iniciante a precisar de ajuda!


PedroMiguel21

Recommended Posts

boas! como alguns de voces sabem comprei um betta a uns tempos que morreu porque saltou do aqua e embora nao tenha tido morte imediata acabou por morrer. tenho um aqua de 60x30x30 que tinha uma tartaruga que mudei para um lugar bem melhor com 150L...e tinha em mente por peixes de agua quente no aqua vago pois tenho luz, termostato e filtro de 600L/H...no entanto a minha mae deu-me cabo dos planos e comprou-me um peixe de agua fria do qual nao sei nada e por isso preciso da vossa ajuda! o aqua tinha a agua a ciclar a umas 3 semanas e ia ver se punha areao, umas plantas e depois peixes, informando-me primeiro! no entanto parece que peixes de agua quente vai ter de ser pra depois com a chegada deste inquilino! alguem me ajuda com a especie e os cuidados a ter? no meu caso o que faziam?

fotos:

 

onsq.jpg

00ou.jpg

nhtk.jpg

c6uc.jpg

o3xk.jpg

shp4.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Antes de mais sim deves colocar areão (esse fica a tua consideração) embora eu prefira areia sílica, pois não deixa a porcaria entranhar-se, fica ao de cima o que facilita a limpeza do aqua. Depois poderás colocar umas plantas de plástico pois esse peixe (kinguio) destrói as plantas verdadeiras. relativamente a temperatura da agua, poderás colocar um termos estato pois de inverno e sempre mais frio. Ele adapta se bem, basta colocares ai a 15 graus. Os kinguios dão se bem em agua fria, no entanto, aumentam o crescimento mas perdem anos de vida.

Convém ires fazendo umas tpa´s pois os kinguios sujam muito mas como so tens 1, basta ai uma vez por mês. De resto é só manteres os parâmetros do aqua correctos. Não te aconselho a pores muitos peixes, no máximo mais um igual pois deves ter em conta a regra básica da medição de peixes vs aqua 1cm de peixe para cada litro de água (medido da cabeça a cauda). Mas atenção não é uma regra obrigatória pois existem várias opiniões contrárias, no entanto serve para teres uma noção.

Espero ter ajudado

 

Abraço

Pimenta

 

" A solução para a poluição é a diluição "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Antes de mais sim deves colocar areão (esse fica a tua consideração) embora eu prefira areia sílica, pois não deixa a porcaria entranhar-se, fica ao de cima o que facilita a limpeza do aqua. Depois poderás colocar umas plantas de plástico pois esse peixe (kinguio) destrói as plantas verdadeiras. relativamente a temperatura da agua, poderás colocar um termos estato pois de inverno e sempre mais frio. Ele adapta se bem, basta colocares ai a 15 graus. Os kinguios dão se bem em agua fria, no entanto, aumentam o crescimento mas perdem anos de vida.

Convém ires fazendo umas tpa´s pois os kinguios sujam muito mas como so tens 1, basta ai uma vez por mês. De resto é só manteres os parâmetros do aqua correctos. Não te aconselho a pores muitos peixes, no máximo mais um igual pois deves ter em conta a regra básica da medição de peixes vs aqua 1cm de peixe para cada litro de água (medido da cabeça a cauda). Mas atenção não é uma regra obrigatória pois existem várias opiniões contrárias, no entanto serve para teres uma noção.

Espero ter ajudado

 

Abraço

boa noite.

Caro pimenta lamento mas não posso concordar contigo, se formos como dizes pela regra básica da medição do peixe vs aqua 1 cm de peixe por litro de água refere-se ao tamanho em adulto e não no tamanho actual, se mesmo havendo opiniões em contrário, que eu também concordo pois acho que não temos de contar os tamanhos deles em adultos ao milimetro, mas e deixo aqui um excerto da wikipédia em relação ao peixe em questão.

