Novo Projecto - Aqua 60l - Comunitário


ThunderDrum

Recommended Posts

A alteração da calha só mesmo muito lá p a frente...Não vou colocar CO2, pelo trabalho, €spaço etc. Só se fosse em pastilhas, mas não me parece que sejam eficazes.

 

Até agora não há algas, se houver aumento da luz, logo se vê.

 

Tenho uma Julli (a última que comprei) com um comportamento estranho, não tou a gostar, estava a nadar parada, no meio do aqua a meia altura, de boca aberta e não saia dali, apenas quando foi incomodada, e mesmo assim, só mudou de sitio...ando com azar com as corys. :(

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só para ir actualizando, venho comunicar uma decisão e constatação de última hora:

 

-Vou retirar a Ludwigia, pois não está com boa cara e não cresce. Não tem luz suficiente, quando fizer alteração na calha voltarei a introduzir e ver o que dá.

 

De resto, tudo bem, apenas a cory panda está muito mais parada, receio que tenha o mesmo destino das outras, mais dia menos dia.

 

Agora uma questão:

-As Rasboras (lembro que são um cardume com 13 individuos, pequenos mas muitos) não estão a deixar as corys comer, será possivel?

Por norma, dou-lhe a comida primeiro, e depois as pastilhas de fundo e o que acontece é que comem a delas e depois vão depenicar as pastilhas, e as corys andam lá de volta mas não se chegam muito à pastilha. Tento dar em zonas mais escondidas, de modo a ser mais dificil para as rasboras.

Sugestões?

Tenta dar a alimentação quando a luz se apagar.

Pode ser uma solução... As corys são mais activas de noite.

Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi

 

"De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo."

Confúcio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Foi o que fiz, dou um pouco mais tarde, assim elas já conseguem comer mais sossegadas. Ontem até fiz a experiencia de acender as luzes novamente para ver como estavam, e realmente as rasboras assim q eu acendia, começavam a dirigir-se para a comida.

Logo à noite, espero colocar fotos!

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só para vos dizer que não me esqueci das fotos, mas tenho a última panda a morrer...como a coloquei numa maternidade num canto do aqua, achei que não seria um bom "momento kodak". :(

 

Novidades:

-Dei uma 2a oportunidade à Ludwigia, tirei os pés que lá estavam e coloquei podas recentes.

-Adicionei Monosolenium tenerum (Pelia)

 

Fotos sem falta, ficam para a semana!

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E prontos, lá se foi a última das pandas...não sobreviveu.

 

Pandas por agora não, vamos ver como as julli se vão aguentando, e entretanto se adicionar algumas, só corys já bem adultas.

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fica-te pelas Julli, pelo menos por enquanto. Temos de vir a descobrir quais as razões que, eventualmente, possam ter sido as causadoras dessa razia. Tem que haver qualquer coisa em que não tenhamos pensado.

Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi

 

"De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo."

Confúcio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, desta vez talvez os nitratos estivessem um pouco mais elevados, pois saltei uma TPA, mas acho que não foi por aí...

Além de que, como vieram todas na mesma remessa da mesma loja, mantem-se a duvida de que poderia ser delas mesmo, embora estas ultimas já tivessem 2 meses no aqua...

Mas acho que uma das julli tambem está estranha, veremos, assim teria a confirmação que o meu aqua não "aceita" corys... :(

Editado por ThunderDrum

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fotos...não! O imageshack diz q acabou o periodo gratis e tenho q pagar p fazer upload...não sabia disto!

 

Arranjou-se um video, com musica do youtube...

 

Actualizações:
-A ludwigia ainda cá está, tou a dar uma 2a oportunidade, pelia, dois "molhos" e uma cory bronze adulta, com 3 anos, para ver se resiste ao aqua!

 

É verdade, sabiam que as rasboras são peixes de fundo? As minhas são! LOLOLOL :P

 

http://www.youtube.com/watch?v=ifvigvs2dn8

Editado por ThunderDrum

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ninguém comenta a beleza das minhas (restantes) corys??? :P

 

Neste momento continuo com os nitratos altos, amanhã é dia de verificar novamente com testes e o mais certo é fazer uma TPA grande!

 

Visto que a unica planta que se nota desenvolvimento é a anubia que está mais alta, tenho que arranjar plantas de "alto consumo".

Pensei em flutuantes, mas acho que não vai resultar pois o aqua tem tampa e como está abaulada para dentro as plantas vão se "colar" na tampa.

 

Sugestões de plantas fáceis de plantar e que fiquem bem?

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola thunder

O aquario está muito melhor,nem se compara com o inicio!!

Valisnerias são de "alto consumo" e crescem que é um disparate! podes carregar o aqua com valisnerias e vais ver os nitratos a cair! claro que uma tpa grande tambem vem sempre bem

Boa sorte com isso! abraço

Guilherme Martins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado!

 

As minhas valisnerias parece que abrandaram o crescimento, mesmo com ferts...espero que se desenvolvam em breve!

Vou acrescentar umas plantas (fetos de java, não tenho outros) só para ajudar a consumir os nitratos, mas espero que a TPA ajude mesmo!

A anubia é que quase se vê a crescer!

 

Abraço!

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como é que as tens plantadas? so as raizes eque estão no substrato?

Sim, algumas mandaram runners, mas não vejo grandes desenvolvimentos...se calhar preciso só de mais um pouco de paciência!

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É verdade, o tronco não pára quieto, sacana da ampulária deve andar com ele às costas...e a pelia da esquerda tambem já andou, mas aí deve ter sido a cory maior!

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora que o aqua me parece mais estável, irão entrar uns 5 Red Cherry este fim de semana, trocados por alguns planorbis...

 

Mas aproveito para colocar uma dúvida:

 

Respeitando a ideia inicial do projecto, apenas afastado das cory pandas por motivos que todos sabem, faltará adicionar o casal de Colisas Lalia, mas aceito vossas sugestões para peixes que façam mais contraste com o fundo/plantas/hardscape e sejam, é claro, compativeis com os restantes habitantes, sendo que estou mais inclinado para peixes maiores (5/6cm) de modo a ocuparem a zona média/superior.

 

Neste momento estão em cima da mesa as seguintes hipóteses:

- Colisa Lalia (casal) -- 2un

- Tetra Imperador (Nematobrycon Palmeri) -- 4/5un

- Rasbora Mosquito (Borara Brigittae) -- 10un

- Neons/Cardinais -- 8un

- Gourami Pigmeu/Pérola (trichopsis pumila) - 4/5un -- (com algumas reservas)

 

Obrigado pelas vossas sugestões!

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Filipe!

 

UPDATE:
Morreu mais uma cory, uma das Julli, penso que foi a última a entrar. Continua o mistério da morte das corys...afinal não foram só as pandas.

Sintomas visiveis:

-Guelras avermelhadas

-Acho que os barbilhos não estavam em condições, aliás parece-me um problema geral nas minhas Julli.
Poderá ser das rochas que são ásperas? O areão negro não me parece, além de que o anterior dono tinha corys sem problemas. Mas vai daí, as rochas também vieram do mesmo aqua.

A cory melanotaeina (que tem o mesmo tempo de aqua) e a bronze (que é adulta) têm os barbilhos intactos e são as mais activas.

Segundo os testes, os nitritos nem vê-los e os nitratos estão abaixo dos 50ppm. Apenas o ph se alterou (na própria água da torneira) mas mesmo assim nem foi muito, cerca de 0.4. O gH e o kH estão também muito baixos.

Poderá haver algo que esteja a contaminar a água?

 

 

Entraram 5 Red Cherry, apenas tenho visto 3 (o máximo que consigo ver ao mesmo tempo) penso que estão bem, logo no próprio dia já tinham cores fortes! Pelo menos uma fêmea, pelo que vejo.

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Costumas ver as corys virem ao cimo?

Será que tens pouca oxigenação?

O filtro faz bastante agitação, e o sistema venturi está sempre a introduzir bolhas de ar...as corys vêm à superficie, mas isso é um comportamento normal delas. Não me parece que as minhas o façam mais vezes que o que seria normal.

 

 

PROBLEMA:

Ontem ao chegar a casa reparei que tinha água fora do aqua!!!!!!!!

 

 

Descobri que era no canto oposto ao do filtro, mesmo no topo que sai um pouco de água. Já tinha reparado em marcas de água nos vidros naquele canto, mas pensei que seria condensação, nunca tinha sentido água. Na última TPA coloquei um pouco mais de água, ligeiramente acima da moldura, e deve ter sido "a gota d'água"...lol

Retirei um pouco de água e a situação parece controlada, espero quando chegar que não haja mais água fora do aqua.

Tenho um colega que diz que é normal (a esposa já fez os aquarios Aquapor) terem menos silicone na zona da moldura.

 

O que fazer???

 

Reforçar o aquario? Tenho que o vazar completamente, apesar de ser só no topo? Teria que retirar a moldura?

Manter o nível de água sempre uns 2 dedos abaixo da moldura?

Aquario novo, para já não há orçamento...e só de pensar na trabalheira!

 

Ai...ai...

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu começava a pensar em meter a bicharada num alguidar...

Mudar para lá a água, filtro, resistência e comprar silicone...

Só com o aqua seco consegues aplicar bem o silione. E tem de secar durante 24h.

Não é nada agradável, mas a água vai fazendo pressão e o silicone antigo pode ir cedendo.

Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi

 

"De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo."

Confúcio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já ando a pensar nisso, mas durante a semana não tenho tempo para essas aventuras!

 

Mas o que me chateia mesmo é a cena de apanhar e manter os peixes num balde e o areão...será que preciso de o retirar?

 

Espero que o problema não agrave com a pressão da água...

 

Que grande M$%&A!!!

 

 

Edit: Acabei de ter noticias da "Maria", não há água fora do aqua, diz que está tudo ok!

Editado por ThunderDrum

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que se torna mais fácil aplicar o silicone com o aqua vazio e seco.

Se deixares areão e plantas, talvez ainda haja bastante humidade.

Com o aquário seco podes manobrar melhor e aproveitar para verificar a totalidade do silicone. Aproveitar e ter o trabalho todo agora, para que não haja outras surpresas no futuro.

Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi

 

"De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo."

Confúcio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aqua já vinha com as colagens reforçadas, até estão bastante mal feitas, mas não se notam muito porque é mais nos cantos, em baixo.

 

O que me chateia é que testei antes e não reparei em fugas...mas se calhar também não o tinha enchido até ao máximo, já não me lembro...

 

Eu torci um pouco o nariz por ser usado, mas a cavalo dado...

 

Vou ver o que se passa quando chegar a casa e no fim de semana decido o que fazer, por enquanto, fica com o nível da água mais baixo.

 

O que me assusta é a "quantidade de electricidade" e aparelhos eléctricos nas proximidades... :shock4:

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.