Duas questões! O arbusto imortal e "pearling" ao fim da tarde


SALADAdeFRUTA

Recommended Posts

Boas ;)

 

 

Tenho um aquário plantado há cerca de um ano, e mantenho desde a montagem algumas plantas tal como as plantei inicialmente.

 

Ora desta feita refiro-me especificamente às plantas "arbustivas", que como devem saber, requerem um processo de podagem progressivo, que envolve muita ramificação. Tudo muito bonito.

 

O problema surge quando a planta atinge o seu auge, após sucessivas podagens e já com imensas ramificações: na sua base, o arbusto fica vazio, apenas constituído por uma série de caules. E neste momento, análogo à minha situação, tenho duas hipóteses:

1 - arranco tudo pela raíz fazendo uma bagunceira e revirando o substrato, e planto os rebentos mais belos, reiniciando assim o arbusto;

2 - faço uma poda imensa no arbusto, esperando que nasçam novos rebentos da amálgama de caules, que reconstituirão o arbusto.

 

Como é óbvio, num aquário plantado a opção 1 é MUITO desagradável. A minha questão é:

 

Será que posso manter o arbusto e crescê-lo até novo auge repetidamente seguindo a opção 2, ou é simplesmente inexequível, e o arbusto acabará por perecer feio e irreparável?

_______________________________________________________________________________________________

 

Hoje reparei que as minhas plantas, nomeadamente o tapete de cuba, produziram um efeito de "pearling" notavelmente mais intenso ao final da tarde. E não sendo caso único, e tendo as condições mantido constância (CO2, nutrientes, luz), surgiu-me a seguinte questão:

 

O que levará as plantas a produzir um efeito de "pearling" mais notável ao fim da tarde?

 

 

 

Cumprimentos, e os mais sinceros agradecimentos a quem contribuir

Editado por SALADAdeFRUTA

miniatura_f_rum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

- Em vez de arrancares a planta, podes cortar rente e voltar a replantar os pés. Assim não fazes "bagunceira".

 

 

- O pearling é mais visível ao fim da tarde porque tanto a planta como a coluna de água estão saturadas de oxigénio.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim...Tal como Jose Silva disse. A parte engraçada do Pearling, é que quanto maior for a carga vegetal do teu tanque, mais rapidamente tens pearling...Se for um plantado denso, com CO2 terás pearling poucos minutos depois de acender as luzes... Por exemplo o meu actual tanque plantado de alta manutenção ainda está a preencher e já faz pearling intenso 30 min depois de acender as luzes...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...