Cervo 260Litros


daniel91

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Boa noite pessoal, estava a montar um nano reef de 100L mas entretanto juntei-me e tive oportunidade de montar um Reef maior agora um de 260 Litros.

Aproveitei algum equipamento do reef anterior, aqui fica o meu Setup;

 

 

Aquário:101x40x50
Iluminação: Led x 2 par38
Circulação: jvp 5000l/H
Rocha Morta: Ainda não sei
Substracto: Areia de coral

Sump: 40x46x35 +-64 Litros de sump
Escumador: Deltec APF600
Escoamento/Retorno: Resun 2000l/H ;
Aquecimento: 1 x 300 Prodac

Kh, Ca e Mg: Método de Balling

 

Aqui fica uma foto da minha banheira

 

g9i4.jpg

 

 

Ainda me falta instalar o sistema UV e a subida, entretanto fui enchendo o reef com agua de osmose..

 

Cmp e aguardo Opiniões :)

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Olá Daniel boas

o RicardoMaia tem razão, devia repensar a sump, não equecer que uma divisória devia ser só para a bomba de retorno e a boia para a reposição da água evaporada, que necessita de alguma calma.

assim como está, o tubo de queda de água, vai fazer muito reboliço e a boia anda sempre a saltar.

além de outros factores o aumento da sump também lhe permite aumentar o volume de água que como sabe quanto mais água num sistema mais fácil se torna manter a estabilidade, enfim já que tem espaço não se acanhe.

esse escumador é bom tenho um igual e funciona muito bem.

abraço

afonso

Editado por afonso321
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Está quase Daniel :)

 

na minha opinião devias de repensar a sump, aumentar para o dobro talvez.

Boas ricardo. Obrigado pela ajuda vou tratar de uma nova sump:-)

 

Abraço e força nisso

Editado por daniel91
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Olá Daniel boas

o RicardoMaia tem razão, devia repensar a sump, não equecer que uma divisória devia ser só para a bomba de retorno e a boia para a reposição da água evaporada, que necessita de alguma calma.

assim como está, o tubo de queda de água, vai fazer muito reboliço e a boia anda sempre a saltar.

além de outros factores o aumento da sump também lhe permite aumentar o volume de água que como sabe quanto mais água num sistema mais fácil se torna manter a estabilidade, enfim já que tem espaço não se acanhe.

esse escumador é bom tenho um igual e funciona muito bem.

abraço

afonso

Ola sr Afonso mais uma vez muito obrigado pela sua ajuda.

Vou tratar de fazer uma nova sump. Está era do meu antigo projeto e aproveitei, Mas sendo assim vou corrigir...

Este deltec precisa do nível da água ate ao copo ? Pergunto isto Porque o serralheiro lembrou-se de por umas barras a meio da estrutura e fiquei com pouca margem. Não queria muito estar a tirar a água toda fora :) Mas se tiver de ser que remédio.

Ontem já instalei o uv, já liguei a subida para testar..bem que emoção:-) comprei Tambem para a subida uma ponta direcionar da Blau para me dar potência na saída. Hoje chegou-me o filtro bag e já tenho o sistema para a reposição da água. Para já acho que Estou no bom caminho pouco a pouco tenho comprado.

Cmp

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Olá de novo

Daniel isso com alma vai de certeza.

bom em relação ao escumador Deltec APF600 não tem nada que se preocupar com o nivel de água pois esse escumador tanto trabalha fora como dentro de sump. apenas se regula a entrada de ar e depois é vê-lo escumar.

eu tenho o meu dentro da sump pios não tenho espaço cá fora, é pena porque ficava com a sump mais desempedida.

vou continuar por cá para seguir este tópico.

cumprimentos

afosno

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Olá de novo

Daniel isso com alma vai de certeza.

bom em relação ao escumador Deltec APF600 não tem nada que se preocupar com o nivel de água pois esse escumador tanto trabalha fora como dentro de sump. apenas se regula a entrada de ar e depois é vê-lo escumar.

eu tenho o meu dentro da sump pios não tenho espaço cá fora, é pena porque ficava com a sump mais desempedida.

vou continuar por cá para seguir este tópico.

cumprimentos

afosno

Boa Noite Sr Afonso, a Sump já está encomendada :) Amanha já vou verificar se existe fugas de água na subida e descida e se ainda tiver tempo já faço a mistura do sal para iniciar o ciclo.

 

Cmp e bom fim de semana

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Boas Daniel.

O teu projeto esta a ficar muito porreiro eu também curtia um reef assim mas a falta de T€mpo não ajudou, vou tentar seguir o teu projeto já que somos quase vizinhos xD

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Boas Daniel.

O teu projeto esta a ficar muito porreiro eu também curtia um reef assim mas a falta de Tmpo não ajudou, vou tentar seguir o teu projeto já que somos quase vizinhos xD

boas barbosa...

O meu projeto já vai fazer um ano, todos os meses comprava uma coisa, com força de vontade todo se consegue. O salgado é outro mundo. Cmp

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boas barbosa...

O meu projeto já vai fazer um ano, todos os meses comprava uma coisa, com força de vontade todo se consegue. O salgado é outro mundo. Cmp

sim já estive a ver pelo outro que ias começar.. eu sei que é e tudo muito mais natural e vivo...

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Olá bom dia Daniel

dê uma olhadela neste texto que retirei da net. não é da minha autoria, talvez ajude

 

O Ciclo do Azoto e o Síndrome do Novo Aquário

O que é o Ciclo do Azoto?

Tal como todas as criaturas vivas, os peixes libertam excrementos (xixi e cócó). Estes compostos à base de nitrogéneo decompõem-se em amónia (NH3),que é altamente tóxica para a maioria dos peixes. Na natureza, o volume de água por peixe é extremamente alto, e os resíduos diluem-se para baixas concentrações. No aquário, ao contrário, pode demorar tão pouco como algumas horas para que as concentrações de amónia atinjam níveis tóxicos.

Quanta amónia é demais? A resposta rápida é: se um kit de teste é capaz de a medir, já é demais (i.e. está em concentrações que pode prejudicar os peixes). Considere acções de emergência (mudanças de água, zeólitos, argila) para reduzir o perigo. (uma discussão mais detalhada da toxicidade da amónia está mais à frente nesta secção.)

Falando em termos de aquários, o "ciclo do azoto" (mais precisamente, o ciclo de nitrificação) é o processo biológico que converte a amónia noutros, relativamente inofensivos, compostos de azoto. Felizmente, existem bactérias que fazem esta conversão para nós. Algumas espécies convertem amónia (NH3) para nitritos (NO2-), enquanto outras convertem os nitritos para nitratos (NO3-). Assim "fazer o ciclo do o aquário" refere-se ao processo de estabelecer colónias de bactérias no substrato filtrante que convertem amónia -> nitritos -> nitratos.

As espécies desejáveis de bactérias nitrificadoras estão presentes em todo o lado (e.g. no ar). Portanto assim que tiver amónia no aquário é apenas uma questão de tempo antes que as bactérias desejáveis estabeleçam uma colónia no substrato do seu filtro. A melhor maneira de conseguir isto é colocar um ou dois (ênfase no UM ou DOIS) peixes resistentes e baratos no seu aquário. Os detritos dos peixes contém amónia da qual as bactérias vivem. Não dê comida a mais! Mais comida significa mais amónia! Sugestões para algumas espécies são: peixes dourados comuns (para tanques de água fria), zebras, barbos para tanques de água quente e peixes donzela em aquários de água salgada.

 

Durante o processo de ciclo, os níveis de amónia vão subir e depois repentinamente baixar à medida que as bactérias formadores de nitritos se estabelecerem. Dado que as bactérias formadoras de nitrato só começam a aparecer quando houver nitritos presentes em quantidade suficiente, os níveis de nitrato vão disparar (à medida que a amónia acumulada é convertida), continuando a subir à medida que a amónia produzida é convertida em nitritos. Uma vez as bactérias formadoras de nitratos estejam estabelecidas, os níveis de nitritos vão cair, os níveis de nitratos vão subir, e o aquário está em ciclo.

O seu aquário estará totalmente em ciclo assim que haja produção de nitratos (e os níveis de amónia e de nitritos sejam zero). Para determinar quando o ciclo está completo, compre os kits de teste apropriados (veja a secção de Test Kits) e meça os níveis, ou leve uma amostra de água à loja de peixes deixando-os efectuar os testes por si (talvez por uma pequena quantia). O processo de ciclo demora normalmente entre 2 a 6 semanas. A temperaturas abaixo de 21C, demora mais a fazer o ciclo do aquário. Em comparação com outros tipos de bactérias, as bactérias nitrificadoras crescem lentamente. Em condições óptimas, são precisas 15 horas para uma colónia duplicar de tamanho!

Muitas vezes é possível acelerar o tempo de ciclo. Alguns procedimentos comuns são descritos mais abaixo nesta secção.

Cuidado: EVITE A TENTAÇÃO DE COMPRAR MAIS PEIXES ATÉ QUE O SEU AQUÁRIO TENHA EFECTUADO O CICLO COMPLETO! Mais peixes significam maior produção de amónia, prejudicando o seu bem estar e provavelmente causando mortes. Uma vez atingidos níveis de amónia altamente prejudiciais ou tóxicos, o seu aquário sucumbiu ao "Síndroma do aquário novo", o aquário ainda não está totalmente em ciclo e a amónia acumulada tem concentrações letais para os peixes.

Quanta amónia é demais?

Num aquário estabelecido, a amónia não deve ser detectada usando os test kits comuns, disponíveis nas lojas. A presença de níveis detectáveis indica que o iltro biológico não está a trabalhar em condições, ou porque o aquário ainda não estabilizou completamente, ou porque o filtro não está a funcionar de forma adequada (e.g. demasiado pequeno para a carga de peixes, entupido, etc.) É imperativo que trate do problema (o filtro) conjuntamente com os sintomas (altos níveis de amónia).

A concentração letal para os peixes varia entre espécies; algumas são mais tolerantes do que outras. Além disso, outros factores, tais como a temperatura da água e a química têm um papel importante. Por exemplo, a amónia (NH3) muda continuamente para amoníaco (NH4+) e vice-versa, com as concentrações relativas de cada um dependendo da temperatura da água e do pH. A amónia é extremamente tóxica: o amoníaco é relativamente inofensivo. A altas temperaturas e pH, há mais azoto na forma de amónia do que com um baixo pH.

Os test kits comuns medem a amónia total (amónia + amoníaco) sem distinguir entre as duas formas. O quadro seguinte dá-nos a quantidade máxima de amónia-N em mg/L (ppm) que pode ser considerada segura a uma dada temperatura e pH. De novo, note que um aquário com um filtro biológico estabelecido não terá amónia detectável; este quadro é apenas para fins de emergência. Se os seus níveis se aproximam ou excedem os níveis mostrados, tome medidas de emergência IMEDIATAMENTE

 

Temperatura da água

pH 20C(68F) 25C(77F)

________________________________

6.5 15.4 11.1

7.0 5.0 3.6

7.5 1.6 1.2

8.0 0.5 0.4

8.5 0.2 0.1

Minimize o stress dos peixes durante o ciclo

Se os níveis de amónia se tornarem altos durante o processo de ciclo devem ser tomadas medidas correctivas de modo a prevenir a morte dos peixes. Provavelmente será necessário efectuar uma sequência de mudanças parciais de água, diluindo a amónia para níveis seguros.

Como medida de precaução final, vários produtos comerciais (i.e. "Amquel ou "Amno-Lock") neutralizam com segurança a toxicidade da amónia. Amquel não remove a amónia, apenas neutraliza a sua toxicidade. Filtragem biológica é sempre necessária para converter a amónia (neutralizada) em nitritos e nitratos. Assim, adicionando Amquel, a amónia produzida pelos peixes é neutralizada instantaneamente, no entanto ainda permite a continuação do ciclo do azoto. Usar Amquel durante a fase de ciclo tem, no entanto, uma significante desvantagem. Amquel e produtos similares podem provocar falsas leituras em test kits, tornando difícil determinar exactamente quando o ciclo se completou. Veja a secção test kits para mais detalhes.

 

Também é possível fazer o ciclo de um aquário sem adicionar peixes. O papel dos peixes no processo de ciclo é apenas a produção constante de amónia; o mesmo efeito consegue-se adicionando formas químicas de amónia manualmente (e.g. cloreto de amoníaco). No entanto é uma pouco mais complicado do que usar peixes porque a química da água precisa de ser controlada mais de perto de modo a adicionar a quantidade certa de amónia diariamente.

Acelerando o processo de ciclo

O ciclo do azoto pode ser acelerado ou ter uma boa ajuda de diversas maneiras. Infelizmente requerem o acesso a um aquário já estabelecido, o que um aquariofilista principiante pode não ter disponível. A ideia principal é encontrar um aquário já estabelecido, tirar algumas das bactérias e colocá-las no novo aquário.

Muitos filtros têm uma esponja ou lã no interior, à qual as bactérias nitrificantes aderem. Colocando todo ou parte desse conteúdo (proveniente de um aquário estabelecido) no interior do filtro do novo aquário acelera um pouco as coisas.

 

Se o aquário já estabelecido usa um filtro de fundo, as bactérias nitrificadoras aderem ao areão. Leve algum do areão (uma chávena ou mais) e suspenda-o, embrulhado num saco de pano, dentro do seu filtro (se possível), ou disponha-o por cima do areão do aquário novo (se este tiver um filtro de fundo).

 

Se tiver um filtro externo, de esponja ou de canto, ligue-o a um aquário estabelecido e deixe-o funcionar durante mais ou menos uma semana. As bactérias na água irão estabelecer uma colónia no novo filtro. Após uma semana mude o filtro, já "cultivado", para o novo aquário.

 

Ultimamente, produtos que contêm colónias de bactérias nitrificadoras estão disponíveis nas lojas de animais (e.g. "Fritz", "Bio-zyme", "Cycle"). Em teoria, adicionar bactérias acelera o processo de colonização. A experiência na "net" com estes produtos tem sido contraditória: algumas pessoas têm sucesso, enquanto outras avisam que não funciona de todo. Em princípio, tais produtos deveriam funcionar bem. No entanto, as bactérias nitrificadoras não conseguem viver indefinidamente sem oxigénio e alimento. Assim, a eficácia do produto depende da sua frescura e pode ser afectada por uma má utilização (e.g. sobreaquecimento). Infelizmente, estes produtos não vêm com data de embalagem, assim não há forma de saber a idade que têm.

 

Algumas (não muitas) lojas de aquários fornecem aos compradores uma chávena de areão de um aquário já estabelecido. Uma palavra de cuidado é apropriada nesta altura. Devido à natureza do negócio, os aquários das lojas muito provavelmente contêm agentes patogénicos indesejáveis (bactérias, parasitas, etc.), não quer certamente inseri-los num aquário já em ciclo. Para alguém que está a montar o seu primeiro aquário, no entanto, todos os peixes serão provavelmente comprados nessa mesma loja, assim o perigo é relativamente pequeno, dado que os novos peixes já estiveram expostos aos mesmos agentes patogénicos. Se possível faça o ciclo com bactérias que não sejam provenientes de um aquário de uma loja.

Claro que há muitas variações ao que foi dito que também funcionam. No entanto, é um pouco difícil dar uma receita exacta que funcione de certeza. O melhor é usar uma atitude conservadora e não adicionar peixes muito rapidamente. Além disso, teste a água para se certificar que os nitratos estão a ser produzidos, eliminando o trabalho de adivinhar quando o seu aquário está em ciclo.

Editado por afonso321
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Boa Noite pessoal...Trago algumas novidades hoje já pôs a rocha viva no meu aquário(que emoção) e ando em testes com um canhão Led :) tem óptimos consumos 45watts, aqui fica umas fotos;

 

prr.JPG

Ainda em testes :)

Próxima compra duas par38 uma roxo e outra royal blue ambas de 15watt, o que acham=?

 

O que acham do layout da rocha viva ?

 

Cmp

Editado por daniel91
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Boa noite camaradas hoje andei a fazer umas alterações na calha, cortei um pouco o perfil, ainda estou à espera de mais 4 leds, 2 com azul e branco e 2 violetas.

Sábado já devo ter a sump e já ponho o deltec a bombar, ficam aqui os meus parâmetros actuais do reef:

Temp: 25ºC

Dens: 1021.0

Ph: 8,5

KH: 8,0

NH4:0

NO2: 0,01mg/l

NO3: 0mg/l

PO4: 0

 

 

Opiniões???

 

Aqui fica uma foto...

adr.JPG

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Olá Daniel bom dia

a calha ficou melhor assim cortada, agora vamos esperar para ver a continuação

abraço

 

Boa tarde sr afonso. pouco a pouco vamos indo:-) o que acha dos meus parâmetros?

Sábado haver se já tenho a sump de 100litros:)

abraço e bom fim de semana

afonso

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Olá Daniel bom dia

a calha ficou melhor assim cortada, agora vamos esperar para ver a continuação

abraço

 

Boa tarde sr afonso. pouco a pouco vamos indo:-) o que acha dos meus parâmetros?

Sábado haver se já tenho a sump de 100litros:)

abraço e bom fim de semana

afonso

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Olá Daniel

amanhã com a sump fica o sistema completo.

em relação aos parâmetros nesta fase não é muito importante, de qualquer modo tente subir a densidade para os 1023.

na minha opinião para poupar um pouco os testes faça as medições dos parâmetros uns dias antes de meter os vivos, nessa altura faça o máximo de testes que tiver.

boa sorte

abraço

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Olá Daniel

amanhã com a sump fica o sistema completo.

em relação aos parâmetros nesta fase não é muito importante, de qualquer modo tente subir a densidade para os 1023.

na minha opinião para poupar um pouco os testes faça as medições dos parâmetros uns dias antes de meter os vivos, nessa altura faça o máximo de testes que tiver.

boa sorte

abraço

Boa noite Sr Afonso, cheguei agora a casa e fui ver o meu reef e notei que uma parte da rocha viva está mais amarelada o que será=? cmp

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é natural é uma das fases do ciclo, depois passa, pode também ficar esverdeada normalmente acaba por passar sem ser necessário intervir.

deixe passar um mês e depois já dá para fazer leituras e tirar conclusões mais acertadas.

mas atenção existe no fórum rapaziada muito mais entendida do que eu, espero que apareçam e ajudem no que puderem.

abraço

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é natural é uma das fases do ciclo, depois passa, pode também ficar esverdeada normalmente acaba por passar sem ser necessário intervir.

deixe passar um mês e depois já dá para fazer leituras e tirar conclusões mais acertadas.

mas atenção existe no fórum rapaziada muito mais entendida do que eu, espero que apareçam e ajudem no que puderem.

abraço

Obrigado Sr Afonso, tem sido uma grande ajuda para mim

 

1 abraço

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Boa noite, aqui fica a minha grande actualização do meu reef, o meu primeiro grande azar...a minha namorada liga-me a dizer que o vidro descolou e a calha t5 caiu para dentro de agua é escusado dizer que foi alta chama lool, a minha sorte é que ainda nao tenho peixes porque se não ainda estava a chorar, ainda estou espantado com o que aconteceu, melhores dias virão.

 

Cmp desde valença do minho

rxog.jpg

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