Plantas a morrer


Filipe574

Recommended Posts

O problema é que são muito poucas plantas para estar a fertilizar com Macros, só se for um pouco de Potássio...uma Anúbia e duas Elódeas não comem por ai além...mas as algas agradecem!

 

Filipe não resistas...compra tudo o que for plantas nas lojas que encontrares. O aquário vai recompôr-se com o tempo, vai ganhar ''vida'' e as plantas deixarão de morrer.

 

Boa sorte com isso!

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que neste caso o que vou dizer não se aplica pela pouca planta que tem, mas as algas aparecem ais facilmente quando há pouco nutriente presente, do que o seu excesso.

Mas de novo, apenas com plantas suficientes é que podemos ver o que realmente se passa, pois o que disse aplica-se a plantados densos com CO2 presente á fartura.

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, é verdade Tiago Nicolau, a falta de nutrientes é de facto um dos factores responsáveis pelo aparecimento de algas. Mas o excesso de nutrientes também provoca as ''ditas cujas'', porque este excesso é aproveitado por elas, ainda mais se houver um desequilíbrio entre luz e CO2.

 

O ideal é dar às plantas apenas o que elas necessitam e não sobrar mais que isso, com fertilizações diárias e uma tpa no fim da semana ou quinzenalmente se o aquário for maturo. Como seres superiores que são, as plantas acabam por ganhar a batalha pelo consumo de nutrientes. Claro que isto aplica-se em ''aquas high-tech.''

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, é verdade Tiago Nicolau, a falta de nutrientes é de facto um dos factores responsáveis pelo aparecimento de algas. Mas o excesso de nutrientes também provoca as ''ditas cujas'', porque este excesso é aproveitado por elas, ainda mais se houver um desequilíbrio entre luz e CO2.

 

O ideal é dar às plantas apenas o que elas necessitam e não sobrar mais que isso, com fertilizações diárias e uma tpa no fim da semana ou quinzenalmente se o aquário for maturo. Como seres superiores que são, as plantas acabam por ganhar a batalha pelo consumo de nutrientes. Claro que isto aplica-se em ''aquas high-tech.''

 

O excesso de nutrientes não provoca algas. Isto já foi demonstrado quinhentas vezes. Aliás, é só ver os plantados deste fórum. 90% do pessoal usa o método EI como fonte de nutrientes sendo que a base deste método é exactamente o de dar todos os nutrientes por excesso. Se o que dizes fosse verdade, todos estes aquários estariam cheios de algas.

 

As algas são seres muito diferentes das plantas superiores (sim porque também são plantas) e mesmo que não fertilizassem, tinham nutrientes suficientes para elas. Por isso, não é por teres mais nutrientes que tens algas. Já o contrário... há algumas que se consegue induzir recorrentemente com facilidade bastando para isso limitar alguns nutrientes, nomeadamente o PO4 (GSA) ou NO3 (BGA).

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu quanto a mim, penso que dar nutrientes em excesso só leva a uma coisa: uma valente tpa no fim da semana.

 

Aliás todo o propósito de dar nutrientes em excesso soa-me estranho...para quê? E quais os valores de K, NOE e PO4 que chamas excesso? E depois quando dar esses nutrientes em excesso? No incio do aquário quando as plantas estão a ambientar-se e em muitos dos casos vêm da forma emersa ou quando já temos uma massa vegetal digna de conta?

 

Mas cada um faz aquilo que aprendeu. Eu faço uma estimativa da quantidade de Fauna / Flora x luz x CO2, e mediante as concentrações das diluições de K, NO3 e PO4 coloco no aqua diariamente aquilo que a meu ver será o consumo da Flora. Com testes, um pouco de matemática, sabendo as proporções que os Macros têm de ter entre si e os valores ideais destes mesmos Macros, temos a fertilização equilibrada.

 

Então se eu faço parte dos 10% que não dão nutrientes em excesso e consigo lidar com as algas, o método científico aqui não bate certo...

 

Já agora, as fertilizações da ADA, os steps 1,2 e 3 com o K e o substrato fértil, também se regem por essa regra de fertilizar em excesso? Disse ADA porque é das melhores marcas.

Editado por Vasco Matos

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu vou seguir a forma que mais geito me der, e como quero invertebrados, até vou querer uma criação natural de algas para eles comerem,

e devido aos invertebrados, nao pretendo dar NO3 em excesso, sendo este talvez o unico que não vou andar a colocar como fertilizante caso veja que tenho suficiente das TPA e fauna.

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se vais criar invertebrados António, podes optar por colocar plantas de fácil manutenção, como algumas Echinodorus, Cryptocorynes, Anubias, Vallisnerias, etc, e colocas menos luz, de modo a que as plantas cresçam mais devagar e o aquário tenha menos consumo de nutrientes.

 

Tenho um aqua de camarões de 60 litros com estas plantas, com uma lâmpada de 45w e as plantas estão saudáveis e zero algas. Fertilizo apenas com um pouco de Micros e um nadinha de Potássio 1x semana, sem CO2 claro.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Respondendo por partes

 

Sim é verdade que devemos fazer uma TPA generosa semanalmente. Mas não é só porque temos excesso de nutrientes mas também para manter a limpeza geral do aqua e para retirar substâncias nocivas libertadas pelas plantas e fauna. Por isso, é aconselhável fazer quer uses EI ou PMDD+PO4 como método de fertilização.

 

O propósito dos nutrientes em excesso é muito simples. Garantes que todos estão por excesso pelo que o consumo de um nunca ficará limitado pela falta de outro (Princípio de Liebig). Deste modo, a conversa dos racio deixa de fazer sentido. Para além disto, é menos uma coisa em que temos que pensar e podemos focarmo-nos no que é realmente importante (jardinagem).

 

Quando dar nutrientes? Simples. Logo a partir do primeiro dia. Porquê limitar quando elas se estão a adaptar? Faz sentido dificultar essa adaptação privando-as de comida? Para mim não faz qualquer sentido.

 

O método que tu usas tem um nome e chama-se PMDD+PO4. Resulta perfeitamente. Ninguém questiona. Mas não tem nada a ver com a conversa dos nutrientes e algas.

Na minha opinião, no entanto, é uma chatice pois passo mais tempo a medir parâmetros (partindo do princípio que os testes comerciais são bons o que está muito longe de ser verdade) do que fazer jardinagem ou a desfrutar do aqua. Mas cada um faz como sabe e quer, como tu muito bem disseste.

 

"Então se eu faço parte dos 10% que não dão nutrientes em excesso e consigo lidar com as algas, o método científico aqui não bate certo..."

Pelo contrário, és mais um a comprovar que os nutrientes não têm nada a ver com algas. Com ou sem excesso há aquários sem algas, logo isto não pode estar relacionado. Para além disto, o método científico é muito mais complicado do que isto (exige controlos positivos e negativos, replicação, independência de dados, etc...) e ninguém paga para fazer este tipo de estudos dirigidos à aquariofilia.

 

"Já agora, as fertilizações da ADA, os steps 1,2 e 3 com o K e o substrato fértil, também se regem por essa regra de fertilizar em excesso? Disse ADA porque é das melhores marcas."

 

Sim a ADA fertiliza por excesso através do substrato preferindo usar menos fertilização líquida. Ainda assim, fertiliza diariamente não vá faltar qualquer coisa às plantas. Para além disto, a estratégia da ADA passa por usar pouca luz. Ora vai lá consultar o post sobre isto no sub-fórum do Tom Barr para veres do que falo.

 

Resumindo: Há várias maneiras de termos um aquário plantado de sucesso. O que não há, é relação entre o excesso de nutrientes e o aparecimento de algas. O único que parece ter uma relação directa é a amónia daí os nossos fertilizantes não terem amónia na sua composição (embora as plantas até o preferissem) e logo a necessidade das TPAs frequentes. Há quem goste de fazer testes todos os dias e dosear de acordo com o resultado. Eu cá gosto mais de desfrutar do aquário e não pensar mais na fertilização. E acredita que não é por saber fazer as contas...

 

 

 

 

 

 

 

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu vou tentar o metodo de EI mesmo porque nao posso gastar fortunas em testes e porque nao tenho muito tempo diariamente para isto,

Espero apenas que o que eu va dar de macros nao me magoe a fauna, espero conseguir entrar nos 5-10ppm de NO3 apenas!

 

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que vai dar ao mesmo Tiago, pois o que não se gasta em testes gasta-se em água e nutrientes...

 

Gmmartins concordo em absoluto com as tpa's, apesar de cada vez mais andar a fazer um esforço de que à medida que o aqua vá maturando vou tentando espaçar mais as tpa's, até porque a água doce escasseia no mundo...

 

O meu raciocínio é este: se o excesso de nutrientes não faz algas, então em vez de fazer a tpa semanal, faço quinzenal e ao fertilizar diariamente, as plantas consomem apenas o que têm a consumir (sem faltas) e assim não desperdiço nutrientes que vão na água da tpa semanal.

 

Eu concordo que na maioria dos plantados o falta dos nutrientes a par de uma deficiente injecção de CO2 é o factor mais preponderante no aparecimento de algas. Porém penso que o excesso de nutrientes a par da falta de CO2 por exemplo pode também originar algas. E depois há a sorte.

 

Mas nada como testar, na minha próxima montagem vou fertilizar recorrendo ao EI! :)

Editado por Vasco Matos

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ja li varias vezes o artigo do Tom Barr sobre a EL e ele mesmo diz que um aquario bem tratado nao precisa de tpa semanal, mas no inicio e para melhor saber os o k a casa gasta de nutrientes, mais vale faze-las semanalmente e depois com a experiencia ir espacando

 

É esta a minha ideia, pois quando vir que posso diminuir a dose de fertilizante diaria, as tpa tambem podem ser espacadas :)

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não diminuo a dose diária, pelo contrário, aumento, pois a massa vegetal cresce e quer mais nutrientes.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para espaçares as TPAs é muito simples: diminui a luz. Quanto menor a luz, menor é o metabolismo do "aquário" e logo menor a necessidade das TPAs.

 

"O meu raciocínio é este: se o excesso de nutrientes não faz algas, então em vez de fazer a tpa semanal, faço quinzenal e ao fertilizar diariamente, as plantas consomem apenas o que têm a consumir (sem faltas) e assim não desperdiço nutrientes que vão na água da tpa semanal." Pois... mas desperdiças os testes.

 

 

"Eu concordo que na maioria dos plantados o falta dos nutrientes a par de uma deficiente injecção de CO2 é o factor mais preponderante no aparecimento de algas. Porém penso que o excesso de nutrientes a par da falta de CO2 por exemplo pode também originar algas. E depois há a sorte."

Mas se em ambos os cenários que descreves há falta de CO2, porque razão é que o problema são os nutrientes? Porque não é a falta de CO2 (para uma determinada quantidade de luz, claro)?

 

"Mas nada como testar, na minha próxima montagem vou fertilizar recorrendo ao EI! "

Acho que fazes bem. Vais ver que sai mais barato e é muito mais confortável. E nada de impede de ires reduzindo a dose de fertilizante aos poucos. Quando notares algum problemas voltas ao nível anterior. Mas o raciocínio é o que faz sentido. Ou seja, parto de uma situação em que as plantas não tem fome. E não o contrário, em que limito o crescimento das mesmas.

 

 

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A situação da água potável é uma situação real, mas se vamos pensar muito nisto,porque nos demos ao luxo de ter aquário?

Eu de mim já sou poupador de água, e vou contra balançar o facto de usar mais agua doce no aquário, desperdiçando ainda menos :)

Ainda mais cá na ilha a água que gastamos vem das nascentes abastecidas por chuvas frequentes, no meu caso e dos restantes açorianos, o caso não magoa tanto a consciência ( mas sempre que vejo uma maria a lavar o passeio da rua com água da torneira, fico parvo)

 

Tive a ler bastantes artigos do Tom Barr e ele sugere, para aqueles não apologistas de tpas grandes semanais, de começar desta forma, e espaçadamente ir reduzindo uma unica variavel sendo esta a dose de fertilização e notar quando as plantas recessentem, e após ressentirem, voltar á dose anterior e assim reduz-se tambem a tpa, para, por exemplo 20% semanalmente ou 50% de 2 em 2 semanas,

 

O artigo é este : http://www.barrreport.com/showthread.php/11691-Hate-water-changes-EI-can-get-you-there-with-a-small-modification

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gmmartins, eu acredito que o EI pode resultar, se tanta gente usa este método é porque deve resultar. O que eu estava a contestar era simplesmente a palavra excesso. Para mim excesso é fertilizar com mais nutriente, sabendo que as plantas não vão utilizar, e sabendo que esse excesso vai para a sanita na tpa semanal. Eu pensava que o EI era uma nova abordagem em relação ao NO3 e PO4, ou seja , não ter medo como antigamente de fertilizar com estes dois nutrientes...

 

E acredita, acho estranho que com nutriente em excesso não sobre para as algas. É que elas são seres inferiores mas não são esquisitas, enquanto que muitas plantas são algo difíceis de manter...

 

Com a fertilização que faço, tenho sempre o NO3 a 10, o PO4 e Fe a 1, e com estes valores não há nenhuma planta que passe fome.

 

Uma cena engraçada seria colocar dois aquas com o mesmo tamanho, mesma luz e mesma fauna e flora. Um teu e um meu e o primeiro a ter um ataque de algas pagava uma cerveja! :pompomgirl:

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então vamos lá a isso, que a malta quer ver é fotos, lol embora geograficamente seja difícil de colocar lado a lado . ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

#E acredita, acho estranho que com nutriente em excesso não sobre para as algas. É que elas são seres inferiores mas não são esquisitas, enquanto que muitas plantas são algo difíceis de manter...

 

É isto que tu ainda não percebeste. Não há nada para sobrar para as algas. As algas precisam de muito menos do que as plantas. Mesmo que não fertilizasses um plantado, tinhas nutrientes suficientes para as plantas.

 

Bem... Eu não vou andar a comprar material para fazer essa aposta. Podes procurar aquários meus no fórum e vais ver que não costumo ter algas.

 

E deixo-te aqui algumas fotos do actual.

 

http://imageshack.us/a/img43/1064/zxpv.jpg

 

http://imageshack.us/a/img854/7797/2zfa.jpg

 

http://imageshack.us/a/img51/5389/0av1.jpg

 

http://imageshack.us/a/img163/9735/j39o.jpg

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É isto que tu ainda não percebeste. Não há nada para sobrar para as algas. As algas precisam de muito menos do que as plantas. Mesmo que não fertilizasses um plantado, tinhas nutrientes suficientes para as plantas.

 

Epá agora é que deixaste mesmo à nora, e não estou a ser irónico. Se não sobra para as algas para quê a expressão fertilizar em excesso? E sim, as algas precisam de muito menos que as plantas, por isso é que disse que não são esquisitas. Mais me ajudas, se fertilizas em excesso como dizes e as algas até precisam de poucos nutrientes, há algo que me está a escapar...

 

Agora: mesmo que não fertilizasse um plantado tinha nutrientes suficientes para...as algas certo? É que as plantas precisam de nutrientes...Estamos a falar de um high-tech. E mesmo num Low-tech, é sempre necessário adicionar nutrientes, um pouco no substrato, e um pouco de Micros e Potássio... E estive a ler vários artigos sobre o EI e as dosagens são quase iguais às que eu faço quando o aqua tem a massa vegetal bem crescida, não vejo excesso por aí além...

 

Quanto à aposta estava a brincar... embora seria giro ver o ''excesso'' contra ''apenas aquilo que as plantas necessitam aka para quê tanto químico se vai para a sanita no fim da semana?''. E gostei do aqua, talvez colocasse mais hardscape, umas pedras na base do tronco, mas o Flora está impec. Mas diz lá a verdade colocaste carradas de algicida antes né? (estou a brincar) :)

 

Com o meu sistema de fertilização também nunca tive algas por ai além, à excepção de uma vez que tive água verde, euglaena, e no inicio quando comecei as BBA's também me chateavam.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A amonia mesmo um pouco de nada é a maior responsável pelo boom de algas e nao oa restantes nutrientes,

Com CO2 presente, as algas têm muita mais dificuldade em crescer se tivermos plantas suficientes,

Aliado ao tpa semanal de 50%, torna-se dificil o crescimento ou aparecimento de algas

 

Tou a dizer o k vi e li nos artigos do Tom Barr, agora nao sei é a ciencia por trás disto lol

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ups... sim que queria dizer algas e não plantas.

 

Muito resumidamente. O pessoal tem que se preocupar em dar as melhores condições às plantas e esquecer as algas. Se as plantas estiverem bem e de saúde é pouco provável aparecerem algas. O mais importante neste processo é ajustar a quantidade de CO2 à quantidade de luz, principalmente porque o pessoa adora abusar na quantidade de luz.

 

"Mais me ajudas, se fertilizas em excesso como dizes e as algas até precisam de poucos nutrientes, há algo que me está a escapar..." Está-te a escapar o que estou farto de dizer. Que não há qualquer relação. Tenhas 10 ou 1000 ppm de nitratos, etc...

  • Votar + 1

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alguem tem de actualizar a FAQ que ela induziu-me em erro no inicio e vai induzir os que cá chegarem frescos lol

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais