Preciso de uma ajuda com a guppy e os escalares


'Susana Piçarra

Recommended Posts

Olá a todos,

 

Começamos por ter um pequeno aquario, tipo casa, no quarto do filhote com apenas 2 peixinhos, de agua fria, apenas com um filtro.

O meu marido resolveu que aquilo era pouco, e agora temos um aquario de 80cm, com alguns peixinhos...

 

- Casal de escalares (reprodutores)

- 10 guppies (entretanto nasceram mais 10, que estão á parte)

- 2 viúvas preta

-4 barbo tigre verde

- 1 molly velifera mármore

- 2 molly velifera dourada

- 4 Barbo Tigre

- 3 Serpae

 

Depois de ler umas coisa, lá demos conta que a a guppy estava gravida, onde a colocamos na maternidade, e teve 10 bebés, lá compramos a comida e colocamos todos num aquario á parte para ver se crescem. Mas a mãe no dia seguinte voltou novamente a ter a barriga preta, como antes de ter os bebés, será que vai ter mais?

 

Os escaleres, quando os compramos eles tinham tido colocado ovos e nasceram bebés 2 meses antes, passado quanto tempo é que iram ter novamente?

Eles namoram muito a parte lateral do aquario, segundo o antigo dono, era onde eles colocavam os ovos, como saberei se esta novamente gravida ou não?

 

Peço desculpa, mas não entendo nada, de nada de aquários, o máximo que tive foi peixinhos de água fria (peixinhos dourados)

 

Caso possam ajudar agradeço.

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Susana e bem-vinda.

 

Parece-me muito peixe para um aquário de 80 cm. Qual é a litragem? Os escalares precisam de muita altura, no mínimo 40 cm. De um modo geral devemos assumir um litro de água por cada centímetro de peixe adulto.

 

Eu não juntaria guppys e mollys com os restantes. São espécies que requerem parâmetros da água diferentes, principalmente o pH. O ideal para estes é um pH entre 7 e 7.5. No caso de escalares e restantes, o ideal é entre 6 e 6.5. Mas mais importante do que o valor, é manter o pH estável.

 

Relativamente à reprodução dos escalares, quando estão prestes a desovar começam a proteger e a limpar uma determinada área, "enxotanto" os restantes peixes. As cores também ficam mais intensas. Se queres ter sucesso com a reprodução de escalares, o ideal é manter o casal separado, sem mais habitantes. Havendo mais habitantes, a melhor hipótese é retirar os ovos e colocá-los noutro aquário, com bomba de ar e azul de metileno para que os ovos não funguem. Os ovos eclodem 2 dias após a postura e os alevins ficam mais 5 dias agarrados aos ovos (alimentando-se do próprio ovo). Após os 5 dias eles soltam-se dos ovos e a partir deste momento devem ser alimentados com artémia recém-eclodida. Há outras comidas que podem ser utilizadas (como JBL Nobil Fluid) mas a qualidade é inferior e consequentemente a taxa de mortalidade dos pequenos aumenta e o crescimento é mais lento.

Editado por Vang

Cumprimentos,

André Basílio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem vinda ao hobby

 

Primeira nota importantissima passa pela presença dos escalares com os restantes. Não é mesmo nada aconselhável, pelas razões mencionadas pelo Vang, além de que poucos peixes protegem tanto o espaço da desova como os escalares, chegando a matar com facilidade (mordendo as barbatanas dos restantes ou impedindo outros de se alimentarem). Se por um lado seria uma boa surpresa terem uma desova no aquário, por outro terão uma probabilidade alta de caos social entre os peixes.

 

O ponto em que discordo do Vang, são os parâmetros da água. Mas creio que em muitos casos essa concepção deriva de uma razão que há uns anos valentes atrás fazia sentido. Actualmente não. Passo a explicar: As espécies que falamos e tens no aquário, no seu habitat natural, são provenientes de condições especificas e determinantes para o ciclo da vida dos mesmos, incluindo o pH a dureza da água, entre outros. Desta forma, se formos aos habitats e recolhermos os peixes, chegarmos a casa e colocarmos no aquário, mesmo com tempo para adaptação e ambientação, muito provavelmente em 2 dias estariamos a ver um monte de peixes mortos. Há umas décadas atrás, a reprodução em cativeiro de certas espécies de peixes era muito improvável e frequentemente fracassava. Muitos peixes ainda vinham do seu habitat selvagem, directamente para os revendedores (ainda hoje alguns são vitimas). A taxa de sobrevivência nos revendedores era cruel. E os que sobrevivessem tinham mais o desafio de se adaptarem ao aquário dos novos donos.

 

Actualmente, na grande maioria das espécies, existe um grande melhoramento na reprodução selectiva em cativeiro, muitas das técnicas foram partilhadas para os practicantes do hobby, o que ajudou na propagação generalizada de informação. Este fórum é indirectamente um resultado disso.

 

Quero com isto dizer, que em média 80% dos peixes que compras e estão acessíveis nas lojas, foram criados, reproduzidos, desenvolvidos em parâmetros de água neutros (pH 6,8-7; 27ºC, etc), tendo em vista que existem mais compradores com aquários comunitários que biótopos, logo a adaptação dos peixes foi premeditada. Os peixes melhoraram a sua ambientação, com tentativa-erro, ao longo dos anos, para atender á procura.

 

Moral da história? Ora, digamos que 4 gerações de escalares foram parte desta reprodução selectiva, se comprares e colocares de imediato (mesmo com um periodo de adaptação) num biótopo fielmente simulado, estaremos perante um desastre...

 

A reter então? Informa-te das condições e parametros da água ao vendedor ANTES de comprar o que seja. Muitos (se souberem) dirão inclusive as recomendações que receberam do próprio fornecedor (normalmente a TMC). Analisa se serão compativeis com a tua água e com os restantes membros do aquário em termos sociais.

 

Espero ter ajudado, boa sorte e boa aquariofilia!

Editado por Renato.Vieira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.