"Migração" para Ciclídeos Africanos


acid_crash

Recommended Posts

Boas a todos

 

Como indica o tópico, vou "migrar" o meu aquário maior (100cm x 60cm x 60cm) que está actualmente configurado e a funcionar para Discus, Escalares e peixes de biótopo Amazónico, temperatura nos 29º~30º, 2 pedras Dragon Stone (+/- 6kg as duas), acho que 7l de substrato fértil e por cima 50l de areia de filtro de piscina, um tronco escuro e algumas plantas, Valisnerias.

 

Quanto a maquinaria, tenho 2 calhas de LED DIY com 10 * 10W com temperatura entre os 3400k e os 6000k, fita led azul "moonlight", 2 filtros externos SunSun, 1 HW-303B e 1 HW-320, os filtros têm esponjas, cerâmica e turfa, esta ultima é para sair e substituir por algo para aumentar o ph

 

Gostava de saber o que posso manter e o que tenho de trocar ou adicionar.

 

Segundo o que tenho lido, os filtros deverão chegar, tenho de trocar a temperatura dos leds para 12000k até 20000k, e adicionar uma bomba de circulação.

 

Agora a nível de pedras e landscaping e como aumentar o PH é que estou a leste.

 

Desde já obrigado

Editado por acid_crash
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos

 

Como indica o tópico, vou "migrar" o meu aquário maior (100cm x 60cm x 60cm) que está actualmente configurado e a funcionar para Discus, Escalares e peixes de biótopo Amazónico, temperatura nos 29º~30º, 2 pedras Dragon Stone (+/- 6kg as duas), acho que 7l de substrato fértil e por cima 50l de areia de filtro de piscina, um tronco escuro e algumas plantas, Valisnerias.

 

Quanto a maquinaria, tenho 2 calhas de LED DIY com 10 * 10W com temperatura entre os 3400k e os 6000k, fita led azul "moonlight", 2 filtros externos, os quais agora não me lembro dos modelos, mas chegando a casa logo já coloco aqui, os filtro têm esponjas, cerâmica e turfa.

 

Gostava de saber o que posso manter e o que tenho de trocar ou adicionar.

 

Segundo o que tenho lido, os filtros deverão chegar, tenho de trocar a temperatura dos leds para 12000k até 20000k, e adicionar uma bomba de circulação.

 

Agora a nível de pedras e landscaping e como aumentar o PH é que estou a leste.

 

Desde já obrigado

 

Boa tarde e bem vindo desde já presumo que essa migração que vais fazer será para ciclídeos do Lago Malawi, pla pouca experiência que tenho digo que esse aquário é pequeno e vais ficar muito limitado ás espécies que vais poder manter, tem uma altura boa e largura também mas tem apenas um metro de comprimento...

Quanto a substrato fértil aconselho a não colocares porque estes meninos escavam como se não houvesse amanhã e vão remexer isso tudo...Podes plantar valisnérias á mesma mas apenas na areia de filtro de piscina que é o ideal para eles.

Quanto á filtragem não sei o caudal dos filtros depois coloca para podermos opinar.

As pedras quantas mais melhor menos conflitos vais ter no aquário e mais próximo da realidade vais ficar.

Quanto á iluminação para mim é indiferente apenas uma questão estetica e de gosto pessoal mas penso que na ordem dos 6000K será o ideal

Em relação ao ph deverias tirar a turfa dos filtros e os troncos e só com areia, pedras e valisnérias não terás problema de ph

 

 

cumps

TODAY IS A GIFT

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas dicas

 

O substrato já está no aquário há uns 2 ou 3 anos, debaixo de 10cm de areia de filtro de piscina, se calhar não devo precisar de tirar, caso seja necessário vai dar trabalho mas faz-se.

 

Quanto aos filtros, as specs indicam que o HW-303B faz 1400 L/h e o HW-302 faz 1000 L/h, quais as media que devo colocar para alem de esponja e cerâmica?

 

A água posso manter a que tenho mudando apenas os parâmetros, assim, penso eu, não perco as colónias de bactérias estabelecidas?

Como o aquário está praticamente sem peixes, apenas 3 ancistrus gold, se a mudança for lenta eles podem ambientar-se.

 

Se calhar posso compensar o tamanho da frente no aquário adicionando mais pedras na vertical, aproveitando a altura?

 

Quanto a iluminação, se calhar os 100W de led serão muito fortes, será aconselhado baixar?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

A preocupação nesse aquário é mesmo o tamanho. Os 100 cm de frente não são compensáveis com a altura. Vais ter que pensar muito bem o que vais colocar. Sinceramente só vejo uma opção em Malawis - os saulosis.

 

A areia podes manter e a iluminação é apenas uma questão estética.

 

Abraço,
Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, gostava de ter cor no aquario, mas estou a ver que com 100cm de frente vai ser um pouco dificil, mas não consigo ter mais que isso de momento, se calhar vou para outro tipo de peixes.

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Finalmente lá mudei o aquário para Malawi, apesar de apenas ter 100cm de frente, li bastantes fóruns, nacionais e internacionais, onde vi alguns aquários de Malawi com frente de 100cm ou mais pequeno onde as espécies escolhidas foram "dwarf mbunas", há sempre quem diga que dá, quem diga que não dá, eu irei ver por experiência própria.

 

Aqui ficam umas fotos do processo preparação do aquário:

 

b8c1.jpg

 

3epo.jpg

 

j6qw.jpg

 

9rwq.jpg

 

A iluminação é feita com 8 x LED 10W, nestas fotos ainda tinha o esquema de 4 x 10W Royal Blue + 4 x 10W 12000K, actualmente está com 4 x 10W 12000K + 2 x 10W Royal Blue + 2 x 10W 15000K, optei por mudar porque dava um tom muito azulado à água para o meu gosto.

 

a9kx.jpg

 

A fauna e flora que tenho actualmente no aquário é:

5 x Pseudotropheus Saulosi (ainda juvenis)

6 x Metriaclima Callainos (ainda juvenis), não sei se depois irei conseguir manter em adultos.

Valisnérias e Cryptos

 

y4z5.jpg

 

hcnp.jpg

 

ji4i.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

 

A fauna e flora que tenho actualmente no aquário é:

5 x Pseudotropheus Saulosi (ainda juvenis)

6 x Metriaclima Callainos (ainda juvenis), não sei se depois irei conseguir manter em adultos.

Valisnérias e Cryptos

 

 

 

Posso garantir-te que não vais conseguir manter os callainos nesse aquário.

 

Abraço,
Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu já reparei nisso, mas foram-me oferecidos por quem não percebe muito de peixes.

Noto que estão no aquário há menos tempo que os saulosi e crescem bem mais rápido. Vou ter de os vender ou tentar trocar por uns demasoni ou outra espécie de "mbunas anões" que não excedam os 9~10cm.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...
  • 1 ano depois...

Deixo aqui umas fotos para actualizar o tópico

 

Neste momento tenho apenas o filtro SunSun HW-303B a funcionar, sem UV (lampada fundida), este irá ser substituido por um JBL E1501, e adicionei uma bomba de circulação. Quanto à fauna, tenho 4 Saulosi e 5 Cailanos e alguns ancistrus juvenis, andam quase sempre escondidos nas rochas. Na flora adicionei Valisnerias Gigantea

 

KE6bMSP.jpg

 

e0oCcd0.jpg

 

HnvsEer.jpg

 

5AY0jmU.jpg

 

TXzI9cV.jpg

 

Gnc9cJP.jpg

 

ivsaMsl.jpg

 

WRDbpiV.jpg

 

ao1tPfx.jpg

 

bHbnxqJ.jpg

 

lsJK9eC.jpg

 

uQ3snMI.jpg

Editado por acid_crash
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
  • 2 meses depois...

Está em curso um novo concurso mensal sobre Ciclideos Africanos, gostaria de ver a tua participação com uma foto. De salientar, que é concurso patrocinado e os prémios são de interesse.



Deixo-te aqui o Cartaz do Concurso basta clicares nele e direciona-te directo para link do concurso!



Boa aquariofilia!



cartaz%20setembro%20alto_zpsi8a3wfbs.jpg


Editado por Vera Santos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais