Ordem de materiais filtrantes dentro do Filtro


AsGSnak

Recommended Posts

Boas pessoal.

tenho um Eheim 2213 e o seguinte material filtrante: 3 esponjas azuis mais grossas, 3 rodelas brancas de la fina, fluval biomax (bio) e uns aneis de pre-filtragem mecanica.

A minha duvida é em relaçao a ordem pela qual devo colocar o material.

Estava a pensar de baixo para cima:

Esponja

Pre filtro

Esponja

Biomax

Esponja

3x la filtrante

 

Ha melhor maneira? Devo separar as las? E se quiser colocar turfa, onde a devo colocar?

 

Ja agora, qual a diferença entre siporax da sera, biomax da fluval e substrat pro da eheim? As funcoes sao as mesmas, certo?

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu para o meu so comprei uma esponja branca grossa e a materia filtrante, ou estou a meter pouco ou tas a meter muito lol

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

isto das matéria num filtro é como os burros, cada um albarda á sua vontade, por isso vais ler varias opiniões

 

a minha opinião é se tens anéis de pré filtragem ( que não sei quais são ) devem ser estes o primeiro estágio de filtragem,

depois as 3 esponja a seguir as biomax por fim as 3 de lã ( ou 1 de lã depois biomax e por fim 2 de lã pra não sujar tanto o biomax ).

 

 

A turfa já usei das seguintes duas formas, uma foi dentro de uma meia de vidro junto com a pre-filtragem e outra foi entre dois bocados de lã no ultimo estágio, qualquer um deles funcionou bem.

 

As diferenças entre esse tipos de cerâmicas, não te posso responder completamente pois não conheço o biomax, mas numa breve busca parece-me ser parecido com o siporax com a diferença do tamanho do orifício que no biomax é menor, de qualquer forma destinam-se ao mesmo propósito

 

gosto bastante do siporax tem um bom desempenho na filtragem biológica e não compromete o desempenho do filtro com o passar do tempo,

tenho um filtro onde substitui o mechpro por siporax para aumentar a capacidade biológica com bom resultados,

tenho também um aqua cujo filtro vinha com umas cerâmicas rascas e tinha algumas perdas estranhas , depois substitui-as por siporax assim como parte das esponjas e nunca houve nada de estranho

 

o substrat pro a meu ver é um pouco mais de fama do tanto proveito, cumpre a sua função mas nada de extraordinário,

é uma matéria que dependendo da carga orgânica do aqua e matéria anteriores "entope" com alguma facilidade requerendo manutenção frequente e se possermos demasiado no compartimento de filtragem reduz o caudal do filtro

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A filtragem num aquário deve ser vista como uma E.T.A.R. em ponto pequeno :lol:

Os residuos vão sendo filtrados dos maiores para os mais pequenos e no fim dessa filtragem mecanica, passam à parte da filtragem biológica e caso queiras quimica, antes de voltar para o aquário, ficando o esquema assim:

 

- Aneis de pré filtragem mecanica

- 1 ou 2 esponjas azuis (conforme o uso de filtragem quimica)

- Biomax

- 1 esponja azul

- Filtragem quimica (opcional)

- 1 Lã filtrante

 

Nao precisas usar 3 de lã, porque vão se sujar todas ao mesmo tempo. É preferivel usares uma e ires trocando.

E se queres poupar uns trocos, em vez desses discos de lã, podes depois usar daquela que vem em pacotes grandes que faz o mesmo efeito.

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epa, não percebo a razão de colocar as cerâmicas como primeiro contacto em vez da esponja,

Metendo as ceramicas vamos suja-las mais quando deviam ser as esponjas a filtrar a sujidade de maior grau, não

 

Tenho uma esponja filtrante para o 2213, o Biopur da Sera, e lã filtrante, e tou pensando em usasr primeiro a esponja, depois o biopur e o restante espaço, a lã..

Só acho que 750g de Biopur vai ser demasiado pois ocupa metade do espaço do filtro deixando pouco para a lã lol

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se seguires aquilo que o João Abóbora diz,vais ver que resulta...eu tenho um filtro igual e tenho tudo conforme diz o João :sorry: e até agora tudo 5 estrelas mesmo!

e tudo tem uma razão de ser e de estar pela ordem...em primeiro lugar(em baixo,claro)deverá ser sempre as cerâmicas,depois podes por o que quiseres!!

eu tenho da seguinte forma:

de baixo para cima-

Ceramicas

Esponja

Substrat pro Eheim

Esponja

Lã filtrante

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epa, não percebo a razão de colocar as cerâmicas como primeiro contacto em vez da esponja,

Metendo as ceramicas vamos suja-las mais quando deviam ser as esponjas a filtrar a sujidade de maior grau, não

 

Tenho uma esponja filtrante para o 2213, o Biopur da Sera, e lã filtrante, e tou pensando em usasr primeiro a esponja, depois o biopur e o restante espaço, a lã..

Só acho que 750g de Biopur vai ser demasiado pois ocupa metade do espaço do filtro deixando pouco para a lã lol

 

Existem ceramicas que não são porosas e essas servem mais para filtragem mecanica do que para biológica, apesar de também fazerem a biológica. Mas o areão que temos no aquário, faz mais...

 

A porosidade da ceramica é que influencia a quantidade de bactérias que se conseguem alojar em cada uma. Sendo que quanto mais buracos tiver, maior é a superficie onde as bactérias se vão instalar.

 

As ceramicas (Biopur) que estás a usar, são para uma primeira filtragem, maioritariamente mecanica. Devias usar o Siporax.

Se tiveres oportunidade compara a porosidade de um e de outro ao vivo.

Editado por João Abóbora

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim já o fiz e fiquei inclinado a comprar siporax :)

Sendo assim tiro metade da Biopur e coloco de parte para futura utilização, e meto Biopur+Esponja+Siporax+Lã

Assim deve ficar impecavel, obrigado pelo esclarecimento :)

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tira a quantidade que precisares para meter o Siporax.

Vais ver que vais notar diferenças na manutenção do aquario ;)

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal obrigado pelas respostas.Hoje adquiri 1kg de cerâmicas idênticas ao biomax da fluvial.

Marca Portugal pet por 4€ e parecem-me exactamente idênticas as de marca.

Vou coloca.las amanha no filtro a ocupar cerca de metade do volume total. depois o resto fica para as cerâmicas mecânicas, duas esponjas e a lã filtrante.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Desculpem mas continuei com dúvidas.

Neste momento o meu filtro está na caixa por utilizar e reparei que vem com (ordem de baixo para cima)

esponja de filtro grosseiro (azul)

esponja de filtro fino (branco)

almofada de carbono

 

Para usar o sistema de filtragem com as ceramicas basta comprar Eheim Mech, ou necessito de mais alguma coisa, ficado o filtro com a seguinte ordem

esponja de filtro grosseiro (azul)

Eheim Mech

esponja de filtro fino (branco)

almofada de carbono

 

Já agora, apenas o Sera Siporax faz o mesmo efeito que comprar os outros dois?

 

Obrigado

Editado por kallong

Thanks, Tiago Bastos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. O mech é principalmente para filtração mecânica. Deves apostar em algo para a filtração biológica, como o substract pro da eheim, ou o biomax da fluval ou o sera siporax, que te deve ocupar a maior parte do filtro. Depois a ordem é só veres uns posts acima.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais