Que caracois ou camarões escolher?


Recommended Posts

Boas.

 

Hoje mesmo acabei de mudar o aqua.

Passei de uma areia fina (1mm) preta para godo.

 

Uma das razoes da mudança do layout foi a praga de algas (demasiada luz digo eu) e a agua ficou baça em 2 dias.

Nem com TPA's lá ia ao sitio, não sei bem o que se passou.

 

Assim, montei novamente tudo, mudei lãs e ceramicas (manti as antigas 8 dias em conjunto com as novas), e agora além de controlar melhor a luz, queria saber a opiniao dos ilustres "viciados" em aqua :D sobre que caracois ou camarões escolher para fazer companhia a guppies (cerca de 4 adultos 10 juvenis e mais de 70 alevins) e uma ou duas plantas de manutenção facil.

Coloquei também uma bomba de circulação no fundo.

 

Não tenho substrato, nem areia fina. Só godo grande (entre 5 e 12 cm, a ver o que dá) e duas plantas.

 

Obrigado desde já pelas opiniões que vierem.

Editado por RuiGonçalves

Rui Gonçalves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora, alimentação:

 

Artémia Salina liofilizadas

Larvas de mosquito vermelho liofilizadas

Sera granulado

Sera flora

 

A "bicharada" a cá meter além de mais, será para controlar o aparecimento de algas.

 

0f5i.jpg

Editado por RuiGonçalves

Rui Gonçalves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Rui,

 

Temo que essas pedras por serem brancas possam eventualmente promover algum desenvolvimento de algas, pela luz reflectida. Mas, talvez não...

 

Aquando das mudas de água, convém aspirar os detritos acumulados no fundo. Diminui a matéria orgânica, diminuindo os nutrientes disponíveis para as algas se desenvolverem.

Cuidado com as quantidades de comida... não exagerar.

Poderás tentar umas plantas de crescimento rápido, se tiveres para aí virado. Não sei se estás a pensar colocar mais plantas...

Que tipo de lâmpadas são, características?

 

Para ajudar a controlar as algas, podes tentar:

- Peixes: Ancistrus

- Caracóis: Neritina natalensis, Planorbis Corneus

- Camarões: do comum Red Cherry a qualquer outro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ricardo,

 

Neste aqua, decidi colocar estes godos precisamente para facilitar a aspiração aquando das tpa's.

Tinha uma areia preta muito fina o que não ajudava rigorasamente nada na hora de aspirar. Vinha a areia ficava a porcaria.

 

Já tenho destes godos noutro aqua no quarto, onde tenho os teus famosos endler, e tem resultado muito bem, se bem que a exposição de luz é melhor controlada que neste.

Assim, aqui tenho 1 fita de 5m de leds (http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=219509&hl=) e durante o final de tarde bate sol durante cerca de 60 min (mas só numa pequena parte do aqua), mas atravéz de vidro duplo e de uma tela semi-transparente, por isso o impacto é pouco.

So ligo a luz se necessário (tenho uma varanda a 3 metros virada a poente, tem bastante luz indirecta) e no máximo 8h dia.

 

Quanto a plantas, já tive Limnobium laevigatum, ceratophyllum demersun (foxtail) etc. mas cansei-me, porque crescem demasiado depressa, e obriga-me das duas uma, ou a mante-las na parte de trás do aqua, ou estar sempre a podar senão não vejo os peixes, já para não falar das pequenas particulas que se vão soltando. Tive também musgo de java (detestei) e tenho no outro aqua riccia fluitans.

 

Quanto à riccia fluitans estava com ideias de fazer um tapete... mas ainda não me decidi.

Quanto a meter mais plantas, só se for do genero das que já tenho (e não sei o nome), e porque a "maria" também diz que precisa de mais verde...

Por mim era capaz de ficar assim...

 

Mais peixes... nops.

 

 

Quanto aos caracois acho que os Planorbis Corneus vão ser a 1ª escolha, até já tenho um expert na matéria que me vai aranjar alguns lol...

 

Já agora, só para ter a certeza que não ando a fazer asneiras... mudo as lãs de mês a mês e as cerámicas de 2 em 2 meses (tenho 2 packs de cerámicas por isso alterno na mudança), e TPA's de 25lt por semana (aqua de 120).

 

Abraços

Editado por RuiGonçalves

Rui Gonçalves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

as ceramicas nunca se mudam, cada vez que o fazes estragas o ciclo

 

Boas.

 

Acho que não estrago o ciclo, porque como tenho 2 packs, só mudo um de cada vez, de forma a dar tempo a que o novo possa ficar colonizado de bacterias, e só um mês depois é que mudo o outro. Ou seja tenho sempre cerámicas com mais de um mês ou dois meses.

Mas ainda assim está errado mudar?

Rui Gonçalves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim as ceramicas nunca se mudam, lavam-se (se possivel com agua do aquario) e colocam-se novamente.

la é onde se encontra uma grande colonia de baterias nitrificantes, cada vez que retiras acabas por estragar uma parte das bacterias e destabilizas o aquario e com isso aparecimento de algas..........

abraços

joao santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim as ceramicas nunca se mudam, lavam-se (se possivel com agua do aquario) e colocam-se novamente.

la é onde se encontra uma grande colonia de baterias nitrificantes, cada vez que retiras acabas por estragar uma parte das bacterias e destabilizas o aquario e com isso aparecimento de algas..........

 

Sempre a aprender. Gracias :D

Rui Gonçalves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É precisamente isso, tal como o j-santos, disse. E mesmo quando lavas as cerâmicas em água do aquário, quando há necessidade, se estiverem muito sujas, este processo deve ser o mais rápido possível e nunca deixar secar.

 

Para o tapete de riccia fluitans ou outro, poderás utilizar chapinhas em aço-inox no fundo do aqua para prender a planta. Ou, aplicas riccia fluitans nas pedras e com uma rede a envolver para prender. Ao fim de umas semaninhas, poderás gostar do resultado. :smile2:

 

Qual a água que utilizas para as TPA's?

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou um bocado retinente em fazer o tapete.

Já tenho a rede para as prender e tudo, mas antes de mudar para este layout, parace-me que a riccia estava a deixar uma "gosma" na superficie da agua, e que estava a turvar a agua...

 

 

Uso água garrafao continente!

Editado por RuiGonçalves

Rui Gonçalves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.