Iniciar um aqua Lago Tanganyika.


Marce

Recommended Posts

Boa noite! Tenho estado a pensar montar um novo aquário, e como sempre quis montar um com ciclideos africanos, decidi investigar sobre o assunto , e quando me deparei com as maravilhas do lago tanganyika, achei que era mesmo hora de mudar. Antes de mais o aquario que cá tenho tem o seguinte setup:

 

- Aquario 100x40x50cm (com o movel)
- FIltro Eheim 2217 caudal:1000L/h
- Termostato 300w
- Lampadas 3x39w (neste momento não sei precisar os Kelvin de cada uma).

 

Tenho na ideia montar o aquario com duas áreas. Dividindo o aquario em 3 partes, ficaria com uma área rochosa (maior que as restantes), uma área vazia (para dar alguma profundidade ao aqua), e uma area plantada.

 

Tenho lido muita coisa sobre que num aquario para ciclideos, não se pode colocar plantas, mas no entanto gosto muito de ver umas plantas no aquario. As espécies que procurava por seriam de pouca manutenção, umas Limnophilas e Ludwigia (na zona plantada), Cryptocorinas (zona frontal do aqua), e Anúbias nana (na zona rochosa). Eu sei que estas espécies não são biótopo do lago tanganyika, mas já as tenho cá em casa e gostaria de as aproveitar.

 

Gostava de saber, se pelo menos estas espécies de plantas são adequadas, num aquario destes.

 

Gostava de saber também se aconselham ou não o uso de areia de coral para uma elevação do pH. A água da companhia ronda ai os 7,6/7,8 de pH (durezas não sei de cor).

 

Já agora, que espécies recomendam para popular este aquario, tendo em conta a provavel existência de flora e as dimensões do aqua? Nesta fase inicial tenho preferência por espécies de mais facil manutenção, uma vez que será o meu primeiro aquario de cíclideos.

 

Sugestões e recomendações são sempre bem vindas, pois como disse, estou-me a iniciar nos ciclideos, e embora tenha muito a aprender, também quero minimizar desde já os riscos.

 

Agradeço desde já a vossa ajuda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas,

Aqui vão umas dicas:

Se queres dividir o aquario em 3 areas, então so poderas colocar uma especie de rocha (dentro das Julidochromis ou Neolamprologus e desta ultima nem todos dão e uma especie de conchicolas).

Quanto a flora podes colocar anubis e valisnérias sem problemas nenhum.

Quanto ao substrato, nada melhor que areia de praia.

Abraço

Nelson Mangana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

 

Quanto ao substrato, nada melhor que areia de praia.

 

Atenção que a areia da praia é RICA em sílica... e depois dá em BOOMS de microalgas ;)

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O exemplo de um não é para se tornar uma regra. O que ajuda é o fato de se usar a areia em água doce, mas dos níveis altos de sílica nunca de safam ;)

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais