de boa saúde e é a única que se solta.

É normal isto acontecer nesta planta ou tenho que usar alguma técnica especial para a manter enterrada ?

 

Cumprimentos,

Ruben

Cumprimentos,

Ruben Vasconcelos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Viva,

 

Ao fim de 19 dias, estou a ter algumas dificuldades com filamentosas que se agarram especialmente às blyxas, Estão com péssimo aspeto.

Já reduzi a luz para 6 horas diárias, TPA's mais frequentes e comecei com a fertilização líquida. A equipa de limpeza (Red Cherry's e caracóis) também estão a dar uma ajudinha. Espero esta semana também lhes juntar uns Otocinclus affinis.

Este é o aspecto actual a precisar de poda:

nuef.JPG

 

Cumps,

Ruben

Cumprimentos,

Ruben Vasconcelos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá parabéns pelo aquário está muito interessante.

aponto apenas algumas coisas que na minha opinião deverias ponderar/alterar.

na "árvore" usas-te demasiado musgo, normalmente coloca-se uma quantidade muito inferior que embora pareça despida com o tempo acaba por encher.

O problema de musgo em demasia é que se não fazes já uma boa poda o musgo que se encontra por baixo não recebe nem luz nem circulação de água suficiente e vai definhar acabando por morrer.

O segundo ponto é ainda relacionado com a árvore...repara na foto na parte da frente do lado direito, tens aí uma sombra enorme que me parece provocada pela árvore...devias repensar bem o que vais colocar aí ou corres o risco disso ficar sempre uma zona morta.

 

Terceiro ponto para não variar..árvore! :)

aqui não é propriamente com a árvore em si, mas com o declive.

Penso que poderias ter "elevado" mais o substrato nessa zona da árvore criando um declive mais acentuado para a outra zona esquerda onde tens outras plantas.

Acabaria na minha opinião por destacar mais a árvore e ficar ainda mais interessante.

 

Espero ter ajudado de resto parabéns e continuação.

Editado por Manuel Resende
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá parabéns pelo aquário está muito interessante.

 

 

Viva,

 

Muito obrigado ! Como eu disse este é o meu 1º projecto de aquário plantado e ainda estou a tentar perceber como fazer podas, fertilização, evolução do layout, etc.

Todas as ajudas são bem-vindas !

 

Quanto à árvore, vou podá-la pela 1º vez brevemente. Para já tenho estado a atento ao estado do musgo nas partes que não recebe luz e parece-me saudável. O musgo de java é bastante resistente. Penso que o facto de estar junto á saída de água do filtro e levar com muita circulação também ajuda.

A sombra é realmente grande mas aparece um bocado exagerada na foto. Photoshop a mais ;) ...

Espero dimuinuí-la com a poda. Nessa zona tenho uma anúbia que tem crescido bem e estou a tentar formar um tapete de eleocharis. Não noto grande diferença entre a eleocharis à sombra e a que está com luz. Tem crescido muito lentamente...

 

Ter a árvore no cimo de um monte era a minha intenção inicial. Até a tinha assim no esboço que fiz para este layout mas na altura da montagem surgiu-me uma dúvida relativamente à altura do substrato fértil e não fértil. É que era minha intenção fazer nessa zona um tapete de eleocharis e para isso precisava do substrato fértil uns 4 cm abaixo do não fértil. Portanto para obter tanta altura ia gastar imenso substrato fértil (que não tinha !). Como não sabia se podia colocar 3 camadas tipo: 20cm não fértil / 5 cm fértil / 4 cm não fértil, montei assim. Qual é a melhor técnica para estes casos ?

Na altura da montagem não tive possibilidade de tirar essa dúvida aqui no forum...

 

Obrigado mais uma vez !

Cumps,

Ruben

Cumprimentos,

Ruben Vasconcelos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

entendo.

quanto à dúvida da altura do substrato a regra que eu tenho usado já a alguns anos é simples, que é manter o substrato fértil "regra geral" a 1/3 da altura total e os restantes 2/3 de substrato inerte.

ou seja, se colocar 2 cm de substrato fértil, coloco mais 4 de inerte.

Nas zonas mais baixas em que coloco 1 cm de substrato fértil, colocarei 2 de inerte...como disse regra geral, não ando com a fita métrica a medir, isto são valores médios e depende muito do substrato fértil que utilizo.

 

Se for um substrato que antevejo ser muito "poluente" coloco mais inerte do que a média para minimizar o risco de poluir a água sempre que for replantar, etc.

 

Quanto a outra dúvida se podes usar substrato não inerte por baixo de uma camada de fértil + uma camada de inerte, embora nunca o tenha feito penso que podes...já vi pessoal a usar esferovite para elevar algumas zonas ou para proteger de zonas de grandes calhaus e penso que não tiveram problemas com isso...

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não vejo problemas em colocar inerte por baixo do fértil para lhe dar elevação, desde que a granulometria não permita que o fértil desça para se misturar com o inerte. Em alternativa, um pedaço de qqr coisa que possa estar na água sem prejudicar também serve.

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...já vi pessoal a usar esferovite para elevar algumas zonas ou para proteger de zonas de grandes calhaus e penso que não tiveram problemas com isso...

 

Mas no meu caso a esferovite só com substrato por cima é capaz de boiar.

Talvez usar esferovite e pedras por cima para dar altura ao monte, cobrir com substrato não fértil para ficar homogéneo, colocar depois a camada do substrato fértil e finalmente a outra camada de não fértil ?

Ainda ontem vi um video (colocado aqui no forum por um membro) em que existia um enorme declive que parece ter sido feito apenas recorrendo a substrato. Fiquei sem perceber onde entrou o substrato fértil. É este:

http://www.youtube.com/watch?v=NNdcU2dEI7c

Cumprimentos,

Ruben Vasconcelos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Provavelmente até um tupperware pode ser usado, desde que poupes no substrato. Se tiveres bastante inerte, faz apenas com ele. No meu novo projecto de 60l estava a pensar fazer algo do género, mas sem fértil, mas acabei por usar areia que tinha a mais por baixo do areão negro para lhe dar altura, chegou para o efeito que queria...

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Mas no meu caso a esferovite só com substrato por cima é capaz de boiar.

Talvez usar esferovite e pedras por cima para dar altura ao monte, cobrir com substrato não fértil para ficar homogéneo, colocar depois a camada do substrato fértil e finalmente a outra camada de não fértil ?

Ainda ontem vi um video (colocado aqui no forum por um membro) em que existia um enorme declive que parece ter sido feito apenas recorrendo a substrato. Fiquei sem perceber onde entrou o substrato fértil. É este:

http://www.youtube.com/watch?v=NNdcU2dEI7c

O substrato fértil usado no vídeo é o que se vê um pouco logo no início do vídeo, consegues-te aperceber disso pois é ligeiramente mais escuro.

Esse senhor é o famoso mestre Takashi Amano em que não lhe custa nada encher os declives com um dos melhores substratos ("ADA") que deve existir.

No caso dele é só pedir a um dos ajudantes para ir a prateleira...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Provavelmente até um tupperware pode ser usado, desde que poupes no substrato. Se tiveres bastante inerte, faz apenas com ele. No meu novo projecto de 60l estava a pensar fazer algo do género, mas sem fértil, mas acabei por usar areia que tinha a mais por baixo do areão negro para lhe dar altura, chegou para o efeito que queria...

 

Provavelmente conseguia usar mais depressa um substrato da ADA do que um dos tupperware's lá de casa... :naughty:

Ok. Percebi a ideia. Da próxima já sei como fazer. Posso usar areia, pedras ou outra coisa barata para elevar o substrato. Ainda por cima no meu aquário só a parte da frente é que é visível por isso não tenho grande preocupação com o que se verá nas laterais.

Obrigado !

Cumprimentos,

Ruben Vasconcelos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

gosto bastante da montagem, está mesmo impecável.. Mais orgulhoso deves estar por ter mão tua em quase tudo.

Está mesmo bonito.

 

Diz-me uma coisa, não tens problemas com a pressão de CO2 e com o difusor? A garrafa consegue criar pressão constante para teres o difusor sempre a trabalhar ?

 

Dou-te outra sugestão para elevares uma colina/ilha etc.. Li isto algures por ai, não foi ideia minha.

Podes encher uma meia de vidro com areão de rio ou outra coisa qualquer que seja barato. As grandes vantagens são a facilidade que vais ter quando quiseres desmanchar a montagem e reutilizar o substrato e o facto de puderes moldar o areão como te der mais jeito. A meia vai ajudar nisso.

 

abraço e continua a actualizar :)

Editado por André Martins
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...

Diz-me uma coisa, não tens problemas com a pressão de CO2 e com o difusor? A garrafa consegue criar pressão constante para teres o difusor sempre a trabalhar ?

 

Dou-te outra sugestão para elevares uma colina/ilha etc.. Li isto algures por ai, não foi ideia minha.

Podes encher uma meia de vidro com areão de rio ou outra coisa qualquer que seja barato. As grandes vantagens são a facilidade que vais ter quando quiseres desmanchar a montagem e reutilizar o substrato e o facto de puderes moldar o areão como te der mais jeito. A meia vai ajudar nisso.

...

Viva !

 

Muito obrigado. Realmente dá um gozo especial quando as coisas são feitas por nós.

 

Quanto ao CO2, sim tenho bastante pressão. Tenho tanta que o difusor já partiu no interior na zona da espiral, ou seja, agora não a percorre. Sai logo para o difusor cerâmico.

Aproveitei ainda a cabeça de um pequeno filtro que tinha, para a colocar por cima do difusor. Isto além de me dar uma ajuda na circulação da água, ainda desfaz mais as bolhas de CO2 e as espalha por todo o aquário.

 

Essa ideia da meia de vidro é fantástica ! Vou passar a usá-la de certeza absoluta ! Obrigado !

 

Cumps,

Ruben

Editado por ruben02

Cumprimentos,

Ruben Vasconcelos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

(...)Podes encher uma meia de vidro com areão de rio ou outra coisa qualquer que seja barato. As grandes vantagens são a facilidade que vais ter quando quiseres desmanchar a montagem e reutilizar o substrato e o facto de puderes moldar o areão como te der mais jeito. A meia vai ajudar nisso(...)

 

Tenho pena de não teres escrito isso antes de eu misturar os meus substratos...lol

 

Se o Ruben tem dificuldades em "conseguir" um tupperware, será que consegue a meia? :P

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Viva,

 

Para começar bem o ano aqui vai um pequeno update do estado actual do aquário (com 68 dias).

Fiz algumas alterações ao layout inicial e penso que desta forma ficou mais equilibrado.

Já não tenho praticamente algas excepto no musgo de java da árvore. Não percebo bem porquê mas na parte superior da copa, as filamentosas teimam em aparecer. Será por luz em excesso ? Nas partes laterais da copa e por baixo, nada de algas

Entretanto passei a usar CO2 pressurizado e notei uma grande diferença na forma como as plantas se desenvolvem e no controle das algas.

 

Votos de um Excelente ano 2014 para todos !

 

 

uqiw.jpg

 

w1r8.jpg

 

gr5s.jpg

 

ugu5.jpg

  • Votar + 1

Cumprimentos,

Ruben Vasconcelos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sabia que era possível, mas o aqua está ainda mais espectacular!

 

Parabéns!

Obrigado ! :)

Não tive foi sorte com o tapete de Eliocharis. Mas como as blyxas estão a desenvolver bastante bem, estou a usá-las para preencher o 1º plano.

E as anubias não se importaram nada de ficar na zona de sombra da árvore ;).

Cumprimentos,

Ruben Vasconcelos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.