Novo Projecto - Aqua 60l - Comunitário


ThunderDrum

Recommended Posts

Boas,

 

Após 3 meses com o betta "Zeisses" a parecer estar bem e saudável, e com o bichinho da aquariofilia a crescer cá dentro, resolvi montar uma aqua de 60l e por acaso o meu irmão ofereceu-me um que tinha inactivado lá por casa.

 

Então sendo assim, venho inciar já este tópico, de modo a poder pedir-vos ajuda nas minhas dúvidas.

Algum material poderá ainda me ser oferecido, visto que o meu irmão vai ainda tentar arranjar material que lá tenha, como areão, filtro, termo etc. Como o orçamento é reduzido, toda a ajuda será bem vinda!

 

Aquario:
60 x 30 x 32 - 60l

 

Filtro: (não poderá ser de cascata pois o aqua tem tampa e pensei num interno pois não queria ter nada "pendurado" de fora do aqua por causa do meu puto) - Estou aberto a sugestões!
HAILEA HL-BT400
EHEIM AQUABALL 60
SERA PRECISION FIL 120
JBL CristalProfi i80 greenline
EHEIM Classic 2211
(os filtros eheim estão um pouco acima do orçamento)
Termostáto:
JÄGER 75W (ou qualquer outro de 75w)
Iluminação:
Tenho que ver o que vem com o aqua, pois já vem com luz
Substrato:
Inerte - areão preto de preferência
Fértil - não pretendo nenhum plantado e as plantas a escolher não serão exigentes, mas poderei ponderar outra situação.
Flora:
Anubias
Musgo Java
Feto Java
Ludwigia Repens Rubin
Valisneria
-uma planta que fizesse algo do género de um tapete?
Fauna:
Aqui é que peço mesmo a vossa ajuda, pois mesmo andando no Aqadvisor, fiquei com algumas ideias...
Estes peixes não são para ficarem todos no aqua, a ideia é ter as corys panda (obrigatório!) um cardume de neons e um de outros um pouco maiores e um casal de peixes como destaque. As quantidades são indicativas, mas deverão ser essas. Ainda me falta testar a água para poder ver se o ph poderá influenciar em muito a decisão, pois os apisto requerem o ph mais baixo.
- 5 Panda Cory (obrigatórias, adoro!)
- 10 Neon Tetra
ou
- 10 Black Neon Tetra (ou algo do género)
- 5 Ember/Fire Tetra (ou outro tipo de tetras, desde que a côr se destaque)
ou
- 5 Chili/Arlequim/Galaxy Rasbora (ou outro tipo)
ou
- 5 Barbo Tigre (aqui não sei se será possivel, pois o aqadvisor não aconselha juntá-los com os neons)
- 2 Apisto Agassizi (não sei se serão indicados para um iniciante e neste aqua)
- 2 Ramirezi (não sei se serão indicados para um iniciante e neste aqua)
- 2 Dwarf Gourami (Colisa lalia) (ou algo do género)
Isto dará uns 22 peixes no aqua.
Estou aberto a sugestões, claro, obrigado!

 

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas se fosse a ti punha uns 20 tetra ember pois dava um efeito brutal ao aqua e não fica sobrelotado pois já me estive a informar antes de vir aqui postar :rolleyes:

 

 

Abraço Ângelo

Editado por maxir5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acredito que sim, mas pondo 20 tetra ember fico apenas sem espaço para os neons...mas é uma hipótese a considerar!

 

Houve uma (boa) alteração no projecto, o meu irmão arranjou o resto do material (filtro, areão, bomba de ar e mais umas coisas) por isso não tenho escolha, pois a material dado não se olha o dente!

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

muita boa sorte com esse projecto.

O primeiro que gostaria dizer é que 22 peixes sao muito peixes para um aqua de 60l. 10-15 peixes seria o ideal, pensa nessa regra de 1cm de peixe por litro de agua (tens que ver o tamanho máximo de cada peixe para calcular isso).

O segundo assunto: coloca 2-3 peixes cada semana, nao coloques os peixes todos num corto tempo pois o aquário vai ficar desestabilizado e os peixes nao vao suportar muito.

 

A escolha de peixes:

 

nao coloques barbos tigre, vai ser um erro que vas lamentar más tarde, mordem as barbatanas de outros peixes e sao muito activos.

 

o meu conselho seria:

 

- 5 corys

- 10 neons

 

depois de fazer o ciclado do aquário (1 mês), colocas as 5 corys, depois de 1-2 semanas, colocas 5 neons e depois de 1-2 semanas mais colocas 5 neons mais.

 

cmps

 

Pol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também me pareceram muitos peixes, pela regra do 1cm/l mas experimentei o setup no Aqadvisor e ele aceitou como sendo possivel.
Claro que depois na realidade irei ver se caberão ou não os 22, se achar que está sobrelotado, paro de comprar peixes...lol

 

 

 

Sei que não os devo colocar todos ao mesmo tempo, não te preocupes, até porque seriam muitos euros de uma vez.

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atão e as futuras gerações? não pretendes ter aí uma eventual criação?

 

Se saturas já o aquário, não deixas espaço para que haja filhotes.

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens razão, bem pensado... ;)

 

Maçariquices!!!

 

Não penso em fazer algo para reproduzirem, mas a natureza eventualmente seguirá o seu curso...

 

Ok, então provavelmente os 5 tetras/rasbora ficarão de fora, mas isso logo vejo com o andamento do aqua!

Editado por ThunderDrum

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então agora, já que me estava a esticar e a encher demasiado o aqua, (maçarico!!!) e tendo em conta que poderá haver reprodução, aqui fica a alternativa para a fauna:

Fauna:
Aqui é que peço mesmo a vossa ajuda, pois mesmo andando no Aqadvisor, fiquei com algumas ideias...
Estes peixes não são para ficarem todos no aqua, a ideia é ter as corys panda (obrigatório!) um cardume mais ou menos grande e um casal de peixes como destaque. As quantidades são indicativas, mas deverão ser essas. Ainda me falta testar a água para poder ver se o ph poderá influenciar em muito a decisão, pois os apisto requerem o ph mais baixo.
- 5 Panda Cory (obrigatórias, adoro!)
- 10 Neon Tetra
ou
- 10 Black Neon Tetra (ou algo do género)
ou
- 10 Ember/Fire Tetra (ou outro tipo de tetras, desde que a côr se destaque)
ou
- 10 Chili/Arlequim/Galaxy Rasbora (ou outro tipo)
ou
- 10 Barbo Tigre (aqui não sei se será possivel, pois o aqadvisor não aconselha)
- 2 Apisto Agassizi (não sei se serão indicados para um iniciante e neste aqua)
- 2 Ramirezi (não sei se serão indicados para um iniciante e neste aqua)
- 2 Dwarf Gourami (Colisa lalia) (ou algo do género)
Estou aberto a sugestões, claro, obrigado!

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens tanta fauna aí pah, para isto poupa um pouco e compra um aqua de 100 litros para poderes ver o espectaculo como deve de ser,

 

Pensa em como vai ser, vais tar na cadeira a visualizar o belo de aquario, mas vais reparar que tens tanto peixe que eles nem andar em cardume conseguem,

 

2 especies de cardume e 1 solitaria é o suficiente para um espectaculo bonito,

Qualidade neste caso significa menos quantidade,

 

Tambem queria ter no meu aquario de 54l um enchame de peixes, mas vou apenas ter 2 especies de peixe para que sejam mais livres, e 2 especies de invertebrados para popularem o areao :)

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

(...)2 especies de cardume e 1 solitaria é o suficiente para um espectaculo bonito(...)

 

Repara no meu ultimo post, já actualizei a alteração da Fauna, e a intenção é mesmo essa:

- 1 cardume de 5 Corys Panda

- 1 cardume de 10 Tetras/Rasboras/Neons/Barbos

- 1 casal de Apisto/Ramirezi/Gourami

 

Estava a precipitar-me, já mudei... ;)

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não reparei no "OU" :)

 

Sim os corys vão ficar bem com um cardume de pequenos peixes :)

Ramirez é que não conheço bem ainda, mas nao sao um pouco territoriais?

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

(...)Ramirez é que não conheço bem ainda, mas nao sao um pouco territoriais?(...)

 

Daí a minha dúvida, se serão territoriais/sensíveis...assim como os Apisto Agassizi!

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ramirez parece ser docil e até aconselhado ser posto com cardumes de peixe como neon's,

até porque parece que nao se deve colocar ramirez com peixes agressivos como ciclideos

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se quiseres tanto o ramirezi, ou os apistos (só podes escolher um deles), aconselho não teres corydoras, porque o espaço no fundo vai ficar curto.

 

Ramirezi são ciclideos, e são um bocado territoriais, mas não se matam uns aos outros.

 

De qualquer das maneiras, se fosse eu, preferia um destes peixes: são muitos mais interectativos, com algum jeito fazes criação e é muito mais engraçado vê-los no aquário, ao contrário que um cardume para ter piada têm de ser muitos e precisam de espaço para nadar, que nesse aquário não é muito.

Afonso Cunha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo com o amigo Afonso,

 

normalmente nos temos um casal de Apistogramma ou ramirezzi num aqua de 40-60l, só para eles.

