Parasitas externos em alevins


Recommended Posts

Boas,

 

Tenho uma ninhada de bettas que estão agora com 13 dias e com tamanhos entre os 4 e os 6mm. Alguns deles têm o que penso ser vermes um pouco por todo o corpo, mas principalmente na zona da boca e cabeça. Pensei tratar-se do inicio de algum fungo ou doença do algodão, mas estes vermes têm movimento. Há uns dias vi o que julgo ser uma hidra, não sei se estraá relacionado com isto.

 

Apesar disso o comportamento deles está normalissimo, comem bem, estão activos e não os vejo a coçarem-se. A taxa de mortalidade não aumentou em relação às minhas antigas criações. Os pais deles e os peixes que estavam antes neste aquário não têm sinais nenhuns disto. Nos vidros não há vermes nenhuns, nem no fundo, só mesmo nos alevins.

Em todas as outras criações de bettas que já tive nunca vi nada semelhante, o setup e os metodos que estou a usar nesta são os mesmos que usei em todas as outras. Em adultos também nunca vi nada assim.

 

Não quero estar a iniciar um tratamento sem saber do que se trata. Nas pesquisas que tenho feito vi que nos discus é usado o Praziquantel para tratar os parasitas na pele e guelras. Serão estes parasitas do mesmo tipo?

 

Deixo aqui algumas fotos:

 

dJyiFHK.jpg

6oYBqrS.jpg

buLAbP0.jpg

F95mP2V.jpg

MMP7djX.jpg

gd2c7MI.jpg

 

Obrigado desde já

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu ja tive isso num cauda de espada. desapareceu aumentando a temperatura e sal. em principio são só planarias. pelo que li, os bettas alevinos devem levar 1gr de sal grosso por litro de água. alguem que confirme, mas tenho visto por ai

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Parece ser girodactilose. Sao d facto parasitas que s agarram as membranas dos peixes. O que li acerca disso aconselha medicaments proprios d controlo parasitario como Paratox ou Coult. Mas fala primeiro com um veterinario ou com alguem da tua loja d animais em que tenhas confiança sobre os melhores medicaments anti-parasitarios para o teu caso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Felizmente consegui cura-los. Fiz um tratamento seguindo a bula com sera mycopur, é o aconselhado no manual de doenças da sera contra os gyrodactylus. Depois disso aumentei a temperatura e adicionei sal e já estão totalmente livres de parasitas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que bom. É sempre bom saber o que é que a malta usa n tratament das doenças porque nem sempre o que vem ns livros é facil d encontrar ou entao sao bastante dispendiosos ou complicados d aplicar. Fico contente por teres conseguido resolver o problema dos teus alevins. cmp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais