Rio 240


rmgbatista

Recommended Posts

Boa tarde,

 

 

Como sabem, tenho pouca experiência neste hobby mas cedo o meu Aquatlantis 60L se mostrou muito pequeno para o meu objetivo.

Assim, nasceu a vontade de algo maior, daí ter comprado um Jewel Rio 240.

 

Após mais ou menos 2 meses de estudo e análise, escolhi as plantas que queria incluir e desenhei o layout pretendido para o mesmo.

Hoje, ao montar, ignorei completamente o layout que tinha desenhado e fui na onda....

Não tem pretensões de ser um aquascaping mas sim um plantado, em que a flora contribua tanto ou mais que a fauna para a beleza do conjunto.

 

Setup:

 

Data de montagem: 12/10/2013

Aquário: Juwel Rio 240

Dimensões: 121Cx41Lx55A (240L)

Filtro: Filtro interior Juwel Bioflow 3.0 600l/m (upgrade para filtro externo Eheim Professional 3 2075 pensado para o fim do ano)

Termostato: Juwel 300W
Substratos: Tropica Plant Growth Substrate 2,5L e JBL Manado 25L

Iluminação: Juwel High-Lite T5 2x54W

Hardscape: Troncos Red Moore e pedras Seiryu Stone

CO2: Não tenho. Penso adquirir lá mais para o fim do ano

Flora:

Eleocharis Parvula
Hygrophila Polysperma
Rotala rotundifolia
Echinodorus tenellus (10x)
Vallisneria nana
Ludwigia repens 'Rubin'
Ranunculus inundatus
Cryptocoryne Wendtii "Green"

Fauna:

Para já nada. Depois do ciclo feito, penso ter:

Ottos

Casal de Rams

Cardume de nariz de bêbado

outros a definir

Fica então a foto da praxe, apesar de não ter muito jeito para este tipo de fotos.

Agradeço os vossos comentários, críticas e sugestões.

aquario_Rio_20131012_zps69fa12bb.jpg

Cumprimentos,

Rui

 

Editado por rmgbatista
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Parabéns pelo projeto. Parece-me muito bem. Gosto muito do hardscape exceto da disposição do tronco da esquerda. Pelo menos na foto parece-me estar numa posição algo "forçada". Mas é tudo uma questão de opinião e gosto pessoal.

 

Convém pensares no CO2 o quanto antes, nem que seja caseiro, para dares um empurrão ao desenvolvimento das plantas, evitando ao mesmo tempo as algas.

Cumprimentos,

André Basílio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Parabéns pelo projeto. Parece-me muito bem. Gosto muito do hardscape exceto da disposição do tronco da esquerda. Pelo menos na foto parece-me estar numa posição algo "forçada". Mas é tudo uma questão de opinião e gosto pessoal.

 

Convém pensares no CO2 o quanto antes, nem que seja caseiro, para dares um empurrão ao desenvolvimento das plantas, evitando ao mesmo tempo as algas.

Obrigado pelo feedback.

Já coloquei uma garrafa de CO2 caseiro a fazer o seu trabalho. Não sei é se chega uma garrafa de 1,5l ou é melhor duas para um aquário deste tamanho.

 

Agora estou a tentar definir a equipa de limpeza para as primeiras semanas do aquário. Para já só tenho 5 helenas para introduzir. Agradeço sugestões...

 

Cumpts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

O meu aquário principal tem exatamente as medidas do teu e também utilizo CO2 caseiro com uma garrafa de 1,5 l. A única questão em relação à litragem da garrafa é a duração da mistura. No meu caso dura cerca de duas semanas. Já vi quem faça num garrafão de 5 litros e a mistura dura cerca de um mês e pouco, mas claro, leva mais água, mais açúcar... Regra geral, quanto mais açúcar e menos fermento tiveres, mais a mistura dura. Mas também depende da receita que se utiliza. Dizem que, por exemplo, utilizando gelatina prolonga a atividade da fermentação. Nunca experimentei com gelatina...

 

Os ottos são ótimos para equipa de limpeza. Fica a sugestão.

Cumprimentos,

André Basílio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Rui !

 

Parabéns ! Está bem bonito. Tenho que o ir ver ao vivo ! :)

Esse tronco da esquerda se estivesse forrado de musgo ia dar um esconderijo bestial.

Chegaste a encontrar vinil para a traseira ? Esse fundo todo preto devia ficar impecável.

 

Abraço !

Cumprimentos,

Ruben Vasconcelos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Rui !

