É possível manter aquário plantado só com MANADO???


João Tiago

Recommended Posts

quer um quer o outro são inertes, não vejo porque colocar os 2. claro que é possível desde que controles os nutrientes na coluna de água através da fertilização líquida.

 

Pessoalmente não gosto do manado. É muito leve e é difícil plantar nele, principalmente plantas de tapete.

Carlos Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

porque é. elas propagam-se muito bem nele mas isso não invalida que a leveza dele dificulte em muito a plantação, principalmente em plantas de tapete.

 

Tem também outro problema, é o substrato mais sujo que alguma vez vi. Vem cheio de pó e tive de o lavar umas 20 vezes até deixar de me deixar a mão completamente turva. Só tenho experiência com sacos de 25l, talvez estes tenham mais pó por ter mais quantidade, não sei.

  • Votar + 1

Carlos Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquabasis é um substrato fértil que não pode estar em contacto directo com a agua precisando de um outro substrato não fértil por cima que pode ser o manado, areão de pedra, argilosos tipo akadama ou areia. Quanto à questão do manado ser muito leve confirmo por experiencia propria. :(

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

porque é. elas propagam-se muito bem nele mas isso não invalida que a leveza dele dificulte em muito a plantação, principalmente em plantas de tapete.

... Quanto à questão do manado ser muito leve confirmo por experiencia propria. :(

Como em tudo, o Fórum é feito de opiniões... e a minha é exactamente contrária às vossas :)

Acho o Manado dos substratos inertes mais fácil para plantar. Principalmente para plantas pequenas. É bem mais complicado segurar HCC, por exemplo, em granulometrias maiores.

Quanto ao ser leve, peço desculpa, mas não concordo. As argilas são bem menos densas, sem contar que conseguem aprisionar ar bem mais facilmente que os areões vulcânicos... mas uma vez mais, é tudo uma questão de opinião e gosto...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

  • Votar + 1

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Luis,

 

Como em tudo, o Fórum é feito de opiniões... e a minha é exactamente contrária às vossas :)

 

Permite-me discordar, não dei a minha opinião mas apenas a minha experiência pessoal, andei semanas todos os dias a replantar pés de cuba e posteriormente glosso e ainda a marsilea. O manado é leve e de granulometria muito pequena, e olha que já usei akadama que flutuava :P , areão e aquasoil e de todos o último é o melhor.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente o manado é bastante leve, mas para plantar acho dos mais fáceis, se não tiverem nada a remecher o fundo dificilmente as plantas se soltam dele, nos primeiros tempos é bastante leve mas depois acaba por ficar mais pesado.

Eu tenho tapete de sp mini em manado e nunca me deu problemas.

 

Mas se me perguntarem se voltava a usar... só se o orçamento não permitisse ir para algo melhor.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Luis,

 

 

Permite-me discordar, não dei a minha opinião mas apenas a minha experiência pessoal, andei semanas todos os dias a replantar pés de cuba e posteriormente glosso e ainda a marsilea. O manado é leve e de granulometria muito pequena, e olha que já usei akadama que flutuava :P , areão e aquasoil e de todos o último é o melhor.

Costuma-se dizer... Quando o macaco não sabe dançar, diz que o chão está torto :D

 

Mandando agora o meu bitaite... Já mantive tapetes de Cuba no Manado, como bem sabes, e até andei com o aquário a passear dum lado para o outro, sem stresses :)

 

Abraço

Luís Fortunato

  • Votar + 1

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Opá Luis, sobre danças de macacos não posso falar por nunca ter visto nenhum :P mas como em tudo há quem consiga e quem não consiga, como tu já andas nisto há muito mais tempo do que eu terás uma sensibilidade :mrgreen: diferente para a coisa.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O problema do manado e as plantas são os peixes. No aquário de reds planto tudo sem problemas, o manado é bom para plantar mas também é muito bom para os peixes cavarem. As duas coisas é complicado com incidência em plantas de raiz pequena.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, mantive o meu comunitário apenas com manado durante imenso tempo e com as plantas saudáveis. Antes de me desleixar cheguei a manter durante mais de um ano:

 

- Cryptocoryne spp

- Echinodrus spp.

- Hygrophilia polysperma rosanerving

- Rotala rotundifolia

- Hemianthus callitrichoides cuba

 

e eventualmente mais algumas espécies que não me lembro.

 

Pelo que percebi o manado não assim tão inerte como se faz parecer e se a isso juntares iluminação, dióxido de carbono e fertilização liquida tudo sempre direitinho as plantas crescem saudavelmente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais