Os perigos de um plantado, no médio prazo.


Recommended Posts

Boas,

 

Sem querer ser alarmista, pesar-me-ia a consciência de não partilhasse a minha experiência recente para que cada um de vós tire as ilações que considerar convenientes, e tome os devidos cuidados.

 

Tenho um aqua com as seguintes dimensões: 120 cm x 50 cm x 60 cm (60 cm é a altura e o vidro é de 10 mm de espessura). O aqua é da Jewel e comprei-o há aproximadamente 8 anos.

Sempre foi um plantado, com os substratos da Amano, injecção de CO2, fertilizações, iluminação em conformidade (2 x 150W HQI + 2 x 36W T8), e tudo o que julgo serem as aplicações das "boas regras da arte".

 

Durante este período, sofreu 3 reformulações grandes. Duas com substituição parcial do substrato e uma com substituição total.

 

Há uns dias, o aqua teve uma fuga e metade da água transformou a minha sala naquilo que parece um campo de treinos de artilharia (tenho/tinha soalho flutuante).

 

O que se passou?

 

O vidro da frente descolou-se do lateral direito até cerca de metade da altura (a metade superior). Quando a pressão interna baixou o suficiente (fruto da água que perdeu) o vidro "re-encostou" e a fuga parou.

 

.....período de caos.....

 

Porque se passou?

 

Ainda maldizendo o fabricante e a suposta qualidade alemã que afinal não era assim tão grande...

 

Tenho o aqua desmontado e começo a descolá-lo para voltar a colar tudo. E é aí que me deparo com algumas surpresas:

 

1 - o quarto superior dos cordões verticais de silicone quase não tinha elasticidade. Interpreto tal facto como resultado da intensa radiação UV que os plantados "bem" iluminados têm. Em 8 anos !!!

 

2 - o vidro do fundo estava colado ao frontal com menos de 15% do silicone inicial. O resto foi....milagre. As raízes, ao longo destes anos foram, célula a célula, entrando no espaço entre o vidro e o silicone. Tinha uma película de finas raízes, em toda a espessura do vidro do fundo. O silicone que restava era o fino cordão que fecha o biselado exterior do vidro. Nas colagens verticais, o musgo também tinha feito o mesmo, mas em muito menor extensão.

 

Fica o alerta.

 

Rui

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

WTF!

 

Algo que nunca sonhei possível acontecer o.o

 

Só de imaginar chegar a casa e ver o meu aquário em modo de piscina :x medo...

 

Isso quer dizer que agora vais deixar os plantados para o lado?

Brevemente... ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

WTF!

 

Algo que nunca sonhei possível acontecer o.o

 

Só de imaginar chegar a casa e ver o meu aquário em modo de piscina :x medo...

 

Isso quer dizer que agora vais deixar os plantados para o lado?

Certo!

 

Os plantados (os densamente plantados) podem ser muito bonitos, mas vou limitar-me a apreciar os dos outros.

Agora estou a recuperar o aqua - e retirar o silicone dos vidros é uma tarefa terrível - e depois.... vai ter alguma flora, claro, mas nada que se compare. Substrato fértil? Está bem, está!!!!

Depois de descolado todos os vidros é que me apercebi a sorte que tive. Mesmo! A qualquer instante o aqua podia ter colapsado, tal era a quantidade de raízes que se tinha instalado na zona de colagem do silicone..

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ina!

 

Eu comprei substrato e isso tudo para um belo plantado, a 2 semanas, mas ainda não tive tempo de o montar, vou pensar melhor xD

 

Atenção que nada me move contra os plantados, apenas quis deixar a minha contribuição para que cada um saiba os riscos que corre... a longo prazo.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim claro, mas das duas uma ou tento afastar ao máximo as plantas do vidro... ou tento criar uma espécie de cerca a volta da zona plantada...

 

Mas daqui a 8 anos já espero ter um maior xD

 

Mas realmente não estava nada a ver um aquário fazer tal coisa

Brevemente... ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não há nada como colocar um bocado de um tubo de pvc com a altura do substrato nos cantos do aqua.

Depois de tapado não se vê e quebra o avanço das raizes, já em relação à luz não há muito a fazer.

Já agora o silicone era preto ou transparente?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso e tão estranho , a forma como as raizes conseguem furar o silicone... o.o o silicone não teria imperfeições tipo bolhas de ar? :x

sei la estou a imaginar.

Brevemente... ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O maximo que farei é prevenir-me,

De tempos a tempos vou vendo o estado do aquario e proceder a retificacoes caso necessario,

Obrigado pela informacao,

8 anos é suficiente para algo correr mal realmente

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Isso e tão estranho , a forma como as raizes conseguem furar o silicone... o.o o silicone não teria imperfeições tipo bolhas de ar? :x

sei la estou a imaginar.

Nada de bolhas ou imperfeições. O silicone foi literalmente descolado dos vidros pelas raízes.

 

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, dá uma vista de olhos neste link abaixo, e verás informação muito interessante sobre durabilidade do silicone, efeito dos UV no mesmo, etc...

 

h**p://www.ipaq.org.br/vb/showthread.php?62695-Quanto-tempo-dura-a-cola-de-silicone-do-aquario&s=3e9631575d29fedf9c56b76cb4af9a66

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, dá uma vista de olhos neste link abaixo, e verás informação muito interessante sobre durabilidade do silicone, efeito dos UV no mesmo, etc...

 

h**p://www.ipaq.org.br/vb/showthread.php?62695-Quanto-tempo-dura-a-cola-de-silicone-do-aquario&s=3e9631575d29fedf9c56b76cb4af9a66

 

Cumps

Excelente. Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Excelente. Obrigado.

 

Estamos cá para isso ;)

 

Agora o que me preocupa é a durabilidade do silicone, e acredita que não és o único a ter problemas com aquários de marca...

 

Encostei um aquário com +- essas dimensões da marca - BioPlast - (Alemão?) com 8 ou 9 anos, porque o silicone estava a desfazer-se nas laterais, e já não faltava muito para abrir. E aqui não existiam plantas a desgastar o silicone (pouco plantado+discus).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

dado que tenho um aquário barato da marca Aquapor com 80 centímetros há 22 anos, só posso pensar em 3 hipóteses:

  1. defeito de fabrico
  2. deslocado sem que estivesse totalmente vazio
  3. período de tempo desactivado, motivando a degradação do silicone

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

dado que tenho um aquário barato da marca Aquapor com 80 centímetros há 22 anos, só posso pensar em 3 hipóteses:

  1. defeito de fabrico
  2. deslocado sem que estivesse totalmente vazio
  3. período de tempo desactivado, motivando a degradação do silicone

 

Bom, quanto ao ponto 1, nada posso dizer.

Pontos 2 e 3, negativos.

 

Contudo, realço o facto de que o silicone, nos montantes perto da superfície, tinha elasticidade quase nula. Foi aí que o aqua abriu.

Nas colagens do fundo com os montantes, as raízes tinha invadido a quase totalidade da área de colagem.

 

Se calhar tive azar (o que quer que isso seja :) ) mas...

 

Relativamente ao aquapor de 80 com 22 anos, para além de estar sujeito a forças muito menores e, eventualmente, a uma luminosidade muito menos intensa (ainda que possa também ser densamente plantado - não sei)... Está a testar a sorte :) , digo eu.

 

Rui

Editado por rui_v
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mal por mal, então de x em x anos ha de se colocar o silicone novo por fora, assim não derrama, fica feio mas fica tudo la dentro :)

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.