Recommended Posts

boas pessoal, estou a montar um cubo de 50cm e como não queria gastar muito dinheiro na iluminação nem ter um grande aumento na conta da luz no final do mes queria saber a vossa opiniao sobre este projector estou a pensar adquirir apenas corais moles e talvez apenas 1 duro caso não se adeque o que sujestoes me dão na volta desses valores?

 

é este o projextor

http://www.mauser.pt/catalog/product_info.php?cPath=735_1125&products_id=61737

 

cumpz

Editado por sher1ne
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Já vi um aquário com 3 projectores desses montados (10W) e nem plantas fáceis conseguiu ter :)

São bons para nossa iluminação, mas o PAR é fraco.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá boa noite

eu tenho um igual de 10W na minha sump e tenho bons resultados com as algas (caulerpa) .

se pretende realmente os Led's tem várias opções estéticamente mais bonitas, no entanto se optar pelo projector o modelo de 50W é uma boa opção, o projector em questão tem bom aspecto e está bem concebido, só tem uma componente menos estética.

eu normalmente compro no ebay ,demora mais tempo mas é mais barato.

http://www.ebay.es/itm/Outdoor-Classic-PIR-RGB-LED-Flood-Lighting-10W-20W-30W-50W-All-Floodlight-Models-/350805717739?pt=UK_Garden_Lighting&var=&hash=item51ada672eb

eu sou um apaixonado pelos Led's , daí esta conversa.

Tenho uma calha (artesanal "DIY" ) com 471W em Led´s de 3W num aquário de 1,60m quase há dois anos e estou satisfeito com o resultado principalmente na poupança.

Bom de qualquer modo existem no mercado uma gama grande de iluminação para um cubo de 50.

cumprimentos

afonso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Afonso não brinca em serviço :)

471W numa calha LED é.... :blink:

 

Eu ando a modificar tudo o que tenho para leds, também sou fã, mas a minha intenção é mais a poupança energética.

Depois de mudar tudo passarei de 600 e tal W para pouco mais de 100W. É um bom investimento.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá bom dia

embora a pouca experiencia que ainda tenho, acho que vale a pena a mudança.

Já que mora aqui perto se algum dia quiser vir fazer uma visita, basta combinar, será bem recebido.

abraço

afonso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá bom dia

embora a pouca experiencia que ainda tenho, acho que vale a pena a mudança.

Já que mora aqui perto se algum dia quiser vir fazer uma visita, basta combinar, será bem recebido.

abraço

afonso

 

Nós estivemos à conversa no jantar que o machado organizou, há quase um ano :)

Os LEDs são a natural evolução da iluminação, até pelas vantagens energéticas. Hoje em dia não se pode descurar esse ponto...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo

já me lembro, espero que esteja tudo bem consigo.

esperemos que haja outro jantar este ano.

na verdade estou satisfeito com os led's , estou a ponderar construir outra calha de led's mas desta vez vou para os led's de 100W , vou meter 5 = 500W

estou a ponderar usar os drivers dimáveis e controlá-los através de um arduino (que ainda não domino a técnica).

Vi estes led's montados na casa de um membro aqui em Vialonga e fiquei rendido.

bom vamos ver como vai ser

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

já tive a oportunidade de ver vários destes projectores.

as características são muito interessantes mas fico sempre com uma dúvida, o ângulo.

Sou fã dos Leds, só uso leds no meu sistema (água doce), mas sempre me inspirei e bebi informação de iluminação aqui nos salgados. Inspirado por alguns reefs uso leds gu10 de 30 graus, muito eficaz.

Deixo aqui a sugestão ao sr. afonso, que domina bem o DIY, alterar o angulo desses projectores e aproveitar melhor a potência luminosa. Será ainda possível condensar mais a luz com uma lente simples, tipo fresnel?

fica a sugestão,

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá boa noite

obrigado pela sugestão.

são sempre bem vindas pois não só para mim como para todos os possíveis leitores deste tópico.

Nesta última calha que irei fazer com os leds de 100W, vou utilizar lentes de 90º , vou usar 5 destes led's a uma altura de 25cm do aquário, consigo assim iluminar todo o aquário sem sombras e ter um PAR de 200 perto do fundo o que é muito bom.

estas medições foram efectuadas em casa de um membro meu vizinho que tem este tipo de led's onde eu me vou inspirar.

eu podia cortar o ângulo para 60º mas pelos ensaios que fizemos para a mesma altura e o mesmo PAR ficamos com zonas de sombra, e para evitá-las teríamos que subir ainda mais os led's o que iria retirar as zonas de sombra mas diminuía o PAR.

bom isto não é textual para todos os aquários como é evidente, eu estou a fazer experiencias num aquário de 160x60x60cm.

se o autor deste tópico permitir gostava que houvesse mais intervenções, pois é um tema que me agrada e onde tenho aprendido muito.

um abraço

afonso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se precisar de ajuda eu posso levar um dos meus leds de 100w com lente ai a sua casa.pois axo que 5 leds de 100w é um pouco exagerado.tem ke ter em conta que 1 led de 100w a funcionar ao maximo tem a potencia de uma hqi de 250w..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Vitor boas

obrigado pela disponibilidade

depois falamos mais para a frente, pois ainda não comprei apenas estou na fase de projecto, e isto porque já tinha comprado todo o material para a calha que ia fazer com led's de 10W, depois vi os seus em cas e fiquei rendido, assim tenho de ir devagar para não me assustar com os gastos nesta altura do campeonato ah! ah!.

durante a semana combinamos a ida ao Seixal ok?

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas já vi que tenho aqui na vizinhança dois entendidos em LED's, ando á algum tempo a ler e a pensar como alterar a minha iluminação para LEd's num plantado, mas quanto mais leio menos percebo, e depois a minha veia de diy nao é grande coisa.

Se me puderem dar umas luzes em termos de da utlização desses led's de 10 w para plantados bem como as suas caracteristicas agradecia.

 

 

Abraços

Nuno Jesus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá bom dia Nuno

penso que nada melhor que ao vivo.

Se quiser aparecer um dia destes por cá será bem vindo, assim pode ver e conversar um pouco

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

normalmente estou por cá o dia todo excepto este domingo que vou ao Seixal visitar um aquário de um membro.

para vir basta avisar por aqui ou aava@sapo.pt

abraço

Editado por afonso321
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

o melhor para o teu projeto e mesmo este led http://www.ebay.co.uk/itm/Powerful-50W-Actinic-10000K-Blue-Red-Hybrid-Led-Energy-Saving-Lamp-for-Aquarium-/181168203854?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item2a2e77684e ja tenho uma canha com 3 leds destes no meu aquario de 2m e esta 5 estrelas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boa tarde, Calheiros3166

 

Já passou mais de 1 mês que tens essa calha no teu aquário de 2 metros e a minha curiosidade é se ainda estás satisfeito ou já notas alterações que te façam mudar de opinião. Isto porque alguns dos meus aquários tem também essas dimensões e tenho pensado construir uma calha mista para um deles, quando digo mista significa que não seria exclusivamente LED´s. Adoro HQI´s desde há muitos anos que uso, depois T5 e agora eventualmente um projecto misto que consiga excelente reacção nos corais. enfim... experiencias como sempre.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Atenção que o LED que o calheiros3166 indicou tem uma potência máx de 1500Lm em 50W. Ou seja, se não considerarmos para o cálculo dos lumens a cor azul e vermelho, temos aproximadamente 30W de branco. Se dividirmos 1500Lm por 30W dá 50Lm/w (50 lumens por watt).

 

Mas como o led tem mais 20w divididos entre vermelho e azul e uma vez que nesses espetros a intensidade luminosa é sempre mais baixa do que nos brancos, ficam aproximadamente entre 30-40 Lm/W eficazes...

 

Bastante baixo para qualquer aplicação seja ela em corais ou plantas.

 

Cumps

Editado por Mega
657_3868.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Boas

 

Já vi um aquário com 3 projectores desses montados (10W) e nem plantas fáceis conseguiu ter :)

São bons para nossa iluminação, mas o PAR é fraco.

 

Abraço

Boas

 

E se for um de 30w com a ajuda de um sistema de co2 será que se aguenta com plantas?

O aquário em questão 50x50x50

 

Abraço

ricardo482347.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais