Projeto Iwagumi - Dragon Stone


Amilcar Almeida

Recommended Posts

Boa noite a todos os membros.

 

Após alguns meses a pensar neste projecto, hoje consegui reunir o material necessário e comecei a dar vida ao aqua.

O meu objectivo é tentar manter a coisa simples, Drangon stone, Tapete em Elocharis mini e talvez mais uma ou duas espécies de plantas no espaço entre as rochas.

 

Gostava da vossa opinião sobre esta tentativa de layout, colocação das pedras altura do substrato, declive, etc

Deixo as fotos para verem o estado do projeto.

 

 

4l41.jpg

 

 

d7l1.jpg

 

 

x2le.jpg

 

Cumprimentos,

Amilcar Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

As dimensões do aqua são 60x35x40, feito na scalare, bom material sem dúvida.

A iluminação é composto por duas t5 24w. uma a 10k na parte frontal outra a 6k na parte de trás.

Tenho um filtro que importei da marca SunSun, o hw-603B, faz 400l/h e tem capacidade para 2.8 litros. Como matérias filtrantes tenho o Biomech e o Synth da EHEIM, tenho também uma esponja que já vinha com o filtro.

Gostava da vossa opinião quanto à possibilidade de usar outras matérias.

 

O Kit CO2 também já está pronto a funcionar.

 

O substrato é composto pelo Plant Growth da Tropica e New Amazonia da ADA.

O layout como dito anteriormente, vai ser composto por Dragon Stone, Elocharis sp. mine e talvez mais uma ou duas espécies de plantas no espaço entre as rochas.

 

Desde já o meu obrigado a todos pela atenção

Amilcar Almeida

Editado por Amilcar Almeida
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amilcar, acho que podes melhorar a colocação das dragon stone, deves usar uma das pedras maiores como principal e depois a que gostares menos deves reduzir o tamanho para ficares com 3 tamanhos diferentes e junta-las mais ao centro e no topo desse monte, talvez criando a ideia de que se trata de uma única pedra.

Deixo-te algumas imagens para te inspirarem.

 

32994451.jpgdragon-stone_03.jpgdragonstone-layout.jpg2011_05070015.jpg$(KGrHqJHJEsFC,mG4d)yBQs)PhITZw~~60_35.J

 

A outra questão tem a ver com a colocação do liy pipe, deves coloca-la de lado apontada ao vidro lateral oposto e do mesmo lado onde estiver o outflow deves colocar o inflow. Exemplo do que falei está na primeira foto que coloquei. Na lateral oposta aos filtros deves colocar o difusor de co2.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho fantástico aos poucos reunires todas as condições para realizares o que tanto querias. Mostra paciência e ponderação, o que se pode traduzir num projecto muito bom se assim quiseres.

 

Quanto à colocação, não desgosto. Apenas acho que falta umas pedras de suporte junto às pedras laterais.

Aconselho a enterrar um pouco mais a pedra lateral esquerda para não ficar ao mesmo nível da principal e dar a sensação que a principal está mais a trás.

Outro pormenor que por acaso acho meio estranho é a terminação da pedra principal meia arredondada comparado com as outras que são mais pontiagudas.

 

Quanto à flora parece-me muito bem! Simples, limpo e fresco..

 

Vamos lá ;)

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Desta vez retirei a rocha maior e escolhi uma mais pequena.

O que acham desta disposição? onde devo colocar as pedras de suporte?

E já agora o que acham da inclinação do substrato?

 

xpxc.jpg

 

72yd.jpg

 

6do6.jpg

 

 

Cumprimentos,

Amilcar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, Amilcar. Isso mirrou e não favoreceu. O tamanho das pedras da primeira disposição que mostraste é o ideal.

Experimenta as ideias que dei anteriormente usando a disposição anterior.

 

As pedras de suporte são mais pequenas que as pedras laterais e colocam-se junto das laterais.

 

Talvez esta imagem seja mais elucidativa. ;)

 

Segredos+Iwagumi.jpg

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite :)

 

 

Voltando então à antiga ideia!

 

ipmd.jpg

 

 

l62g.jpg

 

r9fy.jpg

 

As pedras de suporte devem ser maiores neste caso? Devo colocar mais alguma no lado direito ?

Obrigado pela vossa disponibilidade

 

Cumprimentos

Amilcar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu pessoalmente não afastaria tanto a lateral esquerda da principal e usaria as de suporte com mais volume. Com esse tamanho facilmente deixam de se ver com o desenvolvimento do tapete.

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu agarrava num martelo pequeno e partia um bocado dessa rocha maior para não ficar tão rectangular, com o que saia ganhas pedras de suporte.

Junta mais as três pedras mesmo que sobreponhas umas às outras, olhando para a foto que o Migue colocou tenta fazer igual posicionamento. ficas logo com um bom local de partida. Depois um toque à esquerda ou à direita e fica pronto para avançar para o plantio.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boa noite!!!

 

Finalmente o projeto ganhou vida e dá agora os seu primeiros passos, após ponderar as vossas sugestões resolvi mesmo partir parte da pedra maior e penso que ficou mais equilibrada com as restantes, quanto ás pedras de suporte resolvi fazer de maneira diferença pois não me saiu nenhum layout que fosse do meu gosto. O layout atual poderá não seu o mais "correcto" mas vai de encontro ao meu gosto pessoal, e penso ser o principal :)

 

Deixo aqui umas fotos.

 

nhae.jpg

 

5mbl.jpg

 

 

yobt.jpg

Dia 2

 

ktdd.jpg

 

Dia 2

 

Tenho alguma duvidas sobre a manutenção neste primeiros tempos.

Qual deverá ser o ciclo de horas de modo a evitar a propagação de algas e promover um melhor crescimento da eleocharis?

Quando devo começar a fertilizar ?

 

 

Queria agradecer a vossa atenção e ajuda neste projeto e peço desculpa pela demora em responder, mas os tempos são complicados hehe

Um abraço a todos.

 

Amilcar

Editado por Amilcar Almeida
  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde Amilcar

 

Olha que isso etá a ficar bem Nice!!!

 

Há aí um pormenor que eu não gosto particularmente... O que faz aí uma mangueira verde?? huh? Tens os lilly pipes tão giros, difusor co2 tudo em vidro e vais colocar mangueira verde :tapfoot: ?

 

Estou a brincar contigo

 

Sem duvida que está o projecto bem ponderado e optimamente executado!

 

Parabéns e vai actualizando

 

Abraço

 

LG

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bom,

 

com o tempo e depois de o tapete fechar, acho que te faltará um contraste de cor... mas já disses-te atrás que irias pôr outra(s) plantas entre as pedras!!!

 

deixa evoluir e crescer, vai actualizando.

 

Parabéns pela montagem!!!

 

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sem dúvida que valeu a pena esperar, seguir os conselhos do pessoal e mexer. Na minha opinião não está perfeito mas melhorou e muito em relação às anteriores tentativas!

 

Sou adepto de ver mais pedra dentro do aquário mas agrada-me bastante o que aqui fizeste.

 

 

À espera da evolução :)

 

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde.

Obrigado pelo apoio!!!

Hoje começaram a aparecer algumas algas no aqua, sobre os vidros e sobre as rochas. Ainda não pequenas, mas não quero nada deixas isto avançar.

Alguma dica para alem de tpa's?

 

Cumprimentos,

Amilcar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes raspando as dos vidros e escovando as pedras com uma escovinha velha dos dentes nas tpa's.

É normal os vidros e inertes irem ganhando algumas algas derivado da exposição de luz. Mais que isso já algum desequilibro e deve ser identificado em combatido o mais cedo possivel.

 

No entanto, a fase inicial é propicia ao desenvolvimento de algas e não há que temer nada pois se fizeres as coisas direitinhas elas acabam por desaparecer.

 

 

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Boa noite.

 

Faz hoje 100 dias desde a criação do aquário, muita coisa mudou desde o inicio, muitos foram os contra tempos, mas o gosto pela aquariofilia não me deixa desistir.

Ontem adicionei mais alguns habitantes,Tetra Limão desta vez.

Algumas plantas foram adicionadas á ideia original para tentar controlar os consecutivos problemas com algas e pelo menos as algas verdes que cobriam o tapete de eleocharis foram eliminadas, posteriormente apareceram 2 algas diferentes Staghorn Algae e Brush Algae (não sei os nomes em português) que ainda se podem ver na fotos, principalmente nas rochas.

 

 

Obrigado a todos pela ajuda no desenvolvimento deste projeto.

Deixo aqui alguma fotos do 100º dia deste aqua.

 

cpvo.jpg

 

5k9x.jpg

 

dlha.jpg

 

 

etw2.jpg

 

Foto tirada à cerca de 1 mês.

 

Cumprimentos

Editado por Amilcar Almeida
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Boa tarde a todos :)

 

O aqua faz hoje 125 dias e pensei que era tempo de fazer algumas modificações, neste caso as modificações têm a intenção de dar alguma profundidade ao aquário.

Acho que a forma como a hydrocotyle se desenvolveu retirou muito espaço e profundidade ao aquario.

 

A flora é atualmente composta por:

Eleocharis sp. mini

Eleocharis acicularis

Staurogyne repens (nova)

Alternanthera sp. mini (nova)

 

Ainda estou a pensar se coloco alguma planta maior na parte traseira, sugestões são bens vindas :)

Arranjei também um difusor de co2 um pouco melhor, não é esteticamente muito bonito, mas é mais eficaz que o anterior, daqui a uns tempos compro um a sério :)

Ah, ontem passei na aquaeden e comprei mais alguns membros para a equipa de limpeza, supostamente são muitos bons a combater as BBA, o nome provisório da espécie é Yunallis sp. "Rosy"

 

Já agora, sabem onde posso arranjar o vinyl para o vidro traseiro próprio para o aqua? tenho este que comprei no aki mas é muito rugoso, não gosto muito do efeito.

 

Ficam as fotos:

 

ap82.jpg

 

oqgh.jpg

 

e36c.jpg

 

lj0f.jpg

 

Cumprimentos,

Amilcar

Editado por Amilcar Almeida
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Boas noites.

 

Aqui deixo mais uma atualização ao meu aqua.

Tenho tido alguns problemas com picos de amônia que me fizeram perder as caridinas :( sei que este problema é normal no ada amazonia, mas não ao fim de tanto tempo... alguém sabe mais alguma coisa sobre o assunto?

 

As algas vão desaparecendo aos poucos, estou a usar excel uma vez por semana para ajudar.

Estou a fertilizar com 4.8ml de Tropica Specialized Fertiliser todos os dias, uma tpa por semana

 

Gostava da vossa opinião sobre o espectro das minhas lampadas. estou atualmente com 8k e 10k, estou a pensar mudar a 10k por uma 6.5k...

 

Deixo foto e um pequeno vídeo da hora do jantar :)

* peço desculpa pelo conta bolhas dentro do aqua mas estou à espera de comprar outro difusor e o fio não chega la a baixo pois a entrada deste é na parte inferior ...

 

DSC01531.jpg

 

 

Cumprimentos

Amilcar

Editado por Amilcar Almeida
  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Boa noite a todos.

 

Já à algum tempo que não dava update ao post e hoje pensei que até já valia a pena :)

Aqui deixo uma foto do aqua, dia 239!

 

aqua239.gif

 

Continuo a ter uma alga verde nas pedras, tem um pelo muito curto e sai bem com a escova de dentes, alguem sabe algo sobre a origem deste problema?

Tenho controlado os nutrientes com testes e está tudo ok, fora os nitratos, talvez um pouco a cima (+/-25ppm).

 

Abraço,

Amílcar

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Boa tarde, para essa alga já tentas-te uns CAE, são excelentes para isso ou aumentar o nivel co2, comigo funcionou e como as plantas passaram a fazer mais fotossintese as algas perderam e acabaram por morrer.

 

Espero ter ajudado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.