Guppy Macho Doente | AJUDA


blackmac

Recommended Posts

Boa Tarde,

 

No meu aquário comunitário tenho um guppy macho que infelizmente esta doente e gostava de saber que doença tem e se posso trata-lo e como devo trata-lo.

Aconteceu de um momento para o outro , a dois dias estava a nadar a superfície como sempre gostou mais e ontem quando voltei a alimentar os peixes verifiquei a existência de todos e não encontrei o guppy , cheguei mesmo a pensar que tinha sido um dos escalares a come-lo , mas a procura consegui encontra-lo no fundo do aquário , parecia mesmo que estava morto ,mas notei uma respiração ofegante , peguei nele e tinha o corpo encurvado e apenas mexia as barbatanas laterais , fiz uma TPA de 50%.

Hoje cheguei a casa e fui ve-lo e ainda estava mais encurvado e coloquei-o num tupperware para o separar dos outros, pois tenho medo que seja contagiante.

h6if.jpg

 

ntvv.jpg

Peço ajuda aos mais experientes,

 

Cumprimentos.

Editado por blackmac

Cumprimentos,

Pedro Cunha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1º tira o bicho do tupperware e mete-o num garrafão de água limpinho. o tupperware parecendo que nao é das maiores porcarias que existe. o plastico acumula gorduras, detergentes e etc que nunca saem. quanto muito devias ter metido num "tupperware" de vidro.

 

2º não lhe metas comida. Se ele nao a vai comer, vai-se decompor e ainda faz pior.

 

3º tira melhores fotos

 

4º a mim quer-me parecer que são fungos! a cauda sempre foi assim vermelha? a cauda está "comida?

5º que água metes? os neons e os guppies são peixes incompativeis. o neon exige águas acidas, e o guppie o ideal é ter uma água com um pH um pouco alcalino. além disso, os neons dão-se em águas macias, e os guppies em águas duras. há que ter sempre cuidado nas escolhas!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

1º- Vou fazer isso.

 

2º- eu acho que ele come a comida portanto para ja vou limpar mais de metade da comida e deixar apenas um pouco para ver se come.

 

3º- eu nao posso tirar melhores fotos pois nao tenho camera melhor peço desculpa

 

4º- a cauda nao esta vermelha na foto ficou assim nao sei porque razao mas nao esta vermelha voltei a verificar , tambem nao esta "comida"

 

5º- a agua que ponho e do poço e acida mas aos poucos vai alcalizando , nao tenho testes para medir a dureza da agua

 

Obrigado

Cumprimentos,

Pedro Cunha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se calhar o vermelho é de comida por baixo.

 

como sabes se a água vai alcalizando? tens pedras para isso?

 

para os guppys a melhor água é a evian senão me engano. mas pah, se calhar comeu alguma coisa que nao devia. na foto nao da para ver nada de jeito. mas aponto para envenenamento. o poço é de quem? tu tratas o poço com que produtos?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu meço os niveis de ph e vou vende as diferenças.

 

o poço e meu e nao o trato.

 

tambem ja pensei que o problema fosse da comida pois dou-lhe comida a base animal e devia ser mais vegetal , pois e mais dificil a digerir e faz mal , mas ja os alimento a muito tempo com esta comida.

Cumprimentos,

Pedro Cunha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu vou tentar ajudar, mas provavelmente não vai ser o "tratamento" que tu queres.

 

O que leva a maior parte dos peixes a adoecer é falta de qualidade na água, nutrição pouco adequada, parâmatros adequados, e o ambiente em que vivem (outros peixes, enconderijos, luz, etc).

Isto porquê? Se os peixes estiverem "fortes" não apanham as doenças, mesmo que os organismos que causam as doenças existam no aquário.

 

Eu acho que devias deixar o setup do aquário, e pensar em fazer algumas alterações. Esclares e neons não vivem com guppys. Escalares não vivem sozinhos. Entre outras coisas.

 

Relativamente ao guppy: Não se percebe nada pela foto. Não vou aconselhar medicamentos porque não percebo o que é. Se quiseres fazer um medicamento que abrange muita coisa tens o esha2000, mas nem sei se vale a pena (peixes a boiar regra geral já estão muito mal).

 

Agora para um aquário mais saudável aconselho o seguinte:

- Pensar que tipo de aquário montar

- Escolher peixes adequados aos parametros da água

- Filtro oversized

- Plantas ajudam

- Boa nutrição

 

Eu acho que se seguir isto, os peixes vivem melhor, dão menos chatices e tiras muito mais proveito do aquário. Boa sorte,

Afonso Cunha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

blackmac, tu nitidamente tens tudo mal. Alimentas com o produto errado, combinas os peixes errados. Epa, o guppy mais vale tu o sacrificares se queres que te diga. Ele está a sofrer e isso nem tem volta a dar. Quanto muito, pede uma câmara de jeito a algum amigo, e mete uma foto melhor. Depois, se a água vai ficando alcalina, well...não te dou muito tempo para os neons também. O que te aconselho mesmo vivamente, é dares os teus bichos todos a alguém que saiba do assunto, e estudares aquariofilia, e começares com bichos mais simples. Começa com um beta por exemplo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

agora a meu ver, o problema é muito simples: envenenamento. água do poço para estas coisas nem sempre a melhor solução. Vai ao supermercado e compra um garrafao de agua que tenha um pH acima de 7

 

E os neons? Não Recomendo.

 

Não sei se o guppy vai ter salvamento. Preocupa-te em manter parâmetros estáveis e adequados aos peixes que tens, boa alimentação e atenção aos comportamentos deles.

Afonso Cunha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

E os neons? Não Recomendo.

 

Não sei se o guppy vai ter salvamento. Preocupa-te em manter parâmetros estáveis e adequados aos peixes que tens, boa alimentação e atenção aos comportamentos deles.

 

 

eu estou a assumir que o guppy está num "aqua hospital" (neste caso o garrafao ou o tupperware)

Editado por Cain Callaway
Link to comment
Partilhar nas redes sociais