''A Miragem'' (Se um rio fosse um deserto)


Vasco Matos

Recommended Posts

 

Decidi renovar um dos meus aquários Low-Tech, então depois do trabalho dei um pulo a Monsanto, à procura de troncos e raízes secas, e também de inspiração na Natureza para ''aquela'' montagem que ainda há-de vir...

 

Este aquário será calmo e sereno...tem 112 litros e apenas 55W de luz, não tem CO2 mas tem por agora duas espécies de animais, os Red Cherry e 4 Lagostins Anões. Mas vai levar mais uma espécie de camarões a decidir no futuro.

 

Os troncos têm a particularidade de não terem musgo, mas Monosolenium tenerum.

 

Se um qualquer rio fosse um deserto...está é a minha proposta de uma miragem! :)

 

Nome: ''A Miragem''

Tamanho: 75 x 45 x 40

Filtro: SERAFil 900 litros/hora

Iluminação: 1x55W 6400 kelvins Lâmpada E-27

Hardscape: Troncos e raízes secas apanhadas na Natureza ; pedras de rio

Flora: Rotala rotundifolia ; Myryophyllum matogrossense ; Microsorum pteropus var.''Narrow'' ; Microsorum pteropus ''Java'' ; Cryptocoryne becketti ; Cryptocoryne parva ; Hygrophila polysperma ; Hydrocotyle verticillata ; Monosolenium tenerum

Fauna: Neocaridina heteropoda var. ''Red'' ; 4 Cambarellus montezumae

Fertilização: 15ml Micros 1x semana + 15ml K 1x semana

 

ju777_zps8143448b.jpg

 

ju888_zps7eedc51d.jpg

  • Votar + 1

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Vasco

Tenho andado um pouco afastado da aquariofilia mas é com agrado que vejo um aqua com hardscape totalmente nacional.

Será que essa areia não veio do mesmo rio onde apanhaste as pedras?

Já agora de que árvore são esses troncos?

 

Cumps

 

Nuno

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Areia do deserto??? lol

 

He he he! Quase Paulo!

Boas Vasco Tenho andado um pouco afastado da aquariofilia mas é com agrado que vejo um aqua com hardscape totalmente nacional. Será que essa areia não veio do mesmo rio onde apanhaste as pedras? Já agora de que árvore são esses troncos? Cumps Nuno

Olá Nuno! Antes de mais devo sublinhar que todo o hardscape provém de árvores mortas como é obvio, pois os troncos devem estar bem secos e já algum tempo.

 

Estes troncos estavam soltos e partidos no chão. Fazem parte das raizes ou de carvalhos, sobreiros ou azinheiras.

 

Quanto à areia estiveste perto Nuno... custou-me 0.50 centímos...é areia de rio que comprei numa estância...

Editado por Vasco Matos

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu também estive quase Vasco

lol

vamos lá ver isso a crescer.

que vais colocar de fertilizantes visto teres os cherries e futuramente outra especie

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu também estive quase Vasco

lol

vamos lá ver isso a crescer.

que vais colocar de fertilizantes visto teres os cherries e futuramente outra especie

Apenas Micros e Potássio, 1x semana. É tudo plantas pouco exigentes, á excepção da Rotala rotundifolia. Apenas coloquei-a pois tinha esta planta no anterior aqua low-tech e ela crescia bem.

 

Tenho um filtro de +- 9x a capacidade do aqua, o que é bom para os camarões.

 

A futura espécie será os Nose shrimp...

Editado por Vasco Matos

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por acaso lembro-me da última vez que estive na barragem do Alqueva a areia tinha uma cor muito parecida a essa, senão igual mesmo. Eu em breve vou mudar o meu aquazito de 1mt para o meu apartamento e estou novamente a pesquisar e ler, inspiração para o que quero já tenho, falta-me alguns troncos e pelos vistos tenho que ir passear o cão aqui pela mata ao fim de semana, uma vez que a forma do que quero é um pouco específica.

De qualquer das formas essa areia de rio funciona muito bem como elemento decorativo, iria ficar bem com os basaltos rolados que estou a ponderar usar, apanhados aqui na praia perto de Torres Vedras (não digo qual senão quando for apanhar mais vejo uma multidão de baldinho na mão)

 

Vou acompanhar a evolução de certeza

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

quais micros Vasco , nisso eu estou no escuro lol

Neste momento estou a utilizar Micros da Nutrafin, PlantGro. Não são de grande qualidade, por isso vou usá-lo para os Low-Tech e comprar outro melhor para os High-Tech.

 

Eu no setup disse 15ml semana (que é o recomendado na embalagem), mas pensando bem 10ml 1x semana chega, mais a tpa de 30% e a Flora não definhará. Juntando a isto mais o Potássio, e ocasionalmente 1x mês (+ -)um pouco de Decalcit e Magnésio.

  • Votar + 1

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

está fixe e uma "agua tipo chá" como um biótipo sul americano? era capaz de ficar bem.

continuação de bom projecto

Olá Manuel! De facto, este aqua está com a água um pouco amarela, fruto da grande quantidade de troncos. Já agora tratei-os da seguinte maneira: coloquei-os dentro da banheira, escovei-os, e depois atirei com água a ferver para cima. Depois uma última passagem com água fria.

 

Porém em relação ao biótopo, não gosto de colocar peixes em aquários destinados à criação de camarões.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.