dúvida sobre o sexo dos meus kribensis


Recommended Posts

Olá a todos! Sou novo no fórum, mas já tenho aquários há alguns anos e já há muito tempo que acompanho este fórum, porém sem publicar nada.


Desta vez decidi publicar, pois optei por arranjar um casal de peixes que nunca tive e que por isso conheço pouco sobre os seus comportamentos. trata-se de um casal de Kribensis. Mas a minha principal dúvida é se de facto se trata de um casal.


depois de muito ler e observar parem-me ser dois machos, mas conto com a vossa ajuda!



Deixo também uma foto do aquário já foi há algum tempo, mas está parecido!


Trata-se de um aquario de 80cm, cerca de 100l


- filtro exterior fluval 105


- filtro interior EHIEM


- temperatura 27 graus


- ph 7,2


- amónia 0


- nitritos 0


- nitratos cerca de 10



Neste momento tenho


4 escalares juvenis


2 Kribensis


1 plecostomus


3 corydoras


1 botia palhaço


Tenho uma ninhada de guppiys com cerca de 1 mês


As plantas não sei os nomes!



Gostaria também de colocar um casal de ramirezis, mas receio que já sejam peixes de mais para este aquário. até assim já são muitos...


Gostaria das vossas opiniões sobre o aquário em geral e sobre o casal em particular.


Obrigado a todos!


Espero que consigam ver as fotos






Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu também suspeitava que eram 2 machos!

Quanto à pouca água também sei que é verdade, mas a ideia é montar um aquário de 1m para os escalares e manter este para criação de kribensis. Mas por enquanto como ainda são pequenitos vou aguentando nestas condições. Mas obrigado pela ajuda

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos! Arranjei uma fémea e agora o que se passa é que ela se encarregou de escorraçar um dos maços para um canto e parece que anda a galar o outro macho. Põem-se os dois um ao lado do outro a nadar em círculos e com as cores muito vivas. Sabem-me dizer se este é o ritual para a escolha do casal? Como é que sei que o casal está formado? Quando desovar no aquário? Existe alguma época em que isso costume acontecer ou que eu possa induzir de alguma forma?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eh lá essa anda ardida!! :)

Eu nunca tive esta espécie, por isso ainda não conheço bem os seus comportamentos. obrigado pela ajuda!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Olá a todos! Passei o fim de semana fora e hoje assim que cheguei a casa tive uma agradável surpresa! Os meus Kribs desovaram no aquário comunitário! Têm o ninho no pau e estão a defendê-lo ferozmente, mas não tenho experiência com os kribensis e não sei o que fazer. O que me aconselham a fazer? Devo tirar os ovos? Deixar ficar? Se retirar os ovos tiro os pais também? Já vi várias opiniões há quem diga para não mexer que os pais protegem o ninho e os filhotes há quem diga que não vão resistir...espero que nasçam e aspiro-os para uma maternidade ou retiro os ovos ainda por eclodir?

 

Como podem ver estou baralhado e sem saber o que fazer, vou aguardar pelas vossas opiniões!

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos! Hoje tive uma agradável surpresa. Vou resumir a história.

Como já todos sabem os meus kribs tinham desovado no aqua comunitário. Hesitei, mas deixei-os ficar a tomar conta dos ovos. Durante uns dias os ovos desapareceram e eu tinha pensado que tinham sido comidos, mas eles continuavam a proteger o ninho. Hoje após algum tempo a observar o aquário reparei que tinha 4 crias de kribs a nadar alegremente junto aos pais. :)

Estes protegiam-nos ferozmente de todos os outros e por vezes metiam-.nos na boca para os mudar de sitio. É realmente um comportamento espetacular. Ainda tentem tirar umas fotos mas nao tem qualidade para colocar. Espero que eles cresçam e se desenvolvam bem!

Agora tenho é dúvidas em relação ao que fazer...Deverei tirá-lo dos pais ou devo deixá-los tomar conta deles?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas,

Eu já tive uma casal de kribensis e passei pelo mesmo.

Primeiro tive bastantes dificuldades em perceber qual o macho e qual a fêmea. Ainda eram muito jovens.

Ao crescerem é que comecei a notar melhor as diferenças: a barbatana caudal do macho é em forma de seta e a da fêmea é mais arredondada.

Acabaram por fazer a postura às escondidas, dentro de uma toca que escavaram debaixo das rochas.

Quando os alevinos nasceram, os pais foram defendendo-os o mais que puderam, mas a maior parte acabou por ser apanhada pelos escalares. Por isso aconselhava-te a tirar uns ou outros, caso possas.

Escalares e alevinos no mesmo aquario, mesmo com muitas plantas para esconderijos, não dá bom resultado.

Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi

 

"De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo."

Confúcio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais