Paradisum Squilla V2.0


João Marujo

Recommended Posts

Boas.

 

Já à algum tempo que não postava nada por aqui por isso aqui fica a minha nova montagem:

 

Data de Montagem: 01/09/13

Aquário: 60x30x30 [cm] com vidro de 4mm de espessura - 54L brutos

Luminária: 2x24W T5 (Radium Bonalux - 6500K e Osram Lumilux Skywhite - 8000K )

Filtragem: EHEIM CLASSIC 2213 PLUS (materias filtrantes - 3 esponjas e cerâmicas JBL Micromec)

Aquecimento: Jager 50W

CO2: EasyCarbo (ando a ver se compro um sistema pressurizado para este aquário)

Hardscape: Dragon Stone

Substrato: ADA New Amazonia

Fertilização: DIY segundo o EI

Fauna: Red Cherry e Caridina Japonica (está em estudo a adição de um cardume)

Flora: Blyxas, Staurogyne sp., Eleocharis sp 'mini' e Rotala Macandra 'Green'

 

 

Aqui ficam umas fotos.

 

eitr.jpg

 

rdal.jpg

 

pcq3.jpg

 

emft.jpg

 

i1zw.jpg

 

vc2h.jpg

 

1i3n.jpg

 

Neste momento, tenho andado a pensar em fazer alterações relativamente ao vinil que tenho atrás. Ele foi "colado" apenas com água mas mesmo assim, notam-se bastantes manchas... Tenho pensado em trocar a cor para tentar ganhar mais profundidade.

 

Venham de lá esses comentários/críticas! ;)

 

Abraço

Cumpts,

João Marujo

Vipasca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva!

 

Muito bom o teu aqua, o vinil acho que não deves mudar de cor, faz um contraste porreiro com as plantas, podes é tentar arranjar uma solução para essas manchas, eu tenho um aqua com uma cartolina atrás que está colado só com fita cola dos lados.

A fauna, acho que podias pôr umas rasboras arlequins, ou uns bebâdos...

 

Abraço

Com os Melhores Cumprimentos!

 

André Ribeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Boas,

 

Não percebo a intenção de tanta rocha, já que quando o tapete crescer vão desaparecer...de resto, parece-me bem!

 

Esta é a minha primeira tentativa de aquascaping pelo que não tenho bem a noção de como as plantas vão crescer. Na altura da montagem, pareceu-me bem a ideia de se verem apenas pequenas partes das rochas no meio do tapete mas olhando bem para o aquário, há aqui algumas rochas que irão desaparecer mesmo. O melhor será retirá-las já para que não obstruam o tapete.

 

 

Viva!

 

Muito bom o teu aqua, o vinil acho que não deves mudar de cor, faz um contraste porreiro com as plantas, podes é tentar arranjar uma solução para essas manchas, eu tenho um aqua com uma cartolina atrás que está colado só com fita cola dos lados.

A fauna, acho que podias pôr umas rasboras arlequins, ou uns bebâdos...

 

Abraço

 

Ainda hoje estive a fazer umas experiências com uma placa de PVC branca e realmente ganha-se profundidade mas perde-se muito contraste. Dado que tive de retirar o vinil preto para as experiências, aproveitei e estive a limpar bem os vidros e ao colocar novamente o vinil preto, as manchas desapareceram. Parece-me que era ar que estava entre o vidro e o vinil. Cartolina está fora de questão...quando comecei o hobby, optei por essa solução e tendo em conta que por muito cuidado que tenhamos, a cartolina acaba sempre por apanhar água, o resultado final era desastroso.

 

Relativamente ao cardume, estou inclinado para espécies mais pequenas que essas duas que podem atingir os 5cm. Estou mais inclinado para peixes como Hyphessobrycon amandae (Tetra Ember), Boraras Maculatus ou Brigittae que não passam dos 2cm.

 

abraço

Cumpts,

João Marujo

Vipasca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a cartolina acaba sempre por apanhar água, o resultado final era desastroso.

 

O aqua que falei está com cartolina á uns 3 meses e ainda não se molhou, e eu não tenho muito cuidado com ela...

 

 

Estou mais inclinado para peixes como Hyphessobrycon amandae (Tetra Ember), Boraras Maculatus ou Brigittae que não passam dos 2cm.

 

Também são muito bonitos, especialmente os Ember (mas isso é a minha opinião)

 

 

Abraço

Com os Melhores Cumprimentos!

 

André Ribeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

À uns dias, andei a fazer umas experiências relativamente ao fundo. Comprei uma placa de PVC branca e usei uns leds que tinha comprado no IKEA mas que nunca tinha usado...

 

o18d.jpg

 

O resultado ainda não foi bem o pretendido dado que deveria ter dado menos inclinação à placa para não ficar com aquela barra branca na parte superior. De qualquer maneira, já fiquei com uma ideia de como colocar o fundo de maneira mais agradável! ;)

 

Por ultimo mas não menos importante, hoje mandei vir um sistema pressurizado de CO2! :D Agora sim, espero meter estas plantas a bombar!

 

Abraço

Editado por Domm

Cumpts,

João Marujo

Vipasca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

O aquário está muito fixe.

Gosto da disposição das rochas e da escolha da flora.

O fundo ficou bem, os leds são aquelas 4 barras com várias cores?

Não vais colocar mais peixes?

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Ângelo, o problema no fundo não foi com os leds pois a ideia era mesmo só iluminar a parte inferior e dar um efeito de gradiente. O problema foi mesmo o facto da placa de PVC estar a fazer um ângulo demasiado aberto com a parte de trás do aquário, fazendo com que a parte iluminada pela calha ficasse demasiado larga.

 

João, sim, são daquelas barras de leds que têm um regulador de cor. Foram colocadas 2 a 2 para intensificar a luz.

Relativamente a peixes, sim vou colocar mas ainda não escolhi a especie. Em principio serão tetras ember ou boraras brigittae...a não ser que surja outra especie pequena que me agrade. :)

 

Abraço

Cumpts,

João Marujo

Vipasca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Boas!

 

Já à algum tempo que não aparecia por aqui...mas aqui ficam um video e umas fotos para manter isto actualizado! :)

 

 

As fotos foram feitas uns dias depois do video, já com mais uns habitantes (ottos)

 

cmud.jpg

 

irvm.jpg

 

higy.jpg

 

irwy.jpg

 

9vxg.jpg

 

6shy.jpg

 

rm0w.jpg

 

u4ke.jpg

 

Criticas e sugestões são sempre bem vindas! ;)

 

Abraço

Cumpts,

João Marujo

Vipasca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.