 

 

" Os vulgares peixes de aquário, designados por japonês, peixinho-dourado, dourado ou peixe-vermelho, ou mesmo Kinguio no Brasil, cujo nome científico é Carassius auratus, pertence à família dos Ciprinídeos (Cyprinidae), a que pertencem as carpas. Foi uma das primeiras espécies de peixes a ser domesticada e é ainda um dos peixes de aquário mais comuns no mundo inteiro. É uma variedade domesticada de uma carpa cinzenta-escura nativa da Ásia oriental. Foi domesticada, pela primeira vez, na China, e foi introduzida na Europa no final do século XVII. Tem muita variedade de tamanho, forma, configuração de nadadeira e cor (várias combinações de branco, amarelo, alaranjado, vermelho, marrom, e preto). Pode crescer até aos 59 cm e um máximo de 3 kg, ainda que tais valores sejam muito raros: a maior parte dos espécimes não atinge metade destas medidas. É ovíparo."

 

 

Pedro e mais neste caso especifico que é a manutenção em aquário, mais um pouco de wikipédia.

 

"

Embora seja uma espécie muito popular sua manutenção é menosprezada, embora necessite de um aquário de volume de 120 litros, no mínimo, adicionando-se cerca de 30 litros para cada novo kinguio introduzido, as pessoas ainda insistem em mantê-lo em recipientes de tamanho inadequado. O que é um erro grave, pois este peixe pode atingir até 20 anos de vida se bem tratado.

Um aquário deve ser especial para manter esta espécie, tendo pH moderadamente alcalino, em torno de 7,2 a 7,6.

O aquário ideal para um kinguio deve possuir filtragem mais eficiente que o normal, cerca de 10 vezes o volume do aquário por hora, nunca utilizando o filtro biológico de fundo, que além de ultrapassado não supre as altas exigências de filtragem desta espécie, que produz muita sujeira. Preferem-se os modelos de filtragem externos, independentemente do tipo, seja "hang-on", "canister", "sump", etc, desde que se observe a eficiência em litros/hora.

A companhia ideal para este peixe é: nenhuma. Por serem muito lentos, e terem barbatanas delicadas, podem sofrer com o assédio de outros peixes. Além do mais são dos poucos peixes de água fria disponíveis para aquarismo, o que não quer dizer que podemos economizar com aquecedor. O ideal é sempre utilizar um aquecedor com termostato, pois em um aquário podem ocorrer mudanças muito bruscas de temperatura, que são prejudiciais a qualquer peixe, mas evitadas pelo sistema de termostato.

Enfeites de aquário grandes não são aconselháveis para aquários com kinguios, pois eles geralmente se machucam com eles, e devem ter bastante espaço para poderem nadar. É essencial ter areia (de preferência grossa) como substrato, pois ele mexem no fundo e podem engasgar-se com cascalho.

 

 

Ou seja Pedro, se queres o peixe de água fria aconselho um aqua de 120L, ou aconselhava a trocares o peixe por areão por exemplo porque já devia ter ao começares o ciclo, pois o sitio onde as bactérias mais se alojam é no substrato.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

muito obrigado, nao pude pesquisar no google pois nao sabia a especie dele...nao percebi a parte do "trocares o peixe por areão por exemplo"; eu ainda nao tinha areao pois ainda nao tinha comprado, pois tinha em mente ir deixando aquilo a filtrar e ir montando, com tempo pra ficar algo belo, a medida que fosse comprando o areao, o tronco (que esta a ser tratado) e assim ia metendo la, pois era uma coisa pra ser feita devagarinho...

agora fiquei sem saber o que fazer :s é que a ideia da minha mae certamente foi "tem 3 ou 4 cm nao deve ficar muiiiito grande"...tenho um primo que tem um lago grande exterior com 3 carpas ja a muitos anos, sera que devo criar este peixe e quando começar a ficar adulto muda-lo para la? com que idade seria isso?

Editado por PedroMiguel21
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boa noite.

Caro pimenta lamento mas não posso concordar contigo, se formos como dizes pela regra básica da medição do peixe vs aqua 1 cm de peixe por litro de água refere-se ao tamanho em adulto e não no tamanho actual, se mesmo havendo opiniões em contrário, que eu também concordo pois acho que não temos de contar os tamanhos deles em adultos ao milimetro, mas e deixo aqui um excerto da wikipédia em relação ao peixe em questão.

 

 

" Os vulgares peixes de aquário, designados por japonês, peixinho-dourado, dourado ou peixe-vermelho, ou mesmo Kinguio no Brasil, cujo nome científico é Carassius auratus, pertence à família dos Ciprinídeos (Cyprinidae), a que pertencem as carpas. Foi uma das primeiras espécies de peixes a ser domesticada e é ainda um dos peixes de aquário mais comuns no mundo inteiro. É uma variedade domesticada de uma carpa cinzenta-escura nativa da Ásia oriental. Foi domesticada, pela primeira vez, na China, e foi introduzida na Europa no final do século XVII. Tem muita variedade de tamanho, forma, configuração de nadadeira e cor (várias combinações de branco, amarelo, alaranjado, vermelho, marrom, e preto). Pode crescer até aos 59 cm e um máximo de 3 kg, ainda que tais valores sejam muito raros: a maior parte dos espécimes não atinge metade destas medidas. É ovíparo."

 

 

Pedro e mais neste caso especifico que é a manutenção em aquário, mais um pouco de wikipédia.

 

"

Embora seja uma espécie muito popular sua manutenção é menosprezada, embora necessite de um aquário de volume de 120 litros, no mínimo, adicionando-se cerca de 30 litros para cada novo kinguio introduzido, as pessoas ainda insistem em mantê-lo em recipientes de tamanho inadequado. O que é um erro grave, pois este peixe pode atingir até 20 anos de vida se bem tratado.

Um aquário deve ser especial para manter esta espécie, tendo pH moderadamente alcalino, em torno de 7,2 a 7,6.

O aquário ideal para um kinguio deve possuir filtragem mais eficiente que o normal, cerca de 10 vezes o volume do aquário por hora, nunca utilizando o filtro biológico de fundo, que além de ultrapassado não supre as altas exigências de filtragem desta espécie, que produz muita sujeira. Preferem-se os modelos de filtragem externos, independentemente do tipo, seja "hang-on", "canister", "sump", etc, desde que se observe a eficiência em litros/hora.

A companhia ideal para este peixe é: nenhuma. Por serem muito lentos, e terem barbatanas delicadas, podem sofrer com o assédio de outros peixes. Além do mais são dos poucos peixes de água fria disponíveis para aquarismo, o que não quer dizer que podemos economizar com aquecedor. O ideal é sempre utilizar um aquecedor com termostato, pois em um aquário podem ocorrer mudanças muito bruscas de temperatura, que são prejudiciais a qualquer peixe, mas evitadas pelo sistema de termostato.

Enfeites de aquário grandes não são aconselháveis para aquários com kinguios, pois eles geralmente se machucam com eles, e devem ter bastante espaço para poderem nadar. É essencial ter areia (de preferência grossa) como substrato, pois ele mexem no fundo e podem engasgar-se com cascalho.

 

 

Ou seja Pedro, se queres o peixe de água fria aconselho um aqua de 120L, ou aconselhava a trocares o peixe por areão por exemplo porque já devia ter ao começares o ciclo, pois o sitio onde as bactérias mais se alojam é no substrato.

 

 

Boas

 

Caro Paulo em parte concordo com a tua opinião.. Por outro lado a wikipédia tem muita asneira e pode ser slterada a qualquer altura pelo que nem sempre é uma fonte viável. Relativamente ao kinguio é um facto que necessita de uma aqua maior e sim 12 litros é o ideal mas não para estar só. Quando me referi ao landscape do aqua falei em plantes de plástico para que o kinguio não as coma e mais uma vez sim, decorações de plástico magoam os peixes, especialmente se adoecerem a se andarem a nas decorações. A areia sílica não deixa de ser uma opção viável pois e bastante fina, logo o peixe não se engasga e ao ser revirada não deixa a agua turva. Além de ter a maior vantagem, não deixar a porcaria entrar... A nivel da aquariofilia há de facto uma vasta opinião diversificada e até por vezes contraditória mas de uma forma geral não bastante info correcta e útil. Também acho que no texto wiki se estão a referir mais à carpa koi (que deve ser criada e mantida em tanques ou lagos) e deixo te um texo a explicar retirado do site sáude animal..

 

"Sem sombra de dúvidas, os Kinguios (Carassius auratus) são facilmente os peixes ornamentais mais conhecidos em todo mundo. Sua popularidade espalha-se hoje por todos os continentes. Muitos de nós e de nossos filhos já foram brindados com um destes peixinhos em uma feira ou exposição de animais. São peixes que fazem parte do nosso cotidiano e podem ser vistos em desenhos animados, filmes, roupas, comerciais e em gravuras e artes dos mais diversos tipos.

Coloridos e brincalhões, estão sempre em movimento, mexendo no fundo do aquário a procura de comida, fazendo sua bagunça característica. São peixes bastante sociáveis, que podem ser mantidos em aquários comunitários com diversas espécies de peixes, como Molinésias, Platys, Espadas, Barbos e Coridoras. Como são peixes relativamente lentos e com grandes nadadeiras, deve-se evitar mantê-los com peixes de tendência mais agressiva.

Dicas

Os Kinguios não são peixes muito exigentes, mas recomenda-se que o aquário tenha um bom sistema de filtragem, de preferência combinando filtragem biológica com mecânica. É interessante optar por um cascalho de maior granulometria, para evitar que os peixes revirem com facilidade o fundo do aquário, deixando a água turva. Por serem peixes de água fria, não há necessidade de aquecimento da água do aquário no inverno, porém no verão deve-se ter o cuidado de não deixar a temperatura da água ultrapassar os 28 ºC.

Condicionar a água do aquário é muito importante, pois o produto reforça as defesas naturais dos peixes, combatendo o estresse e tornado-os mais resistentes às doenças. Trocas parciais de água, com sifonagem de fundo, são recomendadas para garantir a qualidade da água e a saúde dos peixes.

Os Kinguios atingem em média 15 cm de comprimento e podem viver entre 5 e 10 anos....

 

Abraço e boa aquariofilia :)

 

"

Editado por pimenta

Pimenta

 

" A solução para a poluição é a diluição "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pimenta só me dirigi a ti por causa de estares a falar da regra mas não mencionaste que era do tamanho do peixe em adulto, o resto estiveste bem .

sim claro que tens razão em relação ao wiki, mas mesmo que fosse 15 a 20 cm seria demasiado para um aqua de 60 cm.

Pedro só falei no areão porque como te disse são a maior superficie onde as bacterias se podem alojar e deveria de estar desde o príncipio.,

 

e eu falei em troca porque esse peixe não se adequa a esse aqua, mas essa parte do lago já me parece bem deixa-o então crescer mais um pouco e usa só cascalho grosso para ele não sofucar e uma boa filtragem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim elas foram lavadas e fervidas bem antes de serem postas no aqua com a tarta, mas vou voltar a repetir o processo antes de colocar la ;) eu tenho um sifao daqueles de bombinha e assim, pois uma tarta de 20cm que come como um elefante africano tambem suja que chegue hahahah outra coisa, o termostato ponho em que temperatura? sei que ha temperaturas que estimulam mais o crescimento mas diminuem os anos de vida e eu quero algo que seja mais o natural pra ele...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Convém mesmo que mantenhas o mais natural possível pois ele depois vai para um ambiente ao ar livre não convém estar habituado a temperaturas, eu nos meus em casa ainda não liguei os termos. E tenho 26° acho que só devias ligar caso o local onde está fique muito frio.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu deixava-o sem termo, pois vais colocá-lo num lago exterior, e lá fora há-de estar mais frio que nessa divisão de certeza, por isso quanto maior for a diferença da temperatura pior para o peixe.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim sem duvida e nessa divisao da sol todo o dia, mesmo que em dias de chuva o pouco sol que haja torna aquela divisao a mais quente da casa, no pico do inverno acho que menos de 15 /16 nunca aconteceu...outra coisa, ate que dimensoes/ate que idade e que ele tem de ficar no aqua ate poder ir para o exterior?
(desde ja MUITO obrigado por me teres ajudado, pois quero fazer o melhor possivel pra ele, pois nao tem culpa alguma)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não o deixes passar do dobro, mas era bom passar a época de mais frio aí, senão agora para não sentir muita diferença nas temperaturas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

vai Lendo sobre eles e as suas necessidades, para pelo menos o manteres nas condições minimas até lá, mas como ainda é pequeno não deverá haver muito problema.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

pessoal, dado que o kinguio assim que passar a parte mais rigorosa do inverno vai pra um lago e ate la penso eu que nao ficara muiiito grande, acham que podia arranjar lhe companhia? eu sei que a companhia ideal para um kinguio é nenhuma, mas este nao vai ficar aqui no aqua ate ficar "bicho"...é que como ele é pequeno o aqua fica tao vazio :s

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.