 

Parabéns ! Está bem bonito. Tenho que o ir ver ao vivo ! :)

Esse tronco da esquerda se estivesse forrado de musgo ia dar um esconderijo bestial.

Chegaste a encontrar vinil para a traseira ? Esse fundo todo preto devia ficar impecável.

 

Abraço !

Viva Ruben,

 

O tronco da esquerda é exatamente para isso.

Como tem a forma de um U invertido acho que vai ficar porreiro com musgo. É tarefa para o próximo fim de semana.

 

Relativamente ao vinil preto, cheguei a comprá-lo. Foi uma das coisas que paguei mas nunca recebi da CrystalRed :) e não encontro noutras lojas, mas também está na lista!

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Para colocar CO2 neste aquário, uma garrafa de 500gr dará para quanto tempo? Qual é a capacidade mínima que devo ter para que a garrafa me dure uns 3 ou 4 meses?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
  • 1 mês depois...

Sim, não está a ser fácil. Acho que vou ter que pensar noutras plantas de tapete, mas as que conheço ainda são mais exigentes...

 

A párvula já cresceu e espalhou um pouco mas está feia e não me parece que vá resultar.

 

Que planta me aconselham para a substituir?

 

 

Sent from my iPhone using Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tapete com essa luz e altura de aquário não tou a ver. A parvula, sendo uma planta baixa manutenção, creio que seria uma boa opção, o problema está na altura da coluna de água. Não sei que lâmpadas tens, convém que sejam com um bom fluxo luminoso para conseguirem chegar bem ao fundo.

Nuno Ferreira[i

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como ficas-te com o Co2? essa luz com Co2 sendo lâmpadas T5 não vejo porque não dar. Estas a fertilizar?

Editado por alvarenga
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já tenho CO2 pressurizado e as restantes plantas crescem muito bem. A Párvula é que nem por isso. Fertilizo uma vez por semana com Seachem Flourish na dose indicada na embalagem.

 

 

Sent from my iPhone using Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Rui,

 

Como vai isso com a párvula? Estou de certa forma curioso para ver como vai correr(obviamente desejo o melhor), mas como já tinha dito, a coluna de água é muito alta e quando é assim, a qualidade das lâmpadas é fundamental, e de preferência com as temperaturas de cor entre os 8.000K e 10.000K, colocada na frente do aquário (que é onde está a párvula).

Nuno Ferreira[i

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

aquario_Rio_20131218_zps472015f3.jpg

 

Uma visão geral do meu aquário no dia de hoje.
Os Ottos já se fizeram sentir... são fantásticos. Neste momento tenho um filtro novo a ciclar.

Deixem-me as vossas opiniões.

Editado por rmgbatista
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 7 meses depois...

Boa tarde,

 

Resolvi fazer uma atualização do estado do meu aquário, 8 meses após o último post.

 

Em termos de layout está quase igual, se bem que estou a ficar um pouco cansado do aspeto geral do lado esquerdo. Está-me a apetecer fazer ali um monte com umas pedras em cima para não ficar tão plano.

 

Em relação ao material, foi adicionado um kit de CO2, composto por garrafa de 2Kg, válvulas de agulha e solenoide. Substitui também a iluminação que vinha de origem com o aquário (2 x 54w) por uma calha Odyssea Quad T5HO Series (4x54w + 4 x dual led moonlight).

 

Algumas das plantas originais morrem, outras suicidei-as e hoje, com a nova calha a postos, vou experimentar fazer um tapete de Micranthemum "Monte Carlo".

Para já tenho a calha a funcionar com 2 lâmpadas x 1h30 + 4 lâmpadas x 3h + 2 lâmpadas x 1h30. Espero não ter algas...

 

Ficam então algumas fotos do aquário e do móvel, que não estão grande coisa pois foram tiradas com o iPhone e eu não sei tirar fotos a aquários :)

 

Visão geral:

Rio_240_20140805_zps182915fa.jpg

 

Frente:

IMG_0341_zpsa07b92f4.jpg

 

Esquerda:

IMG_0342_zpscbc5411c.jpg

 

Diversos:

IMG_0344_zps05beae64.jpg

 

IMG_0346_zps1a35ca03.jpg

 

 

Agradeço as vossas críticas e sugestões.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

:)

Com a iluminação que tinha na altura, a párvula não vingou... Foi desaparecendo aos poucos. A ideia de fazer o upgrade à iluminação foi também para conseguir fazer um tapete, mas desta vez vou experimentar a MC.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boa tarde a todos,

 

Fazendo um pequeno update ao estado do meu aquário, desde que utilizo a nova calha (6h diárias, apenas 30 min com as 4 lâmpadas em simultâneo) e iniciei a fertilização EI (15ml diários para 240l, alternando macros com micros, claro), tive uma explosão de alguedo (GSA). Espero que seja devido às mexidas e que estabilize em breve.

 

Estava a ficar um pouco cansado do meu layout pelo que resolvi fazer umas pequenas alterações.

Retirei algumas plantas que penso não estavam a resultar e também estavam a cortar a circulação da água juntei as seguintes:

- Rotala Rotundifolia

- Vesicularia Dubyana "Christmas Moss"

- Alternanthera Reineckii 'Mini'

- Eleocharis sp. Mini

 

Do lado esquerdo, fiz um pequeno monte com umas pedras que, espero eu, quando a MC crescer e se expandir, sejam parcialmente escondidas.

 

Faltam-me ainda qualquer coisa a nível de flora que estou com dificuldades em determinar e peço as vossas opiniões.

 

 

Como agora tenho muito menos plantas que anteriormente, estou a pensar em diminuir a dose diária de ferts de 15ml para 10ml. Se notar alguma deficiência, reponho a dose normal.

 

 

Ficam algumas fotos. Peço desculpa pela qualidade, em especial das fotos com uma visão mais geral, mas não estou a conseguir atinar com o raio da técnica.

 

Visão geral:

 

Rio_240_20140824_9_zpse215237d.jpg

 

Rio_240_20140824_8_zpsa3778c79.jpg

 

 

Novas plantas da Tropica:

 

Rio_240_20140824_6_zpsa0afce30.jpg

 

Rio_240_20140824_5_zps1a11bf11.jpg

 

Rio_240_20140824_4_zps489ac681.jpg

 

Rio_240_20140824_7_zps47bebea7.jpg

 

E alguns dos habitantes:

 

Rio_240_20140824_2_zps510adca6.jpg

 

Rio_240_20140824_3_zpsfddc37a5.jpg

 

Rio_240_20140824_1_zpsae7e8ae5.jpg

 

Agradeço os vossos comentários e sugestões.

obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atualizando o estado do aquário, estou a ter alguns focos de GSA e BBA.

Como troquei a iluminação e meti o CO2 há pouco tempo, pode ser normal ter algumas algas (em pouca quantidade) para já. Vou esperar umas duas semanas a ver se estabiliza.

 

Entretanto meti um tronco que tinha para ali no lado esquerdo para tentar dar algum interesse a esse lado e dar um pouco mais de relevância ao centro. Ficou melhor ou pior?

 

Posted Image

 

 

 

Sent from my iPhone using Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boa tarde,

 

Atualizando o estado do meu aquário...

 

Depois de ter trocado a iluminação e adicionado o CO2 tive um surto de algas GSA e BBA (acho que também ajudou muito ter feito uma renovação da flora nessa altura e ter remexido bastante o substrato), que estou a tratar com Excel e com a reforma antecipada, total ou parcial, das plantas mais atacadas. Acho que o problema agora está sob controlo já que não tenho visto focos novos de BBA e a GSA tem aparecido no vidro muito mais lentamente.

Ainda não consegui eliminar completamente a BBA dos musgos, já que não posso colocar Excel diretamente, mas não tem desenvolvido e alguma dela até já está esbranquiçada.

 

Um colega que deixou recentemente o hobby, ofereceu-me umas garrafas quase cheias de fertilizantes ELOS (Fase 1 e Fase 2) que estou a experimentar há aproximadamente uma semana.

 

Estas duas últimas semanas tenho estado a fertilizar apenas micros Elos Fase 1 e ADA Brighty K nas doses recomendadas para a minha litragem já que tenho os fosfatos e os nitratos altos mesmo após as TPA's semanais de 50% que faço. Tenho medido os fosfatos com o teste da ELOS, cuja escala superior é de 1mg/l e as minhas medições indicam sempre uma cor superior ao 1mg/l.

Vamos ver como corre nas próximas semanas...

 

Algumas fotos atuais:

 

Rio_240_20141010_1_zpsfef1d3ab.jpg

 

Rio_240_20141010_2_zpsc272eb4a.jpg

 

Rio_240_20141010_3_zps79977b17.jpg

 

Rio_240_20141010_6_zpse388ab07.jpg

 

Agradeço os vossos comentários.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.