Calha LED


seraph

Recommended Posts

Boa noite,

 

comprei um kit da aquatlantis que trás uma calha led, a unica informação que lá diz é que são 52 leds de 4w, como é que se faz as contas neste caso, para a regra de 1w\l?

 

obrigado!

:\

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

São 52Led de 4W? Isso é uma brutalidade de luz. Qual o tamanho de aquário?

 

A regra 1W/L é só para te seguires mais ao menos. Não é sempre válida. Podes ter 200W em lâmpadas incandescentes que não serve de nada. Aspectos importantes são lumens e par.

Afonso Cunha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite, comprei um kit da aquatlantis que trás uma calha led, a unica informação que lá diz é que são 52 leds de 4w, como é que se faz as contas neste caso, para a regra de 1w\l? obrigado!

 

ajudava dizeres o tamanho do aquario, mas partindo do principio que será um aqua de 30 a 60litros esses 54 leds que no total consomem 4w apenas pouco mais vão dar do que para veres os peixes e manteres uns musgos e umas anúbias,

 

esses 4W são apenas o consumo da fonte de alimentação, não podes fazer uma relação com a litragem do aquario , tens de ter em conta outros factores como os lumens e a capacidade de luz penetrar na coluna de água,

 

agora tendo em conta a experiência que tenho com leds próprios para aquário a relação de W / litro anda em torno de 0.25 a 0.5 conforme se trate de aquas com grande ou pequena litragem respectivamente

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tendo em conta a calha de Leds ter vindo num Kit, dúvido muito ser 200 wats de leds lol,

 

Sendo o mais certo 4 w totais, vais ter Leds para ver os peixes mas para ser num plantado, vai ser demasiado pouca luz,
Tenho um kit tambem de 52 Leds da Beamswork com 4w, e não é suficiente para energia num plantado,

Ou informas-te sobre calhas Led decentes ou ficas por plantas que não gostem/precisem de energia extra para crescer :)

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas noites,

 

têm razão são 4w totais!

 

A calha é para ser trocada, por uma t5 de 2X24w, penso que já seja suficiente para manter as plantas que pretendo introduzir (Rotala rotundifolia, Rotala sp. ''green'' e Pogostemon helferi).

 

 

:\

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E qual o tamanho do aquário?

de qualquer forma a luz já é boa, mas para bom crescimento não podes só ter boa luz e o resto mau ;)

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas tardes,

tenho um foco led com estas especificações que dizem?

acho a temperatura 5700° K muito baixa não?

 

Voltage: 9-33VDC

Number of LED's: 16

Power Consumption (@ 13.5VDC): 41W

Luminous Flux (calculated): 2720clm

Luminous Flux (measured): 2475clm

Luminous Efficacy (lumens per watt): 60lm/W

Light Temperature: 5700° K

Ambient Temperature: -40°C to +50°C

Housing Material: Aluminum

Optics: Lens & Reflector

Lens Material: Nylon

Connection: 2m Cable with Leads

Bracket: Stainless Steel

 

 

 

:\

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde a todos

 

Encontrei no leroy merlin uma calha de leds com as seguintes características:

- Armadura T5 LED 90 cm 10 W e 800 lumens

- Tem suportes

Parece bastante pratico e fácil de aplicar,

vou necessitar de renovar o meu aquário (1 Metro) e mudar a iluminação e estou a colocar esta possibilidade e fixar duas calhas destas.

O que acham será suficiente para manter plantas?

 

Obrigado a todos e votos de um bom fim de semana.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas tardes, tenho um foco led com estas especificações que dizem? acho a temperatura 5700° K muito baixa não? Voltage: 9-33VDC Number of LED's: 16 Power Consumption (@ 13.5VDC): 41W Luminous Flux (calculated): 2720clm Luminous Flux (measured): 2475clm Luminous Efficacy (lumens per watt): 60lm/W Light Temperature: 5700° K Ambient Temperature: -40°C to +50°C Housing Material: Aluminum Optics: Lens & Reflector Lens Material: Nylon Connection: 2m Cable with Leads Bracket: Stainless Steel

boas, qual seria a aplicação?

 

em termos de eficácia luminosa daria para um plantado exigente em 60litros, a temperatura de cor é que não é a melhor, mas também não é má de todo, fica um meio termo entre 4200k e 6500k, mas para única lâmpada seria sempre melhor de 6000 para cima.

 

Sendo um foco é que pode dar alguns problemas pois é provável que não disperse a luz uniformemente pela coluna de água num áqua de 60L retangular, fazendo com que a luz não chegue a todas as plantas e pode provocar o surgimento de algas nas zonas de maior incidência, talvez a fosse melhor aplicado num cubo pequeno.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde a todos

 

Encontrei no leroy merlin uma calha de leds com as seguintes características:

- Armadura T5 LED 90 cm 10 W e 800 lumens

- Tem suportes

Parece bastante pratico e fácil de aplicar,

vou necessitar de renovar o meu aquário (1 Metro) e mudar a iluminação e estou a colocar esta possibilidade e fixar duas calhas destas.

O que acham será suficiente para manter plantas?

 

Obrigado a todos e votos de um bom fim de semana.

boas,

 

depende das plantas, da litragem e da temperatura de cor,

 

mesmo que o espectro seja bom duas dessas armaduras não chegam bem a equivaler teres duas t5 de 24W devendo andar o total das duas em torno do 40 e poucos watts e termos de iluminação fluorescente,

 

se considerarmos um aqua de 1M dos mais pequenos (ca:120L) dá para teres plantas com exigências muito baixas, se for maior pouco mais vai dar do que para veres os peixes e teres umas anúbias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais