Peixes a escolher de água fria


Pipinhaz

Recommended Posts

Boa noite.

 

Tinha um aquário de 50L arrumado no sótão que recentemente decidi dar-lhe utilidade! Procedi a montagem e decoração e assim passará uns dias a funcionar como se peixes tivesse. O que adquiri e que ainda não possuía era o aparelho para o oxigênio. Só daqui a uns dias pretendo adquirir peixes de água fria (máximo 3), mas gostava de saber quais os mais adequados para o meu aquário.

 

Já pensei em ter peixes de água quente (tenho o termostato) mas existe uma certa relutância aqui em casa pelo facto de já ser muitos equipamentos a trabalhar e a gastar luz. Num aquário aquecido, detectam um grande aumento ao final do mês na factura da luz??

 

Agradeço desde já a atenção

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aconselho-te a não optares pelos "comuns peixes de àgua fria que te vão tentar impingir nas lojas" do tipo goldifish, como sejam cometas, telescopios, shubunkins, etc, pois o tratam-se de peixes que podem atingir 20 ou 30 centimetros e como tal o teu aquario é demasiado pequeno para eles.

 

Quanto à espécie referida NMA não vou opinar, pois desconheço.

 

Mais do que oxigénio (bomba e pedra difusora, suponho) preocupa-te em adquirir um bom filtro.

 

Antes de tudo o mais e seja qual for a especie escolhida, lê todos os tópicos para iniciantes que há aqui pelo forum e certefica-te que o ciclo do azoto é feito na integra para que não tenhas dissabores com os teus peixes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se o problema é o consumo adicional do termostato, um de 50w não te vai aumentar assim tanto a conta da "Three Gorges"...

 

Além de que mesmo com peixes de água fria deves ter termostato, para a temperatura não oscilar muito nem descer abaixo dos 20ºC, pois esta deve ser a temperatura da "água fria".

Para esse aqua, só se for mesmo este Tanichthys albonubes:

http://www.aquahobby.com/gallery/b_tanictis.php

 

Se reconsiderares e usares água quente (acima de 25/26ºC) tens muito mais espécies por onde escolher... ;)

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. Eu já tenho um termostato novinho em folha que vinha na altura que comprei o meu aquário. Ele consome 100W . Sim claro, terei esse cuidado especialmente no inverno com a temperatura da água. Ontem por curiosidade medi a temperatura e rondava os 24 graus :o

 

Obrigada pelas respostas :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O termostato não vai estar sempre ligado, ele liga atinje a temperatura e desliga por isso penso que nem vais notar na conta da luz.

Exactamente, ainda por cima, sendo de 100w vai estar ligado mesmo muito pouco tempo, num aqua de 50l.

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.