Iniciante - Aquário Low Tech (com fotos)


aquasilva

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Iniciem-me na aquarofilia há muito pouco tempo, tenho lido muitas coisas em alguns fóruns sobre o tema e decide-me a registar-me no aquariofilia.net. Já possuía um aquário pequeno e o filtro e foi com eles que teve inicío este meu projecto.

 

Este projecto encontra-se numa fase muito inicial, e por isso a criação deste tópico para que possa partilhar com todos os membros do fórum a minha evolução e claro com isto pretendo também a possibilidade de me ajudarem nas dúvidas que possam aparecer.

 

Aquário (CxLxA); 40x19x27 (aprox. - nas junções tem silicone fará diferença?)

Filtragem: Filtro Fluval 1 Plus (200L/hora - filtragem com esponja que trazia)

Quantidade de Água: 15 litros

Solo: 4 kg de areão (foto)

 

30j3fuw.jpg

 

Actualmente e apenas com filtro ligado desde 14/09 e utilização de Tetra Aquasafe.

Esta semana já espero contar com Termo aquecedor Eheim-Jäguer 25W, termómetro e o teste de ph.

 

Sei que ainda falta muita coisa: ainda só está no início da ciclagem e nada de iluminação, flora e fauna.

 

Já estive a pensar na flora e claro tem de ser efectivamente pouca devido às dimensões do aquário e por não ter CO2 e subtracto fértil para plantas, estive a pensar em algumas alternativas resistentes: anubia, musgo de java, egeria ...

 

Iluminação ainda não pensei muito mas no máximo uma lâmpada de 15W (seguindo o ideal 1l/1W , mas poderá no mímino ser de 0.5W/1L )(candeeiro serve?)

 

Ainda não pensei nas demais coisas como a fauna e se calhar um tronco e pedras maiores...

 

Desde já aceito dicas, pois numa fase ebrionário como está o projecto, todas as opiniões são bem-vindas.

Editado por aquasilva
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Bem vindo ao hobby.

 

Considerando o aquário que tens, aconselho primeiro ponderar bem se queres plantado (não necessariamente denso) ou não. Isto porque mesmo com aquários "nano" consegues plantar de forma original e "natural", com anubias, fetos de java, musgo, cabombas carolinianas entre outras. Para tal, o essencial será adquirir um substrato fértil (podes encontrar substrato fértil da Sera, 2 kg, bem barato em qualquer loja de animais/peixes) e claro, iluminação para a fotossintese. Dadas as dimensões, diria 1 lampada de 15w-18w com uma calha improvisada (pode ser de cartão com papel de aluminio para reflectir a luz e aproveita-la para direcciona-la toda para o interior do aquário). Isto porque apesar de chamarmos a certas plantas "de baixa manutenção" qualquer planta necessita de nutrientes para sobreviver. Se manteres o areão que tens, provavelmente terás que adicionar fertilizantes liquidos para evitares que definhem. Além disso, uma coisa é manter as plantas outra coisa é tratar delas e o aspecto decorativo é bem mais apelativo, quer para os peixes como para nós que gostamos de apreciar o aquário. Como tal, em vez de fertilizares "á mão", aumentando os gastos a longo prazo, opta pelos 12-15€ do substrato fértil, que te dura 1ano.

 

Quanto aos peixes, não há muito para escolher. 5-7 Guppies ou 4-5 platys ou 8-10neons, 2 corydoras como equipa de limpeza, algo por ai.

 

Fizeste bem em iniciar o ciclo, muitos de nós nem isso fizemos ;) no entanto, o ideal é colocares um pouco de comida (sim eu sei que não tens peixes) na água dia sim dia não. Aceleras o ciclo e a origem de bactérias, colonizando o filtro para receberes os peixes de forma mais estável e célere.

 

Qualquer coisa, pesquisa primeiro, pergunta depois :) Estamos cá para isso.

 

Boa sorte.

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Quanto aos peixes, não há muito para escolher. 5-7 Guppies ou 4-5 platys ou 8-10neons, 2 corydoras como equipa de limpeza, algo por ai.

 

 

Bom, acho que é melhor não esticar muito, guppies colonizam demais um aquario, em 15L muito rapidamente caías num excesso de população, 8-10 neons também é melhor não arriscar (5 cm cada quando adultos) sabendo que um filtro interno não consegue alojar nem metade das bacteria que alojaria um filtro externo. Penso que uns red cherrys ou uma pequena colónia de micro rasboras seria mesmo o máximo...

Editado por kevin 69
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Pois ainda não pensei muito bem na fauna, porque pelo que tenho percebido só dava para 1 betta e pouco mais, mas gostava de ter pelo menos mais que um peixe mas também percebo que com a dimensão do aquário não seria bom para os mesmos, quanto a neons como também já li que são peixes que vivem em colónia com a capacidade do meu aquário não sei se poderia colocar 3/4...

 

Só conseguimos medir amonia nitritos e nitratos ... com os testes que se compram é que só comprei o teste de ph, pois para comprar todos de uma só vez era já apertado pois com termostato e tudo ...

 

Com espécies de peixes mais resistentes a preocupação com estas ameaças diminuiam com TPAs semanais ou devem ser sempre uma preocupação e daí a importância da ciclagem?

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Bom, acho que é melhor não esticar muito, guppies colonizam demais um aquario, em 15L muito rapidamente caías num excesso de população, 8-10 neons também é melhor não arriscar (5 cm cada quando adultos) sabendo que um filtro interno não consegue alojar nem metade das bacteria que alojaria um filtro externo. Penso que uns red cherrys ou uma pequena colónia de micro rasboras seria mesmo o máximo...

 

Os guppies colonizam de facto, mas só se o permitirmos. 8-10 neons S (1cm adulto, pouco mais) dava perfeitamente. O filtro externo para este caso não faz sentido de facto, o de cascata igualmente (a menos que seja fraco e compacto com a dica a seguir). Mas o interno dá, retirando boa parte da espuma e colocando cerâmica já o fiz e nunca tive picos de amónia ou nitratos/nitritos.

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Pois ainda não pensei muito bem na fauna, porque pelo que tenho percebido só dava para 1 betta e pouco mais, mas gostava de ter pelo menos mais que um peixe mas também percebo que com a dimensão do aquário não seria bom para os mesmos, quanto a neons como também já li que são peixes que vivem em colónia com a capacidade do meu aquário não sei se poderia colocar 3/4...

 

Só conseguimos medir amonia nitritos e nitratos ... com os testes que se compram é que só comprei o teste de ph, pois para comprar todos de uma só vez era já apertado pois com termostato e tudo ...

 

Com espécies de peixes mais resistentes a preocupação com estas ameaças diminuiam com TPAs semanais ou devem ser sempre uma preocupação e daí a importância da ciclagem?

 

1 betta? Bom são opiniões. Reproduzo bettas, 1 macho e 2 femeas num de 8litros ;) e estão confortáveis. Óbvio que quanto maior, melhor. Mas atendendo ás necessidades do tipo de peixe que escolhes, há diferenças. E esquece lá a regra de 1 litro por 1cm de peixe.... bem como 1W/1Litro água... são patetices antiquadas que faziam sentido há uns 15-20 anos atrás com os filtros (de fundo...) que existiam e com as T8. Há uma década era o material de topo que podias ter. Filtros internos eram bem caros, externos eram miragens, ouviam-se falar em revistas...

 

Investiga os neons S que referi. São na maioria mais pequenos que os rasboras. Em termos de resistência , na verdade é relativo. Se há amónia ou água desequilibrada, há acidentes. Sim posso te dizer que por experiência há peixes mais dificéis de perder mas ainda assim é um tiro no escuro. Já tive 12 neons, sou um piquinhas com a água, actualmente tenho 2. Acontece... Dai ter sugerido guppies. Viviparos são por norma "praga" num aquário bem controlado, porque tendem a nascer mais do que os que morrem. São os melhores para iniciar em termos de espectro de ph, não são tão sensiveis a alterações de água, proliferam onde outros não resistem, são cheios de cor e animam o aquário com um pequeno cardume.

