Postura de Ancistrus


Helder Barbosa

Recommended Posts

Boa tarde,

Hoje de manhã fui surpreendido com uma postura dos meus ancistrus. Estes estão num aquário comunitário de 100L, com red cherrys e endlers.

 

A minha vontade era retirá-los do aquário para que depois possa vir a alimentá-los devidamente. Contudo, os ovos agora devem ser duros para serem removidos.

 

O que me recomendam fazer?

 

Obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

 

Dependendo do sítio onde foi feita a postura os ovos podem sempre ser removidos. São adesivos e costumam estar amontoados e não dispersos pela superfície onde foi feita a desova, pelo que ao soltar os de baixo, mesmo que alguns sejam danificados, deixa sempre os de cima intactos e soltos do local da postura.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde Diogo,

 

Se calhar se esperar mais uns dias, eles ficam mais fáceis de remover. Alias, eles quando eclodirem (e isto se for como os escalares), os ovos desprendem-se de onde estão colados, e depois é mais simples de retirá-los até com um tubo. Não sei se é assim...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ana,

 

Sim, ele está sempre lá! :)

 

Vou deixar então os ovos eclodir e depois com a ajuda de um tubo, sugo-os para outro aquário. Este procedimento não afecta os ancistrus?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Hélder

 

Então podes estar descansado que o macho toma conta deles. Não sai de lá nem forçado. :smile2:

 

Os filhotes nascem já granditos e ainda com o saco vitelino, por isso basta veres como se comportam os outros peixes, não acredito que vás ter problemas com os endlers. O macho vai tomar conta dos filhotes por mais alguns dias, até eles estarem mais independentes.

 

Qualquer dúvida, diz.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Ana!

 

Mas não posso retirá-los assim que começarem a eclodir (daqui a 4/5 dias)? Pretendia colocá-los num aquário, para me garantir que todos se conseguem alimentar. No comunitário nem todos podem conseguir obter alimento, o que me preocupa.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De nada

 

Sim, podes, embora tenhas de ter muito cuidado por causa do saco vitelino, dado que se tornam extremamente frágeis.

 

Quanto à alimentação, se tiveres troncos com algumas algas e colocares pastilhas de fundo, eles descobrem a comida. Mas caso queiras rentabilizar ao máximo a postura, podes separá-los, tem muita atenção à ambientação ao novo aquário e à limpeza do mesmo, são muito sensíveis na primeira fase de vida.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, pretendia rentabilizar ao máximo a postura, e simplificar trabalhos futuros. Como tenho um aquário densamente plantado, mais tarde se os tiver que apanhar, não vai ser fácil :D

 

Estou a pensar em colocar a prole num aquário de 20L, com água do aquário comunitário e a ser filtrado com um filtro de esponja. Creio que não haverá grandes problemas. Em termos de TPA's, o que aconselhas Ana?

 

Cumprimentos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Desculpem. Tal como o Helder, esta noite ao chegar a casa deparei-me com uma postura (a foto tem fraca qualidade):

DSC02709_zps0a3858d2.jpg

 

O aquário tem para além de 4 ancistrus, khulis, corydoras, guppies e cardinais.

Está bem plantado e possui troncos. Acham que os alevins de ancistrus poderão sobreviver no aqua em causa?

 

Obrigado!

 

Ab.

 

Sérgio

-----Sérgio Ferreira-----

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Antes do mais parabéns pela postura.

Quanto aos ovos não te preocupes que o macho toma conta de tudo:D

Quando tive postura no meu nem os ramirezi lá chegavam perto e o macho tomou conta deles durante umas 3 semanas.

 

Boa sorte com isso;)

 

 

 

Sent from my GT-S5830 using Tapatalk 2

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje cheguei a casa e os ovos já tinham eclodido.

Depois das luzes se terem desligado há algum tempo, consegui ver 2-3 alevins. Suspeito que o macho deve estar a tapar os restantes.

Como não estava à espera da postura, não forneci ao casal um esconderijo apropriado para os alevins que assim poderão estar bastante vulneráveis ao se afastarem do macho.

O que me aconselham agora a fazer: apanhar os alevins com um tubo e passá-los para uma maternidade, ou deixo-os com o macho?

Já agora, quantos dias levam a absorver o saco vitelino?

 

Obrigado!

 

Sérgio

-----Sérgio Ferreira-----

Link to comment
Partilhar nas redes sociais