Biotopo sul americano triangular 190l


Recommended Posts

Como diz no tópico vou tentar recriar (+-) um biótopo sul americano num aquario triangular o que trás algumas dificuldades, nada que não tenha solução.

No inicio a minha ideia tinha um objectivo era um biótopo do rio orinoco. Depois de muita pesquisa, fauna, flora, características da agua do terreno e de tudo o que rodeia o orinoco, acabei por mudar para uma coisa mais abrangente que me desse mais espaço de manobra dentro daquilo que eu realmente queria. Gosto de ver num aquario o verde das plantas e nesse tipo de biótopo, plantas, é coisa que praticamente não existe, dai ter optado por biótopo sul amerinaco que eu acho um erro chamar se a isto um biótopo, é muito subjetivo, mas é o que melhor se enquadra dentro daquilo que pretendo. Vamos ao que interessa...

 

 

Com o decorrer da montagem vou actualizando o tópico, Para já...

 

Setup tecnico:

 

Aquario triangular: duas laterais com 70cm, 50cm de altura e vidro panorâmico com 110cm-192l.

 

Filtragem: Eheim Professional 2073/350

 

Iluminação: Projetor hqi com lâmpada blv hitlite hqi 150w 5200k

 

Aquecimento: Fluval Tronic 300w

 

 

Depois de muitas voltas com o layout deu nisto

 

adup.jpg

 

isto, como é obvio vai ser desmontado, só serviu para ver como as coisas encaixam.

 

Prometo actualizações para breve.

 

Comentem, critiquem, opinem.

Se o possível está feito, o impossível vai se fazer...

AHAHA!!!! O meu nome é mesmo Luís.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fica aqui o pormenor do canto esquerdo de como eu quero que fique na montagem final.

cd9t.jpg

 

 

Aqui as peças do tronco a encaixarem umas nas outras.

hhfq.jpg

 

 

Enquanto secavam as colagens no tronco tratei do vinil para as laterais e da iluminação. Como é um aquario de canto não podia simplesmente fixar o projector na parede por isso, tratei de fazer um suporte para fixar na parede. Resultado....

 

xlku.jpg

 

 

Depois disto feito, das colagens no tronco secarem, foi tempo de passar para a pratica uma ideia que me tinha surgido e que até já tinha aberto um tópico sobre isto, colar o tronco ao fundo do aquario para ele não flutuar.

Cá fica a novidade...

 

571a.jpg

 

Bom, para já é tudo.

O próximo passo é pouco ortodoxo, vou voltar a por a areia, pedras, folhas, encher com agua, por o filtro a funcionar para ver qual será a alteração da agua (ph) com todo o hardscape lá dentro faltando só o co2 pressurizado que será uma variante que também vai baixar o ph.

 

Digam de vossa justiça.....

 

Se o possível está feito, o impossível vai se fazer...

AHAHA!!!! O meu nome é mesmo Luís.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gosto bastante do layout. Os troncos e as folhas são de que?

 

Colaste com silicone? Também tenho uns troncos para entrar no meu aqua com a mesma ideia, mas colados de cima, só que não sei como hei-de colar uma vez que tenho o aquário montado.

Afonso Cunha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boa noite a todos.

 

Vamos ver se consigo por na pratica o que tenho idealizado, até agora está a correr bem.

 

Gosto bastante do layout. Os troncos e as folhas são de que?

 

Colaste com silicone? Também tenho uns troncos para entrar no meu aqua com a mesma ideia, mas colados de cima, só que não sei como hei-de colar uma vez que tenho o aquário montado.

Os troncos são de salgueiro e as pontas mais finas que estão coladas são raizes de sobreiro, as folhas são sobreiro e quando for para fazer a montagem final vai levar também folhas de azinheira e se conseguir arranjar de carvalho vão para lá também, no fundo do rio há vários tipos de folhas dos vários tipos de arvores que há nas margens.

 

As colagens não sei se vão resultar, espero bem que sim.

Se o possível está feito, o impossível vai se fazer...

AHAHA!!!! O meu nome é mesmo Luís.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como tinha prometido vou deixar aqui uma actualização.

Ponto da situação: hardscape montado para analisar a evolução dos parâmetros da agua.

 

O dito cujo.

w0c2.jpg

 

Comentem, critiquem e deem as vossas opiniões que todos precisamos de aprender.

Editado por xixamokujdombo

Se o possível está feito, o impossível vai se fazer...

AHAHA!!!! O meu nome é mesmo Luís.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

gosto do layout , está bonito e equilibrado.

tentava só esconder o termostacto por tras do tronco.

 

que peixes pensas colocar?

 

e já agora...porque injectas co2?

 

cumps

Editado por Rui Cardoso

Um Abraço

Rui Cardoso

discusani2.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

gosto do layout , está bonito e equilibrado.

tentava só esconder o termostacto por tras do tronco.

 

que peixes pensas colocar?

 

e já agora...porque injectas co2?

 

cumps

 

Boas,

 

Obrigado Rui, o termostato em principio vai ficar tapado com umas plantas, daí veres o difusor, mas que não está ligado por ainda faltar a flora. Se mesmo assim ficar à vista vai para trás do tronco.

Quanto aos peixes, estou a pensar em algum tipo de apistograma, cardinais, bentosi e equipa de limpeza incluindo corydoras. Ainda pensei em altuns a pedido da minha mulher mas aconselharam me a desistir da ideia.

Se o possível está feito, o impossível vai se fazer...

AHAHA!!!! O meu nome é mesmo Luís.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tirando o termostato à vista, ficou com um apecto bastante natural :)

 

Testaste a areia, a ver se era calcária?

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom dia a todos,

 

 

Tirando o termostato à vista, ficou com um apecto bastante natural :)

 

Testaste a areia, a ver se era calcária?

 

Em principio não é calcária, é areia de filtro de piscina, não há problema.

 

Bom, a ideia é mesmo essa e o termostato em principio fica escondido atrás da flora.

 

Por falar em flora, estou com duvidas. Ponho HZ atrás do tronco pequeno e cabomba caroliniana até ao tronco grande com a cabomba furcata a sair um pouco para a frente pelo meio dos dois troncos ou ao contrario?

 

Preciso das vossas opiniões!!!

Se o possível está feito, o impossível vai se fazer...

AHAHA!!!! O meu nome é mesmo Luís.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Como tens areia, nao sei como algumas dessas espécies de plantas vão enraízar... Já plantaste alguma coisa ou ainda está vazio?

 

Eu colocava a HZ em toda a parte de trás para tapar o termoestato e uma lotus a meio, com uma echinodorus a crescer para fora do aquário pelo meio dos troncos do lado esquerdo.

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para mim, bastava umas echinidorus a crescer para fora do aquario, uma lotus e uma ou outra planta flutuante, ficava um espetáculo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como tens areia, nao sei como algumas dessas espécies de plantas vão enraízar... Já plantaste alguma coisa ou ainda está vazio?

 

Eu colocava a HZ em toda a parte de trás para tapar o termoestato e uma lotus a meio, com uma echinodorus a crescer para fora do aquário pelo meio dos troncos do lado esquerdo.

Olá a todos...

 

Qual é o problema de ter areia? Ainda vou por húmus por baixo da areia....não percebo o que está mal!!!

 

Não punhas a cabomba caroliniana nem a furcata?

A lotus está nos planos e juntar mais uma Nymphaea qualquer, uma echinodorus reni também está no esboço, mas esta não vai sair para fora porque é das mais pequenas senão mesmo a mais pequena, e mais qualquer coisa.

Se o possível está feito, o impossível vai se fazer...

AHAHA!!!! O meu nome é mesmo Luís.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boa noite a todos,

 

Já há novidades, a semana passada chegaram algumas das plantas que foram plantadas há 2 dias. Continuo à espera do resto e de um adaptador din/cga para o sistema de co2 para poder ligar tudo e começar a bombar a serio.

 

O que chegou e já foi plantado:

-Cabomba caroliniana

-Cabomba furcata

-Heteranthera Zosterifolia

-Hydrocotyle Leucocephala

-Vallisneria asiatica

-Echinodorus Reni

-Hydrocotyle Verticillata

 

O que falta chegar:

-Nymphaea Lotus

-Echinodorus Tennelus

-Eleocharis sp. Mini

 

Por agora é esperar que o ciclo do azoto esteja completo e que corra tudo bem, para depois começar a povoar.

Deixo tambem os parametros dos testes que fiz:

Temperatura-24.6º

PH-7.5, Espero que vá baixando com o estabilizar da coisa.

KH-5

GH-7

PO4-2.0

NO2-0.0

 

Por agora são estas as novidades, amanha se tiver tempo ponho umas fotos para ver o que o pessoal diz da coisa.

 

Preciso da vossa experiencia para me ajudarem e alertarem para alguns erros que possam surgir entretanto, isto se não estiver já alguma coisa mal, espero que não.

Se o possível está feito, o impossível vai se fazer...

AHAHA!!!! O meu nome é mesmo Luís.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É pessoal como é que é, está tudo bem ou não? :thumbup3:

 

Eu estou só aqui a passar para dizer aqui à malta, para comentarem aqui qualquer coisa, saber as vossas criticas para aprender mais sobre este hobby fascinante que todos nós gostamos. :music_singguitar:

 

Vá lá, tudo a ajudar aqui o artista..... bowdown

 

Noitada a trabucir, inspiração subir!!!!

Se o possível está feito, o impossível vai se fazer...

AHAHA!!!! O meu nome é mesmo Luís.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais