Filtragem Externa - 200(c)x50(l)x60(a) - 600 Litros ( 1 VS 2 Filtros)


Recommended Posts

Boas,

 

Estou no setup de um aquário de 600 Litros, o qual adquiri ao antigo proprietário com o respectivo equipamento.

 

Na minha montagem, estou decidido quanto á fauna para mais um aquário comunitário, onde terá como figuras principais e de maior porte, uns escalares diamante gold, peixe faca fantasma, tubarão azul, Pleco, Bótias palhaço - entre outros agora de menor porte.

 

Estas espécies já coabitam em 80% no meu actual aquário há cerca de 1 ano e meio, sem incidentes de ataques ou falecimentos, pelo que já mereceu algum espanto de alguns aquariofilistas.

 

O antigo proprietário tinha-o era apenas com Escalares - tinha mais de 100 lá enfiados - pelo que compreendo que fossem de criação .

 

O aquário, tem uma coluna seca - canto rectangular, isolado por vidro com a "muralha plástica" para passar o lixo para o seu interior, onde estão 3 buracos para as tubagens respetivas, IN, OUT, CO2\Torneira de despejo.

 

O que me foi dito pelo antigo proprietário, é que a sujidade passaria idealmente toda para o interior da coluna seca, através dos "dentes" e aberturas laterais da muralha plástica. Como nunca tive nenhum aquário com esta função, não sei a sua veracidade.

 

- Flora, será pouco exigente e praticamente apenas junto dos vidros de fundo.

- Areão granulado irregular negro (2-3 mm aprox)

 

Vamos ao ponto oficial do tópico agora que têm alguns dados sobre o que estou a montar:

 

- O antigo proprietário possuía um frilto Project PJF 2001 ( http://www.aquabase.org/product/view.php3?id=1007&desc=project-pjf-2001 ), com 4 ou 5 gavetas (não tenho a certeza de momento), que perfaz indicação de fabricante 1800 L\Hora, o qual é 3X o volume bruto do aquário, um pouco mais que o volume real.

 

Questão 1 - Dará conta de todas as filtragens (mecânica química biológica) para este setup ?

 

- Tenho "encostado" um filtro TETRA EX 1200 que tem 4 gavetas e faz 1200 L\Hora o qual poderia acoplar ao aquário, sendo que neste caso já teria tubagens á mostra, ficando com um total de 3000 L\Hora (5X a capacidade bruta do aquário, algo mais que o volume real com areão etc).

 

Questões 2,3,4... - Sendo esta opção a escolhida, teria de decidir outros fatores como localização de IN do 2º filtro, se também dentro da coluna seca ou não, mas, vamos com calma...queria evitar, mas se de facto chegar á conclusão de que será essencial, terei de analisar. Outro factor nesta opção seria decidir que tipos de filtragem efetuar por casa um dos filtros.

 

Aquário, coluna seca á nossa direita a negro:

 

k8uc.jpg

 

Venham essas opiniões e\ou sugestões !

 

Cumprimentos

Editado por André Alves

Aquanarcótico há cerca de 2 anos, 3 aquários agua doce (80 Lts ; 270 Lts; 600 Lts).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se conseguires usar os 2 filtros melhor.

Colocas o com mais caudal com vários tipo de filtragem, mas apostando mais na mecânica, porque é o que vais limpar mais vezes. E por isso convem ter a entrada no sitio que apanhe mais lixo.

O outro fica só com filtragem biológica, em que a entrada fica perto da superficie, de modo a não apanhar muito lixo, para não teres de o limpar muitas vezes e as ceramicas não entupirem tão rápido.

Assim tens sempre um filtro que te mantém a estabilidade biológica do aquário e outro para te apanhar o lixo que o aquario vai criando.

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A questão está que fico com 3 filtros a trabalhar em casa (fico com 2 aquários), e lá vai mais um pouco de consumo mas ... se fizer de facto "aquela diferença", sejam os 2 filtros neste aquário.

 

Fiz um "croki", da coluna seca (que de seca não tem nada :naughty: ).

 

hhz3.jpg

O que me foi "vendido" com o proprietário que tinha os escalares, foi que a sugidade do aquário, principalmente a que costuma subir ao topo do aquário, basicamente desaparece toda em direcção á coluna seca, pois passa pelos dentes e é "sugada" na circulação que é feita lá dentro. Isto funcionará assim ? Não tenho experiência e só vi montado pela primeira vez alguns minutos, e de facto, na "caixa" da coluna seca, acomulava-se muito lixo, deixando o resto do aquário mais livre desse mesmo lixo.

 

Se, ligar um 2º filtro, tenho 2 opções para as tubagens desse mesmo filtro:

 

- Coloco o IN para o filtro, também na coluna seca, e ficam 2 puxadores lá dentro, tendo o OUT de ficar com tubagem por fora do aquario, entrando por cima, e para fora da coluna seca como o outro (obvio)

 

- Coloco o IN para o filtro, fora da coluna seca, absorvendo outros lixos que não vão (ou pelo menos tão rápido), para a coluna seca, sendo que nesta opção, fica a desvantagem de ficar com material á vista (pois o resto fica tudo dentro da coluna seca e não se vê).

 

Obrigado pelas contantes opiniões João, venham mais, e também de outros :)

Aquanarcótico há cerca de 2 anos, 3 aquários agua doce (80 Lts ; 270 Lts; 600 Lts).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

o João disse o essencial 2 é melhor do que 1.

Existem muitos esquemas de filtragem, depende sobretudo do nosso sistema e não existem 2 aquários iguais.

Compreendo a preocupação com os consumos eu também tenho muito cuidado!

Nunca montei um sistema em não tivesse que fazer pequenos ajustes aos filtros, testar a melhor localização, optimizar a circulação, etc.

O meu conselho é que penses no futuro é muito provável fazeres ajustamentos e deves montar a contar com isso.

A coluna seca tem muito potencial, podes ligar tudo pelos 3 orifícios.

Talvez tenhas que criar corrente na outra ponta do aquário, dá para passar um tubo por dentro encostado à tampa?

Qual é o diâmetro dos orifícios?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas !

 

O diâmetro dos orifícios neste momento não sei porque não estou junto do aquário, e ainda não mexi nele com essa dedicação, uma vez que sei que tenho o material que preciso em casa, está á espera de detalhes só para ser montado...e que eu volte de férias na próxima semana ! :) Sei que passam lá as tubagens em PVC que vêm das mangueiras do filtro de 1800 l\h, mais que isso não tenho mesmo presente...são de tamanhos diferentes também, mas dará certamente para utilizar o "livre" de retorno para o 2º filtro, ficando a mangueira que leva a agua limpa por fora do aquário pois não tenho 4 orifícios.

 

Quanto á corrente, qualquer bomba de água resolve isso, mas o rapaz que o tinha disse que no de 1800 l\h apontado numa certa direção, a agua circulava no aquário com bastante corrente (agora não sei se apenas na superfície se também ao fundo.

 

Bom...2 filtros que seja então...estou á espera que chegue o oring do tetra que não tinha, deve chegar ao mesmo tempo que eu para a semana... :)

 

Só tenho pena de ter de levar um tubo ou mangueira por fora por não ter 4 buracos...

 

E sim, por dentro ou por fora do móvel, há sempre espaço para passar um tubo até qualquer pare do aquário.

Aquanarcótico há cerca de 2 anos, 3 aquários agua doce (80 Lts ; 270 Lts; 600 Lts).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pensa também se vais querer meter de futuro (ou não) um filtro UV, difusor Co2, ou outro elemento.

Dá uma vista de olhos no meu sistema de filtragem EHEIM 200 (nada ortodoxo).

É muito trabalhoso de montar, mais caro porque tem muitas torneiras, mas totalmente configurável e de manutenção muito confortável.

Mas claro que podia estar tudo ligado de forma bem mais simples e com os mesmos resultados.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes utilizar o mesmo orifício do inflow para ligar aos dois filtros mais a saída de esgoto, se o tubo for largo não tens problema.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, CO2 não penso em meter, embora tenha lá botija com os acessórios, mas não quero um plantado denso, apenas algumas plantas de fácil manutenção, por isso essa questão está isolada.

 

Quanto ao UV, tenho no meu aquario de 1,5M uma de 6W, mais tarde, devo colocar uma mais potente neste aquário, não é algo essencial no inicio de uma montagem...de qualquer forma, é algo que se adapta facilmente à saída de um dos filtros que vou colocar.

 

Em relação aos orifícios, vou tentar adaptar a tubagem para que passem 2 tubos num só e assim ficava tudo lá dentro.

 

Mas pergunto, será mais eficiente colocar os 2 Inflow dos filtros, dentro da coluna seca, ou o resulto de limpeza será superior de ficar um dentro (escondido), e outro fora, à vista ? Acho que só experimentando..

Aquanarcótico há cerca de 2 anos, 3 aquários agua doce (80 Lts ; 270 Lts; 600 Lts).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas André,

Só respondendo a uma das tuas dúvidas, de se funciona bem o facto de "sugar" á superficie da água, por experiência propria com um overflow, que funciona também á superficie, posso te dizer que funciona muito bem, no meu caso, tenho a entrada de água no sentido contrario da saida pelo overflow e apontada ligeiramente para baixo, criando uma corrente por todo o aquário mais ou menos em forma de um "8" deitado.No teu caso parece que a entrada de água vai fazer corrente contra o vidro contrario obrigando a descer e acabando por subir junto á coluna seca, poderás no maximo teres um "ponto morto" junto á coluna seca, mas coisa pouca, é caso de ires vendo. Em relação ao resto não te posso ajudar, já que uso sump (o que aconselho), mas no teu caso parece que nunca fez parte da ideia original.

Cumprimentos,

 

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se queres poupar na eletricidade, mete só um a funcionar. Funciona à mesma, mas ficas com menos filtragem...

 

A única maneira de teres menos bombas a funcionar e teres uma capacidade igual ou superior de filtragem, era colocares uma sump. Mas isso va implicar arranjares mais um aquário, que caiba debaixo do movel e uma bomba de retorno, que faça no minimo dos minimos 1000l/h.

 

No esquema que colocaste se meteres só um filtro e tendo em conta que não vais ter bombas de circulação, não podes meter a saída do mesmo lado que a coluna seca. Senão vai acontecer aquilo que o maxxedison referiu de o lixo descer do outro lado do aquário, em vez de ser empurrado para dentro da coluna. Tens de meter a saída a varrer a superficie, na direção da coluna seca.

 

Como também vais meter UV, aconselho-te a usares os 2 filtros. Senão vais ficar com uma circulação muito fraca para o tamanho do aquário.

 

Se tiveres os 2 filtros a puxar a água no mesmo sitio, ambos só vão apanhar o lixo que for ter a esse sitio...

Coloca o com a filtragem mecanica a puxar a água dentro da coluna e o biológico do outro lado do aquário ou no máximo a meio, sem ser no fundo do aquário e escondes com um tronco ou com as plantas.

  • Votar + 1

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só para completar o que o João disse, caso fosse uma bomba de retorno teria que ser algo do género da Eheim Compact 5000+, eu tenho uma 3000+ em um aquario de 120x60x60, está no maximo (os presumiveis 3000 L/h), com uma flauta da eheim de 27mm de diametro e esta perfeito para fazer circulação sem ser em demasia para algumas espécies de peixes. Mesmo que fosse com um outflow do género bico de pato no teu aquário continuo a ter a opinião que teria de ser um eheim 5000+ (ou semelhante). E uma bomba deste fluxo já consome na volta dos 78w. Para utilizares os filtros, sou da opinião do João, para um "bicho" desse tamanho 2 filtros em posições diferentes será o ideal, e os 2 filtros que referiste parecem-me bem.

cumprimentos,

 

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde aquariofilistas !

De volta das mini férias...e ao ataque com o projecto :)

 

Na imagem abaixo, á esquerda, filtro Project 2001 pjf de 1800 L\H com 6 compartimentos de filtragem, com um outflow em "bico" que faz uma pressão imensa na saida, que so por si, apontando para o canto esquerdo colado ao vidro da frente, fará uma circulação de água substancial na minha óptica.

 

Á direita, um filtro Tetra EX 1200 de 1200 l\h com 4 compartimentos de filtragem, com um outflow que será em "flauta" (é este nome daqueles tubos com váriso buracos certo?).

 

lcwp.jpg

 

Durante as férias tentei esclarecer o assunto, mas ainda nada decidido quando ás suas funções e localizações.

 

Funções: Uns disseram para colocar ambos a fazer filtragem mecânica e biologica...outros para colocar um a fazer só mecanica (o que acho um pouco "desperdicio"), o outro a fazer só biologica (terá sempre que fazer um pouco mecânica para nao entupir ou não?). O que sugerem e tambem em termos de materias filtantes ?

 

- No caso de ser apenas um filtro, eu colocaria de baixo para cima: Esponja & Ceramica tipo 1 | Esponja & ceramica tipo 2 | aquelas pedra brancas para a amonia | Bolas de plastico | aquelas pedras brancas para amonia | Carvao activado e lã filtrante (6 compartimentos do filtro project preenchidos).

 

- No caso de serem 2 filtros...não sei como fazer.

 

Posicionamento: Filtro Project a puxar dentro da coluna seca e mandar ao lado da parte de fora....Filtro tetra a puxar na extremidade oposta à coluna seca (um pouco mais a meio não mesmo no canto), e a mandar na extremidade oposta à coluna seca no vidro lateral (apenas em metade de forma a forçar a circulação).

 

Penso que resultará o posicionamento...falta decidir a filtração.

 

Cumprimentos !

Aquanarcótico há cerca de 2 anos, 3 aquários agua doce (80 Lts ; 270 Lts; 600 Lts).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia...mesmo era um sump ficarias mais bem servido..para 600 litros eu estou a construir um aquario de 450 litros e não pensei 2 vezes em construir um sump...tabem tens essa opção mas futuramente pondera pores um sump só se não tiveres espaço para o poderes?Mas vai atualizando o tópico..

 

Cumprimentos

Tim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia...mesmo era um sump ficarias mais bem servido..para 600 litros eu estou a construir um aquario de 450 litros e não pensei 2 vezes em construir um sump...tabem tens essa opção mas futuramente pondera pores um sump só se não tiveres espaço para o poderes?Mas vai atualizando o tópico..

 

Cumprimentos

Tim

 

Boas,

 

Sump está fora de questão, 2 metros já ocupam mais espaço do que devia na minha modesta habitação, alem de que os 2 filtros já ficam encaixados no armário feito de forma artesanal...compreendo as suas vantagens mas 2 filtros externos farão o serviço bem dimensionados, conforme solicitei opiniões.

 

Cumprimentos,

Aquanarcótico há cerca de 2 anos, 3 aquários agua doce (80 Lts ; 270 Lts; 600 Lts).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se puderes usar os 2 filtros é melhor, como é obvio. Se tiveres os 2 montados com vários tipos de filtragem, funciona. Se tiveres um só com filtragem mecânica e outro com biológica, funciona.

Basicamente é uma questão do trabalho que se quer ter com o aquário... Com 2 filtros idênticos na filtragem, podes intercalar a limpeza entre eles, com filtragens diferentes, limpas mais vezes o que tem a filtragem mecanica.

 

Na colocação das matérias filtrantes, convém veres por onde é que a água circula dentro do filtro e depois colocares as matérias filtrantes, pela ordem da dimensão dos buracos da passagem de água. Começando sempre no que permite uma maior passagem da água para o menos e no fim a filtragem quimica.

 

No teu caso e pelo que mostras na foto, eu nesse filtro que leva os 6 cestos colocava as bioballs no 1º cesto por onde passa a água, esponja no 2º, ceramicas porosas no 3º e no 4º (as que mostras na foto, não percebo se são porosas ou não), lã filtrante no 5º e no último as bolas anti-amónia.

 

No da Tetra que estás a pensar colocar?

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, vou avançar para os dois filtros sem dúvida, um dentro da coluna seca e a mandar ao lado da mesma para o vidro da frente com uma saida em bico para aumentar a pressão, e outro precisamente na posição contrária com flauta na metade oposta.

 

Algo assim, julgo causar a circulação pretendida.

 

3kpt.jpg

 

Relativamente ás matérias filtrantes, o que sempre usei foi de facto cerâmica (Siporax e\ou Biopur), umas misturas de "pedras brancas" para os nitritos\nitratos\amonia, e carvao activado, conjuntamente com as esponjas e lã filtrante. Nunca tive necessidade de usar mais do que isto, e tem corrido bem de há 2 anos para cá em 2 aquários.

 

Usando 2 filtros, ou replico os dois e intercalo as limpezas...ou se usar 2, não sei mesmo o que colocar no 2º filtro. Apenas esponjas e lãs a fazer 100% filtragem mecânica não me parece razoável, ou será ? Até porque se deve perder pressão toda..

 

Já agora, um de 1200 l\h e outro de 1800 l\h, qual acham que fica dentro da coluna a puxa e a mandar com o bico (de pato ?), e qual ficará do lado oposto a "chutar" com a flauta ?

Aquanarcótico há cerca de 2 anos, 3 aquários agua doce (80 Lts ; 270 Lts; 600 Lts).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Usa os dois filtros com a filtragem idêntica e com os vários tipos. Não é tão perfeita, mas não precisa de tanta atenção.

Já se sabe que vai haver alturas em que não vais ter tempo para tratar da manutenção tão regularmente e se tiveres um filtro só com filtragem mecanica, tens obrigatóriamente de o limpar com alguma regulariedade...

 

Mete o mais forte a funcionar com o chuveiro.

  • Votar + 1

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho um aquário de 600l, com 2 filtros em funcionamento e aconselho a usares filtragem idêntica entre ambos. O tempo entre manutenções nunca é igual, as vezes perdem caudal muito depressa, outras vezes só um deles fica muito entupido depressa, etc. Com os 2 iguais podes programar melhor as coisas sem teres stress, porque se tiveres a biologica toda no mesmo e ele perder muita força por sujidade e não notares vais ter problemas graves

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais