Filtragem pouco eficiente?


paulo7

Recommended Posts

Boas!

Tenho um aquário 90*60*60 que é filtrado pela sump que contem 15cm de esponja grossa,cerca de 400gramas de lã filtrante, 3l de siporax mini e mais cerca de 1litro de siporax.

Os dois juntos têm cerca de 360litros e utilizo uma bomba da resun de 2000l/h.Tenho como fauna 8 discus juvenis(mais tarde irei ficar apenas com 5/6), 10 corydoras e 1 sae. O problema é que tenho a agua sempre um pouco suja, principalmente a tona da agua,há sempre algumas particulas em suspensão mas são tao pequenas que nao as consigo tirar com a rede. Será que a filtragem de 2000l/h está a ser pouca?Tenho a oportunidade de comprar uma bomba eheim compact 3000+ por um bom preço,devo comprá-la ou depois vou ficar com caudal a mais por causa dos discus?

 

Cumprimentos

 

Edit: utilizo coluna seca para a água cair para a sump

Editado por paulo7
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Paulo,

Então vamos por partes e vou fazer uma comparação com o meu aquário.

Tenho algo semelhante ao teu, com sump, mas aquario de 120x60x60 e tenho uma bomba de retorno eheim compact 3000+

Vamos por partes:

A água suja pode ter a ver com varios factores, mas tenho 2 em mente que me parecem os mais "logicos", falta de circulação ou má orientação da "flauta" da entrada de água no aquário, ou a quantidade de alimentação dada aos peixes.

Por experiência propria posso ja te dizes que para 5 ou 6 discus adultos esse aquario parece-me um pouco "curto", eu tive 5 adultos no meu com mais 30cm de comprimento que o teu e achei curto, mas isso é outra historia e estamos aqui a falar sobre outro assunto.

Quantas vezes fazes TPA'S?

Aconselho-te a bomba eheim compact 3000+, não só por ser mais silenciosa e eficiente e mais fiavel que a resun, tens a hipotese de regular o caudal, logo se vires que é muito caudal sempre podes reduzir. Eu tenho o meu no maximo, com uma flauta da eheim de 27mm (das cinzentas) e os discus não se sentiam perturbados com a corrente.

Agora o meu conselho é verificares a orientação da tua entrada de água no aquário para que tenha a maior eficiência possivel no que respeita á corrente provocada e também á alimentação que dás.

Diz qualquer coisa.

Cumprimentos,

 

Ricardo

Editado por maxxedison
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não utilizo flauta,vou por aqui umas fotos que acho que dá para ver como é está a coluna seca e a entrada de agua.Estas fotos foram tiradas ja a bastante tempo mas o sistema esta igual.

p5060346.jpg


p5060343.jpg
Alimentação dou 3x ao dia.1x Granulado/flocos 2x papa caseira e 3x papa caseira/artemia. Poderá ser por causa da papa caseira, mas tanto o granulado como a papa caseira dou sempre em pequena quantidade.

Tpa's custumava fazer 2x por semana cerca de 15% da agua mas agora estou com menos tempo e custumo fazer so 1x a volta de 30%, mas sempre que posso prefiro fazer 2x por semana 15%.

Os discus estão todos saudáveis de momento, mas como a agua fica sempre um pouco suja tenho medo que apanhem alguma coisa.

Acha que devo optar por uma flauta em vez deste sistema?

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu acho que não há necessidade de uma bomba mais forte. Eu tenho uma tunze que faz 2400L/h, o aqua tem mais de 500L e a sump 100L. A água está "limpa". O mais importante é o volume de matérias filtrantes. Eu recentemente mudei o desenho da minha sump para um aquário 100*30*40, sem divisórias (duas esponjas fazem de divisórias), e o resto é materias filtrantes, muitos litros (>25L).

 

Noto uma coisa, basta estar dois dias sem aspirar a sump, e fico com muita sujidade ocumulada lá. Mas essa sujidade não me traz problema nenhum que eu já tive quase 6 meses sem a limpar e a água continuava boa.

 

Água suja é relativo. Pode ser suja aos nossos olhos mas os peixes estarem bem. Desde que tenhas os valores equilibrados está tudo bem. Aconselho aumentares as materias filtrantes.

Afonso Cunha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se o problema for estético experimenta purigen. As particulas acumuladas à superficie é estranho porque tens uma coluna seca.. e a água sai por cima. Experimenta mudar a lâ, ou então usar um saco (tipo filtro de café) na saída dos tubos na sump.

Afonso Cunha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Purigen faz o que?estive a ver e é uma resina,certo? se for tenho uma coisa desse género em casa, mas a mim disseram-me que era pa baixar o gh.Eu não me importo muito de ver a água assim por até é algo que nao se nota a primeira vista, é só e apenas por causa dos peixes.

Fiz testes e o no3 esta a 5mg/l o no2 0mg/l e a amonia 0.0 por isso em principio não há qualquer problema certo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Tenho montado um aq. 400l com sump + 100l e tenho uma bomba da elite 2400l/h e a água está 5*.

Tenho um saco que se utiliza nos salgados logo á entrada da sump e bastante lã, semanalmente limpo o saco e a lã. Quando a lã começa ficar demasiado suja troco. Mas tb noto que a papa suja um pouco a água, embora passado meia hora está limpa.

Não vejo necessidade de trocares de bomba.

A meu ver seria bom colocares uma flauta pois melhora a circulação da água.

Se quiseres dar uma vista de olhos aqui na minha sump diz, que combina-se.

cumpr. Sérgio Vale

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Onde é que posso encontrar esses sacos?numa loja de aquariofilia?

Eu tambem queria por aqui uma flauta mas nao estou bem a ver como. Alguem tem alguma sugestão de como meter a flauta sem mexer muito no aquario?

 

Em que parte da fig. é que vives para ter uma ideia?pode ser que um dia passe ai.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O primeiro erro que vejo, é que quando se usa aquários com coluna seca em água doce, convém colocar a entrada de água no aquário do lado contrário da coluna e de forma a "varrer" a superficie da água. Isto para que o lixo em suspenção, vá mais facilmente para a sump.

 

Mas mostra uma foto do aquário todo, com água suja, porque pode ser outra coisa qualquer a sujar a água.

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho visto que para criar uma boa corrente deve ser assim, mas pelos vistos isso deve aplicar-se mais nos salgados.Acho que consigo resolver esse problema facilmente mas esteticamente irei ficar com um problema.Na coluna seca ia ficar à mostra aquela parte onde está o tubo por onde entra a água.Daqui a pouco já posto umas fotos da sujidade.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se te guiaste pelo metodo dos salgados, não podes usar só meio método e esperar os mesmos resultados :P

Falta-te uma bomba de circulação do outro lado. Podes experimentar colocar uma, mas não precisa ser tão potente como as usadas nos salgados, porque o que vais ter dentro do aquário não aprecia tanta movimentação da coluna de água. Uma Tunze 6015 a pontar para a superficie e julgo que resolvias o problema e ainda ficavas com mais oxigenação na água sem stressares os peixes.

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu continuo a achar que o problema não se resolve com bombas, apenas mais matérias filtrantes e melhor localização da saída de água (flauto por exemplo).

 

Não é dificil fazeres uma flauta diy. Eu fiz uma com um tubo plástico prefurado e algumas peças em hidronil. Deve ter custado uns 5-6€... Sem contar com perdas de carga, vais ficar com uma circulação superior a 10x o volume do aqua por hora. Claramente demais para discus.. E isto com a tunze 6015, que é fraquinha..

Afonso Cunha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas o problema dele é a parte estética de ter o tubo a passar de um lado ao outro do aquário, para colocar o chuveiro do outro lado...

E se passar uma mangueira por trás do aquário não dá?

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O problema estetico que falo nao e desse de passar a mangueira. Penso que umas mangueiras da eheim e uma flauta tambem do mesmo genero que nao fica muito mal.o problema é que onde esta o tubo da entrada de agua de momento, estao partidos 2 'pinos' do passa muros para que o tubo encaixa-se lá bem.ao sair de la esse tubo para meter a entrada de agua do outro lado esses 2 pinos partidos vao ficar muito à mostra,isso nao sei se ficará muito bem. Mas é isso que vou fazer, nem que passe o tubo por tras do aquário ou arranje uma outra maneira.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ahh ok :lol:

Tinha percebido que o teu problem era ter o chuveiro a ver-se... :P

 

Então basta virares o cotovelo da saída para o lado, cortares esse bico de pato e colares uma união e fazes tudo em pvc até ao outro lado ou meteres uma mangueira e passar por cima da travessa de trás.

O pente, fazes um novo. Isso é um bocado de acrilico preto com cortes de serra, não é nada de outro mundo de se fazer.

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Umas horas... Assim que estiver rijo ao toque, pode levar água.

Não te esqueças que tem de ser próprio para aquário.

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estive a fazer uma pesquisa mas acabei por ficar com uma duvida, a minha ideia era passar uma mangueira pelo aquário até chegar ao outro lado e meter uma flauta.Por exemplo com esta flauta consigo liga-la facilmente a uma mangueira?

Já agora, o saco que falam para meter na sump é algo deste genero?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que se estão a esquecer de um pormenor. As Resun se não estou em erro têm pouco poder de elevação e com isso podes realmente ter um caudal reduzido apesar de até teres uma bomba que supostamente seria suficiente.

 

Uma Eheim eleva a 3 metros, uma resun a 1.6 para aí (não sei bem) se ainda tiveres a caixa podes verificar isso num pequeno gráfico impresso nela. Ou podes calcular tú. Quando fizeres muda de água, cubicar o espaço vazio a encher e cronometrar até chegar ao nível para saberes qual o caudal que está a debitar

 

 

Cotovelos apertados nas ligações e mangueiras largas também prejudicam.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não se vê as imagens que colocaste.

 

Bem lembrado Zé :)

Ela eleva no máximo a 2m, mas com um caudal quase nulo...

Vê qual é a altura do móvel+aquário e depois vê no gráfico o caudal que ela faz e tira-lhe um bocado, porque não vais ter a bomba sempre, sempre limpinha.

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O movel+aquario mede cerca de 1.38m. Se estou a entender bem o gráfico a bomba só esta a fazer um caudal de cerca de 1200-1300l/h. o que é pouco. Vou meter a flauta e adicionar mais materias filtrantes. Se o problema persistir se calhar tenho de investir numa bomba melhor.

 

Estás a falar de que imagens?Não coloquei nenhumas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com o cotovelo que tens em cima perdes mais 100 ou 200 l/h se tiveres mais iguais em baixo perdes também. É bastante melhor teres dois de 45º em vez de um de 90º

 

Tira uma foto da sump onde se apanhe as ligações

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De qualquer das formas, num aquário de água doce a funcionar dessa maneira vais ter sempre algumas partículas em suspensão. Em vez de comprares uma bomba porque não pensas em comprar um filtro? Resolves melhor o problema de certeza.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais