O Berçário: 20aquários e 3000L


Fernando Freire

Recommended Posts

ola ola!

 

joao, batata doce onde? fiquei com impressao que sugeres colocar na sump, mas deves estar a falar da alimentacao, certo?

 

abraco

 

(resposta feita por telemovel, dscp os erros!

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Fernando,

 

Não é para a alimentação.

É para a filtragem, colocas uma ponta da batata dentro de água e num curto espaço de tempo crescem raízes bastante ramificadas.

A água fica cristalina. Tens de experimentar.

 

Cumps.

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caros amigos,

 

Gostava de vos fazer um pedido: Existe uma funcionalidade do fórum que gostaria de tentar incorporar neste tópico, que é o sistema de votação!

 

No post de cada um de nós, no canto inferior direito, encontra-se 2 setas (verde e vermelha), e queria-vos pedir para irem votando nos posts que acham mais importantes tanto a nível de informação como de perguntas importantes. Assim para consulta posterior e mesmo para novos membros, será fácil de identificar os posts de maior valor a nível de conteúdos/informações/questões feitas! Eu já comecei a fazê-lo e gostava que até começasse um hábito mais frequente aqui no fórum!

 

Aconselho a exploração desta ferramenta, acedendo ao vosso perfil e encontra-se no separador "Reputação/Reputation" logo abaixo da vossa imagem de perfil ;)

 

Um forte abraço e por favor tentem colaborar, será uma mais valia para todos :)

Obrigado

 

Fernando, não esquecer que esta funcionalidade é para todo o fórum, logo teria ter sido melhor um tópico especifico para este tipo de aviso e não este especifico.

 

Fora isso, que novidades tens para nós?

 

Abraço

 

RF

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas amigo,tens ai um grande projeto e muito trabalho pela frente pois acho que vai ser BRUTAL criar várias espécies...

Adorei ver isso ao vivo e quando estiverem carregadas ui ui,agora que estás pertinho da minha casa novamente,vou passar por ai várias vezes para ajudar e aprender!

Grande abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para alguém na casa dos quarenta, como eu, falar na reforma é algo precipitado mas não queria deixar de dizer que o que vejo aqui era o que gostaria de ter quando me reformar... :)

 

Na verdade preferia ter tanques mais pequenos, com maior diversidade de params, e com filtragem individualizada, mas isto são opções, discutíveis naturalmente. :smile2:

 

Desejo-te a maior sorte no projecto! Um abraço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos!

 

Boas Fernando,

 

Não é para a alimentação.

É para a filtragem, colocas uma ponta da batata dentro de água e num curto espaço de tempo crescem raízes bastante ramificadas.

A água fica cristalina. Tens de experimentar.

 

Cumps.

Olá João,

Parece-me interessante! Mas que dados tens sobre isto e os seus reais efeitos? A ponderar, na minha opinião faria com Bambus! Mas não vou coloar nada quando pretendo ter Jacintos-de-Água nas sumps, elas resolvem-me o problema tanto ou mais que a batata doce e os bambus :)

Mas olha que ainda vou experimentar só pela piada...hehehe :)

Um abraço

 

 

Fernando, não esquecer que esta funcionalidade é para todo o fórum, logo teria ter sido melhor um tópico especifico para este tipo de aviso e não este especifico.

 

Fora isso, que novidades tens para nós?

 

Abraço

 

RF

Olá Ricardo!

 

Quando disse no meu post:

Eu já comecei a fazê-lo e gostava que até começasse um hábito mais frequente aqui no fórum!

 

Era com o intuito de mostrar a ferramenta e divulgar a sua utilidade tanto no fórum como aqui pelo tópico, como instrumento para melhor leitura ou consulta ;) Eu uso-a bastante para realçar as boas respostas que por aqui vou vendo espalhadas pelo fórum!

Ora novidades... Refiz o sistema de esgoto de superfície e finalizei o sistema de reposição automática. Com a adição de tanto tronco o KH começou a descer até 0 e começou o pH a flutuar, com este a chegar aos 5,7! Adicionei sal a mais e levantou-me o GH até valores indesejados (9/10) mas os troncos insistiam em baixar o KH até zero e manter a condutividade bem alta... Agora ando a fazer TPA's demoradas e diárias para levantar o pH, KH, GH e condutividade aos valores desejados!

 

Um forte abraço, a ver se bebemos uma cafezada no local do costume

 

Boas amigo,tens ai um grande projeto e muito trabalho pela frente pois acho que vai ser BRUTAL criar várias espécies...

Adorei ver isso ao vivo e quando estiverem carregadas ui ui,agora que estás pertinho da minha casa novamente,vou passar por ai várias vezes para ajudar e aprender!

Grande abraço.

Olá Gonçalão!

Muito obrigada, já tinha saudades de passar um bocado contigo e de falar sem parar hehehe

Ainda bem que gostaste, vai passando que vamos partilhando informação!

 

Um forte abraço,

 

Para alguém na casa dos quarenta, como eu, falar na reforma é algo precipitado mas não queria deixar de dizer que o que vejo aqui era o que gostaria de ter quando me reformar... :)

 

Na verdade preferia ter tanques mais pequenos, com maior diversidade de params, e com filtragem individualizada, mas isto são opções, discutíveis naturalmente. :smile2:

 

Desejo-te a maior sorte no projecto! Um abraço!

Oh Paulo, Quarentas ainda é muita saúde e vida pela frente hehehe

Desejo a todos que um dia consigam aquilo que sonham e gostam de fazer como hobby, no seu caso se se realizar só espero estar cá para o poder ajudar em alguma coisa que seja necessário!

 

Quanto aos aquários tocas em 2 pontos importantes:

 

o 1º é que depende tudo do "modelo de reprodução" que queremos do sistema montado. No meu caso optei por um sistema de 4x5 aquários e sobrou-me 10 aquários destes e ainda 10 que são iguais mas divididos em 3, cada um com a sua sump independente (cada "aquário interno" tem 50L e mede 40x30x35 + sump)

 

2º é que o meu plano para agora é fazer reproduções de Caridinas e Neocaridinas "vulgares" com alguma quantidade, e para isso é preciso mais área de superfície/volume! Se eu quisesse optar por espécies que englobam cruzamentos teria-o feito, imagine que só com TiBees, TaiwanBees e TaiTibees cada um com 12 aquários por espécie para diferentes apuramentos... Era de sonho, mas não para agora! Reconheço um monte de limitações que me obrigam 1º a aprender mais tanto sobre o sistema como dos camarões, e só depois dar um passo em frente! Cada coisa a seu tempo!

 

Um abraço,

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos!

 

Olá Miguel,

 

Conheces as calhas Aquapor de 120 cm? Elas não são simétricas no desenho, um lado cria uma "aba" para potenciar a dispersão da luz, e no outro tem um ângulo de quase 90º (recto). Sei que perco um pouco de luz para fora do aquário por as ter tão encostadas à frente, mas é para afastar a calha dos "respingos" causados pelo chuveiro e porque também quero que os camarões se sintam mais confortáveis na parte traseira do aquário, onde a água é concerteza mais oxigenada e, aquando a alimentação com comida congelada, é onde passa mais depressa por eles, alimentando-os no local onde se sentem mais seguros e estão mais calmos. Concordas?

 

Soube que a quantidade de oxigénio também é limitada pela temperatura, assim sendo preciso de realizar uns testes para testar a relação da temperatura vs oxigénio dissolvido. A ver se trato disso ainda este fim de semana. Agradeço a tua oferta, mas arranjei um aparelho que mede exactamente estes 2 parâmetros! Agradeço-te esta argumentação que assim vou poder testar algo muito importante para este projeto e testar a eficiência dos meus chuveiros! Já agora, porque não testar, também, a diferença na quantidade de oxigênio dissolvido num aquário com chuveiro dentro de água e noutro aquário com chuveiro fora? ;)

 

Esse teu teste com os espectros é muito interessante. Gostava de sugerir uma luz actínica e uma rosa. A primeira porque é um comprimento de onda que só as algas usam (e com gosto!) e que poderia potenciar o crescimento destas, a segunda porque é um comprimento de onda que as plantas usam em geral além de ser uma cor que irá reflectir melhor os vermelhos dos camarões (se tiverem esta cor, claro). No fim compara-se 2 lampadas normais, 1 normal e 1 actinico, 1 normal e 1 rosa, e finalmente 1 rosa e 1 actínico.

 

Relativamente à filtragem, a tua bomba faz 60L/m de ar ou de água? Qual o diâmetro do tubo do filtro?

 

A ver se combinamos essa visita ;)

 

Abraço,

 

Boas Fernando,

desculpa de só agora responder mas não deu antes

 

Quanto á iluminação, sim conheço bem as calhas Aquapor, qual de nós nunca teve um aquário Aquapor? ;D Pois não convém levar com os respingos.

 

Quanto ao testar o nivel de oxigenio com a flauta por cima e outro com a flauta dentro do aquário é um ótimo comparativo pois falamos muitas vezes que nada como ter o retorno da água acima do nivel de água mas ainda não vi comparativos de tal, mas acredito que não vai haver surpresas e que a flauta acime do nivel da água oxigena bastante melhor.

 

Quanto ao espetro não consigo fazer essa experiência por a minha calha só suportar uma lâmpada, mas por acaso também tenho uma calha á experiência com o tal Rosa (no meu caso são 8000K)

 

A minha bomba faz 60l/min de ar, não sei qual a equivalência para litros de água empurrada posteriormente pelos filtros de esponja, mas com os testes dá para ver o oxigénio dissolvido que é o que interessa, e ainda bem que falamos nisto pois há já algum tempo que não o meço.

 

Quanto á visita, até propunha algo melhor e com caracter produtivo, fazer uma troca laboral, uma manhã no teu Shrimproom a trabalhar no duro e uma manhã no meu

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos!

 

Olá João,

Parece-me interessante! Mas que dados tens sobre isto e os seus reais efeitos? A ponderar, na minha opinião faria com Bambus! Mas não vou coloar nada quando pretendo ter Jacintos-de-Água nas sumps, elas resolvem-me o problema tanto ou mais que a batata doce e os bambus :)

Mas olha que ainda vou experimentar só pela piada...hehehe :)

Um abraço

Boas Fernando,

 

Vais ver que não te vais arrepender, a água fica sem impurezas, todo o que é partículas é retido. Tens de ter atenção de trocar a batata de tempo a tempo pois vai apodrecer. (não fica a cheirar mal, simplesmente fica enrugada)

Caso pretendas algo do género dos bambus arranja mangues.

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos!

 

Boas Fernando,

 

Vais ver que não te vais arrepender, a água fica sem impurezas, todo o que é partículas é retido. Tens de ter atenção de trocar a batata de tempo a tempo pois vai apodrecer. (não fica a cheirar mal, simplesmente fica enrugada)

Caso pretendas algo do género dos bambus arranja mangues.

 

Cumps.

Olá João,

É uma pena que apodrece, prefiro a pouca manutenção de algo vegetal a crescer e florescer, confesso até que me dá algum gozo ver isso acontecer :) Mas prometo que ainda vou testar só pelo gozo ;) Acho ainda até que o "raizal" que os jacintos vão provocar vão funcionar bastante bem como filtro de partícula comparada com a batata doe, concordas? Já os mangues de água doce creio que não seriam tão eficientes comparado com os Bambús. No entanto se algum dia me cruzar com eles vou estar atento! ;)

 

Abraço,

 

Boas Fernando,

desculpa de só agora responder mas não deu antes

 

Quanto á iluminação, sim conheço bem as calhas Aquapor, qual de nós nunca teve um aquário Aquapor? ;D Pois não convém levar com os respingos.

 

Quanto ao testar o nivel de oxigenio com a flauta por cima e outro com a flauta dentro do aquário é um ótimo comparativo pois falamos muitas vezes que nada como ter o retorno da água acima do nivel de água mas ainda não vi comparativos de tal, mas acredito que não vai haver surpresas e que a flauta acime do nivel da água oxigena bastante melhor.

 

Quanto ao espetro não consigo fazer essa experiência por a minha calha só suportar uma lâmpada, mas por acaso também tenho uma calha á experiência com o tal Rosa (no meu caso são 8000K)

 

A minha bomba faz 60l/min de ar, não sei qual a equivalência para litros de água empurrada posteriormente pelos filtros de esponja, mas com os testes dá para ver o oxigénio dissolvido que é o que interessa, e ainda bem que falamos nisto pois há já algum tempo que não o meço.

 

Quanto á visita, até propunha algo melhor e com caracter produtivo, fazer uma troca laboral, uma manhã no teu Shrimproom a trabalhar no duro e uma manhã no meu

 

Abraço

 

Realizei uns testes com o aparelho de medição e registei alguns valores. Vou ainda repetir o teste hoje ou amanhã para comparar valores (e desta vez calibrar a sonda, que confesso não saber quando foi a última vez que foi calibrada) e tirar umas fotos também! Depois comunico aqui o tópico, fica atento ;) Que valores medes tu com o teu teste? Tens um teste colorimétrico ou uma caneta?

 

Pois, sofro da mesma limitação. Como são calhas simples de uma só lâmpada e não consigo testar... No entanto tenho 2 calhas a mais, quem sabe se se arranjar 2 lâmpadas T8 para elas de outra côr não poderei testar! Fico com receio é com excesso de iluminação, sempre seriam 2 lâmpadas a 25cm da superfície da água, a cerca de 5 cm uma da outra, será que os animais não ficam incomodados? Estou bastante satisfeito com uma relação de 0.3W/L mas sonho em melhorar o espectro de luz para eles... Creio que só com LED.

 

Miguel, Rosa com 8000ºK? Pelo que sei 8000ºk Já é um branco ainda quente em termos de cor. Já os vermelhos que falo costumam andar pelos 2000-3000ºK, concordas?

 

3600L/h de ar com 40W parece-me bem! Resta só saber quantos L/h de água conseguem ela transportar. não consegues medir quanta água sai do filtro? ou quanto tempo demora a encher um recipiente de 10-20ml (tipo os copos de testes de GH e KH).

 

Hehe quem sabe se não poderemos marcar uns dias de trabalho, as tuas esponjas podem estar a precisar de uma manutenção daqui a uns tempo :)

 

Um abraço e um obrigado por teres tirado um tempo para vir aqui responder, é sempre encorajador ter aqui opiniões e ideias como as que temos vindo aqui a falar!

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Fernando,

 

Garanto-te que não te vais arrepender!

A água vai ficar cristalina como nunca viste, o principio é o mesmo dos jacintos.

As raizes da batata são bastante ramificadas, crescem cerca de 10cm-15cm por dia. Dai ser tão eficiente, pois consome mais nutrientes.

E reduz o tempo para conclusão do ciclo do azoto.

Eu nunca usei jacintos logo não tenho termos de comparação.

É uma experiência que terás de fazer por ti, depois quero relatório! :computer003:

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje tive a oportunidade de fazer uma visita ao Fernando. Não estava planeado mas conversa entre conversa lá fui ter com ele para dar duas de letra. Começou por ser uma troca de uns excedentes que ele como eu tinhamos mas o melhor foi mesmo a conversa. Fiquei tremendamente impressionado com o setup que ali está. De facto uma coisa de pé alto e quando estiver tudo a 100% é que vai ser. Aproveito para publicamente lhe dar os meus parabéns e congratulá-lo pelo trabalho e empenho em fazer algo assim. Agradeço também pelas ofertas que com toda a simpatia me prendou. Desejo-te tudo de bom neste projecto e se precisares de algo já sabes...

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Fernando,

 

parabéns pela bateria, está ai um projecto bastante ambicioso e com algumas ideias bem pensadas.

 

Este tipo de sistema circulatório agrada-me pelo facto de funcionar na horizontal e não na vertical como é mais comum de ver, como por exemplo o que construi na a minha bateria, assim pode funcionar com uma bomba menos potente e ter uma maior eficiência energética, foi bem pensado, mas não é todos os dias que se montam baterias na horizontal:), só mesmo montando um monstro assim com tantos aquários.

 

Está ai uma grande bateria que vai exigir bastante trabalho e dedicação.

 

Só falta mesmo é umas fotos das gambas.

 

Força com isso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais... Parabéns Fernando por tornares realidade o teu projecto...

 

Não sei se te lembras de termos trocado algumas mensagens aqui no forum, tinha cá em casa montes de flutuantes, não eram jacintos, mas sempre ajudariam pelo menos no curto prazo.

 

Estive a ler todo o tópico com extrema atenção e dá para perceber que tudo foi pensado e muito bem pensado para dar certo excepto 1 pequena grande coisa:

 

Os substratos que usaste vão dar-te parâmetros que nunca serão bons para algumas espécies. O ph, kh e gh vão ficar sempre em valores muito baixos. O que será bom para apostar em CRS, CBS e Taiwan Bee's, mas será dificil manter colónias de tiger's ou até de simples red's.

 

Neste tópico referiste que as fêmeas red's estão todas seladas, mas não ficam ovadas, isso acontece-me no meu projecto desde o inicio, ainda não tive 1 única fêmea ovada, suspeito que seja devido aos valores de KH e GH estarem demasiado baixo para a reprodução desta espécie. Isto porque tenho outro aquário com red's com ph semelhante mas com valores de kh e gh mais elevados e há reprodução normal.

 

O meu conselho, vale o que vale, investe nas espécies que se dão bem nos parâmetros que tens, pois as modificações de parâmetros podem ser difíceis de manter tornando-se assim no principal causador de problemas da mega bateria.

 

Temos de combinar um encontro um dia destes, pois tenho todo o interesse em te ajudar no que precises, até tenho aqui alguns bichinhos que podia ceder-te para ajudar a iniciar...

 

Muito boa sorte e excelente trabalho

 

Uma vez mais parabéns

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos!

 

Antes de mais... Parabéns Fernando por tornares realidade o teu projecto...

 

Não sei se te lembras de termos trocado algumas mensagens aqui no forum, tinha cá em casa montes de flutuantes, não eram jacintos, mas sempre ajudariam pelo menos no curto prazo.

 

Estive a ler todo o tópico com extrema atenção e dá para perceber que tudo foi pensado e muito bem pensado para dar certo excepto 1 pequena grande coisa:

 

Os substratos que usaste vão dar-te parâmetros que nunca serão bons para algumas espécies. O ph, kh e gh vão ficar sempre em valores muito baixos. O que será bom para apostar em CRS, CBS e Taiwan Bee's, mas será dificil manter colónias de tiger's ou até de simples red's.

 

Neste tópico referiste que as fêmeas red's estão todas seladas, mas não ficam ovadas, isso acontece-me no meu projecto desde o inicio, ainda não tive 1 única fêmea ovada, suspeito que seja devido aos valores de KH e GH estarem demasiado baixo para a reprodução desta espécie. Isto porque tenho outro aquário com red's com ph semelhante mas com valores de kh e gh mais elevados e há reprodução normal.

 

O meu conselho, vale o que vale, investe nas espécies que se dão bem nos parâmetros que tens, pois as modificações de parâmetros podem ser difíceis de manter tornando-se assim no principal causador de problemas da mega bateria.

 

Temos de combinar um encontro um dia destes, pois tenho todo o interesse em te ajudar no que precises, até tenho aqui alguns bichinhos que podia ceder-te para ajudar a iniciar...

 

Muito boa sorte e excelente trabalho

 

Uma vez mais parabéns

Olá Nuno, sim lembro-me perfeitamente até porque a troca de mensagens foi feita a propósito de outro tópico hehehe

Sim, concordo com tudo o que referes quanto ao substrato e o seu efeito, no entanto há maneiras pouco dispendiosas de contornar isso para continuarmos a ter o Aquasoil como substrato para os camarões porque a argila escura é, sem dúvida, a melhor opção para eles.

 

Coloquei uns litros de areão de coral numa meia e introduzi nas Sumps, e em 1 semana fiquei/estou com os parâmetros muito simpáticos (pH 6.5 GH 7, KH 2). Com valores assim creio que não vou ter problemas com as caridinas em geral. Mesmo assim ainda vou aumentar a areia num sistema para ser esse a albergar as espécies de Tigers (assim mantenho no máximo 4 espécies sem problemas de águas num sistema ;) ) Sou da opinião que químicos dento de água são difíceis de controlar e são TODOS caros a longo prazo, daí optar sempre por métodos naturais.

 

Gostava de te agradecer pela leitura até porque sei que falo e explico as coisas, às vezes demais, e pelas ofertas :) Como tenho dito por aqui primeiro preciso que chegue a minha encomenda para perceber o espaço e espécies é que me vão faltar :)

 

Um abraço

 

sim senhor , ha pessoas "que os teem no sitio" , granda projecto, espero que tenhas toda a paciencia sorte e coragem para um projecto dessa dimensao .

hahahaha olá olá!

Muito obrigado, o que interessa é a coragem e vontade de fazer algo de novo/diferente!

Abraço

 

Viva Fernando,

 

parabéns pela bateria, está ai um projecto bastante ambicioso e com algumas ideias bem pensadas.

 

Este tipo de sistema circulatório agrada-me pelo facto de funcionar na horizontal e não na vertical como é mais comum de ver, como por exemplo o que construi na a minha bateria, assim pode funcionar com uma bomba menos potente e ter uma maior eficiência energética, foi bem pensado, mas não é todos os dias que se montam baterias na horizontal:), só mesmo montando um monstro assim com tantos aquários.

 

Está ai uma grande bateria que vai exigir bastante trabalho e dedicação.

 

Só falta mesmo é umas fotos das gambas.

 

Força com isso.

Olá Fábio! Que bom ver-te pelo meu tópico, muito obrigado pela visita e participação!

 

Percebo onde queres chegar. Tenho de admitir que gosto de ver as coisas bem aproveitadas e o facto de ter o espaço na horizontal permite-me aproveitar a bomba ao máximo, Porque se fosse uma bateria mais vertical que horizontal lá ia ter que fazer contas à potência da bomba e perdas de caudal na altura que a bomba teria! Assim, tenho apenas uma bomba de 65W com que só tem de "levantar" a água 20/30cm. Consigo "quase" garantir os 600L/h (muito pouco menos) por aquário que era o que queria (4x volume aquário/hora).

 

Felizmente por enquanto não dá muito trabalho, mas gosto de lhe dar muita dedicação! Estou à espera da minha encomenda de gambinhas para perceber mais coisas sobre o sistema. Já fiz alguns testes mas só com alguns peixes na Sump e cerca de 80 camarões (por bateria). Há muito para aprender sobre o ciclo do azoto quando for alimentar 450bichos por nível bem como o consumo das durezas por parte das bactérias, etc etc etc... Enfim, venham elas!

 

Mais uma vez obrigado, assim que houver gambas com certeza também haverá fotos! Boa sorte aí para os teus meninos, igualmente!

Abraço,

 

Boas fernando parabens pelo projeto olha se quiseres uns camaroeszitos diz que eu arronjote daqui alguns ok ,ate estamos aqui perto um do outro ate trocamos ideias.

Cumps

Olá!

Obrigada pela oferta, mas tenho de esperar pela minha grande chegada para perceber o que fica e sobra de espaço hehe

Cmpts!

 

Hoje tive a oportunidade de fazer uma visita ao Fernando. Não estava planeado mas conversa entre conversa lá fui ter com ele para dar duas de letra. Começou por ser uma troca de uns excedentes que ele como eu tinhamos mas o melhor foi mesmo a conversa. Fiquei tremendamente impressionado com o setup que ali está. De facto uma coisa de pé alto e quando estiver tudo a 100% é que vai ser. Aproveito para publicamente lhe dar os meus parabéns e congratulá-lo pelo trabalho e empenho em fazer algo assim. Agradeço também pelas ofertas que com toda a simpatia me prendou. Desejo-te tudo de bom neste projecto e se precisares de algo já sabes...

Olá Olá!

Obrigado e fico muito feliz que tenhas gostado, mesmo com pouco para ver em termos de vivos! E já agora obrigado eu pela Pellia, andava à muito tempo à procura de uma boa quantidade ;)

Um abraço e obrigado por tudo!

 

Boas Fernando,

 

Garanto-te que não te vais arrepender!

A água vai ficar cristalina como nunca viste, o principio é o mesmo dos jacintos.

As raizes da batata são bastante ramificadas, crescem cerca de 10cm-15cm por dia. Dai ser tão eficiente, pois consome mais nutrientes.

E reduz o tempo para conclusão do ciclo do azoto.

Eu nunca usei jacintos logo não tenho termos de comparação.

É uma experiência que terás de fazer por ti, depois quero relatório! :computer003:

 

Cumps.

Olá olá!

Hei-de experimentar, até lá estou a multiplicar os meus jacintos nos quários cá de fora.

Cmpts,

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos

 

No dia 5/10 reparei que algo se passava com os meus sistemas, com certeza devido à adição dos troncos e com flutuações dos parâmetros. Meti as mãos dentro de água e comecei a testar:

 

pH KH GH TDS

Sistema 1 5.9 0/1 8 343

Sistema 2 5.9 0/1 11 459

Sistema 3 6.1 0/1 10 470

Sistema 4 6.0 0/1 12 510

 

Estava visto que tinha exagerado no sal da SaltyShrimp para ajudar a subir o KH, mas aumentei em demasia o GH. Tinha que fazer grandes TPA's mas já se sabe os riscos associados a grandes variações dos parâmetros... a coisa tinha de ser feita com muita calma e faseadamente: Comecei por baixar 50 de TDS todos os dias com água da torneira (pH 7.1, KH 3, GH3 e TDS 73) que se mostrou perfeito para o que queria: baixar TDS e GH, e aumentar KH e pH.

 

Hoje, dia 19/10 tenho os seguintes parâmetros estabilizados à 8 dias:

pH KH GH TDS

Sistema 1 6.5 2 8 280

Sistema 2 6.5 2 8 303

Sistema 3 6.5 2 8 301

Sistema 4 6.4 2 7 300

 

Adicionei 3/4L de Areia de coral por sistema para me ajudar a segurar o KH pelo menos a 1 ou 2 graus, torna-se importantíssimo para não haver tanta flutuação de pH que dá cabo de todo o sistema interno dos camarões, especialmente nas células presentes na linfa devido aos seus processos osmóticos. Irei dobrar a quantidade no sistema 1 de modo a levantar o pH até +/- 6,9 para albergar todas as espécies de Tigers que for tendo/coleccionando, já nos outros vou ver se consigo levantar e manter em pH 6.7 para ser melhor para as espécies de Neocaridinas que vão chegar.

 

Fiz uns testes ao Oxigénio Dissolvido (ppm) na sump e nos aquários e ficam aqui a média dos resultados obtidos:

 

O2 (ppm)

Sump 1 6.55

Sump 2 6.24

Sump 3 6.14

Sump 4 6.65

Aquário 1 6.94

Aquário 2 6.75

Aquário 3 6.85

Aquário 4 7.32

A medição, nas sumps, foi feita por cima da bomba de retorno de modo a medir o oxigénio na altura em que a água volta para os aquários. Já nos aquários foi medido a meia coluna (+/- 15cm de altura do substrato). Gostava de ter medido na logo por baixo da flauta, mas infelizmente a acumulação de micro-bolhas na sonda é fatal para a medição. De qualquer forma fiquei bastante agradado com a diferença (média) de 0,57 ppm entre a bomba e o aquário com as espécies. Não deixa de ser um teste engraçado. Fica só por medir com a flauta DENTRO de água.

 

Entretanto iniciei a montagem do aquário de 60x60x35 que vai receber os exemplares King Kong, que irei colocar a seu tempo aqui no fórum (este tópico é apenas para o sistema).

 

Num dia destes, numa habitual visita à Aquahobby falei dos Jacintos ao amigo Fortunato. Para minha surpresa, menos de 1 semana depois tinha lá para mim 6 pés de Jacinto-de-água. Um sincero obrigado e agradecimentos a toda a equipa e também por tudo o que me tem ajudado tanto neste como noutros projetos. Ao fim de 1 semana já tenho 13 pés num dos aquários de 1000L que tenho cá fora. Como não sabia o estado da água de onde vieram, coloquei-as cá fora tanto para diluir potenciais vírus e bactérias que podem conter nas raízes como para rápido crescimento/multiplicação com a luz do sol. Não me arrependo, elas crescem e multiplicam-se como doidas!

 

Tinha para lá uns litrinhos de bio-bolas, resolvi lavar, desinfectar e colocar nos cestos de filtragem. Filtragem biológica NUNCA é demais, portanto só estou a potenciar o espaço bem como a pedra difusora presente por baixo dos cestos (colocar bio-bolas sem ar, não era inteligente, né? :P )

 

Por enquanto é tudo, não há fotos para mostrar dado o estado "caótico" do espaço após 20 dias de mudanças intensivas de água, 2 aquários de +100L para montar mais filtros, inertes e substratos... e testes diários a pH, KH, GH e TDS! Vocês devem compreender :P

 

Um forte abraço a todos,

Fernando

  • Votar + 4

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito e bom trabalho tens tido...

 

Quanto aos parâmetros que conseguiste atingir fazendo uso da areia de coral ficaram mais intermédios para fazer criação de muitos mais géneros diferentes de camarões, mas é importante estar atento ao possível esgotamento do potencial redutor do ph originados pelos substratos que tens, até porque 28l de substrato por sistema de 600l (se fiz bem as contas) podem ficar saturados em menos tempo do que podes estar a prever. De qualquer forma, não é preocupação para agora.

 

Bom trabalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É bom passar por aqui e ver e ler o que estás a fazer.

tudo bem pensado, tudo bem executado, dá prazer ler todas essas linhas.

Esses camarões nem sabem a sorte que vão ter, estão a chegar a uma estância de luxo.

Mais uma vez Muitos Parabéns, e muito obrigado pela partilha detalhada com todos nós.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos!

 

Muito e bom trabalho tens tido...

 

Quanto aos parâmetros que conseguiste atingir fazendo uso da areia de coral ficaram mais intermédios para fazer criação de muitos mais géneros diferentes de camarões, mas é importante estar atento ao possível esgotamento do potencial redutor do ph originados pelos substratos que tens, até porque 28l de substrato por sistema de 600l (se fiz bem as contas) podem ficar saturados em menos tempo do que podes estar a prever. De qualquer forma, não é preocupação para agora.

 

Bom trabalho

Olá Nuno, sim acredita que foi MUITO trabalho nestas últimas semanas!

 

A areia de coral foi apenas colocada depois de acertar os parâmetros com TPA da torneira (parâmetros da água da rede colocados no último post). Quanto à quantidade de substrato, são 36L em cerca de 750L. Sei que há esse potencial que falas, mas estimo só ter que me preocupar com isso, no mínimo, daqui a um ano ou dois!

 

Abraço,

 

É bom passar por aqui e ver e ler o que estás a fazer.

tudo bem pensado, tudo bem executado, dá prazer ler todas essas linhas.

Esses camarões nem sabem a sorte que vão ter, estão a chegar a uma estância de luxo.

Mais uma vez Muitos Parabéns, e muito obrigado pela partilha detalhada com todos nós.

 

Abraço

Olá Paulo! Muito obrigado, às vezes tenho medo que o excesso de informação se pode tornar o tópico enfadonho, mas é através do fórum que vou "passando a limpo" o meu diário de bordo. Gosto de partilhar informação e o fórum é óptimo para exteriorizar o que se passa no Berçário e de me fazer novas questões sobre todo o sistema!

Espero bem que os bichos assim pensem, está aqui muito trabalho e dedicação que nunca me arrependo, quanto mais tempo passo lá dentro, mais tempo quero passar a aprender e a fazer mais coisas novas.

 

Obrigado eu ;)

Forte abraço,

  • Votar + 1

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para quando a entrada da bicharada? E fotos dos aquas já mais compostos com hardscape e plantas? :naughty:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá meus caros!

 

Hoje aconteceu uma situação caricata: de manhã fui ao Berçário entregar/dar os peixes que me faltavam oferecer e tenho de admitir que fiquei com um pouco envergonhado dado a MEGA confusão que tinha todo o espaço... creio que a pessoa não se importou (que se acuse se vir este post hehehe) mas de qualquer forma é inadmissível que num projeto deste tamanho/calibre me leve a desleixar tanto com a manutenção do próprio espaço em comparação com o sistema. Mãos à obra, eram 10:30 da manhã e sai de lá às 20:30, trabalho feito e em dia, segue aqui as fotos! Espero sinceramente que gostem :)

 

Uma geral do fundo para a porta a apanhar todos os aquários

gallery_7494_3916_951183.jpg

 

 

A parte de trás do sistema, parece algo confuso dado os fios tanto das triplas como das calhas, mas falta só fazer o sistema eléctrico no tecto para poder agarrar os fios todos à estrutura com umas abraçadeiras. Lá ao fundo dá para ver um dos novos aquários (ainda sem água) que estou a preparar para o fórum para exposições futuras.

gallery_7494_3916_552591.jpg

 

 

A nova modificação das flautas: O sistema principal está a correr por cima do vidro que faz a separação entre o aquário e a sua sump, já a flauta esta agarrada ao tubo principal com o auxílio de uma abraçadeira (a ver se no futuro tiro uma foto a este pormenor). Pode ainda observar-se a torneira que está colocada logo atrás da flauta.

gallery_7494_3916_517109.jpg

 

 

Sump, parte traseira. Pode observar-se a meia com a areia de coral e o termostato. Ainda não estão presentes os Jacintos de água visto que estão a crescer e a multiplicar-se nos tanques cá fora.

gallery_7494_3916_578780.jpg

 

 

Sump, parte frontal. Pode-se observar a matéria filtrante biológica que já estava e a que foi recentemente adicionada (Pedra-pomos e bio-bolas).

gallery_7494_3916_561000.jpg

 

 

Parte do lavatório, estrutura do aquário de Osmose, Estrutura de 3 aquários, secretária, móvel de apoio e bancada de trabalho.

gallery_7494_3916_33281.jpg

 

 

O mesmo da anterior do ângulo contrário. Nota: preciso de comprar qualquer coisa para estender os panos e toalhas hehehe

gallery_7494_3916_978.jpg

 

 

Pormenor do novo aquário, com filtro de fundo, para albergar os King Kongs. Novidades para breve sobre este aquário!

gallery_7494_3916_696121.jpg

 

 

Com esta foto pretendo mostrar a importância de uma grande prateleira para armazenar todo o tipo de excedentes. Está aqui MUITA peça de PVC dentro das caixas e muito material de aquariofilia solto por cima. Gosto de olhar para el de vez em quando, descubro sempre qualquer coisa que me pode ser extremamente útil para projetos que ando a divagar/pensar!

gallery_7494_3916_571842.jpg

 

 

O frigorífico para a comida congelada e seca, mais o aquário para exposições do fórum. E a belíssima máquina de café que ajuda a ganhar coragem para tarefas mais enfadonhas ou serve de "Ice breaker" com as visitas hehehe

gallery_7494_3916_530653.jpg

 

 

E por fim fica aqui uma foto dos testes que faço/uso. Falta ainda o de Fosfato (PO4) que está guardado. Pode-se observar os testes com caneta: pH, TDS e O2 (este último foi um empréstimo que já cumpriu a sua finalidade, vai retornar ao seu Dono :) ), pH, KH, GH, NH4, NO2 e NO3.

gallery_7494_3916_742587.jpg

 

 

E é tudo por agora, espero que gostem! Qualquer dúvida ou informação disponham!

 

Abraço,

Fernando

  • Votar + 4

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Fábio! Que bom ver-te pelo meu tópico, muito obrigado pela visita e participação!

 

Percebo onde queres chegar. Tenho de admitir que gosto de ver as coisas bem aproveitadas e o facto de ter o espaço na horizontal permite-me aproveitar a bomba ao máximo, Porque se fosse uma bateria mais vertical que horizontal lá ia ter que fazer contas à potência da bomba e perdas de caudal na altura que a bomba teria! Assim, tenho apenas uma bomba de 65W com que só tem de "levantar" a água 20/30cm. Consigo "quase" garantir os 600L/h (muito pouco menos) por aquário que era o que queria (4x volume aquário/hora).

 

Felizmente por enquanto não dá muito trabalho, mas gosto de lhe dar muita dedicação! Estou à espera da minha encomenda de gambinhas para perceber mais coisas sobre o sistema. Já fiz alguns testes mas só com alguns peixes na Sump e cerca de 80 camarões (por bateria). Há muito para aprender sobre o ciclo do azoto quando for alimentar 450bichos por nível bem como o consumo das durezas por parte das bactérias, etc etc etc... Enfim, venham elas!

 

Mais uma vez obrigado, assim que houver gambas com certeza também haverá fotos! Boa sorte aí para os teus meninos, igualmente!

Abraço,

 

 

De nada, com um projecto deste calibre teria de participar , tens ai uma shrimproom de sonho ;) muito bem organizada.

 

Quando o sistema tiver todo ocupado com camarões ai sim vai dar luta, não te deixes entusiasmar pelo tamanho do mesmo, pois para camarões um grande aquário nem sempre é sinonimo de sucesso, já vi dezenas de aquários com centenas de litros renderem menos que aquários de 50litros, pode ter vantagens de ser mais estável por levar mais água, mas se alguma coisa der para o torto e tiveres de fazer TPA, tens de ter mão firme para estabilizar tanta água, camarões para morrerem por vezes é um piscar de olhos, mesmo quando se tem experiência.

 

Estavas a dizer que vais colocar 24 espécies/variantes, quais vão ser as escolhas?

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quero ver isso a crescer depressa , Tive a oportunidade de ir fazer 1 visita ao caro amigo Fernando e para quem gosta e algo realmente de nos fazer perder os sentidos!!

 

Mais uma vez muito obrigado pela oferta , a partilha de conhecimento e a paciencia que tiveste , espero q isso corra tudo no melhor possivel .

 

abraco e continuacao de boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos!

 

Para quando a entrada da bicharada? E fotos dos aquas já mais compostos com hardscape e plantas? :naughty:

Tenho finalmente confirmação que chega nesta semana :) Estou em pulgas até ao dia da chegada! Hehe quando tirar umas fotos aos camarões vai dar para ver o harscape dos aquários, mas são tão fraquinhos... hehe

 

Abraço

 

 

De nada, com um projecto deste calibre teria de participar , tens ai uma shrimproom de sonho ;) muito bem organizada.

 

Quando o sistema tiver todo ocupado com camarões ai sim vai dar luta, não te deixes entusiasmar pelo tamanho do mesmo, pois para camarões um grande aquário nem sempre é sinonimo de sucesso, já vi dezenas de aquários com centenas de litros renderem menos que aquários de 50litros, pode ter vantagens de ser mais estável por levar mais água, mas se alguma coisa der para o torto e tiveres de fazer TPA, tens de ter mão firme para estabilizar tanta água, camarões para morrerem por vezes é um piscar de olhos, mesmo quando se tem experiência.

 

Estavas a dizer que vais colocar 24 espécies/variantes, quais vão ser as escolhas?

 

Abraço

Olá Fábio!

 

Sim, concordo! Os verdadeiros testes estão para vir e só espero estar à altura. Creio que o factor "experiência" neste caso aplica-se mais à concepção do sistema do que à manutenção dos camarões. O facto desde sistema ter alguns aspectos que promovem a estabilidade da água, poderá compensar alguns erros que possa cometer: Não sei como se vai comportar a Amónia e se a minha filtragem biológica é suficiente, não sei se os Jacintos vão aguentar por baixo de só 38W, se as pinhas de amieiro estão lavadas como deve ser, etc etc etc. Há coisas que só vou ver e aprender quando os camarões chegarem :)

 

Quanto às espécies e variedades já tenho o que parece ser a lista definitiva.

 

Vou receber umas e criar outras mas aqui fica a lista:

 

Fire Red

Yellow

Golden Back Yellow

Chocolate

Pumpkin

Red Cherry

Painted Red Fire

Yellow Rili

Red Rili

Black Rili

Blue Rili

Blue Panaque (light Blue)

Blue Panaque (Dark Blue)

Tiger

Orange Tiger

CBS S

CRS S+

CRS S-

Black Bee

Golden Bee

 

Blue Pearl

 

Um Abraço!

 

Quero ver isso a crescer depressa , Tive a oportunidade de ir fazer 1 visita ao caro amigo Fernando e para quem gosta e algo realmente de nos fazer perder os sentidos!!

 

Mais uma vez muito obrigado pela oferta , a partilha de conhecimento e a paciencia que tiveste , espero q isso corra tudo no melhor possivel .

 

abraco e continuacao de boa sorte

 

Olá ;)

 

Gostava de dizer o mesmo, mas infelizmente esquecemos-nos de um Nigrofasciatum e um peixe-lápis numa sump :-\ hehehehe (ler toda a frase em tom de brincadeira). Não estás interessado noutra viagem até cá? :P Afinal tinha-te prometido todos os exemplares!

 

Foi um prazer receber-te e obrigado pela companhia. Espero que esses meninos tenham uma melhor casa que esta que lhes dei por uns tempos! hehe

 

Abraço e Obrigado!

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais