Iniciante 45l


Jonny_

Recommended Posts

Boas,

 

Como sou novato nestas andanças venho aqui pedir conselhos e ajuda para a montagem de um aquário de 45 litros.

Estou a pensar começar com um cardume de 6 ou 7 Neons Tetra.

 

AQUÁRIO:
- Tamanho 50cm x 30cm x 30cm
- Filtro: Cascata 350l/h com material filtrante Sera Siporax mini
- Iluminação : Calha led 5w (210lumens)
- Aquecimento: Eheim jager 75W
- Temperatura : 25º
- Fauna: 5 Tetra Neon, 1 Guppy, 1 Rasbora Harlequin, 2 caracóis
- Flora: Planta de fácil manutenção (cryptocorinne wendtii, Hygrophila corymbosa)

- 6 kg areão
- 1 Pedra de Xisto
- Não uso fertilização
- TPA feito semanalmente na ordem dos 10%, com água em repouso no mínimo com 1 semana e condicionador Seachem Prime. (1 gota para cada 2 litros)

 

 

 

A nível de peixes aceito sugestões para povoar o aquário ;) , que deverá ser se tudo correr como previsto daqui a um mês e após o aquário ter feito o ciclo do azoto.

Para fazer o ciclo do azoto é necessário ter termostato ligado? A temperatura da água neste dias situa-se nos 22º; 23º.

Durante o ciclo deverá ser colocado comida de peixe dia sim dia não, certo? Tenho comida própria para Goldfish dá para aproveitar essa?

A nível de plantas chamadas de manutenção fácil consigo manter alguma coisa sem sistema de CO2? Se sim quais?

 

Desde já agradeço opiniões e sugestões, que serão todas bem vindas.

 

Editado por Jonny_
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ao fazer o ciclo do azoto deves por passadas 2, 3 semanas 1 ou 2 peixes para começar a haver algo para as bactérias deteriorarem e acabarem com o ciclo do azoto!

Podes por danios ou corys, neons nem pensar sao muito frágeis e só no fim do ciclo como disseste.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, fica essa anotação passado 3 semana coloco um ou dois peixes desses.

Ainda não tirei a água que está no aquário nem fiz nenhuma limpeza ao mesmo, visto terem lá estado peixes de agua fria que não se aguentaram muito tempo.

Por isso não sei se a água esta em condições e prefiro assim começar tudo do zero. Não sei se era realmente necessário!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Começa do zero, é melhor, desde que ponhas a comida dia sim dia não, não necessitas de peixes para o ciclo e sim, podes aproveitar essa comida. Se comprares testes de amonia, nitritos e nitratos podes acompanhar a evolução do ciclo. Não necessitas do termostato, mas podes ligá-lo logo de inicio, um de 50w deve ser suficiente, mas se quiseres comprar um superior não perdes nada (apenas consome um pouco mais de energia).

 

A nivel de peixes, em 45l não tens muito espaço, podes por os 6 neons mais umas 4 corys. E talvez adicionar um peixe um pouco maior, tipo Gourami ou Molly. E isto será o máximo de peixes!!!
Visita www.aqadvisor.com onde podes simular o teu aqua e ver como o podes povoar ser o sobrecarregar!

 

Bem vindo!

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Site porreiro, simulei o meu aquário e deu bem as espécies que quis :)

 

E plantinhas? não pensas meter? nem precisas de nada do outro mundo, umas anubias ou feto de java, para dar tranquilidade ao aquario e aos peixes :)

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse site é realmente bom para se ter a noção do que é compatível e saber se não vai haver peixes a mais no aquário e outros parâmetros a ter em conta, obrigado.

A nível de plantas estou a pensar meter, mas como não tenho substrato fértil nem estou a pensar meter sistema de CO2, não sei se as plantas vão aguentar! Esse tipo de plantas sobrevivem somente com o areão e luz? E desculpem lá estas perguntas básicas :P.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu também pensei em não por plantas naturais, mas aconselho-te a pores, ficam muito mais bonitas que as outras e os peixes agradecem os esconderijos!

alem disso as plantas vao dar muito jeito no ciclo da agua

Editado por Sergix12
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sergix, Ciclo do azoto!!!!.

Anubias e fetos nem podes enterrar no areão tens de prender a um tronco ou pedra, e como tal não necessita de substrato fértil nem co2 , tens também vários musgos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui fica uma foto do aquário comno esteve montado até hoje

1_.jpg

 

E uma foto depois de tudo bem limpo para começar a ciclagem. Ainda não sei se vou-me ficar só por esta pedra mais um tronco e plantas se vou arranjar mais pedras para acresentar e plantas.

2_.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

podes sim mas atencao a que a água que entra não pode ter cloro, por isto, a menos que tenhas água separada á uns dias ou semanas, arranja um condicionador de água para tirar os cloros

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

podes sim mas atencao a que a água que entra não pode ter cloro, por isto, a menos que tenhas água separada á uns dias ou semanas, arranja um condicionador de água para tirar os cloros

Ok, obrigado pela resposta.

Tenho 1 garrafão de 6 litros sem tampa à pelo menos 4, 5 dias. Espero que o cloro já tenha evaporado.

Editado por Jonny_
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Deixo umas fotos do estado actual do aquário e o último teste feitos a água.

No 1º post actualizei o setup do aquário.

 

Testes:

(17/12/2013)

PH - 7

NO2 - 0 mg/l

NO3 - 5 mg/l

Amónia - 0

 

1-1.jpg
2-1.jpg
4.jpg
3.jpg
Tive uns problemas com umas Rasbora Harlequin que comprei. Pois em 2 dias das três que comprei só sobrou uma.
Uma sem sintomas no 1º dia morreu, a 2ª reparei que não comia e que às vezes virava-se ao contrário e não tive tempo de fazer nada.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por acaso teste de vinagre não resulta sempre, usando um ácido forte tal como HCL que se compra nas farmácias ou drogarias resulta melhor ;)

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Aqui ficam mais umas fotos de como está o aquário,

 

a.jpg

 

b.jpg

 

c.jpg

 

g.jpg

 

Este 2 caracóis são de que espécie? Parecem-me diferentes as carapaças!!!

d.jpg

e.jpg

Editado por Jonny_
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.