 

Quanto aos testes, para iniciado recomendo as tiras de testes gerais, normalmente da sera, etc. São económicas (não tão precisas em décimas ou centésimas mas servem perfeitamente para um aquário desse tamanho) e acessiveis. E convenhamos, se tiveres valores desregulados tiras uns 4litros em 30 segundos e renovas em outros 30 ;)Não é dificil "afinar". Já a malta como eu com 500litros, quando temos que fazer uma TPA levantamos o sobrolho e viramos a cara, ou choramos das costas uns minutos.

 

Boa aquariofilia e boa sorte!

Editado por Renato.Vieira
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Os guppies colonizam de facto, mas só se o permitirmos. 8-10 neons S (1cm adulto, pouco mais) dava perfeitamente. O filtro externo para este caso não faz sentido de facto, o de cascata igualmente (a menos que seja fraco e compacto com a dica a seguir). Mas o interno dá, retirando boa parte da espuma e colocando cerâmica já o fiz e nunca tive picos de amónia ou nitratos/nitritos.

não existem neons de 1 cm adultos, visto se tratar de uma espécie que não se reproduz em cativeiro logo impossível de mudar geneticamente (a tal selecção). 100% dos neons comercializados provem das bacias do amazonas e são exportados para a Europa (isto é aquilo que tenho lido, poderei estar enganado). Filtro de cascata, é uma excelente opção, para alem de proporcionar mais volume de filtragem (podes usar mais materiais filtrantes), e ganhas em espaço dentro do aquario. Continuo a achar que a melhor fauna seriam micro rasboras e camarões. Procura por rasbora galaxy, rasbora mosquito...etc

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não existem neons de 1 cm adultos, visto se tratar de uma espécie que não se reproduz em cativeiro logo impossível de mudar geneticamente (a tal selecção). 100% dos neons comercializados provem das bacias do amazonas e são exportados para a Europa (isto é aquilo que tenho lido, poderei estar enganado). Filtro de cascata, é uma excelente opção, para alem de proporcionar mais volume de filtragem (podes usar mais materiais filtrantes), e ganhas em espaço dentro do aquario. Continuo a achar que a melhor fauna seriam micro rasboras e camarões. Procura por rasbora galaxy, rasbora mosquito...etc

 

Olá Kevin,

 

Filtros de cascata para um aqua de 15litros são berrantes, e pouco espaço têm para matérias filtrantes. Tirando os da Boyu que são de qualidade dúbia, na minha opinião. E entre esses e um filtro decente interno, teria preferencia na qualidade. Além de que como disse, controlar a água num aqua de 15l é facilimo. Mas no final, é uma decisão do novo iniciado pesquisar e decidir por ele próprio.

 

Quanto aos 100% da reprodução de neons, diria que estavas certo se me falasses há uns anos atrás. Aliás, não só existem 2 tamanhos reconhecidos (na verdade um é apenas uma versão "dwarf") como mesmo aqui no fórum existem membros que criam com muuuuito sucesso neons "á pazada" ;)

 

Se quiseres poderei indicar-te alguns por mp.

 

Abraço e boa aquariofilia.

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Andei a pesquisar melhor a iluminação e encontrei estas 2 hipóteses:

 

11W: (daria cerca de 0.733W/litro)

http://www.radiopopular.pt/catalogo/detalhesproduto.php?idprod=20548

 

13W: (daria cerca de 0.87W/litro)

http://www.radiopopular.pt/catalogo/detalhesproduto.php?idprod=23611

 

A minha dúvida é se sendo economizadoras elas indicam 11/13W e iluminam o valor que indicam (como o desejado) ou é tipo o exemplo seguinte que tem 11W mas ilumina tipo 50W:

 

http://www.radiopopular.pt/catalogo/detalhesproduto.php?idprod=34987

 

É que se for esse o caso estaria a ser demasiada luz, correcto?

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Andei a pesquisar melhor a iluminação e encontrei estas 2 hipóteses:

 

11W: (daria cerca de 0.733W/litro)

http://www.radiopopular.pt/catalogo/detalhesproduto.php?idprod=20548

 

13W: (daria cerca de 0.87W/litro)

http://www.radiopopular.pt/catalogo/detalhesproduto.php?idprod=23611

 

A minha dúvida é se sendo economizadoras elas indicam 11/13W e iluminam o valor que indicam (como o desejado) ou é tipo o exemplo seguinte que tem 11W mas ilumina tipo 50W:

 

http://www.radiopopular.pt/catalogo/detalhesproduto.php?idprod=34987

 

É que se for esse o caso estaria a ser demasiada luz, correcto?

 

 

Bom, a verdade porém é que se te recordares do básico, as plantas fazem a fotossintese "capturando" fotões (particulas de luz). O watt é uma unidade de potência electrica e de consumo, não necessariamente a quantidade da luz. Para isso, concretamente analisamos directamente os lumens, ou indirectamente os kelvins (espectro termodinamico).

 

O que sugiro é preocupares-te com a quantidade de kelvins (esta medida virou standard, impressa nas lampadas, pois definem o espectro de luz/cor). Apesar de com os kelvins teres que converter para a quantidade de lumens existentes, servem como referencia, no inicio para não confundir mais.

 

Posto isto, é preferivel teres uma lampada de 10W com 8500k que 20W com 3500k, por exemplo.

 

Se a lampada não disser impressa, procura na internet a marca e modelo da mesma.

 

Quanto ao "luz demais" isso não existe em aquariofilia ;) Simplesmente deixas menos tempo ligado.

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Actualização

 

x422y9.jpg

 

Chegou o termómetro e o termo-aquecedor da Eheim-Jaguer de 25W de momento a trabalhar para os 28ºC (mas o termómetro indica 30ºC...)

Comprei também o fundo do aquário só para embelezar enquanto não me decido da ilmuninação (agradeço desde já as dicas do membro Renato.Vieira) e da flora.

Hoje é o 4º dia da ciclagem, mas ainda só tem o areão e filtro interno ... ainda não comprei comida para peixe, para acelerar a ciclagem... existe alguma coisa que normalmente se tenha em casa que podemos usar para o efeito?

Medi o ph da água pela 1ª vez e indicou 8 ...

 

Seguindo com calma, para fazer as coisas minimamente bem :)

Editado por aquasilva
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Faz hoje uma semana que iniciei a ciclagem e já tenho iluminação (lâmpada economizadora 11 W com 6500K) e agora estava a pensar no próximo passo: a flora.

 

Tendo em conta que pretendo flora que não precise de muitos cuidados e que de momento não tenho ainda pedras nem tronco (só apenas o areão) qual tipo de plantas aconselham primeiramente ?

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Hoje é o 4º dia da ciclagem, mas ainda só tem o areão e filtro interno ... ainda não comprei comida para peixe, para acelerar a ciclagem... existe alguma coisa que normalmente se tenha em casa que podemos usar para o efeito?

 

Boas, como é que inicias-te o ciclo?

 

Eu vou dizer-te como fiz:

No segundo dia após a montagem adicionei comida de peixe para dar início ao ciclo. E a partir daí punha comida dia sim dia não. Uma maneira de iniciar o ciclo que se tenha em casa sinceramente não conheço.

Tens de ter cuidado com a temperatura, quanto maior a temperatura maior o Ph. A temperatura a 30ºC pode vir a dar-te problemas com plantas e peixes.

 

Uma sugestão:

 

Gostas de camarões? Faz um plantado para eles com musgo de java (só precisas de água para o musgo :doofywave: ) e uns troncos/ raízes ;)

Ou então betas, ou uns neons pequenos. Deixo-te um pequeno vídeo de um aquário de 15 L (estas plantas precisam de boa luz e de injecção de co2)

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=VKb3whglI_A#t=24

 

Tudo depende do que estás disposto a gastar. Faz umas pesquisas sobre layouts e hardscapes assim tiras umas ideias ;)

 

Cumps,

Bruno

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Faz hoje uma semana que iniciei a ciclagem e já tenho iluminação (lâmpada economizadora 11 W com 6500K) e agora estava a pensar no próximo passo: a flora.

 

Tendo em conta que pretendo flora que não precise de muitos cuidados e que de momento não tenho ainda pedras nem tronco (só apenas o areão) qual tipo de plantas aconselham primeiramente ?

 

Viva,

 

Mantendo o conceito Low-cost (titulo do teu post), creio ter uma ideia para o teu aqua. Algo desde género http://www.tropica.com/en/layouts/layout-60-(125l)/description.aspx com excepção ao musgo e rocha que colocaram. Algo que fique a meio aquário e na parte de trás. Assim garantes perspectiva e profundidade, contrariando o já tamanho pequeno do aquario. Todas as plantas que ai se encontram são de fácil manutenção, o que significa que para proliferarem não necessitam de grandes cuidados ou investimentos (co2, muita luz, embora claro se tivesses o resultado era outro. Mas deixa isso para daqui a uns tempos).

 

Em termos de cor, conseguem-se contrastes de verde bem agradáveis e aquela noção de habitat natural.

 

Quanto ao co2 em si, embora para as dimensões pequenas do aquário não sejam precisos kgs imensos de botija ao lado, eu pessoalmente recomendaria encarares essa possibilidade como uma etapa a explorar mais á frente no hobby por várias razões:

 

- a injecção de co2 na água causa alterações significativas na mesma (principalmente pH mas fosse só essa questão...)

- Manutenção redobrada no inicio para vigiar a agua (tpa's, etc)

- o uso incorrecto de co2 principalmente num aquário pequeno tem efeitos estrondosos e praticamente imediatos, colocando a flora e fauna em risco.

- Encara como uma etapa, um próximo passo de dificuldade digamos (algo que depois de estabilizares o aquário, de "dominares" como iniciar um aquário "amadurecido" e sem problemas/oscilações, te provoca aquela curiosidade de explorar mais)

- tem em consideração o investimento (+/- 80 aos 100€ com material de qualidade). Apesar de os custos serem proporcionais ao tamanho do aquário, são alguns e mantém-se para sempre (porque depois de veres a diferença radical das plantas sem co2 e com co2 não vais querer deixar de injectar, garanto-te).

- Porque a aquariofilia é um hobby, e como qualquer hobby tende a "fartar" por fases, por vezes precisamos de desafios (digamos por exemplo que começas com este pequeno e corre bem. Pode dar curiosidade de teres um maior, plantado denso, com tudo o que for aparelhos e condições, etc...)

 

Podes sempre adoptar a técnica de co2 caseiro... Bem mais económica (fermento, água garrafão, açucar, bicarbonato sódio tudo misturado numa garrafa de refrigerante 1,5l)), mas muito menos duradoura e algo dificil de controlar as quantidades injectadas. Além de que uma vez por mês (se tanto) em média tens que repetir a mistura. Pessoalmente, não gosto e pode ser desesperante.

 

Boa aquariofilia!

Editado por Renato.Vieira
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Desde ontem que o meu aquário conta com flora :smile2:

 

Comprei elodea densa e vallisneria spiralis (espero ter comprado bem as plantas seguindo o caminho de aquário Low-Tech) agora espero ter sorte com elas... ambas aguentam temperatura de 28ºC ?

Coloquei um bocado de comida para acelerar a ciclagem... devo de colocar comida de quanto em quanto em tempo para este propósito?

Devo fazer TPAs? A iluminação 6/7 horas é suficiente?

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Eu diria luz 8horas, TPA 10% 3 em 3 dias na primeira semana, 20% uma vez por semana (com peixes),comida dia sim dia não (pouco), quanto ás plantas sim foram boas compras.

Eu até agora não tinha feito nenhuma TPA pois como só tinha o filtro e cascalho presumi que a TPA não iria fazer grandes desenvolvimentos e como não tinha seres vivos deixei apenas a mesma água inicial (dia 14/09)

 

Em termos relativos a ciclagem começou a 14/09 ou só ontem depois de ter colocado a flora e a comida?

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No inicio não deves fazer TPA`s para que as bactérias que se vão alojando fazerem uma colónia, umas são as que transformam a amónia em nitritos e depois outras transformam os nitritos em nitratos e quando tiveres um boom de nitratos é que termina o ciclo e aí sim fazer tpa para começar a eliminar os nitratos.

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O meu filtro tal como já indiquei é o fluval plus 1 que só contem a esponja já li que referem-se neste caso à parte mecânica mas o filtro não tem mais nada isto não tem parte biológica, é grave?

 

Estou a ter um problema com a egeria densa coloquei-a no areão e volta na volta lá aparece um a boiar e está tão "frágil" que está muito quebradiça, não sei o que fazer mais com ela ...

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Olá,

 

É vital um filtro a parte de filtragem mecânica e biológica. A filtragem biológica é o que faz com que as bactérias necessárias para um aquário estabilizado se fixem e se propaguem para formarem uma colónia de bactérias.

O ciclo do azoto/nitrogénio é vital para um aquário estável e saudável para que o crescimento das plantas e peixes seja também saudável. Se não tiveres uma filtragem biológica no filtro as bactérias vão começar a fixar-se noutros pontos do aquário, no vidro e nos outros equipamentos e pedras/troncos, mas com as tpa's e limpezas vais acabar por limpar essas bactérias e não vais conseguir ter um aquário saudável e estável.

 

Quanto a egeria, ela a boiar é porque não consegue estar presa ao substrato, talvez o substrato seja muito grosso e ela consegue escapar pelo meio das fendas. Se está muito frágil e quebradiça pode ser por falta de nutrientes ou iluminação. Essa planta não requer injecção de co2.

 

Porquê que tens a água a 28ºC?

 

Cumps,

Bruno

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A iluminação é lâmpada economizadora 11 W com 6500K fica ligada 7/8 horas, a vallisneria spiralis apesar de ainda estar no processo de ambientação parece-me estar a a evoluír favoravelmente, agora a egeria densa deve ser se calhar essa razão mas espero que melhor :S

 

A água está a essa temperatura e nem tenho de momento agora o termóstato a funcionar, agora o termómetro indica os 27ºC mas mantem-se +/- em torno destas temperaturas ...

 

Como poderei fazer a parte biológica? no filtro? ou é algo que me deva preocupar só mais "lá para a frente "?

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11 W tens quase 1 W/L o que já é bom, mas eu não me quero prolongar muito sobre iluminação porque as opiniões dividem-se muito e esse não é o nosso foco aqui..

 

A temperatura a 27-28ºC está um pouco elevada para a egeria apesar da maior parte das plantas tolerarem temperaturas até 30ºC não quer dizer que vivam bem e saudáveis, eu recomendo-te baixar a temperatura.. A egeria vive melhor em temperaturas de 20-24ºC e convém ter uma iluminação de moderada a forte, ou seja, de 0.8 a 1.0 W/L

 

Quanto ao filtro se tiveres espaço dentro dele, eu aconselho Sera Siporax Mini e tens o assunto resolvido :)

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Vou estar mais atento à temperatura para ver se ela desce mais e ver a reacção da egeria pois como ainda não tenho fauna (estou a pensar optar por 5 tetra neons ) tenho de ver melhor a temperatura e também o ph (última vez estava nos 7.5) que pelo que parece está muito alto para a fauna que tenho em mente ...

 

Obrigado desde já pelos esclarecimentos, bruno92

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Convém melhorares o ph assim entre os 6-7 os neons aguentam bem. Dou-te a minha opinião acerca de baixar ou subir o ph. Há muitas coisas que podes fazer para baixar o ph. Baixar a temperatura ajuda logo a baixar o ph, podes usar troncos e folhas secas.

 

Não quero estar a dar muitas ideias porque (por experiência própria) quando temos muitas ideias temos tendência a ficar entusiasmados e isso faz-nos cometer erros que por vezes são irreparáveis. Para uns 5 neons eu fazia tpa's de 20% todas as semanas. No teu caso eu optava por um filtro de cascata por várias razões; os filtros de cascata são melhores que os filtros internos porquê? Porque, e o mais importante, têm mais espaço para matérias filtrantes, o que faz com que possas suportar maior matéria orgânica e porque não te ocupam espaço dentro do aquário. Mas isto é a minha opinião..

 

Não tens de agradecer pela ajuda, acho que é o dever de todos os utilizadores.. Se todos disser-mos aquilo que sabemos estamos a contribuir para um hobby melhor :)

 

Cumps,

Bruno

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