Areia de filtro de piscina + humus de minhoca


Recommended Posts

Boas pessoal,

 

A areia de filtro de piscina que tenho é uma areia muito fininha e tenho receio de a usar com humus. Por ser tão fininha não vai deixar que a água alcance o humus? Não corro o risco de sufocar as raízes das plantas?

 

 

Cumps,

Bruno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Bruno!

 

Na aquariofilia como tudo na vida, não há nada como experimentar e ver o resultado. Eu acredito que no que toca à manutenção de flora aquática, o crescimento de qualquer aquariofilista passa no inicio por experimentar. Experimentar diferentes substratos, experimentar tipos de fertilização liquida e diferentes tipos de iluminação DIY, de modo a ver como reagem as plantas, como crescem as raízes com este ou aquele substrato, e com o tempo ir observando as cores das plantas e pelo modo como se apresentam perante nós, conseguirmos desvendar o que lhes falta.

 

Por isso o meu conselho é: experimenta! No teu caso específico trata bem o Humus, coloca uma camada de dois dedos dessa areia e vê o que acontece.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dentro de 2 semanas vou por em pratica isso mesmo, substrato fértil vai ser húmus e vou juntar também laterita, substrato inerte vai ser areia de filtro de piscina. Com uma boa iluminação, uma boa fertilização e co2 espero bem que isso de estrangular as raízes não seja problema. Vamos ver no que dá.

Se o possível está feito, o impossível vai se fazer...

AHAHA!!!! O meu nome é mesmo Luís.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal, a minha ideia é fazer um hi-tech mas não queria gastar 100€ ou mais em substrato quando posso ficar pelos 20€.

 

O meu aquário tem 240L e não posso investir esse dinheiro só em substrato. A fertilização vai ser com Seachem. A flora vai ser composta por plantas de fácil e media manutenção principalmente, também tendo uma ou duas de alta manutenção. A injecção de co2 vai ser feita durante a hora de iluminação. Eu não queria ir muito as cegas porque o investimento total é grande.

Já vi aí aquários com humus e plantas verdinhas a libertar bolhas de oxigénio por todo o lado, mas a camada inerte era JBL manado, tenho um receio enorme de sufocar as raízes. Mas a única solução é mesmo experimentar.

 

Dentro de 2 semanas vou por em pratica isso mesmo, substrato fértil vai ser húmus e vou juntar também laterita, substrato inerte vai ser areia de filtro de piscina. Com uma boa iluminação, uma boa fertilização e co2 espero bem que isso de estrangular as raízes não seja problema. Vamos ver no que dá.

 

Depois dá um feedback a dizer como correu ;)

 

 

Olá Bruno!

 

Na aquariofilia como tudo na vida, não há nada como experimentar e ver o resultado. Eu acredito que no que toca à manutenção de flora aquática, o crescimento de qualquer aquariofilista passa no inicio por experimentar. Experimentar diferentes substratos, experimentar tipos de fertilização liquida e diferentes tipos de iluminação DIY, de modo a ver como reagem as plantas, como crescem as raízes com este ou aquele substrato, e com o tempo ir observando as cores das plantas e pelo modo como se apresentam perante nós, conseguirmos desvendar o que lhes falta.

 

Por isso o meu conselho é: experimenta! No teu caso específico trata bem o Humus, coloca uma camada de dois dedos dessa areia e vê o que acontece.

 

A unica maneira que vou tratar o humus vai ser com água, umas boas lavagens apenas. Não concordo muito com ferver porque pode retirar nutrientes. Já usei humus com areia de rio num plantado com 37 L mas usava apenas com anúbias e Bacopa monnieri e elas cresciam bem sem problemas. A areia era mais grossa e não havia problemas com as raízes mas com esta tenho receio.

 

Cumps,

Bruno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também já usei o húmus nas minhas primeiras montagens e gostei do resultado. É preciso contudo muito cuidado a manuseá-lo. Colocar uma boa camada de substrato inerte por cima é essencial. Na foto a seguir podemos ver um plantado holandês em que usei o húmus e uma camada de Akadama por cima:

 

HelenaaIIc.jpg

 

 

Neste que vemos a seguir usei areia de rio que se usa nas obras e um pouco de húmus também. E a Hemianthus C. ''Cuba'' cresceu saudável.

 

csc1.jpg

Editado por Vasco Matos

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu estou a pensar em usar o humus com o ADA e terra preta, mas um outro utilizador disse-me para não usar areia de filtro de piscina porque ela em pouco tempo fica compacta e a água que passa nas raízes é pouca acabando por matá-las. podem ver neste link a resposta que me foi dada. Já pensei em Akadama mas secalhar fica-me o mesmo preço do JBL Manado

 

Estou a pensar fazer um camada inerte de 2-3 cm em cima do humus, que tal?

Cumps,

Bruno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Usar o humus com ADA...não tem lógica Bruno! Se tens hipótese de comprar o substrato fértil da ADA e o substrato inerte, esquece o húmus!

 

O húmus é para quem não quer gastar muito dinheiro e está numa de experimentar.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não posso gastar muito dinheiro no substrato.. Vou misturar o humus (tenho para aqui em casa) + o ada com lavaert (tenho aqui em casa) + terra preta e como inerte meto o JBL Manado fica-me o substrato todo (fertil e inerte) por 30€

Já que tenho aqui o material e posso poupar uns euros é de aproveitar :)

 

 

Cumps,

Bruno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, quando falaste em em ADA e terra preta, pensei que o primeiro fosse o Power Sand e o New Amazónia, ambos da ADA.

 

Tens de ter cuidado para não fazeres um cocktail bombástico de nutrientes... Um substrato fértil como a mistura que vais usar é para um aquário densamente plantado, com boa luz, e CO2 a condizer. A terra preta é que acho escusada, mas é como disse experimenta! :)

 

Qual a ideia do plantado que pretendes?

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Vasco,

 

Estou a pensar em fazer assim, como o aquário tem 1,20 m de comprimento pensei em por um tronco de videira do lado direito com riccia amarrada e anubias nana. A frente do tronco pensei em pogostemon helferi e staurogyne repens. No meio do aquário vou fazer tapete de eleocharis parvula para ficar uma zona de natação livre. Do lado esquerdo do aquário ainda não tenho nada decidido mas estou a pensar em colocar rochas ou um tronco com riccia e anubias nana. No fundo do aquário pensei em por plantas altas como vallisneria nana e elodeas mas queria também colocar uma planta vermelha.

 

Gosto muito desses layouts que tens nos aquários acima, tens pogostemon helferi nas duas montagens :)

Achas que com 4x55 W e injecção de co2 durante o período de luz será suficiente para manter todas estas plantas? Vou também utilizar fertilizantes da seachem, O Flouris, Excell e Flourish Trace. Pensei no Iron também, o de potássio e cálcio vai ser DIY se chegar a ser necessário.

 

Cumps,

Bruno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O potássio é extremamente necessário, eu diluo 100gr. de Cloreto de potássio em 1/2 litro de água destilada. Se quiseres depois digo-te em quanto aumento o K por cada 1ml que coloques em cada 100 litros de água. O cálcio também é importante, eu uso o Decalcit, tal como o Magnésio, Sulfato de Magnésio.

 

Nesse aqua com muita luz precisarás de fertilizar com Nitratos e Fosfatos. Para os Nitratos uso Nitrato de Potássio, para os Fosfatos Fosfato Monopotássico. Depois precisas de um fertilizante só de Ferro e outro que contenha os restantes Micros.

 

Não sei a litragem do aqua, mas terá uns 250 litros. A iluminação tem 220 watts chega e sobra para com o CO2 a bombar e os nutrientes disponiveis, as plantas vingarem.

 

Agora quanto a mim a terra no substrato é que está a mais...

Editado por Vasco Matos

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

O aquário tem 240 L, dado ao volume do aquário tenho de fazer contas e ver se compensa fazer os fertilizantes caseiros ou comprar.. o aquário é muito grande e torna-se dispendioso.

 

Os fertilizantes de ferro secalhar opto pelo Seachem Iron.

Em relação aos ferilizantes de Micros não sei quais usar, talvez os da Seachem dá-me uma ajuda sff :)

 

Nunca ouvi falar de fertilizantes de Fosfatos, passa-me a "receita"?

Os restantes eu tenho a receita diy (apesar de nunca ter experimentado fazer) mas gostava de comparar com as receitas que tens :)

 

O Decalcit compra-se na farmácia, mas os outros onde costumas comprar?

 

Cumps,

Bruno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Comprares na farmácia sai mais barato, é onde compro todos, mas vê lá se não pensam que vais fazer uma bomba! :)

 

Como disse apenas os Macros principais e Macros secundários podes comprar na farmácia. O Ferro e os Micros tens de comprar de marca. Para Micros tens o fertilizante da Tropica.

 

Já te passo as receitas e quanto aumenta cada ml das soluções.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Potássio (K) - Compras na farmácia Cloreto de Potássio (KCl). Dissolvendo 200gr. em 1L de água destilada, cada 1ml desta solução aumenta em 1ppm o K por cada 100L de água.

Nível ideal de K: +-30ppm

 

Nitrato (NO3) - Compras Nitrato de potássio, dissolves 100gr. em 1,2 L de água destilada. Cada 1ml desta solução aumenta em 0.50ppm o Nitrato (NO3),por cada 100L de água.

Nível ideal de NO3: 5 a 15ppm

 

Fosfato (PO4) - Calculadora de Compras Fosfato monopotássico, porém nas minhas notas não tenho as diluições deste Macro...e não encontro na net a ''Calculadora de Chuck''.

Nível ideal: 0.5 a 1ppm

 

Magnésio (Mg) - Dissolves 200gr. de Sulfato de Magnésio (MgSO4+7H2O) em 700ml de água destilada. Cada 1ml desta solução aumenta em 0.28ppm o Magnésio (Mg) por cada 100L de água do teu aquário.

Nível ideal: +- 30ppm

 

Cálcio (Ca) - Compras na farmácia um produto chamado DECALCIT. Dentro da embalagem traz uma colher que trata 500 litros de água. Doseia para a litragem do teu aquário e fertiliza de 15 em 15 dias ou 1x semana conforme a necessidade.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Vasco,

 

Para o fosfato encontrei aqui no forum esta solução:

 

7 gramas de KH2PO4 (potássio monofosfato)por cada 250 ml de água destilada.

Dosear 5 ml por cada 50l de água do aquário.

O utilizador diz que deve ser administrado 3x por semana. (Este é o tópico em que vi.)

 

O nível idela de PO4 é de 0.5 a 2.0 ppm.

Só não sei é qual o aumento que dá depois da administração.

 

 

Cumps,

Bruno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.