Ciclidos não são uma boa ideia!!!!! quando criem vao atacar os outros peixes que nao vao ter o espaço adequado para escapar do espaço de cria.

 

o melhor para aquários pequenos são peixes pequenos para ter uma maior diversidade e harmonia nesse espaço.

 

boa sorte,

 

P.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

(...)De qualquer das maneiras, se fosse eu, preferia um destes peixes: são muitos mais interectativos, com algum jeito fazes criação e é muito mais engraçado vê-los no aquário, ao contrário que um cardume para ter piada têm de ser muitos e precisam de espaço para nadar, que nesse aquário não é muito.

 

Faltou escreveres quais os peixes, a seguir aos " : " ;)

 

Segundo o Aqadvisor, Apisto Agassizi e Ramirezi podem-se juntar com corys e cabem todos no aqua de 60l.

 

De qualquer maneira, a ordem de compra será:

-Corys

-Cardume

-Casal

 

Por isso, terei tempo depois para decidir!

 

Obrigado

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os peixes são ou os ram, ou os apistos.

 

O aquadvisor pode dizer isso.. Mas é relativo. Vai depender muito do layout do aquário.

 

Mas acho que as tuas escolhas de peixes são normais para quem está a começar, mas ao fim de uns tempos vai perder a piada (isto para mim claro).

 

Tens as corydoras corydoras pygmaeus, que são mais pequenas e consegues manter um grupo muito maior, que tem mais piada. As panda para mim são chatas por causa da temperatura, que varia nos 22-25º. Como no verão é normal ter os aquários a 30º não dava.

 

Aconselho plantas. São muito importante para o equilíbrio do aquário. Plantas de crescimento rápido de preferencia. Se não quiseres pôr plantas, mete só umas flutuantes, que absorvem os nutrientes em excesso na água (aka caca de peixe).

Afonso Cunha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, não tinha percebido, os dois pontos deviam ser um smile inacabado...lol

 

Não sei porque poderá perder a piada, pois terei as corys como cardume de fundo, um cardume maior para o meio e o casal para "dominar" o aqua, acho que ficará interessante. Se depois não resultar, logo vejo o que altero!

 

Quanto à temperatura não devo ter problemas, consegui manter o outro aqua que é menor sempre nos 26ºC todo o verão, a minha casa não é quente.

 

Plantas vou ter, espreita o post inicial, vou ter feto de java, anubias nana e ludwigia repens rubin, estas tenho já, embora precise de mais.

Deverei acrescentar valisneria para ter as umas plantas mais altas para definir territórios/esconderijos, e talvez pense noutras, consoante sinta a necessidade.

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não te esqueças de algo que me esqueci, é que metendo substrato e decoração, o volume útil vai baixar,

 

no meu caso devo ter uns 40 litros apenas, com tanta ornamentação e flora, no teu caso pode ir para os 50-55l,

 

Tem em conta isso ;)

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

se escolhes gouramis, o meu conselho seria este:

 

http://www.seriouslyfish.com/species/trichogaster-lalius/

 

pós é um dos mais bonitos e pequenos.

 

Se escolhes um ciclido: ramirezzi ou altispinosa, nao escolhas um cacatuoides ou similar que podem dar-te muita guerra.

A pesar de que eu gosto muito dos ciclidos anões e tenho alevinos de 2 espécies (podes ver no meu tópico: aquário de cria de apistos), comecei com um aqua de 300l e tenho agora 4 aquários, 2 de eles dedicados a criação.

Se formam um casal vás ter problemas com os outros peixes e vás a precisar de mais 1 aquário ou de sacar os outros peixes.

 

cmps

 

P.

Editado por polnadal
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em principio estou mais inclinado para os Ramirezi, mas como os Gouramis serão provavelmente mais fáceis de manter, ainda estou indeciso...

 

Esta será a última espécie a ser introduzida no aqua, por isso não estou muito preocupado, até posso mudar de ideias!

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Outra questão, o material que vem com o aquario, oferecido também, em vez de um filtro convencional, vem com uma "power head" equipada com uma espécie de filtro, parecido com o da foto.

$T2eC16dHJHIFFhJTCS+3BRtKERnuZw~~60_35.J

 

A minha pergunta (provavelmente parva) é se posso pôr esta power head no aqua de 15l que tem o betta, e aproveitar o filtro que já tenho nesse aqua, um Rena Superclean 40 que (diz que) faz 300l/h, ou será demasiado fraco para um aqua de 60l, pois diz que é p aquas até 40l? (apesar de 300l/h ser 5x60l)

Posso fazê-lo apenas até ter €€€ para um filtro novo?

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.