Novo Projecto - Aqua 60l - Comunitário


ThunderDrum

Recommended Posts

Não tenho a certeza, mas acho que os peixes que os betta mais atacam, serão aqueles que tiverem barbatanas parecidas com os da sua própria espécie, como é o caso de guppies.

Deve confundi-los com bettas, uma vez que são peixes de habitats diferentes.

Vejo o meu betta a conviver com os barbos cereja e não os ataca. Também já tive betta com tetras e não houve problema.


 

 

capagebe, obrigado pela tua oferta, mas talvez por nabice minha não consegui aproveitar nada e acabei por não plantar nada. Acho muito complicado plantar assim com o aqua cheio, e a planta em si tambem não ajuda. Por isso, fica para uma próxima!

 

Experimentaste deixá-la flutuante, ou não gostaste de a ver assim?

Editado por capagebe

Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi

 

"De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo."

Confúcio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, o problema é esse mesmo, se o pusesse neste de 60l, apenas poderia pôr mais umas corys e pouco mais...as Colisa eram para esquecer, pois são primos da mesma familia...e não iria correr bem. Deixa o estar assim, quando tiver Red Cherry, logo se vê se experiemento alguns junto com o Zeisses!

 

Também não gostei de a ver como flutuante, e como o aqua é tapado, acabava por nem se ver, só vista por debaixo. Além disso como tenho bastante corrente iria andar sempre às voltinhas!

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

UPDATE

 

Tudo bem, os peixes ok, as plantas a melhorar com as TPAs e ferts semanais!

Já tenho o novo (2a mao) termo, este ta funcionar bem, o outro fica p aquecer a agua das tpas

 

Pequena mudança nas rochas para acomodar o termo que é ligeiramente maior. Poderei ainda colocá-lo noutra posição, escondendo a "cabeça" atrás do filtro...mas fica p a semana!

 

FOTOS

 

nyyc.jpg
yxl1.jpg
huyk.jpg
jfnm.jpg
qx4i.jpg
9cqf.jpg
wcub.jpg
yzrd.jpg
j4ds.jpg

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou (novamente) preocupado com uma das minhas cory panda. Até me parece que está a ficar mais pequena. Não reage à comida. É a que resistiu da primeira "fornada".

As Julli são imparáveis, a outra panda era mais calma e parada, agora está mais mexida. A que agora está mais parada, já teve mais mexida anteriormente...

A unica alteração foi a temperatura que passou dos 27 para pouco mais de 25ºC. Gradualmente, claro. Ela deveria até gostar desta temperatura "mais fresca". De qualquer maneira, acho que ela já estava a ficar assim antes.

Sugestões?

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Novidades (sem fotos):

 

- Coloquei mais um pé de Ludwigia, esta foi directamente do aqua pequeno para este, veremos se vinga melhor que os outros que acho muito pouco desenvolvidos e com folhas pequenas. Já agora, as folhas inferiores ficam com buracos, e começam a morrer, devo cortá-las? Mas assim perco o efeito mais de moita, certo?

- Coloquei um feto de java muito pequeno, no topo de um buraco da rocha maior

- Tenho bastantes planorbis pelo aqua, ainda não vi nenhum rosa, tirando o maior, os restantes parecem-me leo

- A Ampulária está cada vez maior, ontem assisti a uma luta dela com uma das cory julli, estavam a disputar uma pastilha de fundo, tive pena de não filmar

- A cory panda maior está muito parada, não a vejo comer e acho que foi demasiadas vezes respirar à superficie, mas não me parece ofegante. Já pensei em isolá-la numa maternidade que tenho (daquelas de pôr no aqua, mas nem sei se flutua ou como a segurar) para colocar comida só para ela

 

Estou um pouco decepcionado com as plantas, não noto grande evolução, apesar das ferts e tpa's regulares, mas devo ter que esperar mais para ter resultados, certo?

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

- Perdes o efeito moita mas estás retirando folhas que estão mal, estimulas o crescimento de novas folhas assim,

- Dá tempo á Cory de evidenciar melhorias, não estou muito dentro dos comportamentos dos peixe-gato, nem sempre os parâmetros são o suficiente para sabermos o que se passa..

 

- Tens um aqua a funcionar a pouco gás, é normal as plantas não crescerem a niveis perceptiveis,

Não aumentes a luz, faz isto em ultimo lugar,

além do mais, um sistema sem CO2 injectado precisa de menos TPA ou TPA de menos quantidade, pois a forma como as plantas assimilam o CO2 é diferente e a água das TPA vem carregada de CO2 quando tirada da fonte para o aqua,

No teu aqua, como fazes as TPA?

Tenta, pois é um aqua low tech, fazer TPA de 2 em 2 semanas, isto porquê?

As plantas assim assimilam o HCO3 presente na agua, o processo enzimático adapta-se á pouca energia que lhes dás,

A degradação biologica é usada para alimentar as plantas e estas usam os subprodutos tóxicos antes destes chegarem a magoar a fauna,

Não sei ao bem que fertilizantes usas mas usa de acordo com o tipo de aquario que tens, ou seja, muito pouco,

Se tens 0 nitratos pois fazes TPA regular e intensa, é mau para as plantas, aponta para as 10 ppm num aqua low tech,

Dá alimento ás plantas, pouco, mas dá, a comida de peixe não é sempre suficiente para uma massa de planta média.

 

Não vou dizer que a cory ficará melhor se deres condiçõpes ás plantas de crescerem e serem saudáveis, mas um aqua, mesmo low tech, com plantas saudáveis, ajuda mais que um filtro XPTO na saude de um aquário ;)

 

Já agora, como está a tua agitação de superficie? notas aquela goma na superficie tipo oleo?

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas as novas folhas nascem no sitio (ou perto) de onde se cortam as velhas? Então tenho muita poda para fazer...

 

A cory está assim há umas 2 semanas...

 

Não estou à espera de ver crescimentos de 1cm/dia, claro! Embora no meu outro aqua me tenha parecido que a Ludwigia cresce a olhos vistos, podia jurar que cresceu 1cm em 24h!

 

Ok, como ultimamente tenho tido tempo aos fins de semana, tenho feito as TPAs todas as semanas, troco cerca de 7/8litros e de seguida fertilizo com uma bombada (1ml) Tropica Plant Growth Premium (recomendado na Aquaeden). Devo continuar com esta fert semanal ou passa a quinzenal como a TPA?

 

Realmente deves ter razão, no aqua pequeno faço p'raí uma TPA por mês e as plantas sempre se deram bem. Vou seguir este teu conselho.

 

Penso que a cory e as plantas não estarão relacionadas, veremos...

 

A agitação é boa, pois o filtro tem um "venturi" que cria bolhas de ar. Nunca reparei na superficie "oleosa", somente no aqua pequeno.

 

Muito obrigado!

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este fertilizante parece ser de micros, já que não tem Nitratos nem fosfatos, agora resta saber que Potássio dás ás plantas,

 

Começa por fazer TPA quinzenal e com esta quantidade, e esta TPA vai ser apenas para qualquer excesso acumulado de organicos dissolvidos,

Como tens bastantes peixinhos até que a carga organica dá azo ás plantas que tens, por isto aposto bem na vertente de CO2 :)

 

Eu no caso do aqua de 15Lt faço TPA de 2-3 semanas e olha que o musgo de java tem crescido bastante sobre 9W de candeeiro lol

Descobri isto pelo Tom Barr quando ele falou dos sistemas sem CO2 injectado e na instabilidade que as TPAs regulares provocam no mesmo,

 

 

Sim, a cory pode estar assim por uma panoplia de razões e dares a melhor das condiçoes para ela é o objectivo :)

E lembra-te que ela tá sozinha, da sua espécie, pelo que me parece, e isto tambem influencia, lembra-te que são peixes de cardume..

 

Então na troca gasosa tás bom neste aqua, menos uma variável, se colocares o filtro na linha de água para agitar sem fazer aquele barulho de chapinhar, ainda melhor, e não perdes muito fluxo com isto, é só questão de experimentares,

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, é só micros, aconselhado pelo Rui da Aquaeden. Ele tambem falou no potássio, mas não sei como o fertilizar, vou investigar se há uma maneira económica e fácil de o fazer.

 

Vou diminuir as TPAs, a ver se as plantinhas gostam!

 

No outro aqua pequeno só tenho 3w/75Lm, os fetos e o musgo de java crescem muito bem e a Ludwigia tambem!

 

A cory tem mais uma panda e 2 julli, não se deveria sentir só...ainda vou buscar mais uma cory, ainda n decidi se julli ou outra diferente!

 

O "chapinhar" não me incomoda, chegamos (todos) a fazer sesta na sala e até é relaxante...e assim a cabeça do filtro até arrefece um pouco por estar dentro de água.

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Potássio tens de forma cara de Tropica/ADA etc ou mandas vir um pote de sal de potassio, KCL ou KSO4 e sai muito mais em conta :)

 

mando-te por PM isto que te falo ;)

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado.

 

Ontem dei ervilhas a todos os peixes, estranhamente desta vez não me pareceram muito interessados, com excepção das Rasboras que comem tudo o que se puser na agua.

 

Como tenho os caracois não há grande problema que limpam tudo, então a ampulária...

 

Curiosamente, o peixe que mais adora ervilhas é o betta no aqua pequeno, que supostamente é carnivoro... ;)

 

As corys panda agora parecem que andam as duas mal...ai, ai...a que tem estado mais letárgica, hoje de manhã foi à superficie respirar e fez uns loopings, acho que anda com problemas em nadar...ou então estava só a curtir, não sei!

 

Os parametros da agua continuam ok...

Editado por ThunderDrum

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A cory panda que andava muito parada morreu ontem.

 

Ao chegar a casa, fui verificar e contar os peixes e não a vi, pensei que estivesse bem escondida. Depois de ter posto comida, a ampulária saiu a "correr" para as pastilhas de fundo, e apareceu a cory, morta, estava debaixo da ampularia, já sem os olhos...aparentemente e fisicamente não me pareceu ter qualquer marca/sintoma.

 

Conclusão: na minha proxima visita à Aquaeden, trago mais 2 julli.

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se calhar tens que deixar de lado, as panda, que pelos vistos são sensíveis demais, e dedicares-te a um cardume de julli...

Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi

 

"De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo."

Confúcio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje passei na Aquaeden:

-Mais 6 Rasboras Espei, veio de bónus mais uma, por isso agora são 13!

-Mais 1 Cory Julli (não havia mais) e uma Cory Melanotaenia que estava lá sozinha e eu trouxe. Contagem de Corys: 5 (ainda resiste 1 panda)

-Trouxe tambem uma neritina, mas essa foi fazer companhia ao Zeisses no outro aqua

 

Aqui ficam as fotos, tiradas à pressa:

pexx.jpg
n2of.jpg
xxvy.jpg
omxq.jpg
fpl5.jpg
810p.jpg
l6ow.jpg
uj5l.jpg
vnpg.jpg
j1r9.jpg
tuew.jpg

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O "mal" das visitas às lojas, é que vimos logo com novas ideias para investimentos.

Tenho que comprar um filtro externo igual ao que vi...ui, e aquela calha de leds dá um resultado fantástico, tenho que arranjar uma...uau, que espectáculo de sistema de CO2, quero um assim.

Quando damos conta, saímos das lojas a flutuar em sonhos...

Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi

 

"De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo."

Confúcio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exacto...mas é preciso ter cabeça e não entrar em loucuras...

 

Neste momento tenho o projecto "quase fechado", não posso andar a gastar mais euros, fica a faltar:

-Casal de Colisa Lalia

-Red Cherry (mais lá para Março)

-Pellia

 

Mas devia arranjar material próprio para ajudar na manutenção das plantas, pois sem pinça e com a tesoura da cozinha não me safo muito bem.

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sou nada a favor de compras "no chinês", primeiro porque acho que devemos ajudar a economia portuguesa e não a chinesa ( já bem basta com a factura da luz), depois porque na maioria dos casos compra-se gato por lebre.

Mas, fingindo que eu não disse nada, talvez por aí encontres um que tenha pinças dessas.

Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi

 

"De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo."

Confúcio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não precisa ser do Chines, se comprares da Sera, pinça e tesoura fica por 20 euros,

 

A Blau tambem tem á volta deste preço ;)

 

Comprei tesoura e pinça da Sera e fazem o trabalho :)

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo com vocês, também não gosto de ir ao chinês, mas por vezes, tem que ser. Vou lá dar um pulo ao "Mega China" ver o que há por lá.

 

Os peixes estão todos saudáveis até agora, as rasboras são espectaculares e estão sempre a apanhar as sobras, quase que comem do fundo!

Penso que estão as 13 bem, agora é mais complicado contar...

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora vendo bem, tens visto se as corys estão com o "focinho" saudável?

 

pergunto isto porque tens cascalho um bocado afiado, quem sabe se as pandas estavam a esfolar-se e magoaram-se?

é comum acontecer isto em cascalho que não seja redondo, foi uma das razoes de que nao comprei corys pigmeus,

Há relatos que elas perdem aquelas extensoes do focinho( esqueci-me do nome) e ao fim de um tempo morrem devido a isto..

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As corys tinham e têm os barbilhos em condições, o areão era de um utilizador que sempre teve corys e nunca teve problemas com isso. Obrigado.

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora vendo bem, tens visto se as corys estão com o "focinho" saudável?

 

pergunto isto porque tens cascalho um bocado afiado, quem sabe se as pandas estavam a esfolar-se e magoaram-se?

é comum acontecer isto em cascalho que não seja redondo, foi uma das razoes de que nao comprei corys pigmeus,

Há relatos que elas perdem aquelas extensoes do focinho( esqueci-me do nome) e ao fim de um tempo morrem devido a isto..

São barbilhos. Há mais peixes com barbilhos, como os barbos e as várias espécies de peixe-gato.

A mim aconteceu-me isso. À uns anos atrás tive um areão, que parecia feito de conchas partidas, e as corys ficaram sem os barbilhos, acabando por morrer.

Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi

 

"De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo."

Confúcio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não queria ter corys diferentes, mas acabei por ter, acontece que as Julli já "acardumaram" enquanto a panda e a "melatonicoiso" andam mais sozinhas...pode ser que depois se "ajuntem"!

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Thunder, confirmas que a panda tem os barbilhos? (so sabia o nome em ingles :P )

Só mesmo para excluir esta hipotese :)

 

Eu ando a pensar se meto ou nao corys pigmeus, são tao bonitinhas, mas como tenho já os RCS a limpar o fundo, fico na duvida lol

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.