Iniciante Água Salgada


Recommended Posts

(este tópico deveria ter sido colocado na iniciação à água salgada.. peço desculpa)

 

 

Boa tarde a todos,

 

depois de uns anos na água doce resolvi começar a pensar na água salgada. Assim sendo, e depois de muita leitura, tenho algumas dúvidas que espero que vocês me possam responder.

 

Vou começar com um aquário que tenho lá pra casa parado que tem as medidas 70*35*30 o que dá mais ou menos 70 litros. Não vou colocar sump. Queria começar com este mais pequeno pq um dos meus problemas com a água salgada é a água propriamente dita.. ora eu moro na zona de Moscavide, para ir buscar água ao mar 1 vez por mês tenho de fazer uma data de kms, bem como a trabalheira que se tem a alancar com os recipientes. Para as reposições, o ideal é a osmose.. pelo que tenho lido tb parece que aquilo gasta água com fartura (o que é algo q me incomoda um pouco). Se bem que posso smp optar nesta fase por colocar aguinha da torneira (pelo que tenho lido também, a água de Lisboa não é das piores). Mas já sei que não é uma boa opção de facto. Portanto.. problema nº 1: a água!

 

Como o aquário é pequeno estava a pensar em não colocar escumador, fazendo a filtragem toda com a rocha viva.. não sei se será boa ideia! De qq forma tenho acesso a um deltec mc500 que posso smp colocar dentro do aquário... será que é boa ideia?

 

Em temos de rocha viva, para não gastar dinheiro e como não tneho pressa nenhuma, posso sempre optar por uma percentagem muito mais elevada de rocha morta pq eventualmente será colonizada não é..

 

Outra dúvida que tenho é com a iluminação! Ora eu não queria aventurar-me nos sps e tendo em conta que a altura do aqua é de 30 cm.. o que aconselham? Fiquei um bocado estupido com os preços das calhas de leds (que é o que eu realmente gostaria) por causa do efeito brutal que faz na água. Mas é tudo tão caro...

 

Muito obrigado pela vossa ajuda!

PG

Editado por gamation
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes ir buscar agua ao mar e armazenar. Eu costumo ter agua para 3 meses.

 

A osmose desperdiça muita agua mas compensa.

Se tiveres uma invasão de algas ou vais ter uma trabalheira para acabar com elas ou vais desanimar...

 

Precisas sempre de um escumador.

Opta por um escumador hang-on. Esse Deltec vai roubar muito espaço.

 

Para a iluminação pesquisa por lampadas Par.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado pela resposta! Aconselhas algum modelo especifíco de escumador hang-on? essas par que falas são as 38 não é? aquilo é tipo um foco de luz.. precisaria de 2 para 70 cm ou uma chegaria (não tenho noção...) recomendas algum sítio para comprar?

 

 

Obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um deltec Mce300 era boa opção.

Com duas lampadas penso que ficavas bem servido, pede informações á ReefLed.

 

Uso uma bomba ligada á bateria do carro com um conversor de corrente. Fica armazenada em bidons, tem é que ficar num lugar escuro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por acaso achas que somente 1 destas era suficiente para o meu aquário:

 

http://www.ebay.co.uk/itm/PAR38-36w-LED-Multi-Spectrum-Marine-Coral-Reef-Tropical-Aquarium-/121169025007?pt=UK_Pet_Supplies_Fish&hash=item1c363c97ef

 

isto será alguma coisa de jeito..?

 

 

Obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Olá! Avancei com a montagem sim sr mas mudei radicalmente o tamanho do aquário.. logo as necessidades! :) Esse aqua de 70cm foi transformado em Sump e mandei fazer o aquário ao (ENORME) Rui Melo e ficou brutalíssimo! Tem 100x55x60. Pode debaixo tem a Sump e 2 reservatórios: 1 para água de reposição e outro para salinada. Podem ver as fotos dele aqui:

 

aq9s.jpg

 

as8q.jpg

 

8r9z.jpg

 

então o menino já lá está em casa e agora aguarda pacientemente que eu tenha €€€ para a montagem propriamente dita. Em termos de material eu já tneho uma daquelas bombas de circulação chinocas Jebao WP-40, um aparelho de somos de 4 estágios da aquili (não pesco nada daquilo) e uma bomba (enorme) que, espero eu, me sirva de retorno pelo menos por 1 ano. É uma aquaclear 110 que eu usava para as TPAs do meu aqua de discus. levava-me a água desde a casa de banho até ao aquário (uns 12/15 mts). Acho que aquilo tem alguns 3700 L/H mas pelo que eu tenho lido não tem grande força para levar a água para cima - é powerhead não é bomba de retorno. Vamos lá a ver se funciona... O que acham???

 

Para iluminação quero ter Leds e acho que vou optar pela solução barata (mas boa) que é a Maxspect razor 160W 16K. Não vou por mta rocha viva - seguindo as ultimas tendencias (falta de $$$) vou optar por rocha morta e alguma (pouca) rocha viva.

 

Por agora é isso! Não sei qdo vou montar isto ainda e tenho bastantes dúvidas pois isto para mim é um mundo novo. Vamos a ver! :)

 

Hugs

PG

Link to comment
Partilhar nas redes sociais