instalação do filtro externo


jcvm

Recommended Posts

Boas tardes, gostava que me tirassem a seguinte duvida, estou a instalar o filtro externo mas não sei

de que lado devo colocar os tubos de entrada e de saída de agua, funciona melhor se forem colocados

nos vidros de lado ou é melhor no vidro de fundo, devo colocar a saída do mesmo lado da entrada ou em lados opostos???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde.

 

Depende dos gostos, eu pessoalmente tenho no vidro de fundo, e a entrada e saida em lado opostos...Mas penso que estar no fundo no vidro lateral o no canto do vidro traseiro é igual, é uma questão de gosto ;)

 

Abraço

Ricardo Faria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Embora os gostos também mandem, para optimizares a função do filtro convém meter a saida + aspiração numa das laterais e sempre ambas no mesmo lado.

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia!

 

Eu estava convencido que a saída e a aspiração tinham de estar em lados opostos, para obrigar a circular a água por todo o aquario, evitando que ela ao sair seja imediatamente aspirada (pelo menos uma parte dela)...

 

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Fiz um esquema simples sob forma a perceberes uma montagem de como eu tenho a certeza que funciona, e é eficaz, por experiência própria:

 

- Filtro Externo in + Out

- Bomba de ar 2 extremidades

- Circulação continua circular

 

5mia.jpg

Entrada de agua para o filtro (IN)

Saida de agua do filtro (OUT)

Bombas de ar para auxiliar na rotação do fluxo circular de água

 

Espero que seja útil ;)

Aquanarcótico há cerca de 2 anos, 3 aquários agua doce (80 Lts ; 270 Lts; 600 Lts).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Isso é a circulação à superfície.

 

Pensem assim: De um dos lados têm a flauta à superfície a empurrar a água para a outra extremidade do áqua, ora a água quando lá bate afunda e volta ao inicio, mais funda. Se tiverem a bengala do filtro do lado oposto ao afundar a água é recolhida e só percorreu a superfície do áqua, se voltar ao inicio (flauta + bengala do mesmo lado) percorreu a totalidade do áqua. Em áquas com injecção de CO2 é assim que devemos proceder, para que o Co2 seja dissolvido dentro de água.

 

Se apenas querem arejar/agitar a água, é quase indiferente.

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais