Aqua do Soldamdp


Soldamdp

Recommended Posts

Bem haja a todos. Chamo -me André , 24 anos , militar e tenho residencia na Praia do Ribatejo ( Distrito de Santarém).

Registei me neste fórum , pois está para breve a montagem de um aquário e ando a ver o que fazer , como fazer , e o que é melhor ou pior..

 

Já tive um aquário , mas foi à cerca de 6 anos , muita coisa mudou e quero tudo bem feito.

O que desejo montar, tem perto de 230 litros.. não tem calha de iluminação , não tenho filtro , aliás, não tenho mais nada, apenas o aquário..

 

Vou andar aqui a sondar o fórum em busca de ideias , tentarei falar com alguém que me ajude, e quem sabe , o pouco que sei, também posso ajudar alguém que precise.

 

Melhores cumprimentos

Aquário 115x35x50 = 180L ; Eheim 2217 ( Classic 600) ; Aquecedor Tetratec HT 300 ; Alimentador automático Hydor Mixo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

soldamdp, bemvindo!

 

Primeiro que tudo aconselho-te muita calma e paciência para as coisas darem certo, e muita leitura aqui no forum, Aqui ficarás a saber tudo, garanto-te!

 

Quando puderes coloca um setup completo do teu aqua (medidas e demais info) para que os verdadeiros entendidos te possam aconselhar e não te vais arrepender.

 

Assim rapidamente, precisas:

 

Um filtro que faça 5X a litragem do teu aqua, portanto entre os 800 e os 1000L /H!

Um termostato de 200/250W

Um kit de testes para, antes de mais medires a qualidade da agua (PH) que sai da torneira. Com um aqua de 230L presumo que não tenciones fazer trocas parciais de agua (TPA) com garrafoes do Lidl...

 

Começar a pensar no areão ou substrato (fertil e/ou inerte) que queres colocar, aliado à iluminação. Estes dois factores são determinantes para o caso de pretenderes plantas naturais, muito ou pouco exigentes.

 

Quanto à fauna, deixa isso para o fim, depois de definidos todos os pontos que referi. Deverás escolher os peixes que mais gostas, em função da qualidade/tipo da àgua que conseguires criar, e nunca o inverso!

 

Lê tudo o que puderes sobre o ciclo de azoto, fundamental para o bem estar futuro dos teus peixes.

Editado por rinaudo77
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

soldamdp, bemvindo!

 

Primeiro que tudo aconselho-te muita calma e paciência para as coisas darem certo, e muita leitura aqui no forum, Aqui ficarás a saber tudo, garanto-te!

 

Quando puderes coloca um setup completo do teu aqua (medidas e demais info) para que os verdadeiros entendidos te possam aconselhar e não te vais arrepender.

 

Assim rapidamente, precisas:

 

Um filtro que faça 5X a litragem do teu aqua, portanto entre os 800 e os 1000L /H!

Um termostato de 200/250W

Um kit de testes para, antes de mais medires a qualidade da agua (PH) que sai da torneira. Com um aqua de 230L presumo que não tenciones fazer trocas parciais de agua (TPA) com garrafoes do Lidl...

 

Começar a pensar no areão ou substrato (fertil e/ou inerte) que queres colocar, aliado à iluminação. Estes dois factores são determinantes para o caso de pretenderes plantas naturais, muito ou pouco exigentes.

 

Quanto à fauna, deixa isso para o fim, depois de definidos todos os pontos que referi. Deverás escolher os peixes que mais gostas, em função da qualidade/tipo da àgua que conseguires criar, e nunca o inverso!

 

Lê tudo o que puderes sobre o ciclo de azoto, fundamental para o bem estar futuro dos teus peixes.

 

 

muito obrigado pela resposta, já referiu pormenores interessantes . Eu ainda estou na duvida se hei de arranjar um filtro externo, se hei de fazer alguma biobox, pois tenho um conhecido que tem um eheim 2217 para venda e eu próprio tenho uma bomba que arranjei à algum tempo, para utilizar no lago exterior , bomba essa que faz 3500 l/h ..

Quanto ao areão , penso que vou apenas utilizar do mais simples ( inerte penso eu ) .. pois a diversidade de plantas não será muita.. pelo menos numa fase inicial ..

 

Quanto ao ph , nem sei como seja a agua aqui da zona .. Tenho um pequeno (grande problema) .. que é a inexistencia de lojas de animais , aquariofilia aqui na zona, pelo menos, não conheço nada perto.. ( entroncamento , torres novas ) ...

Aquário 115x35x50 = 180L ; Eheim 2217 ( Classic 600) ; Aquecedor Tetratec HT 300 ; Alimentador automático Hydor Mixo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem haja. Aqui inicio o tópico do meu futuro aquário, ainda está tudo em estudo , mas posso deixar já aqui imagens do que tenho , e estou aberto a sugestões , ideias..

Este é o aquário ( claro.. )

 

qe15.jpg

 

zi8x.jpg

 

Isto é a tampa, tenho de ver como hei de por iluminação. Ideias são bem-vindas , o problema claro, é o orçamento.

 

6lbt.jpg

 

n0w5.jpg

 

E esta é a bomba , 3500 l/h

 

n3xh.jpg

 

0dj3.jpg

 

A minha ideia é fazer um filtro externo, coloca lo elevado, talvez à altura do aqua, para poder usar a gravidade para facilitar a entrada da água que entra na caixa das matérias filtrantes , o meu receio , é se a bomba não terá um caudal demasiado elevado para isso. O que dizem?

Aquário 115x35x50 = 180L ; Eheim 2217 ( Classic 600) ; Aquecedor Tetratec HT 300 ; Alimentador automático Hydor Mixo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Primeiro que tudo quero que cries um único tópico em vez de andares a criar outros em mais áreas. Podes começar por esta área pois as tuas duvidas são muitas e o que apresentas é apenas 5 vidros e uma bomba.

 

 

 

E esta é a bomba , 3500 l/h

A minha ideia é fazer um filtro externo, coloca lo elevado, talvez à altura do aqua, para poder usar a gravidade para facilitar a entrada da água que entra na caixa das matérias filtrantes , o meu receio , é se a bomba não terá um caudal demasiado elevado para isso. O que dizem?

 

Se bem entendi queres usar a bomba, para tal precisas de uma sump. Ora para isso precisas de furações nos vidros e espaço em baixo que me parece difícil com esse móvel. Sem informares quais as dimensões do aquário como queres que te respondam sobre o caudal?

 

Calhas existem muitas, depende do que queres manter dentro do aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro António Nunes , eu bem sei que criei dois tópicos iguais , o problema aqui põe se que não consigo apagar um deles, e qualquer pessoa entenderia que foi criado sem más intenções , pois , não necessita de falar dessa forma agressiva. Se como referiu, não informo as dimensões do aquário, é porque não leu o meu tópico de apresentação , pois lá indico que tem cerca de 230 litros . Quanto ao "espaço em baixo" que disse , eu falei , e penso que bem escrito, que a ideia é colocar a caixa com a matéria filtrante , a um nivel elevado.. utilizando gravidade para facilitar ... também está facil de entender.. Se a arrogancia é a forma de abordar todos os membros do fórum , é muito errado ;) Cumprimentos

Editado por Ricardo.Fonseca
Tópicos unidos

Aquário 115x35x50 = 180L ; Eheim 2217 ( Classic 600) ; Aquecedor Tetratec HT 300 ; Alimentador automático Hydor Mixo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Bem vindo camarada ;)

Eu diria que o teu primeiro grande problema começa pela iluminação (pelo menos é que eu atacava primeiro, pelo menos enquanto não tivesse nada no aqua..)... passa pela secção DIY aqui do forum para ver alguns projectos de tampas e calhas de iluminação DIY. Pode ser útil no que toca a poupanças... depende do projecto.

Em relação a essa bomba tens que pensar o que fazer com ela... uma sump em caixa é o que queres ai ao lado do aquário?... Algures por ai encontras um filtro externo à maneira e resolvias o problema (assim como a estética do local do aquário). Entretanto fica um link com as características do modelo da tua bomba (onde também tem o esforço máximo em altura e esquemas de utilização)

http://reefcentral.files.wordpress.com/2010/09/aqua-medic-ocean-runner-user-manual.pdf

Cumprimentos

"Onde existe uma vontade, existe um caminho."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro António Nunes , eu bem sei que criei dois tópicos iguais , o problema aqui põe se que não consigo apagar um deles, e qualquer pessoa entenderia que foi criado sem más intenções , pois , não necessita de falar dessa forma agressiva. Se como referiu, não informo as dimensões do aquário, é porque não leu o meu tópico de apresentação , pois lá indico que tem cerca de 230 litros . Quanto ao "espaço em baixo" que disse , eu falei , e penso que bem escrito, que a ideia é colocar a caixa com a matéria filtrante , a um nivel elevado.. utilizando gravidade para facilitar ... também está facil de entender.. Se a arrogancia é a forma de abordar todos os membros do fórum , é muito errado ;) Cumprimentos

 

 

Boas, peço desculpa mas nunca foi minha intenção ser agressivo, já reli o que escrevi e nada do que escrevi foi nesse tom, por vezes o que escrevemos pode ser interpretado de outra maneira. Quanto ao facto de não ter apresentado as dimensões do aquário me responde que devia ter lido outro tópico da sua autoria deve estar a pensar que seria minha ( e já agora de qualquer um dos outros membros deste forum) obrigação recolher a informação que vai deixando em tópicos diferentes.

 

Quanto à questão da filtragem, quando digo que é para colocar por baixo é porque assim funcionam todas as sumps, o inverso não me parece possível mas isso deixo para quem tem conhecimento técnico que te possa explicar melhor.

 

Como vez não sou arrogante e depois do que escreveste ainda te pretendo ajudar. Agora convém mudares a maneira como passas informação para mais facilmente te poderem ajudar.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

bem vindo ao forum

estamos aqui para o mesmo ajudar e aprender.É natural que no inicio nos sintamos um pouco dispersos no forum. Aqui existe muita informacão, mesmo muita. Eu demorei um bocado a perceber o funcionamento.

Em relação á bomba, parece-me sobredimensionada para esse aquário, mas só testando com o sistema montado que idealizares. A ideia de colocares o filtro ou sump em cima é exactamente o contrário da generalidade. 'normalmente' os filtros e sump são em baixo.

Mas a tua ideia é lógica, boa e válida. Não sei dizer qusl a melhor solução mas aconselho a veres tópicos de sump nos salgados. A 'malta' dos salgados tem esquemas e solucões bem engendradas. Antes de avançar nada como ver solucões já testadas.

Em relação à iluminacão já tive T8 e mudei tudo para Led. Maior investimento, menor consumo e mais conforto/prrformance (na minha opinião). A potência depende muito das plantas e sistema que vais montar, pode ser dese o lowtech até ao hightech ou mesmo ultrahightech!

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde já agradeço a todos a ajuda prestada, António Nunes, Limafish e Tmiravent ... Já ajudaram bastante, pois eu ainda sou bastante novato nisto , é a verdade e estou a tentar preparar tudo , mas com bastante tempo, quero é que fique tudo correcto. Tenho bastante tempo , porque também estou em mudanças de habitação, e quando a casa estabilizar, aí sim, aposto fortemente na montagem do aqua.

 

A questão da iluminação, eu estive a ver os led's , na trunksfishes , e achei uma optima opção, caso eu tenha entendido bem.. uma calha de um metro , por exemplo, fica me a 35 euros .. acho optimo. Digam me caso esteja a pensar errado..

 

Quanto ao filtro, estive a pesquisar um pouco, e pensei no JEBO 815 ... é mais fácil , não vou ter trabalho com invenções , além de que, o consumo é 3 vezes menos que a bomba ... e faz me talvez o ideal de 1000 l/h .. a questão de ser 5x a litragem do aqua..

Aquário 115x35x50 = 180L ; Eheim 2217 ( Classic 600) ; Aquecedor Tetratec HT 300 ; Alimentador automático Hydor Mixo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá e bem vindo.

Apenas um pequeno pormenor (maior) o aquário é relativamente grande e não sou muito a favor desse móvel que tens...pelo menos da base.

Não consegues pelo menos trocar a tábua de cima por uma rectangular de forma a garantir que toda a base do aquário assenta na perfeição?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelo reparo. Este móvel era de um outro aquário panorâmico que tive em minha posse em tempos, quanto ao peso , penso que seja suficiente para aguentar, em questão de pesos, o outro aquário levava uma maior quantidade de água, e consequentemente , mais peso. Embora também possa tentar tirar a tábua superior, e colocar uma mais larga , e centrar o aquário de forma a distribuir o peso uniformemente.

 

É isso que me diz que talvez seja melhor?

Aquário 115x35x50 = 180L ; Eheim 2217 ( Classic 600) ; Aquecedor Tetratec HT 300 ; Alimentador automático Hydor Mixo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

penso que seja sobretudo as extremidades da base estarem bem apoiadas e não ligeiramente fora da base (como aparenta a foto). Na base em pvc do aquário(barra preta inferior) vai estar todo o peso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas sobre isso, o aquario tem 115 cm.. o movel tem 120cm.. A parte inferior de plastico é que faz parecer mais largo.. se é por essa questão, penso que não tenha problema

Aquário 115x35x50 = 180L ; Eheim 2217 ( Classic 600) ; Aquecedor Tetratec HT 300 ; Alimentador automático Hydor Mixo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

p63o.jpg

 

e nos pontos que marquei mais ou menos que se nota que o aquario sai fora, ele cheio vai haver asneira mais dia menos dia, não falo em comprimento como falast mas sim na largura, o aquario deve ter cerca de 45 / 50 e o móvel entre 35 a 40 não?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já entendi, e realmente dou vos razão.. Tem 40 cm sim, o aquário tem 37 cm.. vou trocar por uma placa de 130x 50cm.. penso que seja o suficiente para estabilizar .

Aquário 115x35x50 = 180L ; Eheim 2217 ( Classic 600) ; Aquecedor Tetratec HT 300 ; Alimentador automático Hydor Mixo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Novidades... Já comprei a placa para colocar no movél ,e um amigo meu deu me um aquecedor para o aquario...

 

Tetratec HT300 ... penso que seja suficiente.. aos poucos vou conseguindo... o próximo passo será o fundo, o areão.

Como tenho o rio perto de casa, é onde o irei buscar... e lavar, vai dar trabalho , mas compensa em termos monetários

Aquário 115x35x50 = 180L ; Eheim 2217 ( Classic 600) ; Aquecedor Tetratec HT 300 ; Alimentador automático Hydor Mixo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

força nisso vai actualizando.

se quiseres areia lowcost vai ao aki...areia para filtro de piscina, comprei a pouco cerca de 20 ou 25kg penso que rondou os 5€..se quiseres ver o efeito procura a minha mais recente montagem "biótipo amazónico..kind of"

Editado por Manuel Resende
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

força nisso vai actualizando.

se quiseres areia lowcost vai ao aki...areia para filtro de piscina, comprei a pouco cerca de 20 ou 25kg penso que rondou os 5€..se quiseres ver o efeito procura a minha mais recente montagem "biótipo amazónico..kind of"

Esse é um valor apelativo sim, 25kg de trabalho a apanhar lá no rio , ainda é um caso a pensar... vou tentar encontrar o tópico

Aquário 115x35x50 = 180L ; Eheim 2217 ( Classic 600) ; Aquecedor Tetratec HT 300 ; Alimentador automático Hydor Mixo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora bem.. estive a rebuscar nas coisas que tinha à imenso tempo, e encontrei uma coisa que dá muito jeito... Alimentador electronico... o Hydor Mixo

 

n749n.jpg

 

 

ud3.JPG

 

 

g0yu.jpg

 

 

 

O Tetratec HT 300

 

9yyb.jpg

 

 

Portanto... mais uma actualização... desta vez, a iluminação... Arranjei uma forma de iluminar o aquário..

 

f51h.jpg

 

tenho duas chapas de acrilico, que irei cortar à medida e colocar neste suporte, e farei dele estanque, com silicone, e muito trabalho à mistura.

 

A ideia será, fazer um recorte na tampa do aquário, para colocar lá o suporte. São 4 lampadas 15w .. penso que seja suficiente, a fauna que irei ter , não será nada de muito exigente

 

 

ow9u.JPG

 

Os acrilicos

Editado por António Nunes

Aquário 115x35x50 = 180L ; Eheim 2217 ( Classic 600) ; Aquecedor Tetratec HT 300 ; Alimentador automático Hydor Mixo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora bem...gostava de ter um feedback sobre os materiais que tenho postado.. criticas positivas ou negativas.. só para ter algumas ideias.. tantas visualizações e nada de comentários :(

Aquário 115x35x50 = 180L ; Eheim 2217 ( Classic 600) ; Aquecedor Tetratec HT 300 ; Alimentador automático Hydor Mixo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Novas actualizações... Já coloquei a placa no movel, e de momento tem este aspeto :

 

4jwq.jpg

Quanto à questão da iluminação, deixei para trás a ideia daquela calha quadrada, e arranjei uma calha onde trabalho... fiz 2 cortes na tampa do aquario, coloquei acrilico para fazer 2 "janelas" e gostei do resultado final... quando estiver tudo montado, coloco fotos , para darem o feedback.. digo eu...

 

o878.jpg
opqx.jpg
45fr.jpg
Editado por Soldamdp

Aquário 115x35x50 = 180L ; Eheim 2217 ( Classic 600) ; Aquecedor Tetratec HT 300 ; Alimentador automático Hydor Mixo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.