ajuda para luz de um nano


DiogoMarçalo

Recommended Posts

boas a todos tenho um aquario nano da boyu de 35L e queria a uma opinião sobre a luz que preciso para manter hemianthus callitrichoides mas não quero gastar rios de dinheiro . tenho um kit co2 aquagro é suficiente ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para essa litragem e hightech, eu usaria 40/45w em cima mas com 35w já te safarias. Agora o tipo de lâmpadas depende das dimensões do aquário.

 

Se não pretendes gastar rios de dinheiro, se calhar uma aposta seria seres tu próprio a fazer a calha mas atenção que por vezes o barato sai caro.

 

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com lâmpadas PLL consegues. A potência e quantidade vai depender do tamanho do aquário...

 

Agora a parte de não gastares muito dinheiro, tal como o Miguel disse, só se fores tu a fazer.

Mas possivelmente para te ficar uma coisa estéticamente apresentavél, (depende do material que consegues arranjar e das tuas mãozinhas para a bricolage), vais gastar quase tanto como a comprar uma calha.

Dá uma olhada na parte do D.I.Y. aqui do Fórum, que encontras muitos projectos de iluminação.

Editado por João Abóbora

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas aonde é que poço arranjar iluminarão para um aquario 35/35/20 é qu só encontro de 26w

 

http://www.aquaeden-shop.net/AguaDoce/produto_view.php?id=1424&pageNum_AquarioRS=0&idcat=187&cat=&subcat=&menu=12

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que importa é a lâmpada. De resto, o sistema elétrico até pode estar pendurado por elásticos :lol:

 

A mais barata e que te vá funcionar com plantas mais exigentes é esta:

http://www.aquaeden-shop.net/AguaDoce/produto_view.php?id=1782&pageNum_AquarioRS=0&idcat=4&cat=&subcat=&menu=5

 

Mas tens umas callhas da sun-sun que são idênticas e são bastante mais baratas. Na AquaHobby costumava haver, não me lembro é do preço ao certo, mas tenho ideia de rondar os 50-60€.

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais