Pedido de ajuda por parte de iniciante em aquariofilia


SandraM

Recommended Posts

Boa tarde a todos, antes de mais felicito-vos pela disponibilidade para responder e trocar ideias entre os amantes de aquariofilia, é muito produtivo e esclarecedor!

 

O meu problema reside em mortes de peixes para as quais desconheço a causa. O meu aquario tem cerca de 50L, termostato, filtro interno(nao tem bomba de ar, em termos de decoração tenho algumas ruinas e plantas artificiais. O solo é aquela pedra de rio normal que até já vem com o aquario em muitos casos. Os habitantes do meu aquario são:

 

8 guppys femeas

2 guppys machos

1 corydora arcuatus

1 corydora julli

1 betta macho

 

Acondiono a agua com aqutan e nitrivec da sera, dou-lhes comida da sera 1x por dia, em pouca quantidade. Ao fim do dia acendo a luz cerca de 2-3 horas (foi-me aconselhado por uma senhora de uma loja de peixes). Tento manter o pH a 7.

 

O problema é que os meus peixes tendem a morrer, nomeadamente os guppys.. Não têm sinais visiveis no corpo, nada de ictio ou feridas, simplesmente começam a nada no mesmo sitio, a ficarem lentos, a nadarem tortos e acabam por morrer.

Nestas ultimas duas semanas morreram-me 6 guppys.... Na loja disseram-me que devia ser da agua, mas eu uso os produtos para a acondicionar, apesar de usar agua da torneira. Será falta de uma bomba de ar? Ou será que não tenho esconderijo suficiente no aquario? (esta um pouco nu).

 

Desde já agradeço a vossa ajuda!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, á quanto tempo está o aquario montado, meteste os peixes todos de uma vez?

 

Dá uma leitura atenta neste link pois vai-te ajudar imenso e talvez percebas o que não fizeste de mais correcto.

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=36380

Editado por NGOD
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Aconselho-te a comprares um kit de testes para a água (vendem-se kit's que fazem testes 5 em 1, sendo os mais importantes kh, gh, ph, NO2 (nitrito), NO3 (nitrato), e se montaste o aquario à pouco tempo e colocas-te logo os peixes os niveis de amónia também).

 

Já utilizas produtos de acondicionamento de água da torneira, o que é muito bom, os produtos que tens não conheço, mas confirma se tens bactérias depuradoras da água, que ajudam a eliminar nitritos que são nocivos e passá-los a nitratos, que as plantas o consomem, podes ver este link que mostra o ciclo http://cdn.sera.de/fileadmin/downloads/epaper/11112_Pflanzen_P.pdf.

 

após comprares o kit de testes tira notas dos dados e compara-os com as necessidades das espécies, faz uma pesquisa sobre as espécies e verifica se as condições que tens no aquario são as ideais para as mesmas.

 

até á acconselhavel teres as luz ligada no máximo até 7-8h se nao tiveres plantas, se tiveres até 11-12h. as plantas ajudam a o filtro ao consumirem matéria orgânica e co2, libertando o2.

 

Por fim, como esta no tópico, és iniciante e aconselho-te a ler isto http://cdn.sera.de/fileadmin/downloads/epaper/11100_RG_Aquarieneinrichtung_P.pdf

http://www.sera.de/pt/servico-sera/manuais.html

 

Boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas respostas!

 

o aquario ja estava montado à imenso tempo, apenas fiz uma mudança parcial da agua 3 ou 4 dias antes de introduzir peixes novos (so tinha o betta à imenso tempo porque os guppys que tinham fora morrendo também e fiquei desiludida).. não sei se será correcto mas por exemplo de uma vez introduzi 6 peixes.. posso fazer isso ou tem que ser a pouco e pouco?

 

O unico teste que tenho é o do pH, o nitrivec é composto por um conjunto de bacterias que eliminam o nitrito, portanto penso que isso esta assegurado. A nivel de tratamento da agua nao sei o que posso fazer mais :(

 

Eu tambem achava que devia ter mais tempo de luz no aquário, acho tão pouco só 2h, no habitat natural tem luz solar 12h... Não tao intensa como a lampada, mas nao me parece agradavel para eles estarem sempre às escuras praticamente. Vou seguir o conselho das 7h!

 

Pelo que li a oxigenação é importante e eu nao sei se será esse o meu erro...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas respostas!

 

o aquario ja estava montado à imenso tempo, apenas fiz uma mudança parcial da agua 3 ou 4 dias antes de introduzir peixes novos (so tinha o betta à imenso tempo porque os guppys que tinham fora morrendo também e fiquei desiludida).. não sei se será correcto mas por exemplo de uma vez introduzi 6 peixes.. posso fazer isso ou tem que ser a pouco e pouco?

 

O unico teste que tenho é o do pH, o nitrivec é composto por um conjunto de bacterias que eliminam o nitrito, portanto penso que isso esta assegurado. A nivel de tratamento da agua nao sei o que posso fazer mais :(

 

Eu tambem achava que devia ter mais tempo de luz no aquário, acho tão pouco só 2h, no habitat natural tem luz solar 12h... Não tao intensa como a lampada, mas nao me parece agradavel para eles estarem sempre às escuras praticamente. Vou seguir o conselho das 7h!

 

Pelo que li a oxigenação é importante e eu nao sei se será esse o meu erro...

 

Podes colocar 6 peixes nao tem problema, pois quando eu compro neons são sempre seis, digamos que é o pack da loja, agora é importante fazeres uma boa ambientação, ou seja, colocas o saco com os peixes nele dentro do aquario durante 10 minutos depois colocas umas 5 chavenas de cha de agua do aquario dentro do saco, e esperas mais 10 minutos e pões mais água a mesma quantidade ou menos e esperas mais 5 minutos. apos os peixes estarem todos no aquario nao os alimentes para se ambientarem melhor às condiçoes da água, portanto sera melhor alimentares os que ja tens antes de introduzires peixes novos.

 

a nivel de tratamento da agua aconselhote mesmo o que referi logo ao inicio o kit e para as condiçoes que tens que peixes podes colocar, pois utilizar muitos produtos pode fazer mal, utiliza mesmo os essenciais que tens.

 

em relaçao a luz tambem te aconselho a comprares um temporizador para colocares na tomada e assim ja nao tens que estar sempre a ligar e desligar.

 

a oxigenaçao é muito importante, agora os peixes nao esgotam o oxigénio de 1 dia para o outro, aconselho-te a colocares o filtro se é interno a efetuar alguma ondulaçao á tona de água para permitir mais trocas gasosas e a comprares algumas plantas. nao te aconselho bomba de ar pois algumas fazem muito ruido, mas se gostares podes pôr, mas nao te esqueças os peixes têm que gostar também.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A Dra disse que bastava só 3 horas porque não tens o mais importante as plantas naturais que fornecem o oxigénio aos peixes, se na natureza tem mais horas de luz também tem plantas naturais não de plástico, se não queres naturais o que é mau é como tu viveres num país sem jardins sem árvores achas que respiravas bem?

No mínimo coloca uma bomba de ar para libertares algum oxigénio mas o ideal mesmo era colocares plantas naturais, tens algumas de facil manutenção, tais como anubias, fetos, musgos, todos eles sem necessidade de grandes luzes, nem fertilizantes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigada pelos conselhos! Vou colocar o filtro a fazer ondulação que não tinha :)

 

Os peixes eu introduzo assim como descreveu pois já tinha lido algumas coisas sobre o assunto. Porém o problema aparece passados 2/3 dias, em que os peixes começam a ficar parados, a nadar tortos, e acabam por morrer.. um dia morre um, passados mais 2/3 dias morre outro.... É muito frustrante e não pára de acontecer :(

 

Por acaso ando mesmo a pensar por algumas plantas, sabe-me dizer algumas que os peixes não comam? Também tenho 2 camarões. Uma vez experimentei por uma planta (mas não me preocupei com solo ou fertelizante sou sincera) e passadas 2 semanas a planta já boiava despedaçada e os meus guppyes a devorarem-na :)

 

Já li que os fetos de java e anubias são muito faceis de manter. Eu já nao tinha bomba de ar por esse mesmo motivo, fazia muito barulho!

 

Penso que também devia trocar a esponja do filtro, pois já tem algum tempo.... pode estar a causar uma má filtração e má qualidade de Àgua?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada pela resposta Paulo SS Conceição,

 

realmente eu, iniciante, por vezes tenho a mania de pensar que quem está numa loja de peixes sabe realmente do que fala! xD Mas a verdade é que por vezes somos induzidos em erro.. a propria senhora disse que por plantas naturais no aquario não era algo crucial e so dava trabalho e turvava a agua.. mas vou por plantas naturais, penso que realmente se torna um habitat muito mais natural e um ecossistema muito mais equilbrado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tudo isso que Disseste.

Em relação aos peixes estas a fazer o correcto muito poucos de cada vez, mas as anubias e os fetos são resistentes e os peixes não as comem, não precisam de nada especial apenas luz e atadas a um tronco ou pedra pois não podes enterrar os rizomas senão apodrecem e colocavas um musgo de Java os camarões e os peixes iam te agradecer imenso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou fazer! obrigada :)

 

Espero que os meus peixitos vão sendo mais saudaveis e deixem de morrer.... Na verdade eu até já fiz criação de guppys, no entanto, desde que começou esta fase em que eles morrem e eu nao sei porque, deixaram de se reproduzir, sinal que algo não está bem :(

 

Vou introduzir plantas e monitorizar a qualidade da àgua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Enquanto não colocares plantas agita a superfície da água para gerar oxigénio e troca uns 20% de água para limpar nitratos, e faz Testes de nitratos, nitritos e amonia e também de ph GH e KH

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.