Plantas a morrer


Janeca_stb

Recommended Posts

Boas pessoal

 

Já fiz aquarofilia há unas anos quando era miudo, no inicio deste ano comecei um projecto novo, e só agora penso ter já algum equipamento razoável.

Como na altura que fiz aquarofilia a informação era escassa, nem se sonhava com a net sequer na altura já foi á uns 20 anos, neste momento comecei a devorar informação mas precisava de uma ajuda vossa para não fazer asneiras.

 

As plantas do meu aquario não estão a vingar e é nesse sentido que preciso de alguns conselhos.

 

Começo por dizer mais ou menos a constituição do meu aquário bem como a fauna e flora.

 

O aquario tem 180x40x50

Tenho uma calha led com 120W, pelo que percebi devo ter á volta de 12000 lumens o que me dá uns 60 lumens por litro.

O filtro é um filtro externos Ehiem Pro III, tem o copo do 350 mas a cabeça é o do 600, que faz 1250l/h

 

Quanto á fauna neste momento é bastante básica pois com o equipamento que tinha sabia que não podia por peixes dificeis.

 

2 corydoras

2 culys

40 camarões

10 gupyes adultos e uma catrafada de pequenos.

 

A meu ver poucos peixes para a dimensão do aquario.

A flora.

 

Crhistmas moss

2 anubias

uma duzia de fetos de java médios

meia duzia sde Vallisnerias spiralis

42 Echinodorus tenellus

30 parecidas ás elodeas mas não me lembro o nome (sorry se for importante consigo descobrir)

mais coisa menos coisa são mais ou menos estas as plantas, de qq forma tanto quanto sei penso serem todas de relativa fácil manutenção.

 

As plantas estão pouco verdes, algumas ratadas e vão perdendo a força.

 

Não tenho substrato algum e sim sei que esse pode ser um dos problemas, como o aquario é um pouco na onda do DIY o que me aconselham? Já tenho lido por ai que o pessoal põe substratos de jardinagem, mas estou um pouco cetico em relação a isso, não quero correr o risco de andar a inventar muito e depois dar para o torto, se bem que se houver um bom substituto de substratos de marca próprios para aquarofilia gosto sempre do conceito do DIY. Aceito tb concelhos de substratos de marca.

 

Tenho um ph alto quase de 8, e isso deve-se não só á agua que tenho posto que é de furo e tem 7 de ph bem como o areão que é de rio, mas o qual vou mudar para areão vulcânico (basalto) que tanto quanto sei não influencia o ph.

 

Quanto a fosfatos, nitritos e nitratos os valores que me dão estão dentro do que as tabelas dizem que é aconselhado, mas se quizerem posso medir para terem mais exactidão nas respostas.

 

Ah tb tenho algas filamentosas que já consegui reduzir um pouco o crescimento das mesmas mas não as consigo eliminar.

 

Quero começar a "brincar" aos plantados, já li muita coisa mas precisava de uns conselhos de malta mais experiente pois não quero mexer em tudo ao mesmo tempo sem ir percebendo o que estou a fazer e não sei se já o acabei por fazer....

 

Façam os vossos comentários e perguntas de modo a poderem-me ajudar...

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

"O aquario tem 180x40x50" = 360 litros - 30 litros de areão = 330 litros

Tenho uma calha led com 120W"

 

Se a altura for 40 cm para ter plantas necessitas no minimo dos minimos de 175W

 

Se a altura for 50 cm para ter plantas necessitas no minimo dos minimos de 185W

 

Compra mais luz ou as plantas vão morrer

 

Enquanto não compras liga a luz 12 horas dia

Editado por pedronb
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

"O aquario tem 180x40x50" = 360 litros - 30 litros de areão = 330 litros

Tenho uma calha led com 120W"

 

Se a altura for 40 cm para ter plantas necessitas no minimo dos minimos de 175W

 

Se a altura for 50 cm para ter plantas necessitas no minimo dos minimos de 185W

 

Compra mais luz ou as plantas vão morrer

 

Enquanto não compras liga a luz 12 horas dia

 

Eh, lá!

 

De onde vêm esses números? Que eu saiba a tecnologia LED ainda não está suficientemente testada e uniformizada para estar a mandar valores em watt's para o ar e se te estás a referir a iluminação em geral então pior ainda, pois não podes comparar LED com flourescente com HQI, etc.

 

Eu tenho um aquário plantado com 60cm de altura e 120w de iluminação T8 durante 8h por dia... por essa lógica já tinham morrido todas!

 

E pelo menos as anúbias não deviam estar com problemas por falta de luz.

 

Não descartando a hipótese de a calha de LED's não dar luz suficiente ou a luz não ter uma capacidade de penetração na água suficiente, penso que poderá haver aqui algum problema de desequilibrio de nutrientes ou falta de CO2 o que pode explicar as filamentosas.

 

Talvez umas fotos ou os valores dos nitratos e fosfatos possam dar mais alguma pista.

 

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite

 

Janeca, eu com 5euros comprei 15l de substrato fertil e desses 15l nem 5l vou gastar na montagem do meu aqua (190l). O que vou usar e humus de minhoca tratado. Na secçao de plantas esta um topico com tudo esmifrado, da la um salto.

Se o possível está feito, o impossível vai se fazer...

AHAHA!!!! O meu nome é mesmo Luís.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho 50cm de altura de água e nem 50w estão os leds da minha calha a debitar... Com 185w de leds, só se forem mal montados, uma calha em condições até derrete as folhas e branqueia a areia. E coitados dos peixes...

 

É preciso ter cuidado com o que se recomenda...

 

Com essa luz toda tens falta é de CO2 e provavelmente de maior circulação de água...

::EndorFeena::Projecto Discus 300L
aquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)
nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)
calhas LED DIY (2010)
CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiro
o meu blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais