Ajuda muito urgente - CRS a morrer


Rui Leca

Recommended Posts

Precisava da ajuda de alguém mais experiente que me desse uma ajuda a perceber o problema no meu aquário de CRS.

 

Tenho este aquário estabilizado há mais de ano e meio, nunca houve qualquer problema, tinha mais de 60 CRS e todos de óptima saúde, com a vinda do calor acho que cometi um erro e era aqui que queria que me ajudassem a tentar perceber se tem alguma lógica o que vou dizer:

 

Tenho uma ventoinha que costumo ligar na altura de Verão para tentar manter a temperatura o mais perto possível dos 22º, para ajudar desliguei as luzes pois também faziam um pouco de calor e chegava a estar dias inteiros desligadas, o aquário criou uma pequena película tipo gordura que no fundo penso serem consequência disto tudo, ou seja, as luzes estavam apagadas as plantas que tenho de crescimento lento não consumiam nutrientes e essas algas é que o absorviam dai crescer essa película, será que tem alguma lógica? Para além disso as plantas não libertavam oxigénio e sim dióxido de carbono, dai que a água esteja venenosa para os CRS estando a morrer e neste momento só tenho meia dúzia...tem lógica?

 

Precisava de uma ajuda com muita urgência, pois em pânico coloquei fluremal (acho que é este o nome) e acho que também não ajudou nada, hoje num aquário de 60 litros fiz uma tpa de 30 com água Pingo Doce.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Levanta o filtro de modo a ficar em cascata para a agua oxigenar e ao mesmo tempo romper essa pelicula!

 

Não coloques nenhum produto, mesmo que a agua suba para os 25ª não tens problemas nenhuns! os meus estiverem a 27º durante agosto e tive muito poucas baixas!

 

Liga a luz e deixa estabilizar ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Precisava da ajuda de alguém mais experiente que me desse uma ajuda a perceber o problema no meu aquário de CRS.

 

Tenho este aquário estabilizado há mais de ano e meio, nunca houve qualquer problema, tinha mais de 60 CRS e todos de óptima saúde, com a vinda do calor acho que cometi um erro e era aqui que queria que me ajudassem a tentar perceber se tem alguma lógica o que vou dizer: Cometeste mesmo

 

Tenho uma ventoinha que costumo ligar na altura de Verão para tentar manter a temperatura o mais perto possível dos 22º, para ajudar desliguei as luzes pois também faziam um pouco de calor e chegava a estar dias inteiros desligadas, o aquário criou uma pequena película tipo gordura que no fundo penso serem consequência disto tudo, ou seja, as luzes estavam apagadas as plantas que tenho de crescimento lento não consumiam nutrientes e essas algas é que o absorviam dai crescer essa película, será que tem alguma lógica? Para além disso as plantas não libertavam oxigénio e sim dióxido de carbono, dai que a água esteja venenosa para os CRS estando a morrer e neste momento só tenho meia dúzia...tem lógica? E diz-me lá porque não pensaste logo nisso....

 

Precisava de uma ajuda com muita urgência, pois em pânico coloquei fluremal (acho que é este o nome) e acho que também não ajudou nada, hoje num aquário de 60 litros fiz uma tpa de 30 com água Pingo Doce. Colocaste fluvermal será?

 

 

Faz como o André te disse coloca o terminal do filtro junto á superficie da água para gerar movimento e oxigénio..

Eu apenas acrescenteva ao que o André disse

 

 

 

 

Liga a luz e deixa estabilizar ;)

 

Reza também.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Faz como o André te disse coloca o terminal do filtro junto á superficie da água para gerar movimento e oxigénio..

Eu apenas acrescenteva ao que o André disse

 

 

 

Reza também.

 

As vezes dá jeito!

 

Não vamos excluir também a hipótese de alguma doença... adicionas-te camarões de outros aquários ou de outras pessoas???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Faz como o André te disse coloca o terminal do filtro junto á superficie da água para gerar movimento e oxigénio..

Eu apenas acrescenteva ao que o André disse

 

 

 

Reza também.

 

Só pensei nessa possibilidade agora e somando tudo o que aconteceu, o ano passado também desliguei as luzes do aquário, mas as plantas eram mais pequenas, um ano depois cresceram, ou seja libertam mais dióxido de carbono intoxicando mais a água, os CRS também eram mais agora, posso estar errado daí pedir a opinião de quem mais sabe e tem mais experiência.

 

Sim, coloquei Fluvermal, mas estou mais que arrependido, tinha uns bicharocos pelo aquário e pensei que andassem a atacar os CRS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

As vezes dá jeito!

 

Não vamos excluir também a hipótese de alguma doença... adicionas-te camarões de outros aquários ou de outras pessoas???

 

Já tenho esta colónia estabilizada à ano e meio, não adicionei nenhum camarão.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acham que o mais certo é morrerem todos? Ou ainda há esperança na recuperação?

 

Caso isso aconteça (espero que não pois tenho uns 10 pequenos no aquário que espero consigam recuperar a colónia) mas em relação ao aquário, terei de fazer uma limpeza geral antes de colocar outra colónia, ou basta deixar estabilizar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os bicharocos devia ser por excesso de comida, coloca no filtro durante um ou dois dias carvão activo, para limpar o fluvermal, e sábado tiras o carvão activo e fazes uma tpa de 20%, e depois deixa estabilizar não convém agora andares a mexer mais para não os stressares mais.

E vamos ter pensamento positivo que as coisas vão ao sítio.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nessas situações o ideal era ter um aquário B para poderes salvar os camarões, sendo assim o que tens que fazer e repor o período de pelo menos 6 horas de luz, se tiveres um filtro suplente fazia jeito mesmo que seja dos internos, se tiveres plantas em decomposição ou musgos a se desfazerem tens que tirar, podes adicionar bactérias filtrantes para repor mais rapidamente o equilíbrio.

Também se possível deves fazer alguns testes sendo o de amónia e nitratos mais importantes, se tiveres valores elevados destes poluentes eles morrem todos, mas vale recomeçares tudo de novo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só até amanhã depois tiras o carvão dos dois e fazes uma TPA de 20% e podes desligar a bomba e colocar plantas naturais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já tens um tópico com o setup deste aqua?

é muito bonito, se não tens faz que ele merece.

deixa umas 7 a 8 horas por dia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nesse aquário deve faltar uma bomba de ar, o ideal até seria um filtro de esponja por trás dessas anubias!

Editado por Andre Miranda aP
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tenho tópico aberto não, mas vou tentar abrir quando regularizar, só tenho plantas de crescimento lento crs e helenas que neste momento já quase que são uma praga.

 

Vou colocar então uma bomba para movimentar a água, o filtro é de cascata com esponja e cerâmica e está montado do lado esquerdo.

 

Estou mesmo desgostoso com este disparate que fiz, eram mais de 60 e neste momento devem ser uns 10, a ver se aguentam.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Embora eu não seja exemplo no que toca a manutenção de áquas de camarões a atirar para o frágil, esse da foto parece ter demasiada luz para marisco. Essas anúbias a meia altura devem crescer num instante e se as cortas, ai, ai...

 

Se há coisa má para esses camarões é precisamente a seiva das anúbias...

 

Cuidado com isso.

 

Mais flutuantes recomendam-se e apenas uma dessas lâmpadas ligadas.

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A luz tem 2x24, acham muito? Devo optar por uma mais fraca? Em relação às anubias devo tirar ou evitar podar?

 

Tirando isto que se passou agora tive a colónia com mais de 60 camarões e estiveram sempre bem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

A calha não tem um botão para ligar apenas 1 das lâmpadas?

 

Se não cortares as anúbias não há problema.

 

Arranja mais flutuantes, os CR's gostam de pouca luz.

 

Boa sorte.

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No aquário principal, tenho flutuantes que crescem que é um exagero, já coloquei bastantes no aquário dos camarões, obrigado pela dica

 

Sendo assim também não cortarei nenhuma das anubias, quando estiverem muito altas tiro e coloco fetos de java

 

Ontem fiz mais uma TPA, tirei o filtro extra que estava a trabalhar e todo o carvão, aparentemente estabilizou, hoje já vi os 5 camarões que me restam mais activos e a rebuscar comida no aquário, dei meia ervilha mas foram mais as helenas que a comeram, vamos ver como corre daqui para a frente, se até ao final da semana estabilizar definitivamente tenho de arranjar mais uns 20 para colonizar o aquário como deve ser.

 

Em relação à bomba de ar, quais as vantagens para os camarões?

 

Obrigado a todos pelas dicas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais