Novo Projecto - Aqua 60l - Comunitário


ThunderDrum

Recommended Posts

Pois, esse é o unico factor, mas não acredito que seja, pois os 27 é num termometro de colar q está mesmo perto do termostato, por isso acredito que a água não esteja toda a essa temperatura. Hoje tentei usar o termometro do outro aqua, mas quando fui ver estava com o topo derretido por causa da proximidade da lampada, e como entrou agua p dentro, quando retirei a escala desfez-se...por isso não deu!
Vou comprar termometros a serio!

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ThunderDrum

 

Quanto ao problema com a morte dos peixes, ja verificas te a quantidade de Amonia na àgua? Fizes te bem a climatização dos peixes?

Na minha opinião, a raiz era fixe se fosse um pouco maior! Marcar ai mais presença, tambem metia so pedras do mesmo tipo, e o Substrato todo da mesma cor, dà um ar mais natural. Mas isto claro que são gostos. De resto gosto dos declives que tens no substrato e gosto das pedras e sua posição.

Com a flora mais crescida vai se compor mais.

Força

 

Cumps

Bruno Rodrigues

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tenho teste de amónia, mas os parâmetros estão correctos, NO2=0 e NO3<25

A aclimatização demorou 1h, coloquei o saco aberto, preso por uma mola no aqua, assim que a temperatura igualou acrescentei uma chavena de café de água do aqua a cada 10min, antes de os passar para o aqua.

 

Ontem fiz uma TPA e ao fim da tarde desliguei o termostato para tentar baixar a temperatura, mas antes de ir dormir não arrisquei e liguei novamente.

Hoje de manhã a Cory estava ok e a comer!

 

A raiz deveria ser mais alta atrás, mas é dificil encontrar mesmo aquilo que queremos, este foi o mais parecido que encontrei, tive sorte porque esperou 3 semanas na loja por mim.

 

Quanto às pedras, tambem pensei assim de inicio, mas acabei por gostar do destaque das pedras avermelhadas, o substrato não tinha o suficiente de um ou de outro, quando me fartar, arranjo mais do preto, por enquanto acho alguma piada assim.

 

Obrigado!

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A unica explicação para a morte das corys que estou a ver é ja estarem mal antes de chegarem ao teu aquario :s é muito frustrante mas não ha nada que possas fazer!
So uma pergunta: o teu filtro tem carvao?
Concordo com o sapingas a raiz um bocado maior ficava muito bem mas nao é facil

Guilherme Martins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A única coisa que me pareceu que ambas tinham em comum (além de serem mais paradas que esta que ficou) eram as guelras ligeiramente avermelhadas. Principalmente a 1ªa a morrer. Por isso penso que foi mesmo má condição física de ambas. Vou passar na loja e ser mais esquisito na escolha dos peixes a trazer.

 

O Filtro só tem cerâmicas e lã.

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei dizer se a respiração estaria mais rápida do que devia, ainda sou muito novo nestas coisas...lol

Mas talvez estivesse, sim.

A água é bem oxigenada, acho eu, podem ver as bolhas que vêm do filtro.

 

Não tenho teste de cloro, mas a água repousa no balde às vezes uma semana, além de que não fiz TPA antes delas morrerem, a água estava há 1 semana no aqua.

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei dizer se a respiração estaria mais rápida do que devia, ainda sou muito novo nestas coisas...lol

Mas talvez estivesse, sim.

A água é bem oxigenada, acho eu, podem ver as bolhas que vêm do filtro.

 

Não tenho teste de cloro, mas a água repousa no balde às vezes uma semana, além de que não fiz TPA antes delas morrerem, a água estava há 1 semana no aqua.

 

Vais ver que nas corys é facil ver quando estão ofegantes lol

 

Em estado normal quase que não as vez mexer as guelras :P

 

No máximo podias ter feito a TPA e passado 2 ou 3 dias colocar os peixes pela primeira vez, mas acho que também não seria por aí.

 

Eu próprio acho estranho perder corys assim, da (curta) experiência que tenho são peixes bastante resistentes e que aguentam alguma "pancada". Principalmente as albinas

 

Pelo que percebi ainda tens uma Panda certo?

 

Tenta manter assim pelo menos mais uma semanita a ver se pelo menos alimenta bem (claro que não terá o comportamento normal pois está sozinha) mas ainda assim.

 

Se vires que vaia trás da comida quando deitas e não mostra nenhum sinal dos que tiveste com as primeiras duas, vais buscar mais duas ou três. (Desliga a luz durante todo o processo de colocação).

 

O início do meu defunto aquário também foi com uma cory (mas albina) e esteve para aí um mês e meio sozinha. Fiz isso porque nem sequer tinha testes (burrice de iniciante).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lamento pelas tuas perdas mas... siga prá frente, estás a fazer tudo correctamente e como manda o figurino por isso não há que desmoralizar!

Há malta que "despeja" peixes ao molho em aquarios com 3 dias e ainda têm a "felicidade" de não perder todos os peixes. Enfim, nada a fazer quando a sorte não penetra...

 

Boa continuação e olha que isso está a ficar com muito bom aspecto!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

(...)Eu próprio acho estranho perder corys assim, da (curta) experiência que tenho são peixes bastante resistentes e que aguentam alguma "pancada". Principalmente as albinas

Pelo que percebi ainda tens uma Panda certo?

Tenta manter assim pelo menos mais uma semanita a ver se pelo menos alimenta bem (claro que não terá o comportamento normal pois está sozinha) mas ainda assim.

Se vires que vaia trás da comida quando deitas e não mostra nenhum sinal dos que tiveste com as primeiras duas, vais buscar mais duas ou três. (Desliga a luz durante todo o processo de colocação).

(...)

 

As panda são mais sensiveis...vou ver se aguenta até ao fim da semana, depois vou buscar umas companheiras!

Ela não vai logo atrás da comida, mas come!

 

Lamento pelas tuas perdas mas... siga prá frente, estás a fazer tudo correctamente e como manda o figurino por isso não há que desmoralizar!

Há malta que "despeja" peixes ao molho em aquarios com 3 dias e ainda têm a "felicidade" de não perder todos os peixes. Enfim, nada a fazer quando a sorte não penetra...

Boa continuação e olha que isso está a ficar com muito bom aspecto!

Obrigado!

Pois, chateia um pouco fazer (ou pelo menos tentar) tudo correcto e depois não correr bem logo de inicio, mas vou continuar a tentar!

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

As panda são mais sensiveis...vou ver se aguenta até ao fim da semana, depois vou buscar umas companheiras!

Ela não vai logo atrás da comida, mas come!

 

 

Isso é que interessa!

 

Outra coisa que não consegui perceber muito bem no teu setup... Como é que isso está de esconderijos, buracos e afins? Não me pareceu ver nenhum sítio "abrigado" da luz ou escondido mas pode ser impressão minha.

 

As corys adoram esconderijos. As minhas bronze passam o dia num buraco de uma rocha até que a luz se desligue lol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora com o tronco tem mais sitios para se esconder, mas ao lado da rocha grande tem tambem um bom sitio!

 

Tenho umas pedras de xisto preparadas para fazer uma "casota", mas ainda não tive tempo...

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pedi por email os parametros em que a loja as mantém, há diferenças, será que é esse o problema? Não se adaptaram e "pumba"!???

 

Loja - Ph - 7.2 Temp 25º

Aqua -Ph - 6.8 Temp 27º (teste de tiras)

 

Poderá ser da diferença de ph?

E temperatura? Ambas?

 

O Aqadvisor recomenda:

Ph 5.5-7.8 Temp 19º-28º

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não te mates por causa disto é quase certo que a morte delas se deve a um problema anterior á chegada ao teu aquario

O Ph esta claro que nao foi o problema a variação é muito curta.

Guilherme Martins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Certo, não estou preocupado...isto se quando chegar a casa a sobrevivente estiver bem!

 

Se não estiver terei que tomar medidas para baixar a temperatura com outro termostato. Elevar o ph não me parece necessário, e os testes não são tão precisos que me permitam tirar conclusões.

 

Obrigado pela vossa ajuda!

Editado por ThunderDrum

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hum

 

Eu não sei muito bem como funciona, mas muitos peixes até chegarem a nossas casas levam muitas ambientações, e muitos parametros de àgua diferentes, e as vezes até meios de transporte menos corretos, muito provavelmente essas cory que compras te, ja não deviam de estar em plena forma.

 

Quanto as guelras vermelhas, eu tenho um Otto que tambem as tem mais vermelhas, que o outro e até agora não notei problema nenhum nele. Eu tambem não sou grande entendido!

 

Mas passa frente, e compra companhia para essa que tens, vai comprando e introduzindo lentamente!

 

Quanto ao substrato todo preto, e com as pedras pretas, não acabarà por ficar muito escuro depois?

 

Cumps

Bruno Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sapingas, penso que tens razão, já não deviam estar ok.

 

O substrato com as pedras pretas...por isso tambem estou a gostar assim, sempre há mais contraste, depois vê-se!

 

Tenho trocado uns emails com a loja e só tenho a dizer bem! Além de terem fornecido os parâmetros, sugeriram-me que os avisasse de quando fosse lá comprar mais, para as reservarem e colocarem com 2 dias de antecedência num aqua com os parâmetros idênticos ao meu. 5 estrelas!!!

Já reservei 4 para a proxima 5a feira!!!

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A Cory sobrevivente continua bem e parece saudável!

 

O tronco está a ganhar fungos, deveria ter fervido mais tempo? Parece que sim, maçarico como sou já amarrei o musgo e tudo, vou ter que tirar para limpar e ferver de novo o tronco... :(

 

Dúvida na alimentação:

-Tenho Hikari Sinking Wafers, tenho dado 1 de manhã e outra de noite, mas acho que é demasiado para 1 cory.

Que acham? Alimento só 1 de noite ou reparto 50% de manhã e 50% de noite? Ou mesmo assim é demais?

Ela come tudo, ou pelo menos parte, visto que a ampularia também gosta.

 

03_011.jpg

Editado por ThunderDrum

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Gosto muito do teu aquário.

Vê-se que tens bom gosto e muita preocupação pelo bem-estar dos teus peixes.

És muito bom na pesquisa de informação e na procura das melhores soluções.

Tenho aprendido bastante contigo, obrigado.

 

Lamento as mortes das tuas corydoras. São peixes bastante resistentes e é estranho terem morrido tão cedo. Tudo parece indicar que já não vinham em condições.

Tenta perceber se esse lojista é cuidadoso com os peixes, ou se apenas está interessado em vender.

Infelizmente há alguns lojistas que tratam muito mal os animais que vendem.

Também podes tentar ir visitando outros, até ires vendo quais os que te darão mais garantias de qualidade.

Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi

 

"De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo."

Confúcio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado capagebe,

Apesar de novato, gosto de aprender mais sobre todos os assuntos pelos quais me interesso, acho que o saber não ocupa lugar e na aquariofilia há sempre necessidade de aprender mais. Curiosamente nunca tinha achado grande piada a peixes até começar a ler sobre o assunto aqui no forum.

 

Quanto às corys, penso que já não estavam a 100%.
O lojista parece informado e cuidadoso, até pela assistencia pós venda que tem prestado por email como expliquei anteriormente.

 

Devido à proximidade e preço esta loja fica mais acessivel, daí a escolha, mas se vir que não resulta altero, claro!

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Vejo que continuas na "batalha", antes de mais, não desistas !

 

Agora que li com mais atenção alguns detalhes das tuas TPA's, corrige-me se estiver errado:

 

- Deixas por vezes a água de repouso 1 semana ? Se assim for, erro. A água já 24h como aconcelham, não é 100% seguro, embora suficiente na maioria dos setups. A água da torneira em repouso tanto tempo, também começa a criar micro-organismos e caractristicas não desejadas para o teu aquário. A minha recomendação, a qual recebi de mais do que um profissional com estudo no ramo, é se possível deixar o repouso num período ideal de 12 horas.

 

- Um apêndice à alinea anterior, deixas apenas "evaporar" o cloro nesse repouso ? Então e... os metais pesados ? (Posso ter falhado no registo do teu processo de TPA's!). O uso de um acondicionador (eu uso Aquapoor, mas tens outros, AquaSafe etc), é uma regra de outro adicional para cuidar a água nas TPA's.

 

Além de pastilhas, dás algo mais que elas se alimentem ? Eu comprei as minhas acabadas de nascer...como gosto de fazer com todos os peixes. E... nunca tocaram numa pastilha, granulados vários e flocos :)

 

Boa sorte para as tuas cory's .

 

Abraço

Aquanarcótico há cerca de 2 anos, 3 aquários agua doce (80 Lts ; 270 Lts; 600 Lts).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não vou desistir, não tão facilmente...

 

Ok, agora deixaste-me a pensar...nas TPA's com água repousada de tanto tempo, não uso Aquasafe...vou passar a usar, pensava que não era necessário! Não vi essa info em lado nenhum. Vou tentar tambem que o repouso não seja tão longo.

Obrigado!

Só dou as pastilhas e artémia liofilizada, não tenho mais nada. Ok, tenho os flocos do Betta, mas não estava a pensar dar esses.

 

Então as tuas corys comem o q?

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hi ,

 

Comem o que indiquei acima, flocos para comunitario, granulados e larvas de mosquito, sempre saudaveis e a crescer sem problemas. Foram habituadas desde pequenas talvez, fiz questão de comprar todos os meus peixes o mais juvenis possiveis

 

As TPA's, é colocar a água de manhã antes de ir para o trabalho, e trocar á noite quando se chega :)

 

Cmpts.

Aquanarcótico há cerca de 2 anos, 3 aquários agua doce (80 Lts ; 270 Lts; 600 Lts).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho como principio (e julgo que mais gente por aqui sentirá o mesmo) usar o mínimo de químicos seja para que fim for. Seja purificar a água para tpa, torná-la mais transparente, corrigir pH, o que for.

 

Quanto à água das tpa estar 1 semana num garrafão... Se não for mexida de vez em quando(como deveria ser) perde tanto cloro como se só estivesse umas horas. (é o movimento da água que liberta o gás, recordem)

 

Metais pesados? Não haverão de estar mais na água das tpa's do que no próprio aquário (sendo que a água vem toda do mesmo sítio). E sejamos sinceros, se a quantidade destes for preocupante antes de meter a água no aquario eu nem sequer da torneira bebia...

 

Micro organismos? Numa semana? Também não vai lá crescer nada que já não exista no aquario.

 

O que eu aprendi com algum custo(e sinceramente muita pesquisa por esse Google fora e a experimentar num aquário mais pequeno que tenho, sim porque se fosse estar à espera de respostas de ajuda no meu tópico os meus peixes estariam de facto todos mortos como muitos aqui me sentenciaram quando me iniciei nisto... ) é que quanto mais simples, melhor!

 

Como já disseram e também concordo sobre a perda das corys terá sido inadaptação, coisa que não poderá ser culpa de quem cuida do aquário, que verdade seja dita... Está a fazer as coisas muito mais acertadas de inicio que muitos que aqui aparecem no fórum (sim, eu próprio incluído)

 

Thunder, mantém a coisa simples e não penses muito nisso. Quanto mais inventares, mais preocupações tens e eu imagino que tal como eu apenas queiras ter os teus peixinhos vivos e bem tratados sem teres de estar sempre em cima do assunto.

 

Desculpem o testamento, mas já me estava um pouco entalado...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.