Criei um Gestor de parâmetros da agua para iniciados


Recommended Posts

Boa noite a todos,

 

Chamo-me Joaquim Machado, tenho 26 anos, depois de quase dois anos nestas andanças na aquariofilia, finalmente comprei os testes para controlar os parâmetros da água do meu aqua, :naughty: . Mas depois deparei-me com um problema, verificar se estavam corretos ou não.

Pesquisei alguns software's mas a maioria é apenas por 30 dias, então decidi criar um ficheiro que me geri-se os parâmetros sem andar consultrar sites ou ter os valores máximos e mínimos apontados.

É um ficheiro simples em Excell, mas que dá uma ajuda imensa para quem se está a iniciar.

peço que vejam o ficheiro, e deixem vossa opinião. neste gestor tem apenas os testes básicos que podem ser alterados para cada utilizador.

 

Espero ter sido util para os iniciados como eu neste maravilhoso mundo.

 

O link para o ficheiro é o seguinte:

 

https://www.dropbox.com/s/v59r8p3a1mzxy6z/GIA1.xlsx

 

 

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas Joaquim,

 

vi a tabela e surgiu-me umas duvidas, os dados que constam nela são dados reais do teu aquário? se sim como é que tendo kh 9 conseguiste em 5 dias baixar o ph de 7.5 para 7.0? é que é uma descida considerável ainda mais tendo em conta o efeito tampão de kh9

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que versão do office usas?

 

Falta aí a amónia e nitratos :)

  • Votar + 1

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu office é o 2007, só não coloquei esses testes porque como não os tenho ainda nao coloquei mas é facil e posso fazer isso e colocar a actualiação

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se o fizeres, vou usa-lo e depois deixo feedback quando tiver aquario pronto :)

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já fiz a atualização, obrigado pelos input's, e espero que mais venham a ser sugeridos, :)

 

O link para download é o seguinte:

 

https://www.dropbox.com/s/yfkal2xfrt8e72j/GIA%20v1.1.xlsx

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boa noite, queria atualizar ainda mais o meu gestor de parâmetros.

 

Para isso queria saber quais os valores a controlar para um aquario plantado além do PH, KH, GH, NO2.

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

CO2 é necessário,

 

Para plantados podes tambem ter uma tabela de fertilização,

Mas o que la meter vai variar muito lol

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

Boa tarde a todos, voltei a reavivar este tópico porque gostava melhorar este gestor ou fazer um melhor. Alguém com uma ideia de como melhorar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde a todos, voltei a reavivar este tópico porque gostava melhorar este gestor ou fazer um melhor. Alguém com uma ideia de como melhorar?

 

Boa tarde,

 

Posso ajudar-te com algumas fórmulas na clareza da folha de visualização, como por exemplo começares pelo se(é.erro(..... desta forma o valor devolvido à celula é "célula em branco" quando não tem valores para o cálculo.

 

Ou seja, só aparecem dados no quadro visualização se os mesmos forem introduzidos na matriz.

 

Qualquer dúvida manda MP eu explico.

 

Cumps,

Editado por Lusky
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Boa tarde,

 

Posso ajudar-te com algumas fórmulas na clareza da folha de visualização, como por exemplo começares pelo se(é.erro(..... desta forma o valor devolvido à celula é "célula em branco" quando não tem valores para o cálculo.

 

Ou seja, só aparecem dados no quadro visualização se os mesmos forem introduzidos na matriz.

 

Qualquer dúvida manda MP eu explico.

 

Cumps,

 

Muito obrigado pela tua colaboração, vou tentar fazer o que disses-te, Não sou muito bom em fórmulas, lol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Muito obrigado pela tua colaboração, vou tentar fazer o que disses-te, Não sou muito bom em fórmulas, lol

 

Estás à vontade amigo, qualquer coisa manda MP, sou viciado em excel e vb por isso chateia à vontade podemos melhorar isso.

 

Já agora, já pensaste em colocar aí talvez num outro gráfico:

 

1. fertilização semanal

2. bps de co2

4. horas de luz

5. nº de peixes

6. tpa's

 

Tendo estes dados podemos ver o seguimento no gráfico e ter uma noção dos seguintes dados:

 

1. Gastos em fertilizantes

2. Gastos em luz

3. Durabilidade da botija co2

4. Nº baixas e em que altura

5. Registos de % tpa's

 

Isto é só uma ideia minha :)

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Estás à vontade amigo, qualquer coisa manda MP, sou viciado em excel e vb por isso chateia à vontade podemos melhorar isso.

 

Já agora, já pensaste em colocar aí talvez num outro gráfico:

 

1. fertilização semanal

2. bps de co2

4. horas de luz

5. nº de peixes

6. tpa's

 

Tendo estes dados podemos ver o seguimento no gráfico e ter uma noção dos seguintes dados:

 

1. Gastos em fertilizantes

2. Gastos em luz

3. Durabilidade da botija co2

4. Nº baixas e em que altura

5. Registos de % tpa's

 

Isto é só uma ideia minha :)

 

Cumps,

 

Já estive a pensar nisso, e quero melhorar entretanto, pk neste momento apenas tenho um nano, mas vou montar um de 300 lts e tentar fazer o mais autónomo possível a nível de fertilizações e tudo, e com um gestor bem estruturado irá facilitar imenso o trabalho de controle e manutenção e identificação de erros no geral

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boa tarde a todos,

 

Já refiz o GIA e está mais atualizado e com mais valores, mas mesmo assim falta-me lá meter todos os parâmetros para um aquário plantado High-Tech. Se me puderem ajudar agradeço.

 

Está disponível para download a V2 no link abaixo:

 

GIA V2

Editado por Joaquim Machado
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

Estás à vontade amigo, qualquer coisa manda MP, sou viciado em excel e vb por isso chateia à vontade podemos melhorar isso.

 

Já agora, já pensaste em colocar aí talvez num outro gráfico:

 

1. fertilização semanal

2. bps de co2

4. horas de luz

5. nº de peixes

6. tpa's

 

Tendo estes dados podemos ver o seguimento no gráfico e ter uma noção dos seguintes dados:

 

1. Gastos em fertilizantes

2. Gastos em luz

3. Durabilidade da botija co2

4. Nº baixas e em que altura

5. Registos de % tpa's

 

Isto é só uma ideia minha :)

 

Cumps,

 

Já refiz o gestor podes dar uma olhadela e dar tua opinião?

 

Está no Link:

 

GIA V2

Editado por Joaquim Machado
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Joaquim

Desde já os meus parabéns pelo excelente trabalho está muito bom.

Uma pequena duvida nos parametros o que significa os valores do co2( no teu caso são 27, 27, 31 )

 

Obrigado

 

 

Cumps

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia Joaquim,

 

Está melhor, embora ache na minha opinião que a info deveria estar toda em apenas uma folha, hoje em dia os ecrãs são maiorzitos :)...mas não é por aí, está bem elaborado!

 

Logo que possa (este fim-de-semana) dou uma vista de olhos mais a fundo no ficheiro e dar-te a minha opinião ;)

 

Cumps,

Editado por Lusky
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Joaquim

Desde já os meus parabéns pelo excelente trabalho está muito bom.

Uma pequena duvida nos parametros o que significa os valores do co2( no teu caso são 27, 27, 31 )

 

Obrigado

 

 

Cumps

 

 

Olá Filipe, esses valores são em ppm, ou seja a quantidade de CO2 dissolvida na água, e se estiver a verde tem a quantidade certa, a amarelo tem em demasia e a azul tem CO2 a menos.

 

Bom dia Joaquim,

 

Está melhor, embora ache na minha opinião que a info deveria estar toda em apenas uma folha, hoje em dia os ecrãs são maiorzitos :)...mas não é por aí, está bem elaborado!

 

Logo que possa (este fim-de-semana) dou uma vista de olhos mais a fundo no ficheiro e dar-te a minha opinião ;)

 

Cumps,

 

 

Boas Lusky,

 

Compreendo o que dizes apenas fiz assim para no meu portatil não ter de mexer muito no scroll. Mas espero que gostem

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.