Pedro's Project.


Pedro_

Recommended Posts

Boas,

 

A título de responder ao "Desafio" do Forum e ao mesmo tempo utilizar isso para mostrar os meus camarões decidi criar o tópico aqui. Eventualmente mais tarde mostrarei o resto dos meus aquários.

 

Portanto o aquário principal tem as seguintes características:

Dimensões: 100cm (comprimento) x 30cm (largura) x 40cm (altura)

Iluminação: 4 Lâmpadas de 30watts (T8)

Filtragem: Tetratec ex700

Substrato: Fina camada de Red Bee Sand

Flora: Christmass moss, Eleocharis sp., Echinodorus sp., Fetos de Java e Cladophora aegagropila.

Fauna relevante: Otocinclus affinis, Pomacea bridgesi, Caridina cf cantonensis.

 

 

Como o que a malta gosta são de fotos tenho de colocar algumas, mas infelizmente não ficaram grande coisa nem o aquário está todo arranjadinho como podia estar mas não tenho tido tempo e tudo o que lá está embora mais "à balda" cumpre um propósito embora que inestético.

 

Geral do aquário:

2ywbo94.jpg

 

Ampulária

350kwfr.jpg

 

Camarões

33uqwja.jpg

 

347vbcx.jpg

 

2i9qq8m.jpg

 

5oa1hu.jpg

 

28710ye.jpg

 

Desculpem a qualidade das fotos, mas neste momento só tenho o Telemóvel para tirar fotos e ainda tive de as editar um bocadinho.

 

 

Projecto no imediato:

- Para já tenho outro aquário de perto de 120L com apenas CRS que vou retirando deste aquário para ir apurando a riqueza das cores e tentar obter SSS.

- Deste aquário como os CBS iniciais eram portadores de Gene F1 Taiwan Bee vou mante-los por cá até ter uma colónia estável de TWB, visto que ainda só tenho 5 Juvenis (3 KK e 2 RR) o que parece pouco seguro para iniciar um aquário só para eles.

- Tenho um aquário mais pequeno quase pronto no qual vou metendo tudo o que tiver características pouco desejáveis (coloração pálida, linhas mal definidas, etc) mas que possivelmente poderão ter Gene TWB e pode ser que surja algo interessante.

 

Projecto futuro:

- Montar mais três aquários de dimensões razoáveis (50-70Litros) para manter em separado colónias de KK, RR e CBS (para apuramento).

- Arranjar uns Snow White/Blue Bolt e manter colónias dos mesmos.

 

 

Cumprimentos a todos.

 

 

 

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pedro.

Que importa estarem boas ou não, interessa é ver que tens aí uma belezas, muitos parabéns, e vais no bom caminho.

Boa sorte com isso, e qualquer coisa apita, e não esqueças de ir postando para nos deliciarmos com eles.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Gostei.

 

Se essas fotos são com o telemóvel, deve ser um Sr. telemóvel.

 

É pena tão pouco substrato, certamente sabes da importância de uma boa colónia de bactérias em áquas com este tipo de fauna, devias rever isso.

 

Parabéns pelos excelentes exemplares.

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a ambos pelos comentários :)

 

A. Ferreira, honestamente não me preocupa muito, se for por causa de filtração o filtro externo resolve sem problemas visto que já está não leva uma limpeza a fundo há mais de um ano, portanto em termos de bactérias úteis deve estar bem composto (aquilo leva cerâmica e esponja), se te referes a servirem de alimento às larvas de camarão também não tenho esse problema porque tenho uma "mega" colónia de ostracodas a viver no substrato que parece-me servirem de alimento as larvas de camarão (as larvas dos ostracodas claro).

 

Em termos visuais e estéticos acho que ficava melhor com mais substrato mas não consegui mandar vir mais e ao que parece o site da Crystalred.eu fechou (foi o único local onde encontrei Red Bee Sand).

 

Abraço!

Editado por Pedro_
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui vão mais umas fotos:

 

1217jvn.jpg

 

wl5cee.jpg

 

 

Este é dos que planeio separar para um aquário com apenas "Low Grade Shrimps" independentemente da cor, pode ser que de lá apareça algo interessante:

1oofex.jpg

 

 

E este é o aquário onde tenho uma colónia de 15 CRS Juvenis apenas com o objectivo de apuramento (Dimensões - 60c x 50l x 40a) :

2l8dwjo.jpg

 

um dos CRS:

kbvklj.jpg

 

 

Já andava a alimentar os camarões com Dennerle Shrimp King Complete mas hoje chegou-me isto, parece que o Natal chegou mais cedo este ano, eheheh:

wi7w5g.jpg

 

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pedro.

já somos dois a alimentar com shrimp king só aqui o pai natal não passou,

já agora experimenta os hokkaido loops e pea and leaf loops os meu são novos e os meus gostam ainda mais desses.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pedro.

já somos dois a alimentar com shrimp king só aqui o pai natal não passou,

já agora experimenta os hokkaido loops e pea and leaf loops os meu são novos e os meus gostam ainda mais desses.

 

Não comprei os Hokkaido Loops na altura porque vi lá "snack" e pensei "bem não vou estar a comprar guloseimas aos meus camarões" mas li mal aquilo XD, irei testar isso :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pedro, excelentes animais que aí tens.

 

Porque usas 4 lâmpadas no aquário? Não é luz a mais para tão poucas plantas? Não tens algas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pedro, excelentes animais que aí tens.

 

Porque usas 4 lâmpadas no aquário? Não é luz a mais para tão poucas plantas? Não tens algas?

 

Obrigado! :)

 

Uso 4 lâmpadas porque inicialmente a calha foi feita a pensar num plantado. As únicas algas que me dão algum trabalho são mesmo as GSA nos vidros de resto não tenho muito para me queixar, também verdade seja dita as lâmpadas são dos chineses e já não têm o brilho que têm nos primeiros meses de vida e isso deve influenciar o não aparecimento de mais algas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Pedro,

 

Excelentes exemplares sem dúvida.

 

Eu quando referi a escassez do substracto era no sentido de dizer que uma boa altura deste garante uma boa quantidade de bactérias nitrificantes, não para os camarões comerem mas para garantir uma boa qualidade da água.

 

Deixo-te aqui o link de um site que tem esse substrato de que gostas: http://www.interacuario.com/sustratos-/-grava-/-arena/invertebrados

 

Abraço,

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Pedro,

 

Excelentes exemplares sem dúvida.

 

Eu quando referi a escassez do substracto era no sentido de dizer que uma boa altura deste garante uma boa quantidade de bactérias nitrificantes, não para os camarões comerem mas para garantir uma boa qualidade da água.

 

Deixo-te aqui o link de um site que tem esse substrato de que gostas: http://www.interacuario.com/sustratos-/-grava-/-arena/invertebrados

 

Abraço,

 

Obrigado pelo link! :)

 

Sim, bem me parecia que era por isso.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns pelo empenho...

 

Também sou da opinião que mais substrato dava jeito para manter a estabilidade dos parâmetros no aquário, se puderes alterar isso só tens a ganhar...

 

Quanto aos teus camarões, tens ai uns belos F1's assim como KK e RR... boa sorte...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não são???

 

Não se tem a certeza absoluta usando este método...mas

Pela cor preta intensa e meio azulada, normalmente os CBS sem ser F1 têm tons mais acastanhados sobretudo nas zonas menos preenchidas da cor.

 

Também podem ter essa cor se forem apuramentos de uma colónia em vias de se considerar pure black line... também têm preto intenso

  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não são???

 

Não se tem a certeza absoluta usando este método...mas

Pela cor preta intensa e meio azulada, normalmente os CBS sem ser F1 têm tons mais acastanhados sobretudo nas zonas menos preenchidas da cor.

 

Também podem ter essa cor se forem apuramentos de uma colónia em vias de se considerar pure black line... também têm preto intenso

 

Não digo que não sejam, a colónia de CBS que iniciou isto tudo foram comprados como sendo Geração F1 de Cruzamento com TWB. Mas nestes juvenis todos apenas noto uns com o preto a fugir para o castanho e outros mais pretos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que descobri o que querias dizer, mas só se nota realmente quando as luzes estão desligadas (estranho?), será isto?

 

ju9vm9.jpg

 

Se for mesmo assim é porreiro porque tenho uma fêmea azulada ovada eheheh

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que descobri o que querias dizer, mas só se nota realmente quando as luzes estão desligadas (estranho?), será isto?

 

ju9vm9.jpg

 

Se for mesmo assim é porreiro porque tenho uma fêmea azulada ovada eheheh

Esse é de "certeza" (na verdade isto é apenas uma teoria minha tendo por base apenas a observação cuidada, por isso a "certeza" é relativa apenas à minha teoria) um F1 e é normal que as crias de F1 com F1 saiam diferentes dos pais, pois terão que sair 25% taiwan bee's, 25% CBS normais e 50% CBS com gene taiwan... quanto aos cbs normais se tiverem gene recessivo vermelho (que pode acontecer) ainda vão parecer mais castanho, quase vermelho sujo.

 

Essas diferenças nos tons negros são mais evidentes quando acendes as luzes, passado uns minutos as diferenças não são tão notórias...

Editado por Nuno Cecílio
  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela dica! :)

 

Se tudo correr bem então não tarda a quantidade de Taiwans vai aumentar. eheheheh

 

Sim, tenho uma fêmea de CBS que é quase cor de tijolo suponho então que seja heterozigótica (Preto+Vermelho), tenho outros CBS sem o tom azulado mas com um tom acastanhado e por fim estes que serão, portanto, F1's.

 

Por falar nisso, sempre que vejo falar disto referem-se sempre à cor Preta ser dominante e a cor Vermelha recessiva, mas posto isto e havendo a hipótese de aparecerem camarões com cores intermédias entre o preto e o vermelho será que não se devia falar em Dominância Incompleta?

 

_

 

Próximo passo será uma noite retirar tudo o que não tem reflexos azulados do aquário e fazer uma colónia de CBS.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse é de certeza um F1 e é normal que as crias de F1 com F1 saiam diferentes dos pais, pois terão que sair 25% taiwan bee's, 25% CBS normais e 50% CBS com gene taiwan... quanto aos cbs normais se tiverem gene recessivo vermelho (que pode acontecer) ainda vão parecer mais castanho, quase vermelho sujo.

 

Essas diferenças nos tons negros são mais evidentes quando acendes as luzes, passado uns minutos as diferenças não são tão notórias...

 

Essa conclusão é completamente descabida! Não podes de qualquer forma afirmar que o genótipo de um camarão é esse, baseando-te pelo seu fenótipo! Um CBS sem gene é exactamente igual a um com gene! A tonalidade do preto não te diz exactamente os ancestrais do camarão, tenho CBS sem gene de vermelho que são castanhos..É impossivel afirmar sem reproduzir e ai sim saber o que vai resultar do cruzamento!

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Essa conclusão é completamente descabida! Não podes de qualquer forma afirmar que o genótipo de um camarão é esse, baseando-te pelo seu fenótipo! Um CBS sem gene é exactamente igual a um com gene! A tonalidade do preto não te diz exactamente os ancestrais do camarão, tenho CBS sem gene de vermelho que são castanhos..É impossivel afirmar sem reproduzir e ai sim saber o que vai resultar do cruzamento!

Tens razão em tudo o que apontas, tirando o facto de dizeres que a uma conclusão que tiro é completamente descabida, sobretudo pois eu erradamente disse anteriormente que de certeza seria um F1, e na realidade como dizes não há certezas sem saber os resultados dos cruzamentos.

 

Quanto ao facto da minha teoria basear-se apenas na identificação de diferenças ténues no fenótipo, a fim de catalogar diferenças de genótipo, não se trata de algo assim tão descabido em termos científicos, antes de haver o estudo do DNA esta forma de estudo era muito utilizada.

 

Passando a minha teoria para o Homem, podemos dizer que uma pessoa loura com muitas sardas tem maior probabilidade de possuir gene ruivo, do que uma pessoa loura sem sardas. Mas que isto só pode ser provado de 2 formas, observando os frutos dos seus cruzamentos e estudando o seu DNA.

 

No caso da minha colónia de CBS eu posso afirmar que todos os indivíduos adultos que possuem esta tonalidade azulada no preto são F1, e isto está confirmado pelos seus cruzamentos. Claro que apenas falo sobre a observação dos indivíduos da colónia que possuo.

 

Peço desculpa por poder ter induzido em erro, dando como certo algo que apenas é uma hipótese válida digna de teste para futura confirmação.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens razão em tudo o que apontas, tirando o facto de dizeres que a uma conclusão que tiro é completamente descabida, sobretudo pois eu erradamente disse anteriormente que de certeza seria um F1, e na realidade como dizes não há certezas sem saber os resultados dos cruzamentos.

 

Quanto ao facto da minha teoria basear-se apenas na identificação de diferenças ténues no fenótipo, a fim de catalogar diferenças de genótipo, não se trata de algo assim tão descabido em termos científicos, antes de haver o estudo do DNA esta forma de estudo era muito utilizada.

 

Passando a minha teoria para o Homem, podemos dizer que uma pessoa loura com muitas sardas tem maior probabilidade de possuir gene ruivo, do que uma pessoa loura sem sardas. Mas que isto só pode ser provado de 2 formas, observando os frutos dos seus cruzamentos e estudando o seu DNA.

 

No caso da minha colónia de CBS eu posso afirmar que todos os indivíduos adultos que possuem esta tonalidade azulada no preto são F1, e isto está confirmado pelos seus cruzamentos. Claro que apenas falo sobre a observação dos indivíduos da colónia que possuo.

 

Peço desculpa por poder ter induzido em erro, dando como certo algo que apenas é uma hipótese válida digna de teste para futura confirmação.

 

Cumprimentos

 

 

Davas um bom politico oh Cecilio!

 

Esta frase deixou-me confuso "Tens razão em tudo o que apontas, tirando o facto de dizeres que a uma conclusão que tiro é completamente descabida, sobretudo pois eu erradamente disse anteriormente que de certeza seria um F1, e na realidade como dizes não há certezas sem saber os resultados dos cruzamentos."

 

Então se afirmas que de certeza que é um F1 e agora dizes que estas errado, então não foi uma afirmação descabida?

 

Acho engraçado tirares essas conclusões apenas com 2 ou 3 meses de experiencia com CBS e apenas com uma geração de camarões reproduzida por ti...pondo em causa a palavra do criador que criou do zero esses CBS, eu criei a linhagem que tens ja estou com ela à várias gerações, afirmo que não é tão linear chegar a essas conclusões...mas tu tentas convercer do contrario e que estas certo com a tua experiencia, engraçado :).

 

Tenho reparado que no forum afirmas muita coisa que não faz lá muito sentido, e acho deves ter cuidado com o que escreves sem teres certeza, teorias são uma coisa, dizer que é de certeza é outra, pois podes levar ao engano de muita gente que lê e utiliza o forum como referencia!!

 

Eu tenho várias femeas descendentes de F1, umas castanhas que sei que têm gene taiwan e umas completamente pretas e com cor azulada que sei que não têm gene taiwan, isto depois de as cruzar com Taiwan, como explicas isso então?? Queres mais teste que este?

 

Cumpts

FS

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

Davas um bom politico oh Cecilio!

 

Esta frase deixou-me confuso "Tens razão em tudo o que apontas, tirando o facto de dizeres que a uma conclusão que tiro é completamente descabida, sobretudo pois eu erradamente disse anteriormente que de certeza seria um F1, e na realidade como dizes não há certezas sem saber os resultados dos cruzamentos."

 

Então se afirmas que de certeza que é um F1 e agora dizes que estas errado, então não foi uma afirmação descabida?

 

Acho engraçado tirares essas conclusões apenas com 2 ou 3 meses de experiencia com CBS e apenas com uma geração de camarões reproduzida por ti...pondo em causa a palavra do criador que criou do zero esses CBS, eu criei a linhagem que tens ja estou com ela à várias gerações, afirmo que não é tão linear chegar a essas conclusões...mas tu tentas convercer do contrario e que estas certo com a tua experiencia, engraçado :).

 

Tenho reparado que no forum afirmas muita coisa que não faz lá muito sentido, e acho deves ter cuidado com o que escreves sem teres certeza, teorias são uma coisa, dizer que é de certeza é outra, pois podes levar ao engano de muita gente que lê e utiliza o forum como referencia!!

 

Eu tenho várias femeas descendentes de F1, umas castanhas que sei que têm gene taiwan e umas completamente pretas e com cor azulada que sei que não têm gene taiwan, isto depois de as cruzar com Taiwan, como explicas isso então?? Queres mais teste que este?

 

Cumpts

FS

Tens razão, eu próprio já editei a mensagem em que escrevi que tinha a certeza que era um F1, pois na verdade a minha certeza não é nenhuma, pois não está provada, mas o que é certo é que por observação da minha colónia a teoria comprova-se, bem sei que a amostra é reduzida, mas é o que tenho.

 

Não digo com isto que não seja possível esta teoria estar errada.

 

Antes de referir erradamente a certeza escrevi este post

Não são???

 

Não se tem a certeza absoluta usando este método...mas

Pela cor preta intensa e meio azulada, normalmente os CBS sem ser F1 têm tons mais acastanhados sobretudo nas zonas menos preenchidas da cor.

 

Também podem ter essa cor se forem apuramentos de uma colónia em vias de se considerar pure black line... também têm preto intenso

Logo aqui dá para ver que até expliquei que as mesmas diferenças de fenótipo podem ser encontradas noutros exemplares que não CBS F1

Editado por Nuno Cecílio
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vá malta tenham calma, não vale a pena estarem a chatear-se por causa de Gambas que, no fundo se fossem maiorzitas ficavam muito bem era grelha ehehe :D

 

Não tenho a mínima experiência para tomar um dos partidos, apenas posso dizer que mesmo ao cruzar posso nunca conseguir a confirmar algo, porque no fundo isto não passam de probabilidades e posso até ser um rapaz muito azarado e não conseguir obter Taiwans resultantes de cruzamentos entre F1's.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vá malta tenham calma, não vale a pena estarem a chatear-se por causa de Gambas que, no fundo se fossem maiorzitas ficavam muito bem era grelha ehehe :D

 

Não tenho a mínima experiência para tomar um dos partidos, apenas posso dizer que mesmo ao cruzar posso nunca conseguir a confirmar algo, porque no fundo isto não passam de probabilidades e posso até ser um rapaz muito azarado e não conseguir obter Taiwans resultantes de cruzamentos entre F1's.

Se há um local em que não gosto de camarão é no prato... não gosto de marisco como comida

 

Mesmo sendo um rapaz azarado ao cruzares um casal de F1's vai gerar taiwan's puros, pode ter o azar selectivo desses ovos não chegarem a nascer, mas aí seria muito azar... Keep the good hopes...

 

Não me chateio por causa de erros, ainda por cima quando fui eu que o tive...

 

Tudo de bom

Link to comment
Partilhar nas redes sociais