Ajuda muito urgente - CRS a morrer


Rui Leca

Recommended Posts

Só para informar que os novos camarões já estão todos no seu novo habitat e aparentemente tudo a gozar de boa saúde, incluindo os 5 que restaram da colónia anterior mais uns 10 pequenitos.



Fábio, quando disseste que davas 3 quadrados de mosura para 60 camarões, não estavas a falar numa tira inteira? Eu tenho umas 10 comidas diferente, todos os dias vou variando a dieta, aquela comida que vem as bolinhas como a da Sera devo dar uma por cada camarão ou menos? Eu antes dava umas 6 ou 7 e eles estavam de boa saúde até porque há muito alimento no resto do aquário, pinhas de amieiro, folhas de amendoeira e muito musgo nas plantas, mas acabo por ver que há alguns agarrados à comida e os outros sem nada e apetece sempre colocar um pouco mais.



Em relação às anúbias elas são mesmo um problema para o aquário de camarões? Devo tirar?



Outra pergunta, tenho helenas que naquele aquário reproduzem-se como loucas, há uns 8 meses por causa da praga de camarões coloquei 2 que por acaso eram um casal, agora são às dezenas, há algum problema ou até ajudam na limpeza do aquário?



Resumindo: O problema no meu aquário terá sido a falta de oxigenação, amónia medi e estava a zeros, faço sempre religiosamente uma TPA de 20% todas as semanas com água tratada e reforçada pelo que me parece não ter sido por aí o problema, tenho muitas plantas (de crescimento lento) e desliguei a iluminação por causa do calor, largaram muito Dióxido de Carbono e nada de Oxigénio, intoxicaram os camarões, resolvi o problema com 2 TPA's semanais durante este tempo e uma boa bomba de ar que vou continuar com ela ligada, nesta caso parece-me benéfica para os camarões, há praticamente uma semana que não tenho mortes pelo que parece que está resolvido.



Obrigado a todos pela ajuda.


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma tira de mosura pode dar para partir até em 6 ou 7 quadrados. Eu também dou várias marcas diferentes. Essa da Sera acho que é pequena, sim podes contabilizar uma por cada camarão. Não te preocupes se todos não comem, eles se não comerem depois mais tarde comem as migalhas e também se alimentam assim, se for dar a mais vai estragar a qualidade da água. Mais vale dar duas ou tres vezes ao dia e garantir que não há restos...imagina o que era obrigarem-te a comer a quantidade de alimentos diária toda de uma só vez, não ias conseguir, eles também são iguais.



Isso das anubias não puderem estar em aquários de camarões para mim é puro mito, os donos dos camarões cometem outros erros e depois culpam as anubias. Eu sempre mantive e mantenho actualmente anubias em aquários de camarões, muitos deles minados de CRS ou até mesmo Taiwan bee e não tenho nada a dizer contra elas, mesmo depois de as podar nunca tive mortes.



Não te preocupes com as Helenas, elas não limpam algas mas comem os restos das comidas.



Sim pode ter sido a falta de oxigenação aliada à comida em excesso.



Ainda bem que tudo voltou ao normal, de nada, quem participa está aqui para isso, ajudar.



Boa sorte e força ai.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se me puderem ajudar novamente agradeço,

 

Reparo que depois de tudo estabilizado este meu aquário tem milhares de bichos muito pequenos e que andam por todo lado quando está escuro, de dia andam mais escondidos, mas como tive um aumento de algas aparentemente estes bichos também parece terem aumentado.

 

Devo me preocupar ou não ligo? Esteticamente também não gosto muito é possível colocar algum peixe para comer esses bichos sem perturbar os camarões? Vocês têm peixes nos aquários de camarões? Como acabo com esta praga?

 

 

Obrigado mais uma vez pela ajuda

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Não são tipo lesma, desses tinha um noutro aquário, são mesmo bichos muito pequenos que não consigo identificar muito bem pois são mesmo muito pequenos, eu vejo os camarões de volta deles mas não percebo se os chegam a comer ou não.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não são tipo lesma, desses tinha um noutro aquário, são mesmo bichos muito pequenos que não consigo identificar muito bem pois são mesmo muito pequenos, eu vejo os camarões de volta deles mas não percebo se os chegam a comer ou não.

 

Devem de ser Ostracodas, os meus vidros ficam cheios deles assim que as luzes se apagam, muito provavelmente alimentam-se de detritos, microalgas e restos de comida apesar de haver espécies predadoras (nao sei se apenas de água salgada ou se também de água doce). Eventualmente as larvas de Ostracodas ainda servem de alimento para os camarões.

 

Fica aqui um link onde fala de Ostracodas

http://www.planetinverts.com/what_is_that_bug_in_my_aquarium.html

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

O comportamento no meu aquário é idêntico, com as luzes apagadas andam pelos vidros quando acendem preferem sítios mais escuros.

 

Em relação aos CRS comerem ou não Ostracodas, alguém tem alguma informação? Eu vejo os camarões de volta deles mas não chego a perceber se os comem.

Editado por Rui Leca
Link to comment
Partilhar nas redes sociais