Turfa - Qual usar ?


Recommended Posts

Boas

Tenho um aquário que exige ph entre os 6 e 7, e a minha agua da torneira ronda os 8 :s

Para o baixar, utilizo agua em repouso, juntamente com turfa negra, e tenho conseguido os parâmetros certos de ph. Mas utilizo turfa comprada nas lojas de aquário, e fica dispendioso, visto que a turfa vai perdendo as suas propriedades, e tenho sempre de a estar a comprar.

Queria saber se se pode comprar turfa nos supermercados, desde que não tenham adição de adubos, visto ser mais barata e deverá ter o mesmo efeito, que é o de baixar o ph

 

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Tenho um aquário que exige ph entre os 6 e 7, e a minha agua da torneira ronda os 8 :s

Para o baixar, utilizo agua em repouso, juntamente com turfa negra, e tenho conseguido os parâmetros certos de ph. Mas utilizo turfa comprada nas lojas de aquário, e fica dispendioso, visto que a turfa vai perdendo as suas propriedades, e tenho sempre de a estar a comprar.

Queria saber se se pode comprar turfa nos supermercados, desde que não tenham adição de adubos, visto ser mais barata e deverá ter o mesmo efeito, que é o de baixar o ph

 

Obrigado.

Boas,

 

penso eu que o problema não são só os adubos mas também as bactérias que a turfa poderá ter, mas isto sou eu a falar á toa,

 

o que eu quero mesmo é dar-te o meu exemplo, a minha água da companhia sai com ph 7.6 / 7.8 kh 6 /9 Gh não sei pois canso-me de por gotas no tubo de ensaio, como também curto peixes de águas acidas uso um filtro de osmose que faz com que a água passe a ter ph 6 / 6.2 kh <1 Gh 9,

 

é claro que tive de fazer o investimento inicial, mas resolveu o problema e acabou-se o comprar garrafões para as tpas e/ou acondicionadores de água

 

cumps

Editado por Sabuguense
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

penso eu que o problema não são só os adubos mas também as bactérias que a turfa poderá ter, mas isto sou eu a falar á toa,

 

o que eu quero mesmo é dar-te o meu exemplo, a minha água da companhia sai com ph 7.6 / 7.8 kh 6 /9 Gh não sei pois canso-me de por gotas no tubo de ensaio, como também curto peixes de águas acidas uso um filtro de osmose que faz com que a água passe a ter ph 6 / 6.2 kh <1 Gh 9,

 

é claro que tive de fazer o investimento inicial, mas resolveu o problema e acabou-se o comprar garrafões para as tpas e/ou acondicionadores de água

 

cumps

 

Pois Sabuguense, não me tinha lembrado dessa alternativa, tenho de a pesquisar melhor como isso funciona, obg pela ideia :)

Entretanto, enquanto juntava e não juntava dinheiro para isso, tinha de continuar com a turfa

Desconhecia que a turfa tinha bactérias, tanto que ja ouvi histórias de pessoas que põe terra de bonsai no aquário (agora se funciona a longo prazo ou não é que já não sei xD )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A turfa sem aditivos não se encontra em supermercados, o mais parecido que podes encontrar é turfa loira do báltico, usada para plantas carnivoras, para o aqua não dá jeito porque vem pulverizada.

 

Tens aqui

Rama e mais rama ou Placas.

 

A água de osmose é uma solução mas gastas 50 litros para aproveitares 5.

 

Um alguidar a apanhar água da chuva faz o mesmo se tiveres onde o colocar.

Editado por pedronb
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

A água de osmose é uma solução mas gastas 50 litros para aproveitares 5.

 

 

isto é num sentido figurado, não?

pois no meu sistema a principio tirava na proporção de 1 para 4 e agora já me tira 1 para 3 muito longe da proporção de 1 para 10 que referes,

é claro que se desperdiças se não houver aproveitamento no meu caso dá para horta e flores

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse rácio está muito bom para o que tenho ouvido?

 

Podes por favor colocar um link para o sistema que tens ou a marca e modelo

se não estou em erro a marca é aquili ou algo parecido, as etiquetas já foram á viola, de três estágios 190L/dia,

 

essas proporções foram calculadas enchendo garrafões com ambas as saídas

 

acho que o que pode influenciar o rácio poderá será a pressão da rede que se for muito baixa poderá fazer com que a membrana osmótica fique demasiado impermeável e então vai mais água para o esgoto, se bem me lembro dizia que funcionava entre 3bar e 8bar entre estas pressões deve haver uma que é a ideal equilibrando a qualidade da filtragem e o rácio de aproveitamento

 

agora não me perguntes qual a pressão da minha rede pois não sei

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece que tens razão é de 4 para 1

 

E pode ser melhorado

 

Com 75€ resolve-se o problema do PH elevado

 

Devias fazer um manual disso :)

Editado por pedronb
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece que tens razão é de 4 para 1

 

E pode ser melhorado

 

Com 75€ resolve-se o problema do PH elevado

 

Devias fazer um manual disso :)

 

o meu sistema é o mais básico o que mostras e de 4 estágios,

 

boa, que me dera ter mais tempo para a família e a verdadeira aquariofilia quanto mais fazer manuais, se entretanto não o fizeres tu pode ser que eu faça o manual da osmose lá mais para a idade da reforma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A turfa sem aditivos não se encontra em supermercados, o mais parecido que podes encontrar é turfa loira do báltico, usada para plantas carnivoras, para o aqua não dá jeito porque vem pulverizada.

 

Tens aqui

Rama e mais rama ou Placas.

 

A água de osmose é uma solução mas gastas 50 litros para aproveitares 5.

 

Um alguidar a apanhar água da chuva faz o mesmo se tiveres onde o colocar.

Boas

Pois, essa ideia das placas de turfa parece-me ser uma boa solução.. Também já tinha ouvido falar nisso, mas não sabia onde arranjar.

O que me tinham sugerido experimentar era utilizar a turfa que se utiliza nos terrários, Na teoria não iria ter nada prejudicial aos animais, visto que está sempre em contacto com animais dos terrários, mas essa placa de turfa parece ser mesmo indicada para os aquários :D Alem disso tem um preço super em conta :D

Por acaso já experimentas-te isso ou sabes de alguem que tenha utilizado isso?

 

Descartei a opção de utilizar osmose, porque ao utilizar pouca agua de cada vez nas TPAs, e como li que não se pode utilizar apenas a agua da osmose, o ph vai sempre aumentar, ficando quase na mesma o ph :s

 

Obg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.