Sump dentro do aquario????


Recommended Posts

Boas a todos.

 

Estou a pensar montar um salgado.

 

Tenho um aquatlantis 120 que durante muito tempo funcionou para agua doce. Não me queria desfazer dele, até porque acho-o lindíssimo e combina com o móvel escritório.

 

 

Tem 240L. A minha duvida será: Posso montar a sump dentro do aquário. Seria uma espécie de biobox mas com mais capacidade.

 

Não me importo de perder capacidade no aquário. ficar apenas com 200L.

 

Dentro da sump colocava todo o material: aquecedores, bomba, escumador.

 

Seria algo deste género.

 

 

___________________________

I I I I

I I________I I

I I

I__________________________I

 

O que acham?

 

Obrigado

Editado por enfcoentrao
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas, é muito interessante este tópico, eu iniciei um parecido pois estou na mesma situação que tu mas parece que o pessoal não é muito apologista de aproveitamentos de material e de aquários, mas devo dizer que deve haver muitos aquaristas com vontade de arriscar nos salgados e aproveitar ao máximo o material que têm, mas já houve um membro que me disse que a biobox pode servir de sump desde que o aquário não ultrapasse os 100L tirando as matérias filtrantes e colocando lá o termostato e um tipo de algas qualquer que existe para salgados micro ou macro algas uma coisa assim parecida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E mesmo que arranjes um escumador ainda tens de la meter o aquecedor e talvez mais alguma coisa. Pode ficar feio mas safavas te melhor com um hang on. Vais ocupar muito espaço dentro do aquario. A sump ajuda e facilita muito. Mas não é isso que te impede a conversão.

Estuda com calma a hipotese de fazer uma. Se tiverex de fazer uma estrutura para pores o aquario não é nenhuma fortuna.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, é muito interessante este tópico, eu iniciei um parecido pois estou na mesma situação que tu mas parece que o pessoal não é muito apologista de aproveitamentos de material e de aquários, mas devo dizer que deve haver muitos aquaristas com vontade de arriscar nos salgados e aproveitar ao máximo o material que têm, mas já houve um membro que me disse que a biobox pode servir de sump desde que o aquário não ultrapasse os 100L tirando as matérias filtrantes e colocando lá o termostato e um tipo de algas qualquer que existe para salgados micro ou macro algas uma coisa assim parecida

 

Penso que ninguém tem alguma coisa contra os "aproveitamentos" antes pelo contrario penso eu, o que tenho pena é dos vivos que possam estar num aquário menos bem montado.

 

Ja agora para tirar duvidas.. Sérgio para que serve uma sump?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas hugo,

tal como disse eu também estou na mesma situação, gostava muito e espero um dia entrar no mundo dos marinhos mas não tenho experiencia e conhecimento nenhum sobre isso mas pelo que tenho me apercebido serve como filtro mas se não for p.f. explica melhor pois será mais informação que nos absorvemos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma sump pode ser um filtro e é muito usada em agua doce como filtro. Fazem se varias divisorias que levam fibras, biobolas, ceramicas entre outras.

Nos salgados a semelhança de agua doce usa-se a sump para aumentar o volume e colocar o material que é necessario, termostatos, escumadores, reatores, etc. Tambem se pode colocar um refugio com algas ou para outras coisas. Ha quem meta ceramicas na sump a quem não use. É comforme o dono.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde. Eu Tambem tenho um aquatlantis, Podes sempre tirar a medida do móvel e fazer a sump dentro da porta, ao neste caso fazer as duas sump-s uma para o escumador e a outra para o restante equipamento. Cmp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A grande vantagem de se ter sump em agua salgada é ter local para se ter equipamentos fora do aquário, o resto das coisas ditas pelo Luis Lourenço vem por acréscimo.

 

Ora se vai/quer fazer uma sump de uma biobox não vejo vantagem a nível estético ate porque o equipamento maior será um escumador e pelos que conheço que podem caber dentro da biobox mais vale não ter nenhum e fazer mais trocas de agua, para ter algas temos de saber para que servem não é ter por ter bem como as cerâmicas e outros..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais