LGuerra Reef


lguerra

Recommended Posts

Boa tarde Pessoal,

 

Tenho "circulado" pelo fórum única e exclusivamente para "cuscar" e aprender à bastante tempo.

Iniciei-me nos salgados há cerca de um ano com um nano da boyu (TL-550) Gostei da experiencia mas achei um pouco

limitado. Por isso, estou agora a arrancar um novo projecto.

 

Setup:

 

Aquário: 120x60x50 10mm (comprimento, largura, altura)
Estrutura: 120x60x90 (comprimento, largura, altura) aço Forrado a Madeira
Sump: 80x50x40 8mm (comprimento, largura, altura)
Retorno: Eheim 2000+
Escumador: TMC V2 800
Circulação: SUNSUN 12000l/h + Tunze 2500l/h
Termóstato: Eheim Jager 200w
Iluminação: Blau 4x54w (1 azul, 1 branca de 14k, 1 branca de 10k e uma rosa que vou trocar por azul ou actínica)
Areão: 20 kg Areia de coral
Rocha: 15 kg

 

Ainda estou numa fase inicial pelo que algas castanhas começaram a povoar o areão. Já fiz uma TPA com osmose e tenho vindo a repor os niveis diariamente.

 

O escumador não parecia tirar grande coisa até lhe ligar uma bomba de ar. Agora até levanta paralelo :) tenho é alguma dificuldade na afinação. Sempre que o nivel de água desce já tenho eu que lá ir dar o "jeitinho".

 

Fiz à uns dias alguns testes e obtive os seguintes valores:

 

Amónia: 0
Nitratos: 1
Nitritos: 0,2
ca: 360
Kh: 10

 

Sou da Maia (Norte) e se houver pessoal interessado em trocar impressões pessoalmente fico à espera de convites/sugestões.

 

Ficam então algumas fotos desde o inicio (à 6 meses atrás :P)

 

Estrutura + aquario:

 

1_zpsfd263160.jpg

 

2_zpsa5d72fe3.jpg

 

3_zps9bef910c.jpg

 

Fiz uns buracos na parte de tráz a pensar, mais tarde, em colocar umas ventoinhas:

 

4_zps7b02ca6f.jpg

 

5_zps352bafbd.jpg

6_zps8687297d.jpg

 

 

7_zps81551dde.jpg

8_zps6a5ab26a.jpg

 

Escumador:

 

9_zpsba3503b7.jpg

 

Escoamento/Retorno:

 

10_zps3ea4b8b3.jpg

 

11_zps5c3fc118.jpg

 

Colocação do Sal:

 

12_zpsf11ea425.jpg

 

Retorno:

 

13_zpsa82519a6.jpg

 

14_zpsc3deee3c.jpg

 

Iluminação (nesta foto só estão duas das quatro lampadas acesas):

 

15_zps80cf5585.jpg

 

Layout:

 

16_zps30df8d4a.jpg

 

17_zpsd5cebc13.jpg

 

18_zps5d8b373c.jpg

 

19_zps5ab82413.jpg

20_zpsafbdff56.jpg

Nas fotos ainda não aparece a SunSun de 12k nem as algas no areao. Mais tarde Actualizo.

 

Fico aguardar comentários/sugestões :)

Editado por Ricardo.Fonseca
venda nos classificados ou por MP
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lguerra, à quanto tempo montaste o aquário?

O problema do nível do escumador poderia ter sido evitado se tivesses organizado essa sump de outra forma. Idealmente, o comportamento onde está o escumador não pode variar o nível da água para evitares que o escumador se descontrole e tenhas de estar sempre a afinar como tu próprio o dizes.

O layout parece-me um pouco baixo, eu juntaria mais rocha para fazer umas ilhas mas isto são gostos. Que corais vais querer manter?

Editado por i980311
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Está a funcionar acerca de dois meses.

 

A questão do escumador, não tinha pensado nisso :mellow: . Era uma divisoria que obrigasse aquele compartimento a estar sempre ao mesmo nivel...

 

Quanto ao layout não queria empilhar muito daí ter espalhado um pouco as rochas para um formato mais simples :smile2: . Mas ainda vou ver se dou um jeito. Não é nada definitivo.

 

Quanto aos corais, tenciono manter moles e alguns LPS... Nada muito exigente.

 

Cumprimentos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É estranho ao fim de dois meses e aínda agora é que aparecem as algas castanhas que costumam ser diatomáceas que se alimentam da silica da areia daí ser normal aparecerem a meio do ciclo inicial. Juntaste areia recentemente?

Quanto ao escumador é mesmo isso, algumas pessoas, eu incluido, optam por colocar o escumador logo no primeiro compartimento de entrada da água na sump com a saída de água por cima da divisória e logo aí tens sempre a água no mínimo ao nível do cimo dessa divisória.

Agora é continuar dar tempo ao tempo e ir adicionando mais corais e peixes.

Vai atualizando o tópico para vermos o crescimento dos peixes e corais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não adicionei areia... Possivelmente a evolução já terá parado mas como ainda não tenho equipa de limpeza nem aspirei o areao... a porcaria não sai sozinha :naughty:.

Este fim de semana vou ver se arranjo uma solução para o escumador, vou ver se aspiro e se compro uma equipa de limpeza.

 

Entretanto mal tenha novidades actualizo com umas fotos :smile2:.

 

Obrigado pelos concelhos :smile2:.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

 

Parabéns pela montagem se bem como disse i98031 o layout podia ter sido mais trabalhado, mas nisso se o dono gosta esta bom. Mais um reparo é o escumador com o tempo e entrada de peixes vai ser insuficiente para o teu sistema.

De resto e com 2 meses esta na altura mais que ideal da equipe de limpeza entrar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

mais um :) o aquário esta muito porreiro paciência e muita calma isso vai longe...

 

Ainda estas no inicio podes sempre dar um jeito aqui ou ali, parece que as rochas estão em cima da areia não devia...

 

O escumador vai ser curto depois tens de ver isso.

 

Começa a meter siporax na sump uns 3 litros ajuda na filtração da água.

 

Vou ter de cortar a minha sinularia dura quando cortar e ela colar a um bocado de rocha ofereço te um pouco :)

 

Faz tudo com muita calma e tpas semanais e boa sorte :)

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

 

Hugo Costa Coelho, no aquario anterior tinha a rocha muito empilhada e isso chateava quando queria mudar alguma coisa. Dai ter optado por um layout simples. No entanto concordo, está demasiado simples :naughty: . A minha falta de imaginação não ajuda mas vou ver se complemento com um pouco de rocha morta pelo menos para uma ponte :drool3: .

O escumador já me disseram isso. Ele neste momento tira bastante porcaria. Quais são os sintomas de ineficiencia?

A equipa de limpeza, apesar de incompleta, já entrou. Tenho 1 turbo, 3 eremitas e 10 nassarius.

Neste momento tenho algumas algas a nascer na areia. Estou a pensar em esperar um pouco para ver se estabiliza. Manter as TPA's e no proximo mês meter um cirurgião.

 

Obrigado pelos comentários :drool3:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

 

RicardoMaia é sempre bom ver pessoal do norte. Conheço poucos :mellow: .

 

Efectivamente a rocha foi "pousada" em cima da areia.

 

Por acaso tenho um pouco de siporax (talvez 1 lt.) vou acrescentar. Entretanto a minha prioridade neste momento é mais a iluminação. Tenho que trocar 2 lâmpadas. e a Rocha trazia algumas algas do ultimo aquário. Vou ver se introduzo um cirurgião e mais alguma rocha morta. Como o dinheiro não abunda tenho que ir devagar :tongue: .

 

Devo apostar num filtro UV?

 

Obrigado pelos comentários biggrin.png' alt=':biggn:'> .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas existe muito pessoal aqui do norte com bons aquários :naughty::naughty: :naughty:

 

Como ainda estas no inicio podes mexer no layout sem muitos problemas por isso ainda podes retocar isso eu com 9 meses ainda mexo no meu nunca estou satisfeito...

 

Em relação à iluminação se for só para moles e LPS chega bem essa calha podes baixar mais um pouco mas essa da muito bem eles querem é comida e não luz :fart004::fart004:

 

Penso que não precisas de UV precisas é de tpas sagradinhas os eremitas se não tiverem mais nada vao ai as algas.

 

Na minha opinião esse layout merecia ai uns reef branch uns 5 ou 6 logo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

As TPA's frequentes nesta fase não vão favorecer o aparecimento de algas?

 

Apesar das TPA's e reposições com água RO tenho o areão cheio delas... Reduzi um pouco à iluminação... Vou ver se logo actualizo com umas fotos.

 

Mais uma vez obrigado e cumprimentos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boa tarde pessoal,

 

Peço desculpa mas ainda não consegui actualizar as fotos. Vou fazer isso assim que tiver oportunidade.

 

Entretanto surgiu-me uma dúvida... Tenho uma Donzela Néon com cerca de 3cm. Na altura achei engraçado e comprei desconhecendo o facto de poder ser um pouco agressiva. Até a data não tive problemas mas também só tenho dois ocellaris e tive na altura um hepatus sem nunca ter tido problemas.

 

A minha questão é, tenciono adicionar um Zebrasoma flavescens tamanho S ou M brevemente. Terei problemas? Deverei desfazer-me deste peixe?

 

Não desgosto dele nem me queria desfazer dele mas não é efectivamente o peixe que mais adoro. Além disso preciso seriamente de um cirurgião :P e mais tarde também faço intenções de acrescentar um hepatus.

 

Obrigado e cumprimentos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 semanas depois...

boas

embora seja territorial o zebrassoma ainda e mais e num aqua desse tamanho nao tens problema

mais pancada menos pancada...

quanto ao resto mais uma rochitas ai nao ficava mal mas o que interessa e que Tu gostos e que aprecies...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.